Firefox 22 está disponível para todos!

31 Comentários

A evolução e o desenvolvimento do Firefox não pára. Respeitando escrupulosamente os ciclos de desenvolvimento impostos, a Mozilla continua a disponibilizar as novas versões nas datas definidas.

A mais recente versão não é excepção e o Firefox 22 está disponível para todos os utilizadores deste browser.

ffox_22_1

A maior novidade da versão 22 é a disponibilização de forma natural e activa do WebRTC. Esta tecnologia permite que realizemos chamadas de vídeos e voz sem que adicionemos qualquer software adicional ou qualquer extensão ao browser. O WebRTC estava já disponível nas versões anteriores, mas apenas agora vem activo por omissão.

Esta tecnologia não é exclusiva do Firefox, mas a sua disponibilização permite que estas mesmas chamadas sejam realizadas de forma transparente entre utilizadores de diversos browsers. A própria Mozilla em conjunto com a Google apresentaram a forma simples de usar esta tecnologia.

A adicionar ao WebRTC está também disponível nesta versão uma tecnologia quer permite aos programadores criarem jogos 3D, graças a ao subset Javascript asm.js. Com ele é possível criar muito mais que jogos e a sua aplicação em webapps que requerem mais do computador será uma realidade num futuro muito próximo.

Outra pequenas novidades foram também disponibilizadas, tal como a presença de uma barra de progressão na dock do OS X para mostrar os downloads, a gestão dos serviços das redes sociais Social passaram a estar presentes na gestão de Add-ons, o ritmo da reprodução de vídeos HTML5 passou a poder ser controlada e passou a estar disponível um inspector de fontes nativo.

Se quiserem ter acesso a todas as novidades que foram apresentadas podem consultar as notas de lançamento desta versão.

ffox_22_2

A versão móvel do Firefox, exclusiva para Android, foi também actualizada. São muito menores as novidades e as mais importantes, que acompanham a versão desktop, não foram incluídas.

Destaca-se o facto de esta versão, quando usada em tablets com ecrãs menores, permite já a visualização da interface do Firefox na totalidade.

Outra melhorias foram também adicionadas e corrigidos diversos bugs que afectavam a versão anterior. Podem vê-las todas nas notas de lançamento da versão móvel.

Se são utilizadores do Firefox então podem já forçar a actualização para esta versão. ela está disponível para todos através deste método ou directamente nos servidores de FTP da Mozilla.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac/ Linux/ Android
Download: Firefox 22 Windows
Download: Firefox 22 Mac
Download: Firefox 22 Linux 32bits
Download: Firefox 22 Linux 64bits
Download: Firefox 22 Android
Homepage: Firefox

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx

    Para quem tem ecrã Full-HD, poderá reparar que a interface parece maior, com os ícones borrados e os botões desproporcionais.
    Para resolver:
    about:config -> pesquisar “layout.css.devPixelsPerPx” (sem aspas), definir o valor para 1.0 (pessoalmente estou a usar com 1.05).

    1. Avatar de JMCS
      JMCS

      A seguir o PÉSSIMO EXEMPLO do Chrome! Tendências…

      1. Avatar de Emannxx

        Péssimo exemplo do Chrome? Como assim? O Chrome não tem nenhuma alteração destas, eles mal tocaram na interface desde a primeira versão do browser 🙂

        Se se está a referir ao facto de a dicar colocar a interface do FF pequena COMO a do Chrome, então aí pesso desculpa mas, se experimentar por si mesmo, verá que a interface fica literalmente estragada em ecrãs full-HD, porque fazem upscale a tudo, e os pequenos ícones ficam todos borrados, e os botões/sites estragados.

    2. Avatar de Gracias
      Gracias

      Vi logo que não era o único a ter isto um bocado “mau”

      Obrigado pela dica ficou 5 estrelas com 1.05

    3. Avatar de PTDennis
      PTDennis

      Obrigado pela dica!

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Disponível para todas as plataformas menos para iOS, infelizmente.

    Não há grandes alternativas ao safari no ios, a Apple não deixa!

    Assim que o firefox estiver disponível, o safari vai para a reforma!

    1. Avatar de beta-v
      beta-v

      Rui, experimenta o Mercury Browser.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Obrigado, vou experimentar 😉

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Já estou a usar o mercury e pelo pouco que vi chega-me para encostar o safari, e se desse para eliminar, apagava o safari.

        Obrigado

        1. Avatar de Malik
          Malik

          O Safari é assim tão mau? Sempre ouvi dizer que o Safari no Mac era bom. E não existe Chrome ou Opera? São muito bons, pelo menos em windows.

          1. Avatar de Malik
            Malik

            Esquece, não li que era para iOs, eu uso o Chrome e é 5 estelas! Muito melhor que o Mercury! E o Opera no iphone também é muito bom, devias experimentar!

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Sim, é para ios 🙂
            Estou habituado à muitos anos ao firefox no windows (Windows XP, windows 7, 8, windows server 2003 x86, Windows server 2008 R2 x64) e confesso que até agora nunca encontrei nenhum melhor e olha que costumo usar muitos para jogar o Travian 🙂 para evitar ser banido por causa dos cookies em cada browser, cada conta do travian 1 browser 🙂
            E efectivamente para mim não encontro melhor que o firefox. Tenho o ipad 2 à 2 anos e confesso que não há dia que não lamente não ter o firefox disponível para ios. O safari está muito atrás, em tudo!!!!

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Esse foi o caminho que quase levou a apple nos anos 80 quase à falência e muitos desapareceram. Mas hoje em dia quanto mais caro melhor.

    3. Avatar de andré
      andré

      o chrome não é boa alternativa?

    4. Avatar de Paulo S
      Paulo S

      Puffin (corre flash)

      1. Avatar de Adriano
        Adriano

        Para mim o puffin seria o melhor browser não fosse o facto do lag da aplicação.
        O browser tem uma péssima fluidez e as coisas abrem aos quadrados mesmo quando a pagina já foi toda aberta.
        A rapidez deste navegador deve-se ao facto de toda a informação passar pelos servidores deles e desfeita em pequenos fragmentos para depois as libertar para os nossos aparelhos.
        Não é uma rapidez real.Para além disso para muitas vezes.

        Não me arrependo da compra porque ainda me faz jeito para ver conteúdos falsh, fora isso, deixei de o usar.

  3. Avatar de Rui Brito
    Rui Brito

    Still no Web Audio API in Firefox ):

  4. Avatar de pedro
    pedro

    boas.o meu firefoz bloqueia,bloqueiae bloqueia….

    1. Avatar de Flin
      Flin

      O meu tb. Já há 2 ou 3 versões que me anda a falhar…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Uso o 21 e vou agora experimentar o 22 e não me queixo.
      O que acontece é que sempre que tento copiar ou imprimir ficheiros pdf da internet, muitas das vezes bloqueia o pc algum tempo, mas se mandar abaixo o adobe acrobat reader, fica fino outra vez sem precisar sequer de desligar o firefox. O mesmo acontece com o IA, já me queixei neste forum, tenho a certeza que o problema é dos programas da Adobe!!!!

    3. Avatar de Telmo
      Telmo

      x2. Em vez de se preocuparem em incrementar o nº da versão a cada 2 meses, deviam era trabalhar na estabilidade do navegador, que vai de mal a pior.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Agradecia a ajuda: há alguma forma de alterar o motor de busca que está activo na barra de endereço – alterei o motor de busca da barra de pesquisa mas não consigo alterar da barra de endereços.
    Queria mudar do Google para o Bing e não consigo.
    Obrigado de avanço.

    1. Avatar de PC
      PC

      Caro Miguel

      Basta ir ao about:config e editar a secção Keyword.URL

      Deixo um site com a explicação e alguns motores de pesquisa.

      Cumps.

      http://kb.mozillazine.org/Keyword.URL

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Muito obrigado pela ajuda.
        Ter 2 motores de busca activos estava a ficar uma trapalhada.

  6. Avatar de Rui Pt.
    Rui Pt.

    IE6 FTW… Mai’ nada!
    😉

  7. Avatar de paulo
    paulo

    O firefox é o melhor de todos!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Avatar de 007
    007

    Esta nova atualização não consegue reproduzir alguns formatos de videos

  9. Avatar de DAN
    DAN

    Muito bom…muito bom…mas acertar nas traduções é que népia…
    Iniciem um nova janela de navegação privada e apareçe o texto abaixo, com erros de português (“lemrar” em vez de “lembrar”) e metade da explicação em inglês. Enfim….

    “Navegação Privada

    O Firefox não se irá lemrar de nenhum histórico desta página.

    In a Private Browsing window, Firefox won’t keep any browser history, search history, download history, web form history, cookies, or temporary internet files. However, files you download and bookmarks you make will be kept.

    Para parar a navegação privada, pode fechar esta janela.

    Enquanto este computador não tiver um registo do seu histórico de navegação, o seu fornecedor de serviços internet ou um empregado podem ainda assim seguir as páginas que visita.”

    1. Avatar de Fonseca
      Fonseca

      Já existe um pedido de correcção no Bug Report mas até agora está por resolver desde Maio.

      https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=875263