Fim do Google News espanhol reduz tráfego nos sites dos jornais

21 Comentários

Foi na passada terça feira que a Google resolveu colocar um ponto final no seu serviço de notícias no território Espanhol.

São bem conhecidas as razões para esta tomada de posição da Google e o resultado prático esperado desta medida acabou por acontecer.

As quebras de tráfego que se adivinhavam acabaram por surgir, assumindo valores que rondam os 15% e mostrando que afinal este serviço sempre tinha uma razão para existir.

google_news_es_1


A lei que foi aprovada pelo governo Espanhol e que obrigaria a Google a pagar para usar a informação dos jornais Espanhóis foi a razão que levou a que o serviço Google News fosse terminado nesse país.

Entrando em vigor no próximo mês de Janeiro, esta medida pretendia proteger os jornais online da suposta exploração que seria m vítimas nas mãos da Google, que não pagava para usar a informação que estes disponibilizavam.

Por passar a ser um serviço/informação pago e porque o Google News não gera qualquer lucro, quer através da apresentação de publicidade ou por outro meio, a empresa das pesquisas acabou por resolver terminar com o seu serviço e assim evitar ter de pagar os valores que seriam exigidos.

Mas este fecho teve um efeito que muitos já esperavam e que acabou por se revelar penalizador para os jornais online. As visitas destes sites acabaram por cair entre 10% e 15%, mostrando que a presença do Google News tinha um efeito positivo nas visitas que esses sites recebiam.

Os números apresentados, originários do serviço Chartbeat, que apesar de não cobrir todos os jornais Espanhóis cobre os principais e de várias dimensões, revelam que após a fecho do Google News o tráfego externo diminuiu significativamente, com os números a rondar os 15%.

google_news_es_02

Outro dado interessante que pôde ser verificado é que apesar de ter diminuído o trafego externo, a movimentação interna dos utilizadores teve um resultado inverso, aumentado.

Esta alteração é facilmente explicada com o circular dos leitores entre os diversos sites, à procura das notícias que querem ler.

Agora que não têm as notícias agregadas e filtradas, vêem-se obrigados a saltar entre as diferentes fontes de informação à procura dos temas que querem explorar e das notícias que querem ler.

google_news_es_03

Sabe-se agora que depois de terem trabalhado para que a lei que obriga serviços como o Google News a pagar direitos de autor às entidades de onde as notícias ou os trechos de notícias são retiradas, a associação de editores está agora a pressionar o governo Espanhol para que obrigue a Google a reabrir o seu serviço News e assim poderem cobrar o valor pretendido à empresa das pesquisas.

Mas a tomada de posição da Google foi muito clara e optou por fechar o serviço em Espanha, não dando indícios de querer voltar atrás com a sua decisão.

Não é a primeira vez que a Google enfrenta uma batalha destas e, por exemplo, na Alemanha acabaram por ser as editoras a procurar novamente a Google e a pedir para que os seus conteúdos fossem publicados.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nfu
    nfu

    Quem tudo quer…

  2. Avatar de LMA
    LMA

    “a associação de editores está agora a pressionar o governo Espanhol para que obrigue a Google a reabrir o seu serviço News e assim poderem cobrar o valor pretendido à empresa das pesquisas”

    Afinal o que querem é biberão!… inteligências raras!

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      faz me lembrar a sic quando decidiu cobrar pelos vídeos das transmissões no próprio site :S

  3. Avatar de VC
    VC

    Já era esperado. Eu se fosse a Google n abria mais a serviço para ver se aprendem de uma vez por todas a n se meterem com a gigante. Vão perder dinheiro e é bem feito. Quanto a pressionar a google para reabrir o serviço só digo isto: lol. A empresa tem os serviços que quiser nativos e ninguém a pode obrigar a isso lol são os Drs da treta q tanto querem sacar € q agora têm prejuízo… Bem feita

  4. Avatar de MarioM
    MarioM

    A Procura interna aumenta durante um tempo porque depois o pessoal cansa-se e desiste.

  5. Avatar de JN
    JN

    Se fosse em Portugal o problema tinha uma solução simples:
    Criava-se mais uma ridícula taxa, com um nome também ele ridículo, por exemplo “taxa sobre o consumo de serviços noticiosos na internet”, criada por um não menos ridículo político de oculinhos redondos, com uma incidência ridícula como por exemplo a largura de banda contratada.
    Já temos a taxa do audiovisual, a lei da cópia privada, esta vinha mesmo a calhar…

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      +1
      +1
      +1
      Mas não dês ideias!!!!

    2. Avatar de DASSE
      DASSE

      JN não se pode colocar ideias assim em comentário!!!! é muito perigoso, se um abutre da AR passa aqui, leva a ideia avante. 😀

      1. Avatar de Bahh
        Bahh

        Ideia vai avante. Agradecidos pelas vossas propostas.

  6. Avatar de JJ

    O facto de querem que o governo obrigue a Google abrir o serviço é fantástico.
    Então agora o governo tem que obrigar uma empresa (que nem é espanhola) a prestar um serviço… Que ideia sem nexo!

    Ainda vamos ver os jornais espanhóis a pagar a Google para reabrir o serviço… lol

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Pois ‘e mesmo estupidez, mas essa obrigacao creio que sera em reabrir o service mas sem a google ter que pagar, pois ‘e estupido a google nao ganhar nada com isso mas ter que pagar lol ta bem ta!

  7. Avatar de Mota
    Mota

    “As quebras de tráfego que se adivinhavam acabaram por surgir [..]”

    Está tudo dito.

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Tu e tantos outros milhões de pessoas pensaram nisso, os espanhois, não sei, se calhar estavam entretidos na caça do elefante 😉

  8. Avatar de Johnny
    Johnny

    “a associação de editores está agora a pressionar o governo Espanhol para que obrigue a Google a reabrir o seu serviço News e assim poderem cobrar o valor pretendido à empresa das pesquisas” eles não podem pedir isso.. a empresa é da Google a google faz o que quer, por tanto se quer fechar, fecha ponto e virgula.. e essa mensagem só me diz uma coisa, esses jornalistas não estão preparados para o SEO.

    Se fosse a Google, recusava meter novamente.. quem manda é a google, não os jornalistas

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mas aconteceu algo semelhante na Alemanha.
    La o servico tornou-se um servico de “Opt-in”.
    O “Bild” (maior jornal europeu, penso eu), saiu da feed e passado um mes declarou que perdeu 80% (ou algo do genero) do trafego e voltou atras e voltou a se introduzir no feed.

    Link : http://www.reuters.com/article/2014/11/05/us-google-axel-sprngr-idUSKBN0IP1YT20141105

    Jorge

  10. Avatar de Mickey
    Mickey

    N percebo o drama nem o pânico, que exagero, ainda falam dos Apple fanboys… Será que por deixar de haver Google News os espanhóis vão deixar de ler notícias na net? A quebra parece-me normal, terá de haver um ajuste. Os espanhóis depois de ultrapassarem o choque e o horror só terão de começar a realizar a tarefa hercúlea de escrever no browser “elpais.es”, e o problema fica resolvido… Mas para os mesmo mto preguiçosos existem sempre outros agregadores, como o Feedly, bem mais costumizáveis e interessantes do que o Google News…

    1. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Claro que não há nenhum drama…. a lei não é dirigida especialmente só para a Google, mas para todos os agregadores, sem exceção, “Feedlies” incluídos…
      Os hábitos criam-se mas também desaparecem… estudos dizem que 40% dos cliques / tráfego gerados nos sites de noticias, são originados por encaminhamentos externos e não por procuras diretas / internas nesses sites. Neste momento há um pequeno aumento nas procuras internas devido à “deslinkagem”… mas com o tempo, surgirão alternativas vindas de outras fontes e como bons humanos que somos, os nossos hábitos alteram-se e passaremos a ver a notícias noutros sites. Actualmente a grande fonte de receitas destes sites é a publicidade e o que querem os anunciantes?… cliques e tempo gasto a ver publicidade.
      Os Espanhóis já deveriam ter aprendido, e não foi por falta de exemplos (Alemão, Francês e Holandês…), nós por cá… Temos o famoso exemplo da lei da cópia privada e como a maior parte dos governantes deste país nasce desprovido cérebro, não me admira nada que aqui venha acontecer o mesmo.
      Voltando à Espanha, a AEDE, que aparentemente jamais imaginou a possibilidade da Google fechar o Google News espanhol, agora exige que o governo espanhol e a União Européia intervenham para proibir que esta encerre o serviço… Esta gente é maluca, a associação de direitos de autor AEDE, quer mandar em empresas privadas… e o mais engraçado é que as quer obrigar a não desligar e pagar!!!!

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Mas se os agregadores podem funcionar livremente, porque não pode a Google News funcionar se faz o mesmo que os agregadores?

  11. Avatar de Ricardo

    Provavelmente agora o google, vai dizer que quiserem aparecer que paguem pelas “adwords”…

  12. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Um interessante comentário no Twitter que resumia o sucedido…
    “Jornais espanhóis formaram um pacto suicida, convidaram o Google a puxar o gatilho. E o Google puxou”
    hehehehe… nós por cá igual com a famosa lei da cópia privada!