Faturas com código ATCUD já não chegam em janeiro! Só em 2022

33 Comentários

De acordo com a Portaria n.º 195/2020, publicada no Diário da República, era já partir de janeiro de 2021 que as faturas teriam um código ATCUD que facilitaria a sua introdução no programa e-Fatura.

No entanto, num despacho emitido pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes é referido que os códigos ATCUD só passam a ser obrigatórios a partir de 1 de janeiro de 2022.

Faturas com código ATCUD já não chegam em janeiro! Só em 2022


As faturas com código ATCUD já não chegam em janeiro de 2021. Num documento assinado na sexta-feira, é determinado que “a menção ao código único de documento (ATCUD) em todas as faturas e outros documentos fiscalmente relevantes […] apenas seja obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2022”.

O ATCUD tem o formato “ATCUD:CodigodeValidação-NumeroSequencial” e a sua legibilidade deve ser garantida – independentemente do suporte em que seja apresentado ao cliente – pelos produtores e utilizadores de programas informáticos de faturação e outros meios eletrónicos de faturação, bem como as tipografias autorizadas.

O prazo transitório que começava a correr no dia 1 de dezembro próximo, também foi adiado para o início do segundo semestre de 2021. Assim, os sujeitos passivos, utilizadores de programas informáticos de faturação ou outros meios eletrónicos, relativamente às séries que pretendam manter em utilização, dando continuidade à respetiva numeração sequencial, têm até essa data para comunicar os respetivos elementos.

De referir, no entanto, que os documentos pré-impressos em tipografia autorizada, que tenham sido adquiridos antes de 1 de janeiro de 2021, podem ser utilizados até 30 de junho de 2021

Face a estas alterações…

  • a menção do ATCUD em todas as faturas e outros documentos fiscalmente relevantes, apenas será obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2022;
  • para estes efeitos, a AT deve permitir aos sujeitos passivos a comunicação de séries documentais para obtenção de código de validação, a partir do início do 2.º semestre de 2021, de modo a possibilitar a adaptação dos sujeitos passivos e dos respetivos meios de processamento de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes;
  • o regime transitório é ajustado, permitindo-se que a comunicação referida possa ser efetuada a partir de 1 de julho de 2021, e os documentos pré-impressos em tipografia autorizada sem a menção ao ATCUD, possam ser utilizados até ao dia 31 de dezembro de 2021.

SEAAF mantém prazo para código QR para 2021.

Notícia atualizada: Apenas ATCUD passa para 2022. QR será já em janeiro de 2021.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    FATURAS E DEMAIS DOCUMENTOS FISCALMENTE RELEVANTES
    – CÓDIGO QRCODE A PARTIR DE 1 DE JANEIRO DE 2021
    -CÓDIGO ATCUD A PARTIR DE 1 DE JANEIRO 2022

    Os QRCODES é a partir de 2021. Devem corrigir a notícia.

    1. Avatar de David
      David

      Essa também é a minha interpretação, mas em 3 jornais distintos mais o pplware interpretaram como descrito na noticia. Ou compraram todos a mesma noticia com a interpretação errada, ou então somos nós que não estamos a interpretar corretamente. Espero que venham a clarificar a situação.

    2. Avatar de Luis Vieira Pinto
      Luis Vieira Pinto

      Também interpreto desta forma.

  2. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Boas apenas se aplica ao ATCUD para 2022 o QRCode mantém se para 2021. Ter mais certeza do que publicamos num grupo tão seguido.

    1. Avatar de Luis Vieira Pinto
      Luis Vieira Pinto

      Totalmente de acordo.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Informação errada. Só o ATCUD é para 2022, o QR Code inicia no dia 1 de Janeiro de 2021.

  4. Avatar de fernando Monteiro
    fernando Monteiro

    O titulo esta confuso, ou e impressão minha?
    Faturas com código QR chegam já não chegam em janeiro! Só em 2022

  5. Avatar de Tiago Marques
    Tiago Marques

    Não sabem ler um despacho… Fatura com código QR é já em Janeiro de 2021! ATCUD é que é 2022.

  6. Avatar de Manuel Fernandes
    Manuel Fernandes

    Estão, se o ATCUD faz parte do QRCode, que sentido faz existir QRCode sem ATCUD?

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      O ATCUD é só um dos elementos entre as várias dezenas de elementos passíveis de colocar no QrCode. Todos os outros elementos são válidos e não dependem do ATCUD.

    2. Avatar de DN
      DN

      O ATCUD implica um esforço financeiro por parte das finanças para implementar. o QRCode não.

  7. Avatar de How Cares
    How Cares

    O Qr code, também devia ser adiado. Eu como informático vou ter que me deslocar a mais de uma centena de clientes atualizar o software em plena pandemia. Se eu apanhar o Covid19 esses clientes não estão atualizados a 01/01/2021 !

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      😀
      É isso, vamos parar o país para tu não apanhares covid.
      Parem o simplex todo!!

      1. Avatar de How Cares
        How Cares

        A empresas que paguem as multas!

      2. Avatar de How Cares
        How Cares

        Simplex? para que serve o Qr code?

    2. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Eu também sou informático e todas as atualizações ao SAGE faço-as remotamente, via Teamviewer , pelo que não percebo porque tem que dar corda aos sapatos e ir pessoalmente aos clientes.

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        Aqui por estes lados é comum terem SPS-530 sem internet. Ainda estou para saber como vão atualizar. lol

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          e como enviam o SAFT ? se vai la alguem buscar, pode fazer as atualizações tb

          1. Avatar de PoPeY
            PoPeY

            António, acho que estamos em patamares diferentes… O saft por norma é entregue de duas formas.

            1) o cliente exporta para a pen e entrega ao contabilista
            2) o contabilista desloca-se à do cliente para exportar o saft.

            Pelo facto de não mencionares nada sobre a SPS concluo que o teu publico alvo não são os pequenos comércios / restauração.

          2. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            PoPeY, eu estou na terceira forma, o informático é o responsável pela extração do SAFT e o respetiva submissão no e-Fatura, e sim o meu publico alvo é pequenas/médias empresas, e não restauração, com utilização de soluções SAGE Retail e 50c e vários postos. Entendo o que dizes, mas estando nós neste estado de calamidade/emergência/etc. e como as obrigações fiscais tem que continuar a ser cumpridas, obrigatoriamente um cliente responsável tem que providenciar formas seguras de passar o ficheiro SAFT.

            Há ainda uma 4ª possibilidade, como acontece no gabinete de contabilidade onde a minha mulher trabalha, que é o cliente ao ir levar a documentação contabilística necessária, leva o ficheiro SAFT numa pen (documentos e pen ficam 48 horas em quarentena).

            Por isso refiro, como informático há 34 anos, a utilização de acessos remotos cada vez mais faz sentido, pois para além de me proteger, o tempo que perco em deslocações, ganho-o na maior rapidez no atendimento dos meus clientes.

          3. Avatar de PoPeY
            PoPeY

            Compreendo e concordo com o acesso remoto, so em deslocações poupa-se imenso tempo. Porem quem procura uma solução somente de faturação e não de gestão (onde a SAGE dá cartas), opta por soluções mais em conta e mais fiáveis. Em tempos trabalhei com o GesrestII e ao contrario do retail, não o considerei estável.

            Conclusão, acredito que uma grande fatia tenha optado por uma espécie de registadora chamada SPS-530. Nesses, estou curioso para saber como vão atualizar.

            Agora quem tem um SAGE / XD / Primavera em windows c/ acesso à internet mais fácil, rápido e seguro.

      2. Avatar de Rui Oliveira
        Rui Oliveira

        A atualização ser remota ou no local não invalida que tenhamos de perder tempo.
        Os “informáticos” sabem que no final do ano é sempre curto o tempo.
        São empresas a querer alterar o software, os inventários físicos, inicio de novos procedimentos, etc…
        Também estamos à espera que as empresas lancem as versões finais para o mercado. Claro que depois vêm os bugs, novas atualizações, saber onde colocar o “grande” QRCode nos diversos impressos, muitos já entupidos de menções fiscais onde por vezes nem para colocar uma linha temos espaço.
        Agora veja se com 100 clientes , mesmo remotamente, consegue-se fazer tudo. Se calhar sim, em POS com um ou dois impressos e sem clientes a ligar para outros problemas.

        1. Avatar de António Ferreira
          António Ferreira

          Quando falei em atualizações remotas foi a responder a um comentário de alguém que tinha que apanhar covid por ir aos clientes. Com 100 clientes arranje mais pessoal para trabalhar. O tempo que perde gera dinheiro em serviços, logo paga a mais informáticos.

      3. Avatar de in21h
        in21h

        >via Teamviewer
        O gratuito provavelmente… santa paciência…

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          in21h, apenas os “””””””informáticos””””””” cursados pelo YouTube utilizam a versão gratuita do Teamviewer.

    3. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Antes de visitares os teus clientes confirma se a impressora de talões suporta o QRcode. Pelo que ja ouvi dizer existem muitas que vão morrer na praia. :S

      Independentemente de remotamente ou não. Nao considero 2020 um ano para actualizações/alterações de software.

      1. Avatar de David
        David

        Boa Noite,
        Sou gestor de projecto numa empresa que presta serviços para algumas empresas de transportes publicos em Portugal Continental e ilhas. O que tenho a dizer em relação a este tema em concreto é que lamento a falta de suporte por parte da AT, já tentámos por inúmeras vias esclarecer pontos em relação à criação de QRCode e nada, na maioria do parque dos nossos clientes as printers têm 20 anos e nem existe especificações nos próprios fabricantes relativas à criação do QrCode. A AT mandou alguém fazer o despacho sem o mínimo conhecimento relativo às especificações que colocam na portaria para a criação do qRCode. É triste.
        Podem dizer a seguir à as entidades que comprem impressoras novas, e eu respondo.
        Somos nós os contribuintes que iremos pagar, no meu caso já que são empresas públicas e depois com que cara é dizemos aos clientes agora têm que gastar 10, 20, 30K em equipamentos para conseguirem imprimir QRCode nas faturas. Epá sem palavras.

        1. Avatar de in21h
          in21h

          Podes simplesmente criar um bitmap e enviar para a impressora. Grande gestor que nem conhece a tecnologia com que trabalha… hmmmm….
          Portanto, ou são impressoras matriciais ou não sabes do que falas nem sabes usar o Google. Manda-me o modelo da impressora só para me rir um pouco.

          1. Avatar de David
            David

            in21h estamos implementar por bimap como é obvio, para já como gestor não tenho que saber que tecnologias trabalho, tenho é que perceber de números, práticas Scrum, Agile.
            Mas por acaso como estou na area à mais de 10 anos conheço, onde passei por inúmeras funções, tenho conhecimento do que falo, lamento a decepção. Em relação aos modelo como deves compreender não me vou pronunciar, porque quase de certeza nunca deves ter ouvido falar, pelo discurso que estás a ter. Não vou entrar em detalhes mas criares bitmap´s com protocolos de comunicação por rs232 a 9600kbps e desenvolveres em VB6 com componentes activex em windows 2000. Tem ideia quanto demora a imprimir uma factura com QRCode?
            Se quiseres podemos falar e talvez te possa contratar a peso de ouro, já que estou a ver que dominas a área.
            E outra coisa criares um QRCode com os requisitos que a AT coloca como mínimos até em impressoras recentes e com especificações de criação de QRCode muitas vezes nem as consegues garantir se as mesmas estiver no tipo de emulação (StarLine) agora se estiveres em ESC/POS aí sim easy.
            Tens que ser menos arrogante rapaz.

        2. Avatar de in21h
          in21h

          >Tem ideia quanto demora a imprimir uma factura com QRCode?

          Sim, 1 minuto e 25 segundos para uma imagem minimamente decente dentro dos requisitos. E já agora, velocidades de RS232 medem-se em bps e não kbps.
          Agora, há truques para não termos de enviar o bitmap completo, e note-se que usei no cálculo um bitmap colorido, se formos para o preto e branco conseguimos garantidamente reduzir o tempo e optimizar o código, mas já me disse que usam VB6, bem, vou só ali chorar os meus Euros e esquecer que ando a pagar para manter hardware e sistemas com 20 anos escritos em VB6…
          Ao menos nos bancos, com COBOL ainda se percebe pela estabilidade, agora VB.

          1. Avatar de in21h
            in21h

            37 segundos e meio se usarmos bitmap P/B já agora… Se não conseguem optimizar no mínimo até estes valores, podem começar a mudar a equipa de devs. E sim, estou a ser arrogante novamente só porque estou habituado a resolver problemas, não a lamuriar-me em sites.

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    Penso que vai ser adiado o QR Code. Podem confirmar?