Portáteis de ecrã duplo!

45 Comentários

Se o termo dual-screen ou dual-monitor não é mistério para si, pelo menos nos desktops, saiba que este conceito não se ficará pelas máquinas de secretária, bem pelo contrário.

Falamos do gScreen Spacebook, um portátil de ecrã duplo que promete satisfazer as necessidades de espaço de trabalho dos profissionais da área de design, programação e não só. Até para os gamers mais fiéis. Mas atenção, o seu preço não deixa de ser proporcional às espaçosas 30 polegadas de ecrã. Conheça as características deste “senhor” portátil.

gscreen_01_small


A fabricante americana deste portátil pretende resolver um problema recorrente de muitos profissionais: a falta de espaço. Hoje em dia, com máquinas cada vez mais potentes e mais e melhores aplicações úteis a correr em simultâneo, torna-se prioritária uma gestão eficiente do espaço de trabalho.

gscreen_02_small

Aqui ficam as principais características do gScreen Spacebook:

  • Ecrã: 2 ecrãs com retro-iluminação LED.
  • SO: Windows Vista/Windows XP Pro (opcional)
  • Processador: Intel Core 2 Duo P8400 2.26-GHz
  • RAM: 4GB (2GB DDR2 SO-DIMM x 2)
  • Disco: 320GB a 7200 rpm.
  • Gráfica: NVIDIA® GeForce® 9800M GT (512MB dedicados) ou  NVIDIA® Quadro FX 1700M (512 dedicados).
  • Bateria: 9 células.
  • Saídas/Entradas: saída da placa gráfica IEEE 1394 1 (15-pin, D-Sub) X 1, HDMI, Mic-in,, Line-in, auscultadores, PCI Express.

O ecrã anda à volta das 15,4”, mas espera-se que as primeiras unidades a chegar ao mercado tenham ecrãs de 16 e 17”.

gscreen_03_small

O fundador da empresa, Gordon Stewart (de onde vem o ‘g’ de gScreen), aponta o sucesso das suas máquinas a um público mais direccionado ao design, cinema, fotografia ou a qualquer pessoa que não dispense 2 ecrãs para aumentar a sua produtividade.

É caso para se dizer que essa produtividade paga-se caro. Espera-se que o preço fique abaixo dos $3000,00 e que seja distribuído ainda em Dezembro deste ano, pelo Amazon. É o preço a pagar por este portátil vindo do espaço. Gizmodo

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tagravado

    próximo passo: portateis de ecrã triplo 😀

    1. Avatar de Alien69
      Alien69

      Melhor ainda !!!

      Proximi passo: Transformar um portatil num desktop !

      lol

      1. Avatar de NT
        NT

        herrr ou será transformar um desktop num portátil ?

        hehehe

  2. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    A parte do cinema é que não me convence muito…não me parece que gostem de ver filmes onde a cara das pessoas apareça achatada porque com as dimensões do ecrã um vídeo ia ficar com a imagem muito larga em relação à altura.

    1. Avatar de oO Miguel Oo
      oO Miguel Oo

      concordo, no meu já ás vezes acontece isso porque tem um ecrã um pouco largo, mas como a diferença não é muita não se nota assim uma grande diferença, mas nesse imagino o esticanço que um filme leva para ir de uma ponta á outra xD

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Isso só acontece se não configurares as proporções do monitor (AR) no leitor de vídeo. Só tenho esse problema em vídeos mal codificados, num monitor 16:10.

      2. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        …E é o contrário, geralmente (imagem encolhida).

    2. Avatar de Bruno Bernardino

      Acho que a questão do cinema era direccionada para quem trabalhava em edição de vídeo, etc 🙂

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Eu pensei que era para quem vê filmes enquanto trabalha ou navega na Internet por exemplo.
        Agora, ver filmes todos esmagados com um traço ao meio não tem piada 🙂
        mas parabéns, ta muito giro. Antes isto do que aqueles “portáteis” gigantescos 😛

        1. Avatar de Tipsy
          Tipsy

          Sempre dá pa ver 2 filmes ao mesmo tempo xD

          1. Avatar de Gota²
            Gota²

            lololol

          2. Avatar de Fábio
            Fábio

            Claro, para quê que temos dois olhos? um olho para cada ecrã lol 😛

    3. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      tal como num desktop a visualização em ecrã duplo não será opção caso necessitemos dele?
      isto, como é dito no post, é para quando for necessario, tipo trabalhar em autocad, ou edição grafica, para ver filmes ou net que apenas seja necessario um monitor é só não abrir os 2 monitores e funciona como um normal.
      Já agora, isso de o filme fiar espalmado poe ser codecs, eu tenho um 16:9 e a imagem nao estica ao monitor todo.

      1. Avatar de Diogo.AOS
        Diogo.AOS

        Assim que te apanhas com 2 monitores nao queres outra coisa, quer precises deles para programas específicos para edição de vídeo, etc. ou não.

        Eu instalei um segundo monitor por brincadeira há algum tempo e desde então já não passo sem ele.

        1. Avatar de MC
          MC

          E eu dois…
          Também coloquei no trabalho dois monitores, e aqui em casa faz-me uma falta danada…

          No trabalho já penso no terceiro, mas não quero exagerar 🙂

        2. Avatar de Carlos Correia
          Carlos Correia

          Sim, acredito, mas o que eu queria dizer é que se quiseres ver um filme não vais vê-lo nos 2, ou ficas com um rácio de 32:9 e com a separação a meio, assim claro que ver filmes é no mínimo chato, mas claro, em podendo usar 2 monitores para programas , net e etc acredito que não queira outra coisa!!

    4. Avatar de Alk
      Alk

      Acho que querem dizer que é direccionado para edição cinematográfica…

  3. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Na configuração proposta nas imagens, parece-me “tramado”.

    Estou habituado a usar DualScreen com a Docking Station, e é essencial que um dos monitores fique alinhado com o teclado … pelo menos para mim.

    Como os ecrãs deslizam, é provável que esse layout seja possível.
    Mas já agora, abre a porta ao Tri-Screen.
    Centro e um de cada lado … 🙂

  4. Avatar de BaronRojo
    BaronRojo

    Até que enfim, um portatil para o jogador de poker 🙂

  5. Avatar de t@ndre

    Por alguma razão parece-me demasiado frágil :X

  6. Avatar de Marco Faria
    Marco Faria

    Boas a todos…

    Em primeiro lugar, quero dizer que sou designer gráfico, webdesigner e vfx designer (Video), pelo que este “portátil” me chamou bastante à atenção (e também nao foi algo que não tivesse já pensado :))

    Após uma breve revisão deste produto pela minha parte, acho que não arriscaria investir numa máquina deste género, embora não esteja muito informado sobre esta tecnologia, parece-me que o suporte deste 2 monitores não será muito fiável e resistente(corrijam-me se tiver errado).

    Do ponto de vista de um designer, acho que encontrei a máquina perfeita, a que me encontro actualmente, HP HDX 18 1180EP Premium, bem apesar das criticas que alguns amigos e conhecidos me fizeram afirmando que a minha máquina não será bem um “portátil” visto que tem 18,4″ de ecran.

    Na minha opinião o número de monitores não é o ponto de interesse, mas sim a forma como nos organiza-mos, neste caso muito boa gente está habituada a usar 2 monitores pelo que não aceita mudar os seus hábitos mas sim que a tecnologia se adapte a si mesmos e desta forma nascem estes conceitos um pouco sorrialistas.

    Para além de que a máquina que tenho tem um grande potencial de hardware que satisfaz bem mais o ponto de vista da gama de software usado pelo leque de utilizadores para o qual esta máquina foi desenhada ( a do artigo)

    Caracteristicas (HP HDX 18 1180EP Premium):

    – Processador Intel Centrino Core 2 Duo P8600 2.66Ghz (3MB Level 2 Cache
    – 4 Gb de Memória RAM (2 x 2GB) com expansão possivel até 8GB
    – Gráfica nVidea GeForce 9600M GT 1GB de memória dedicada e até 2,8GB partilhada
    – 640 GB Hard Drive Sata (5400 rpm) (2x320BG)
    – Blu-Ray ROM com SuperMulti DVD±R/RW Double Layer e LightScribe
    – Monitor de 18.4″ Dual channel LVDS FHD AG com 2 Lampadas e BrightView Infinity Display FULL HD (1920 x 1080p)
    – Colunas Altec Lansing com sub-woofer integrado e com Dolby Home Theater e compativel com 3D Sound Blaster Pro sound 16 bit integrado.
    – Teclado Completo com teclado numérico separado.

    Portas Externas:

    – 5-em-1 Digital Media Reader (MultiMedia cards, Memory Stick, Memory Stick Pro, or xD Picture cards
    – 4 USB 2.0
    – 1 Conector HDMI
    – 1 Conector eSata
    – 1 Conector VGA
    – 1 Conector RJ45
    – 2 Saída Headphones/Colunas 3,5mm
    – 1 Entrada Microfone
    – 1 Conector IEEE 1394
    – 2 Comandos Infravermelhos

    Outros:

    – 43.6 cm x 28.6 cm x 3.37 cm
    – 4.06 kg
    – Bateria de 8 células (até 3,5Horas de Bateria)
    – Leitor Biométrico de impressão digital
    – Webcam HP com Microfone Stereo Imcorporado
    – Antena DVB-T Televisão Digital Terrestre Integrada

    Peço desculpa pelo “testamento” mas acho que este se associa mais a um designer/fotografo…

    Parabéns à equipa pplware…

    Cumprimentos a todos…

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Só a termo de curiosidade: quanto custa esse portátil?

      1. Avatar de Marco Faria
        Marco Faria

        O preço deste portátil é de 1500€…

        Estou de momento a pagar em prestação de 80€ a 18 meses sem juros o que compensa bastante.

        Honestamente digo que o preço é desagradavel mas mesmo assim acho que a relação preço/hardware é bastante satisfatória.

        Cumprimentos.

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          so acho é esse processador um pouco fraco para o preço q pagaste.. ha pcs de gama media com o mesmo:\

          cumps

        2. Avatar de viperbruno

          É mais barato que o MacBook Pro. Boa escolha.

          1. Avatar de Marco Faria
            Marco Faria

            Concordo plenamente contigo…

            Mas o modelo do meu portátil é anterior e a sua data de lançamento foi anterior por consequência e quando o comprei esse ainda não estava no mercado 😉

            E como é obvio teria optado por esse nao só pelas 7200 rpm como pelos 2 Discos de 500Gb o que daria uma estonteante capacidade de 1Tb de Armazenamento…

            Mas é como tudo… Pode comprar hoje o melhor pc do mundo e amanhã pode já nem estar no top10…

            A tecnologia é mesmo assim…

            Cumprimentos

    2. Avatar de José Romão
      José Romão

      eish 4 kilos nao é um portatil é um garrafão!! mais um pouco mais valia andar com o desktop as costas ^^,

      a grafica é bem boa para o que queres.. mas esse discoo.. ui.. lennnntooooooooo

      a resoluçao do monitor é que é um espetaculo para portatil.. mas tambem tendo em conta as dimensoes… uso essa resoluçao no pc de casa num lcd 23”

      1. Avatar de Marco Faria
        Marco Faria

        Sim o peso é um factor um pouco desagradavel…

        Mas é o “preço” a pagar para ter uma máquina como esta…

        O disco nunca se revelou lento… e o ponto para uma pessoa com a minha actividade é que o 2º disco é uma maravilha para importar os “avi’s brutos” de filmagens não-editadas chegando aos 10Gb ou mais num unico ficheiro…

        Tenho o orgulho de dizer que “corro” Adobe After Effects, Adobe Photoshop, Adobe Ilustrator, 3d Studio Max, Sony Vegas 9.0, mais aplicação do quotidiano (MSN, Media Player, etc) em simultâneo sem “arrastos” e lentidões…

        Cumprimentos…

        1. Avatar de Marco Magalhães
          Marco Magalhães

          Pois, realmente a nível de preço, fica um bocadinho mais pesado. Eu tenho um portátil não muito diferente, digamos que é do género mas mais “compactado”, não é tão bom, principalmente a nível gráfico, mas para o que necessito faz tudo às mil maravilhas. Claro que no preço também está bem compactado.
          Em relação ao peso do computador, eu não acho desvantagem. Vejo muita gente que se preocupa demasiado com o peso do computador, é claro que é chato, mas andar com 2kg ou 4kg ao fim de uns km, é tudo a mesma coisa a meu ver.
          Seja como for, está aí uma bela máquina.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ficas portanto na expectativa de um MacBook Pro de 19″ 🙂

        1. Avatar de Marco Faria
          Marco Faria

          Esse é o grande sonho 😀

          Mas infelizmente o preço é uma agravante muito pesada…

          Sempre adorei MAC

          Mas nunca tive possibilidades para um …

    3. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      “parece-me que o suporte deste 2 monitores não será muito fiável e resistente”

      Se pensa na resistência física acho que pode ser e muito resistente.Usa leds para iluminar o ecrã, LED backlight, que o torna mais leve e menos espesso do que o com lâmpadas e reatores eletrônicos no LCD. Não sei porque já não usaram a nova tecnologia(preço?)OLED, que tem luz própria, torna o ecrã muito mais leve e com menor espessura do que seu predecessor Liquid Crystal Display iluminado a lâmpada com reator eletrônico.
      Sem falar no black real, consumo, ângulo de visão, etc…

      OLED http://pt.wikipedia.org/wiki/OLED

      Abraço

  7. Avatar de Wesley

    É incrível como estou viciado no PPLW. Já não o fecho de minhas abas e de 1 em 1 hora recarrego a página para verificar atualizações de posts.
    Vocês deveriam ser multados 😀
    Gente, nunca tinha visto um portátil com duplo ecrã, achei muito legal esta novidade. Quanto à fragilidade que um amigo nosso comentou acima, acho meio ignorante. TODOS os portáteis precisam ser delicadamente cuidados por seus donos.
    Algo que achei bem “original”, quase nunca visto (aqui no Brasil pelo menos) foi o HD de 7200 RPM.

    Parabenizo à empresa criadora e ao pessoal do PPLW aos post inovadores nunca vistos em outros lugares.

    1. Avatar de Joel Oliveira
      Joel Oliveira

      Boas Wesley,

      Para não teres de andar sempre a fazer refresh à página inscreve-te apenas nos RSS, é o que faço e funciona muito bem 😉

      Cumprimentos
      Joel Oliveira

    2. Avatar de k@rek@
      k@rek@

      o meu portatil e de 2007 e tem um disco 160gb de 7200rpm =D

      e é marca branca (COMPAL) =)

      e na altura era mais caro k os 320 gb 5400rpm , mas nunca m deixou ficar mal e para espaço tenho o externo 1TB de 7200 rpm 😛

      e axo mal os portateis terem na maioria discos de 5400 rpm 😛

      os de amigos meus arrastam se a transferir dados loool xD

      e alguns tem poucos meses =)

  8. Avatar de r0cki
    r0cki

    Lol @ notícia… Coisa mais feia… 😐

    Quanto ao HP do Marco, 1500€ por essa configuração é quase dado 😮

  9. Avatar de Computed Life

    Bom nos monitores menos bom nas características.

    Cumps

  10. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Interessante sim e é só uma questão de adaptação: http://img42.imageshack.us/img42/5725/drunkc.jpg

    Abraço

    Iv@n

  11. Avatar de Hugo Moreira
    Hugo Moreira

    Pois para ser sincero, este portátil é direccionado a quem trabalha com imagem, tanto fotografia como ediçao de video.. e sinceramente.. quem trabalha a serio nestas questoes, n vai comprar um portatil destas dimensaoes e peso.. compra um fixo com dois monitores e aí sim escolhe o tamanho, e um portatil peuqeno só para ter de desenrrascar sem ser em casa.. n passa de mais um gadget pouco pouca utilidade.. apesar de a ideia ser fantastica.. cada vez mais a favor dos portateis e nao aos transportaveis..

  12. Avatar de xd
    xd

    eu acho que deveria ter a opção esses 2 ecrans na vertical pois premitiria ver o dobro de linhas de codigo que vejo no meu kuando o deito de lado e tenho de trabalhar com teclado e rato usb

    o que me vale é que o rato é pequeno e o teclado é uma folha de borracha que nao ocupa espaço

  13. Avatar de Nuno

    Espectacular!
    Um bom conceito 🙂

  14. Avatar de NewGen
    NewGen

    eu gostava de ver esse portatil fechado!

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      tb foi o que pensei… esses dois ecrãs como se arrumam? deslizam um para cima do outro? como se fecha a tampa? lol

      1. Avatar de Iv@n
        Iv@n

        É óbvio Fabio, se atentar para a foto vai perceber que cada ecrã corre em um trilho e ficam sobrepostos, depois é a vez das dobradiças do conjunto na função de fechamento da “pasta”. O que me preocupa é qual tipo de conector e flat que liga os ecrãs a motherboard.

        Abraço