Firefox 4.0 agendado para finais de 2010

26 Comentários

Há umas semanas atrás, umas pessoas ligadas à Mozilla lançaram uns mockup, conforme pode ver aqui,  do possível aspecto do Firefox 4.0. A área de navegação fora redesenhada permitindo mais espaço de ecrã útil. Os separadores foram movidos para o topo da janela libertando desta forma espaço, muito parecido com o que temos hoje no Google Chrome.

Embora seja apenas uma maqueta, influenciará certamente o resultado final deste projecto gráfico. No post referíamos que era desconhecida uma data provavelmente para o seu lançamento. Sabe-se agora que será entre Outubro e Novembro de 2010 o seu lançamento.

A Mozilla tem actualizado com frequência o roadmap onde constam os planos de lançamento do Firefox 3.6 e do Firefox 3.7. Tudo aponta para inicio do segundo semestre de 2010. A seguinte “major release” será então o Firefox 4.0 lá para o final do próximo ano.

Há grandes expectativas por parte dos utilizadores do Firefox, que se sentiram defraudados com a versão 3.5, pois esta prometia uma navegabilidade melhor, menos consumo de recursos e ferramentas inovadores. Isso não foi conseguido e os pequenos “refrescamentos” souberam a pouco, a muito pouco!

Embora não haja grandes detalhes acerca das novas funções planeadas para as próximas versões do Firefox, espera-se que sejam o caminho já pisado e experimentado, tornando o Firefox 4.0 num browser independente.

Quando refiro que a independência pode ser conseguida, refiro-me ao excesso espaço de estudo e teste, que tem sido o Firefox, visando e beneficiando claramente o Google Chrome. Mas o utilizador pode já ir acompanhando o desenvolvimento do Firefox 3.6 e do Firefox 3.7. Descarregue as versões existentes nos servidores FTP da Mozilla.

Recentemente a Mozilla lançou uma nova versão do Fennec, mais concretamente o Fennec 1.0 Beta1, este é o browser que a Mozilla desenvolve para os dispositivos móveis. Segundo o roadmap, a versão 1.0 final e provavelmente será essa a versão madura do browser, sairá em simultâneo com o Firefox 3.6 e a versão Fennec 2.0 com o Firefox 4.0.

Se alguém souber o link directo para o roadmap, deixe-o nos links sff. DownloadSquad

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Lapa

    Esta nova versão do Firefox parece-se muito com o Google Chrome, agora vamos ver se é tão leve como ele. A mozzila anunciou que na 3ª relase ia ser relativamente mais leve, mas a criatura continua comer memoria ao baldes!!!!

    De qualquer forma estou desejoso que saia esta 4ª release!

    1. Avatar de Tiago Sá

      O Firefox 3.5 já é mais leve que o Chorme 4.0 em termos de RAM, e quase tão leve em termos de CPU.

  2. Avatar de Computed Life

    Vamos ver se vou desistir do Chrome para voltar ao Firefox

    Cumps

  3. Avatar de Madaleno
    Madaleno

    Eu uso o Chrome desde o dia um e não me arrependo nada. Antes usava o FF também.
    Mas o Chrome é muito superior a todos, tanto é que o FF 4 tá quase igual ao Chrome.
    O modo simplista do Chrome, a velocidade, a gestão de favoritos, a simplicidade, vieram de facto revolucionar os browsers, apesar do que dizem os puristas do FF.
    E nem mesmo o Safari 4, mesmo sendo mais rápido, destrona o Chrome.

    1. Avatar de JN
      JN

      é tudo uma questâo de extensões.

      1. Avatar de Ricardo Ferreira

        Já arranjaram uma extensão para meter a velocidade do Chrome no Firefox? 😛

        1. Avatar de Fork
          Fork

          Já arranjaram uma extensão para o Chrome não mostrar anúncios?

          1. Avatar de Emannxx
            Emannxx

            Já meteram uma extensão para descarregar conteudos de players de musica e video online?

          2. Avatar de Ricardo Ferreira

            Fork…

            Por acaso, já.

  4. Avatar de Mast3rGhooosT
    Mast3rGhooosT

    CTRL + C do Chrome e do Opera
    CTRL + V = Firefox 4.0
    xD

    Concordo, acho que nos dias de hoje o rendimento de área visual vindo de um ecrã é um aspecto importante. Não faz sentido ver opções que basicamente são usadas uma única vez no acto de pos-instalação de um browser como por exemplo.

    Foco que esse tipo de visual também existe no opera.

  5. Avatar de Jcarvalho
    Jcarvalho

    Boas pessoal.
    Completamente fora do tema, mas deixo aqui o apontamento

    MyGames: Consola portátil baseada no Android: A Hardkernel está actualmente a produzir a ODROID,.. http://bit.ly/3ucOt8

    Abraço

    1. Avatar de Rui Oliveira

      É preciso ter calma, já tá tratado um post com essa informação 😀 Mas obrigado pela notícia 😉

  6. Avatar de centaurius
    centaurius

    Eu so uso o FF por causa do NOscript… se houver alguma extensao semelhante pra chrome ou Opera… avisem q mudo logo 😛

    1. Avatar de viperbruno

      O Opera tem isso nativamente, porem é menos completo. Para mim o do Opera serve, mas podes ser mais exigente do que eu.

  7. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Acredito que nesta “major release” possam vir as mais recentes novidades. Por mim, não me afecta se está a usar 50 ou 200 mb na ram, desde que seja funcional, personalizavel e com bastantes extensões é na boa.

    A única coisa que realmente quero (e exijo XDDD) nesta major release é a inclusão das jumplists e a capacidade de interagir a 100% com a barra de tarefas do Windows 7 tal como acontece com o IE8 (do género.. mostrar um efeito de progressbar quando se está a fazer um download)

    Cumps

  8. Avatar de irlm
    irlm

    Pub. 🙂

    OPERA 10 = Melhor Browser.
    Mas gostos não se discutem.

  9. Avatar de Geraçao HD

    Para quem diz que esta versão parece o Chrome ….

    Claro que parece … alem do chrome parece o safari também … porque sabem que mais ? Os 3 usam o mesmo WEBKIT !!!! Webkit esse de um consorcio que por acaso até foi fundado pela Apple .

    Lembram-se da primeira beta do Safari 4 ? A malta queixou se tanto das abas em cima … vamos agora ver como o povo reage no firefox 4.

    Eu sinceramente nao noto diferenças na rapidez … talvez o modo como cada um faz o rendering da pagina .. dê a sensaçao de tal coisa … uns esperam que a pagina fique totalmente carregada para a apresentar no ecran … outros vao apresentando progressivamente .. outros apresentam primeiro o texto depois as imagens mais pesadas … enfim … esta para vir ainda o benchmark bem feitinho.

    Mas no fim só uma coisa : GOSTOS. E isso não se discute.

  10. Avatar de Frigo
    Frigo

    nos meus 3072MB de RAM, +- 50MB não me chateiam muito. Desde que faça o que EU preciso.

  11. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Só vejo aqui malta a discutir qual é o browser mais bonito, ou se faz isto ou aquilo com o windows… Eu contentava-me com um FF rápido e funcional, económico nos recursos e sem os constantes bloqueios que tenho desde à umas semanas… Não sei se aguento mais um ano desta “jana”!

    1. Avatar de viperbruno

      Cuidado com os pulgins do sistema/antivirus que podem provocar esses bloqueios. Verifica isto: -Ferramentas -Extras -Aba: Pulgins. Desactiva todos os que não uses frequentemente. Sente agora a liberdade outra vez.

      Da-me um feedback a dizer se resultou ou não.

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    tanta discussao acerca de browsers (que nao o IE) revela que realmente somos exigentes e nao nos queremos sentir “desfraldados” LOL

  13. Avatar de Pedro Aniceto

    O caçador de pérolas visitou este artigo. Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Pedro na próxima avisa, paras cá em casa e bebes um copo. Sempre é mais útil 😀

  14. Avatar de Ruben
    Ruben

    Nada como o Safari… continua a meu ver a ser o melhor… mais rapido e mais bonito sem todas essas cangalhas!! e no mac os x snow leopard 10.6 até voa!!!!!!

  15. Avatar de Kito

    Ser mais parecido com o Chrome só me faz continuar a gostar ainda mais do Opera, o único que realmente tem anos de evolução, e que, ao mesmo tempo sempre conseguiu surpreender com as novidades lançadas.

    boas navegações

  16. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    só há uma coisa no safari que eu detesto, que é o botão de adiconar uma nova aba estar no canto e não a seguir a ultima aba. Não me consigo habituar.
    Quanto ao Firefox, sempre que sai uma nova versão vou logo testar e a passado pouco tempo desisto. E não digam que sem extras aquilo é rapido, porque não é.