Firefox 3.7 – Grafismos Windows 7

40 Comentários

A Mozilla pretende reformular o seu interface gráfico nas próximas versões do Firefox para o Windows. Começam a aparecer os primeiros esboços, deixados no Mozilla Wiki, conforme também os podemos ver neste artigo. De acordo com a Mozilla, esta GUI estará prevista para o futuro Firefox 3.7.


1- Barra de ferramentas e separadores com Aero
2- Novo botão Page
3- Novo botão Tools

Neste momento, os utilizadores apenas podem fazer o download da versão estável Firefox 3.5.1, recentemente divulgada e a Mozilla também nada adianta acerca desta versão Firefox 3.7, que terá novo visual e novos botões. Os esboços apresentados estão planeados para as versões cliente do Windows, incluindo o Windows 7, o Windows Vista e Windows XP.

Pelo que é dado a perceber, apenas são maquetas muito embrionárias sem um linha de produção definitiva, tudo para inovar uma imagem já gasta do browser, conforme o conhecemos na actualidade. Digamos que o que pretende a Mozilla é um brainstorming para produzir resultados e ideias dispares, sobre uma futura imagem do browser.

Foram no entanto lançadas algumas ideias base para este prototipo:

  • Utilização do Aero: Barra de ferramentas e separadores em Aero, botões translucidos e luminosos, moldados com a barra de ferramentas.
  • Aspectos tridimensionais nas distintas áreas, proporcionando uma melhor experiência táctil.
  • Novo botão Page, servirá provavelmente para destacar um separador para uma janela individual (não percebi a ideia).

Seja como for, temos ainda a versão Firefox 3.6 que será a próxima e que poderá já receber várias ideias deste ” promover de ideias gráfica” para o browser da raposa flamejante. Ficamos à espera deste novo look, porque os olhos também se alimentam.

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de allskin
    allskin

    Agrada-me!

    1. Avatar de RAphaeli
      RAphaeli

      Também me agrada, já ando um pouco farto desta interface padrão actual do Mozilla Firefox.

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Já estava a me faltar o ar quando via que ocultaram o menu (omg, as minhas queridas bookmarks), mas parece que tem um botão para aceder ao menu.
        Gosto. É menos uma barra, e mais espaço livre no ecrã. A tradicional barra de menus está a morrer.

          1. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            Thanks a bunch.

      2. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Já agora, o Firefox vai perder a barra de estado, ou está somente oculta? A minha neste momento está oculta e só aparece quando passo o rato por cima… e é só mesmo porque não consigo tirar os ícones lá de baixo!

      3. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        PARA TODOS OS QUE TAO FARTOS DO MM PADRÃO:
        http://www.getpersonas.com/

        É oficial e é da mozilla. Enjoy.

        (sorry pelo caps mas achei que era do interesse de muitos)

  2. Avatar de Flavio
    Flavio

    Hmm… parece-me que fica mais parecido com o opera, mas como utilizador do firefox que sou qualquer melhoria é sempre bem vinda 😀

  3. Avatar de xptonix.wblogin.com

    offtopic: alguém sabe como activo a build 7264 de o windows 7 para um ano.

    Postem um link directo (tutorial)

    Ele não aceita as chaves que a microsoft me deu. Diz que já não são válidas.

  4. Avatar de Frigo
    Frigo

    as mesmas funcionalidades com grafismo minimalista também podia ser uma opção, principalmente a nível do 7.

    Odeio este tipo de aspecto todo pipi…mas pronto, é o que há.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Não gosto da transparência. É a isso que te referes?

  5. Avatar de ls
    ls

    Criar uma versão QT para o Firefox Linux é que não é importante. :\

    1. Avatar de Richard
      Richard

      Ganda “estouro”….

      Venha a concorrência, eu quero é ver os preços a descer….

  6. Avatar de Lando
    Lando

    Simplicidade chamada “Chrome” ou menos pelo menos parece uma ideia retirada da google…

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      A omnibox é um achado – não acredito que ainda mais ninguém a use :/

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Bem, pelos esboços parece fantástico, e seria o melhor!

  8. Avatar de A friend
    A friend

    Simple com aspecto “clean” é o que se quer 😉
    Gostei…

  9. Avatar de Davi Henrique
    Davi Henrique

    Na minha opinião o Firefox ainda peca pela falta de praticidade e interação entre as ferramentas disponíveis. Só a “awesome bar” já poderia unir navegação (Página Inicial, Ir/Voltar e Parar/Recarregar) e busca em um só campo, por exemplo.

    Sou a favor do “less is more” dinâmico que permite controle total, sobre seja o que for. Aí sim! =D

    Mas de qualque forma… Viva Mozilla! \o/

  10. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Realmente acho que falta mais integração visual nos SO. Ainda bem que vão dar conta disso.

    No Vista e 7 deve ser como ter instalado o all-glass plugin

  11. Avatar de Demon
    Demon

    não tem muito a ver com o tópico, mas tem:

    Falha no Firefox 3.5 não permite invasão

    A Mozilla anunciou que, ao contrário do que foi anteriormente anunciado, a falha de segurança descoberta na sexta-feira não permite o acesso remoto ao computador da vítima. A companhia indicou que o bug faz o Firefox 3.5 ou 3.5.1 bloquear os computadores que estejam a correr o Windows, mas não dá acesso ao PC. A falha também atinge as versões 3.0 e 3.5 do Firefox em computadores com Mac.

    Fonte: PCGuia

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      E em Linux nada acontece?

      Não gosto do efeito glass, não é nada que me cative a mim, acho interessante o facto de finalmente ocultarem a barra de menus… É algo que raramente e que retira espaço na visualização…

  12. Avatar de P3t3rU5

    Quer dizer quando é o google a implementar o visual minimalista é fraco e não tem funcionalidades – agora quando é o firefox… :S

    1. Avatar de BigLord

      Quem diabo disse essa asneira?

  13. Avatar de MrTEK

    Acho muito bem 🙂

    ————————-

  14. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Está realmente interessante, só não entendo como é que ainda nem saiu a versão 3.6 e já estão a pensar na 3.7… lol

    Mas sem duvida que o estilo aero fica brutal…

  15. Avatar de AquiVaiDisto
    AquiVaiDisto

    Eu uso e recomendo pessoalmente. Criem o vosso estilo rapidamente, é fácil! Assim podem variar sempre que estiverem fartos do estilo do firefox 😉

    https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/6991

  16. Avatar de Eduardo dias
    Eduardo dias

    Qualquer semelhança ao opera e safari e pura coincidência enfim

    1. Avatar de P3t3rU5

      Opera e Safari é mais google chrome…

  17. Avatar de 3biz
    3biz

    Incrivelmente, muito mais que a apple e o OS X, o Windows sempre foi uma das maiores fontes de inspiração e de reformulação de designers de todo o sempre!

  18. Avatar de softclean
    softclean

    Parece que sou do contra, mas mais me parece uma “ligeira” falta de imaginação: os botões fazem-me lembrar de imediato o Chrome, e aquelas tabs todas vidradas ou lá que efeito é aquele fez-me logo lembrar o Opera!

    Infelizmente não gosto dos botões do Chrome nem do aspecto do Opera, e se o Firefox se vira por esse caminho… enfim, pouco me resta. 🙁

    Pode ser só de mim, mas ultimamente a Mozilla tem feito mudanças a mais no browser. Tudo bem que é em nome do progresso, mas não precisam de tornar um browser tão simples que infelizmente só conheci na versão 1.x numa coisa cheia de efeitos e coisas que não ajudam na navegação.

  19. Avatar de JMCS
    JMCS

    Mais um monte de merdas que não servem para mais nada do que gastar espaço do ambiente de trabalho em vez de maximizarem a utilização para coisas úteis como a visualização de conteúdos na internet.

    Para mim um “browser” serve para apresentar páginas e não para se mostrar a si próprio.

    Se forem correr um “browser” destes num NetBook 50% da a´rea de trabalho é gasta com o “embrulho” restando pouco espaço para a “prenda”.

    1. Avatar de Ramiro
      Ramiro

      Uh… Tu olhaste sequer para as imagens!? Estes esboços mostram um layout bem mais minimalista do que o actual: não existe barra de favoritos, tendo sido substituída por um menu e, aparentemente, a barra de estado também desapareceu.

      já para não mencionar que no Firefox, e caso não estejas satisfeito, podes livrar-te de praticamente tudo o que vês no ecrã.

      Sinceramente, não entendo do que te queixas.

      De resto, e apesar das diferenças mais óbvias, os utilizadores do Firefox já têm acesso a este tipo de transparências, (incluindo os menus) através de extensões, faz algum tempo.

      Quanto às semelhanças com outros browsers, tenho instalados o Firefox, o Opera, o Safari, o Chrome e o IE e o único que se assemelha, vagamente, a estes esboços é a última versão do Opera e, mesmo assim, daí a dizerem que é uma cópia vai um longo caminho! Qual é o outro browser que conhecem que possui transparência nas abas?

      De qualquer forma não sou grande fã deste aspecto demasiado translucido, mas gosto da ideia de um layout minimalista.

      Esperemos que este protótipo venha a sofrer mudanças para melhor…

  20. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    ENTÃO???
    Não vem ninguém criticar o facto de a Mozilla estar a copiar algo criado pela Microsoft?
    É que normalmente o contrário acontece…
    _________________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  21. Avatar de SkyDream
    SkyDream

    Parece o Chrome…

  22. Avatar de SergioJP
    SergioJP

    Se quiseres ter uma interface quase identica a essa e só ir ao DeviantArt e baixar um muckup do 3.7.
    Para vista e 7 fica identico, usando tudo da maneira que ele indica.
    Já para XP não há necessidade do glassier pois não funciona nele, mas fica muitobom o tema.
    link do tema http://boneyardbrew.deviantart.com/art/Firefox-3-7-Mockup-Redux-2-5-130502568

  23. Avatar de roflmao
    roflmao

    meh.. parece q vou ter q voltar à velha raposa enquanto o chrome não tiver suporte pó aero.. é q parecendo q não dá um jeitão.

  24. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não gostei… castrarão a raposa. Não gosto desta aparência vazia e essas transparecias desnecessárias. E não sei porque tanta implicância com o menu eu uso muito ele e gosto dele. Menos não é mais e continuara a ser assim até o fim do universo.