FHOLD – Repouso para o computador portátil em cartão

53 Comentários

Nos momentos de preguiça, em que se recosta no sofá com o portátil nas pernas a ver uma série, chega ao fim com uma ligeira dor de costas e o seu computador queixa-se normalmente de sobreaquecimento.

Por situações como estas, um grupo de designers portugueses criaram o Fhold, uma base para elevar o computador portátil “quando a preguiça espreita”.

fhold

O Fhold surgiu da necessidade de elevar o monitor para uma posição mais confortável para o utilizador incessante do computador, seja para trabalhar, estudar, jogar ou simplesmente procrastinar. Por sua vez, a elevação cria uma maior área de circulação do ar melhorando o desempenho dos computadores após longos períodos de utilização.

fhold_1

O material de construção é do mais simples e ecológico que há: o cartão canelado. Este garante grande resistência e durabilidade, necessárias ao suporte do computador portátil, e tornando o Fhold num produto leve e compacto que anda sempre contigo.

Os três designers, o Ricardo Martins, o André Martins e o Joel Araújo, procuram agora a oportunidade de se lançarem no mercado com a primeira edição do produto, mas para tal necessitam de investimento, para produzir e inserir o Fhold no mercado nacional e internacional.

Para tal, lançaram uma campanha de crowdfunding onde qualquer um pode apoiar este projecto que promete revolucionar a utilização do computador portátil.

Saiba mais em Massivemov Crowdfunding.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Meireles
    André Meireles

    Mas que ideia tão estupidamente simples… E precisamente por isso genial! Os meus parabéns aos designers, de certeza que o crowdfunding vai ser um sucesso!

    1. Avatar de fornost
      fornost

      +1 …a idéia é genial em si….mas a propaganda me surpreendeu, merece um elogio à parte…

      espero que consigam desenvolver o projeto… gostei muito da proposta…

      ps: quanto ao material eu já tenho minhas dúvidas. O melhor é que seja uma ESPÉCIE de papel (cartolina) , mas que seja resistente e impermeável. Não creio que ninguém pagará um plus numa folha de cartolina (por mais genial e útil que seja) pois não é muito lógico isso, parece que o investimento vai se esvair na primeira utilização (mesmo que por acidente: minha mãe mesmo poderia jogar fora por acidente ao visitar essa bagunça a que chamo de quarto kkkk)

      dito isso fica o elogio e a dica!

      Boa sorte!

  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Muito bom!
    Gostei!

  3. Avatar de Luis Carlos
    Luis Carlos

    Tenho um igualzinho. ganhei no codebits 😉

  4. Avatar de KaYs3r
    KaYs3r

    A sério que estão a pedir 6500€ para cortar e dobrar um pedaço de cartão?

    1. Avatar de Vítor M.

      Dobrar um pedaço de cartão?

      Lê o artigo de novo, mas lê as frases da esquerda para a direita, suspeito que começaste por baixo e da direita para a esquerda, ficaste com uma ideia estranha. 🙂

      Repara, uma empresa, um projecto, uma iniciativa tem custos, e se tivermos assim uma falta de iniciativa ou uma mentalidade tacanha não vamos singrar, é preciso dar valor a quem parte para o desafio de fazer algo que ninguém fez, mesmo sendo estupidamente simples e eficaz.

      Faltou-te dar os parabéns a este empenho e a esta equipa que aceitou o desafio.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Até podem ser mais do que 6500 euros , vai depender de: onde mandam fazer, quem é o fornecedor de matéria prima e quanto querem ganhar e até da quantidade a fazer inicialmente.

        @ Vitor M. A ideia não é nova, basta procurar na net muita coisa do género, feito com cartão canelado mas muito tosco que não passou daquilo. É verdade um projeto tem custos , iniciais mas este produto final custar 10 euros, é exagerado, e digo isso porque sei dos preço reais da matéria prima e serviço de corte, é preço de típico tuga que quer ganhar dinheiro rápido. A mentalidade do empresário tuga ,não é criar, é copiar e os criativos bem podem esperar por cópias bem parecidas mesmo que este modelo seja patenteado e sei bem do que falo, eu mesmo fui vitima do grandalhões sem escrúpulos e sem ética. Mas com este preço e material, não vejo quem vá dar 10 euros e a única saída é mesmo a publicidade em congressos de diversas áreas mas nunca ao preço de sonho que eles pretendem.

      2. Avatar de KaYs3r
        KaYs3r

        Desculpa se não partilho da tua opinião, mas eu trabalho numa empresa de cartão, desenho expositores em cartão, entre outras coisas, e por isso é que digo que isso é dobrar e cortar um pedaço de cartão, porque sei do que estou a falar.

        Aposto que o colega “okapi” que também trabalha em cartão, pode confirmar que o custo de produção de uma peça destas fica a alguns cêntimos, por isso é que não entendo o porquê do valor de 6500€

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Sim conheço bem o mundo do Papel, principalmente os Fine Paper e de cartão extras , micro-canelado nunca me atraiu. Os 6500 euros que pedem, e a possível justificação está no meu post acima e é claro que cada peça destas fica ao preço de uns cêntimos, coisa que os chinocas não o façam em packs de 5 ao preço de 1 euro com portes incluídos. 🙂 😉

        2. Avatar de Vitor
          Vitor

          Pois, mas o custo de produção não é tudo. Também é preciso ter em conta, as horas despendidas a desenhar e aprimorar a patente. Também há custos de manutenção da empresa, etc.
          Mas quem não gosta ou acha caro, também pode não usar ou dobrar o seu próprio cartão.

          1. Avatar de okapi
            okapi

            ou recorre ao chinoca passado algum tempo, estes fazem a publicidade e os outros ganham na venda a baixo preço.

  5. Avatar de Ricardo Fonseca
    Ricardo Fonseca

    Felizmente tenho um e aconselho vivamente, mudou a minha experiência com o portátil pois a grande vantagem é que coloca-se na mochila e transporta-se com muita facilidade.

  6. Avatar de DoContra
    DoContra

    Fixe! Realmente as ideias mais simples são as mais eficazes. E voltamos à velha questão “porque não me lembrei disso antes?”

    Só acrescentaria um detalhe: possibilidade de adaptar o “buraco” de “respiração” a diversos modelos base de máquinas. O meu Toshiba, por exemplo, não tem as grelhas de ventilação no centro. Ficariam tapadas pelo cartão o que retiraria toda a utilidade.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      É inviável em termos de custos de produção … a não ser que as vendas justificassem com o tempo, o que duvido.

  7. Avatar de F.R
    F.R

    dou 6500€ por 50% da empresa.

    1. Avatar de IR
      IR

      andas a ver muito shark tank lol

      1. Avatar de vitor
        vitor

        acabou de fracassar… :/

    2. Avatar de ir
      ir

      converteza que deves querer é 51% da empresa!

  8. Avatar de Dave
    Dave

    God…

    Então…vão vender uma coisa que pode simplesmente substituída…por um caderno!?

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Um caderno é altamente eficaz. Consegues levantar o computador 2cm e ficar tudo na mesma. Fholdace!

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    A ideia é original mas o que me impede de fazer um com uma caixa que tenha por casa?

    O que é que este produto traz a mais que não possa replicado facilmente?

    Juro que me deve estar a escapar alguma coisa.

    1. Avatar de quffy
      quffy

      Trouxe-te a ideia de fazeres algo em que não tinhas pensado antes.

    2. Avatar de Vítor M.

      Acredita, além de não fazeres ainda vais ver que o trabalho que vais ter não surte no efeito que desejarias 😉

      Quero um destes, pois já tentei fazer uns quando é acaba por nunca ficar uma cena decente.

  10. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    A apple já investiu nesta iniciativa foi?

    1. Avatar de Joel Cary
      Joel Cary

      Não, mas a Vitalis já ganhou muito em gente como tu.

  11. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Só estão a falhar no material que estão a utilizar. E vez de cartão, podiam utilizar um material reciclado. Até podem estarem a utilizar material reciclado. Mas na minha opinião outro material reciclado era mais resistente.

  12. Avatar de João
    João

    Eu uso uma capa de cartão há muito xD ou então uma pequena caixa de oculos com a forma de meia lua que dá para levantar o portátil e pode ser facilmente levado na mochila dado o seu tamanho. São ideias mais preguiçosas de longe xD

  13. Avatar de valter
    valter

    Tanta coisa que se pode fazer com cartão, mas fazer disto um negócio? No way. Gostei do video e da iniciativa mas é apenas um bom conceito para promoção colectiva.

  14. Avatar de Redin

    Os amigos de Colombo levantam-se do túmulo para dizer mais uma vez… “Assim também eu”
    🙂

  15. Avatar de Rui B,
    Rui B,

    Não é querer ser do contra mas isto era muito bonito não fosse:

    – Quase nenhum laptop tem a ventoinha a meio.
    – Não é resistente.
    – É em cartão, logo é manter longe de bases humidas e líquidos, para não falar que o cartão é um bom isolante térmico, e não queremos isso quando estamos a tentar arrefecer alguma coisa.

    Basicamente o design está bom e de facto agrada-me bastante. Só não me agrada ter de pagar 10€ por um punhado de cartão.
    Com tanta gente competente no DETI e no DMAC bem que podiam ter falado com alguém.

    Depois com os 6500€ estamos a financiar o produto ou a marca? É que o preço parece-me demasiado excessivo para o tipo de produto que apresentam.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Tiraste-me as palavras, ia dizer isto mesmo mas pode-se sempre alterar. Eu que conheço bem (+ 20 anos)a área do papel, do cartão, da embalagem e de outros materiais,dos fabricantes nacionais e internacionais e se fosse eu a produzir sugeria duas alterações e aí sim já era maior as garantias. Para o material que é, os 10 euros é de se dizer que é ,querer fazer dinheiro muito rápido ( tipico tuga )e mais não digo, senão até dava preços aproximados do custo e ficava tudo escandalizado.

  16. Avatar de MIKE
    MIKE

    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL 6500€ com isso ja compro um carro

    1. Avatar de F.R
      F.R

      Podias ter poupado o teclado.

  17. Avatar de Daniel
    Daniel

    AVEIROOOO 😀
    Já foi anunciado no ENEI 14″ em Aveiro. Excelente ideia.
    Boa sorte aos 3 criadores.

  18. Avatar de Vítor M.

    Pessoalmente acho que é uma iniciativa fantástica, algo que pode evoluir e ter outras funcionalidades acrescidas.

    Gostei da ideia, gostei da possibilidade de o personalizar, de podermos ‘inventar’ um acessório.

    Parabéns á equipa.

  19. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Pede aos deuses dos bytes para não dobrares o cartão, porque senão la se vai o investimento … xD

    A ideia não é má (embora já exista suportes de portátil desse género e outros até mais elaborados para cama) mas o material teria que ser repensado…

    Tenho este 😀 : http://ecx.images-amazon.com/images/I/41OAKwPXwpL._SX300_.jpg

    Cumps e boa sorte

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      este exemplo é espectacular para dobrar e meter na mochila 😀 e é melhor ainda para usar no comboio. Pelo menos, se não para usar o computador, dá para sentar…

  20. Avatar de Joel Paiva
    Joel Paiva

    Ideia excelente, parabens.

    Que tal concorrerem ao “Shark Tank” e pedirem 10 Milhoes de dollars por 10% da empresa. Ou melhor por 9% da empresa, pois 1% é para mim que tive a ideia…

  21. Avatar de Zé

    Tenho um e dá-me um jeito do carago!

    Espero que este projecto singra, porque é uma boa ideia e original. E funciona bem ao contrario do que muita gente possa pensar.

  22. Avatar de João Pina
    João Pina

    Vocês costumam ter os vossos portáteis em zonas humidas/água/bebidas? Têm ‘medo’ de molhar o cartão mas não têm medo de molhar o portatil?

    1. Avatar de Rui B,
      Rui B,

      Nunca estás livre de entornar a garrafa ou o copo que tens ao lado do PC. Nem tão pouco estás livre de colocar a base em cima de algo molhado sem te aperceberes… -_-

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Nesse caso ainda bem que a água estragou o cartão em vez do computador 😉

        1. Avatar de Rui B,
          Rui B,

          Não conheço nenhum portátil que não venha com uns apoios por baixo… Isso faz com que na maior parte dos casos, quando a superfície estiver molhada, a água não entre em contacto com o laptop.

          Já o cartão, vai ficar ensopado.

  23. Avatar de tugajogos.pt

    Parabéns aos designers pela iniciativa! 🙂

    Quanto à questão da localização do buraco para ventilação no centro do cartão poder não ser adequada a todos os modelos: pelo que vi no vídeo (minuto 1:29 segs a 1:35 segs), ainda que a saída de ar do portátil fique no canto superior esquerdo (como é muito habitual) esta não fica tapada pelo cartão, porque este é estreito o suficiente para que isso não aconteça.

    Algumas vantagens que observo sem pensar muito:
    – baixo custo
    – fácil transporte (muito mais leve e muito menos volumoso do que uma base tradicional)
    – poder ser vendido em qualquer sítio (papelarias, bombas de gasolina,etc)

    A meu ver, tudo isto torna o Fhold uma boa opção para pessoas que tem necessidade de se deslocar com o portátil regularmente.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      A 10 Euros hás-de ver muitas tabacarias e bombas de gasolina a fazerem stock, e logo em tempo de crise em que os stock e compras são reduzidos. Não me admira nada é que venham as cópias chinesas pack de 5 ao custo de 1 euro. E nem venham dizer que está registada a patente porque isso não resolve nada.

      1. Avatar de tugajogos.pt

        10 euros vai ser o preço final?! Onde está essa informação? Se for esse o preço final por unidade, apesar de louvar a iniciativa, concordo que é demasiado caro.

        Se, pelo contrário, for algo vendido a baixo preço e descartável, acredito que possa vir a fazer bastante sucesso.

        Consigo imaginar o FHOLD como algo análogo a lâminas de barbear descartáveis: são inegavelmente úteis, baratas e encontram-se à venda em qualquer lado (grandes superfícies, tabacarias, bombas de gasolina,etc.). Penso que nessa linha, este produto possa fazer sucesso.

        Agora por 10 euros a unidade, se de facto for isso que se pretende para preço final de venda ao público, sinceramente acho caro.

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Deve de ser para os primeiros que queiram dar suporte.
          http://www.massivemov.com/fhold
          10 euros + 3 euros para portes de envio.

          1. Avatar de really
            really

            Não gostar da ideia dos outros é uma coisa, mas não vale a pena mentir…

            10 euros = 1 FHOLD+autocolante personalizado+transportes incluídos para Portugal Continental+ajudas a ideia a avançar

            http://www.massivemov.com/fhold

  24. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu já faço isso com o meu notebook cooler, quando o uso no colo desligo as ventoinhas pois nao há qualquer tipo de vantagem se elas estão a sufocar nas minhas pernas, mas o portatil mantem-se sempre com espaço para respirar e numa posição confortável, quando o tenho na secretária ligo as ventoinhas e mantenho o portatil ainda mais fresco por isso… Não estou a entender bem esta coisa…

  25. Avatar de Diz-me o teu nome, dir-te-ei quem és!
    Diz-me o teu nome, dir-te-ei quem és!

    Já faço isso com um dossié! E até tem ventilação de lado e tudo!

  26. Avatar de Silva
    Silva

    É por pensamentos assim que infelizmente as coisas em Portugal estão como estão…E quem tentar começar com os seus negócios tem tremendas dificuldades…

    Ideia simples, projecto algo no inicio, em vez de apoiarem com criticas construtivas não! é logo tudo a atacar e dizer que tem isto e aquilo e mais não sei o quê!

    Tive oportunidade de usar um da versão beta xD e gostei bastante, muito mais pratico de transporte e usar,para além que os personalizados são fantásticos espero que cheguem longe e parabéns pela iniciativa.