Nokia é a marca Android mais duradoura e segura, diz estudo

45 Comentários

A Nokia é uma marca querida de todos aqueles que se lembram dos populares e clássicos telemóveis 3310 e 3300. No entanto, com a evolução da tecnologia, outras marcas minaram o mercado de smartphones e atualmente temos muitos outros nomes de destaque, sobretudo vindos da China.

Mas a verdade é que uma recente pesquisa da Counterpoint Research chegou à conclusão que a Nokia é nos dias de hoje a marca com Android mais segura e duradoura.



Nokia é a marca Android mais segura e duradoura

Um novo estudo da Counterpoint Research apurou o índice da confiabilidade das fabricantes de smartphones. E, surpreendentemente, o destaque vai para o desempenho da HMD/Nokia que liderou o ranking pelo segundo ano.

De forma resumida, a marca finlandesa foi a mais rápida a oferecer atualizações do sistema e de segurança. Mas, para além disso, a empresa também consegue produzir smartphones com um grau de durabilidade acima da média. E, neste último campo, os antigos Nokia 3310 e 3330 já haviam ganho neste fator.

Para a realização do estudo, a empresa de pesquisas analisou quatro diferentes pilares de confiabilidade: atualizações de segurança, atualizações de software, qualidade de construção e recomendações para uso empresarial.

Atualizações do sistema e de segurança

A Nokia conseguiu o impressionante resultado de 100% quando à atualização do sistema para Android 10. Ou seja, a finlandesa oferece atualizações de sistema mensais. E essa regularidade demonstrou-se em todos os 20 modelos da marca entre o terceiro trimestre de 2019 e o segundo trimestre de 2020.

Versão do Android nos smartphones das principais fabricantes (Counterpoint Research)

A chinesa OnePlus conseguiu um resultado semelhante de 100%, no entanto apenas contou com a análise a 7 equipamentos, daí ter ficado em segundo lugar. Já a Samsung surge em terceiro com 89%, seguida da Realme com 73% e da Xiaomi com 68%. Por sua vez, a Huawei conquistou o sexto lugar com 66% equipamentos atualizados, seguindo-se a OPPO (50%), a Lenovo (36%), a LG (25%) e a Vivo (24%).

Já se o assunto for atualizações de segurança mensais, a Nokia volta a conseguiu 100%. A OnePlus continua a ocupar o segundo lugar mas com menos 10 pontos percentuais do que a finlandesa.

Atualizações de segurança nos smartphones das principais fabricantes (Counterpoint Research)

Por sua vez, a Lenovo surpreende com 83% de atualizações de segurança mensais, seguida da Realme (70%) e da Xiaomi (60%). Em sexto lugar surge a Viv0 (32%) e em sétimo a Huawei (29%). Surpreendentemente a Samsung ocupa o oitavo lugar com apenas 22% dos seus equipamentos atualizados todos os meses, pois  a maioria destes updates acontecem trimestralmente. Já no final da tabela encontram-se a LG (18%) e a OPPO (16%).

Classificação geral

Tendo em consideração todos os quatro pilares, no geral a Nokia conseguiu 85 pontos e liderou em todos os pontos. A OnePlus conseguiu somar 80 pontos, sendo a segunda melhor nas quatro categorias.

Já a sul-coreana Samsung surge em terceiro com 72 pontos, tendo-se destacado no pilar da qualidade de construção dos equipamentos.

A Xiaomi conseguiu 70 pontos, seguindo-se as marcas Realme (69), Huawei (67), Lenovo (67), OPPO (65) e Vivo (63).

O relatório do estudo deixa ainda a noção de que houve uma mudança no comportamento do consumidor face à pandemia da COVID-19 que, assim:

Destaca a nossa crescente confiança nos dispositivos e a consequente importância em manter os smartphones seguros e atualizados.

Outra conclusão interessante é que também aumentou o tempo médio que cada utilizador mantém o seu telefone, sendo esse período agora de 30 meses, ou seja, dois anos e meio.

Leia também:

Nokia revelou finalmente o calendário de atualização dos smartphones para Android 11

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iSad
    iSad

    Bom ver empresas preocupadas com software updates.

  2. Avatar de Jk
    Jk

    Atualmente a Nokia é chinesa ou Filandesa?

    1. Avatar de Tekman
      Tekman

      «HMD Global Oy, ou, simplesmente, HMD Global, é uma empresa finlandesa. A empresa tem direitos exclusivos para a usar a marca em aparelhos móveis através de um contrato de licenciamento. (…) A HMD é composta por ex-executivos da Nokia. (…) a sede é em Espoo, em frente à sede da Nokia. A fabricação é terceirizada com uma divisão da Foxconn. A HMD desenvolve celulares que permanecem fiéis à “herança de qualidade” Nokia, o design, a robustez e a confiabilidade.»
      Fonte: Wikipedia

      1. Avatar de Jk
        Jk

        Ok Obrigado.
        Nao comprei Nokia pq pensava que atualmente era
        Chinesa

    2. Avatar de Elkido
      Elkido

      Até os iPhones são made in China….a Foxconn na China é que os fabrica,… até a marca de Smartphones Portugueses os manda fabricar na China

      1. Avatar de Manekas
        Manekas

        Elkido, ser fabricado na China não significa o mesmo que ser chinês.

        1. Avatar de lolly
          lolly

          Manekas esse comentario é sem nexo, e sem ponta de realidade entao se comprares algo feito em portugal mas vendido em noutro país do mund nao é produto portugues ?

  3. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Até gosto da Nokia mas… Para conseguir um smartphone com especificações razoáveis como um Xiaomi ou outros fica mais caro, ainda tentei procurar, mas a menos de 200€ não são grande coisa.

    1. Avatar de Tekman
      Tekman

      Não há almoços grátis, por menos de 200€ nunca teremos uma “grande coisa”.
      O que teremos é uma opção: ou specs/preço ou qualidade/suporte.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Eu comprei há dias um Nokia 5.3 para a minha mãe na fnac online por 155€, deve chegar esta semana. Os specs não me parecem maus, mas depende do que o utilizador quer.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    É verdade… mas a nível fotográfico estão longe das outras marcas….. 🙁

    1. Avatar de Tekman
      Tekman

      Qual é a comparação mesmo?
      A qualidade fotográfica depende do modelo. Quem quer um smartphone com camera de topo pode comprar um Nokia 8.3 por ex.

    2. Avatar de TT
      TT

      Sim estão longe… mas lá na frente dos outros!

  5. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Já sei o que será o meu proximo smartphone.

  6. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    A Nokia sempre teve uma qualidade de construção acima da média.
    De que vale algumas marcas conseguirem fazer um produto melhor e mais barato se tem metade ou uma terça parte da vida de um Nokia?
    No segmento dos androids é das melhores marcas, embora não esteja no top de vendas…

    1. Avatar de Tekman
      Tekman

      Exatamente a minha opinião.
      Uns vão atrás do preço e specs, outros compram para terem um smartphone sólido e seguro durante vários anos. Tenho um Nokia 6 há 3 anos, com Android de stock e já vai na 3ª atualização de OS, vai ter direito a 4 anos de atualizações de segurança. O corpo em alumínio e o gorila glass aguentaram todos os maus tratos.
      Satisfeito claro.

  7. Avatar de Jlucas
    Jlucas

    Não aprecio o android puro, mas se tivesse melhor na fotografia e uma EMUI a Huawei era marca a considerar.

  8. Avatar de Luis Rosalino
    Luis Rosalino

    Boas, eu tenho um nokia 7 plus e é exemplo, android puro é sempre aquela base, para quem vem de windows phone é excelente na sua simplicidade e limpeza este SO. Ainda assim uso-o com o Launcher da Microsoft pois o Android puro é um pouco puro demais na utilização eheh.

    Para finalizar, so um reparo para o autor do artigo: corrijam lá esta parte do texto “..haviam ganho neste fator…” para “haviam ganhado neste fator…” para não induzir as pessoas em erro.
    Estou farto de ver este erro e outro como Tenhem em vez de têm, veem em vez de vêm iram em vez de irão, aqueles erro feios da nossa linda língua!

    1. Avatar de JoMa
      JoMa

      Quantos às restantes tudo bem, agora quanto a “ganho” ou “ganhado”, penso que estão ambas correctas.

      1. Avatar de Manekas
        Manekas

        JoMa, correctamente deve ser:

        ser/estar ganho
        ter/haver ganhado

    2. Avatar de Tekman
      Tekman

      Também vinha do Windows Phone para Android e não havia forma de me contentar com o ecrã de início. Experimentei alternativas, inlcuindo o launcher da MS, mas quando encontrei o “Launcher 10” fiquei com o problema resolvido.

      1. Avatar de GM
        GM

        Também vim do W10m, em finais de Abril substituí o meu Lumia 950XL (que ainda funciona) pelo NOKIA 7.2 adquirido directamente no site da NOKIA, numa excelente promoção, incluindo 3 anos de garantia (2+1). Instalei o launcher Square Home. Simplesmente divinal no aspecto, semelhante ao W10m, com live tiles. Nem parece Android. Actualizações mensais, entre o dia 15 e 20. Só é um poucochinho lento, mas para o gasto dá perfeitamente (processador com 3 anos). Bateria, para a minha utilização, dura cerca de 3 dias, por vezes quase 4.

        1. Avatar de Tekman
          Tekman

          Também comecei pelo Square Home, mas depois descobri o Launcher 10 e é o mais perto que conheço do Windows Phone em Android.

      2. Avatar de JoMa
        JoMa

        Manekas, essa será a regra geral mas, pelos vistos, há excepções em alguns verbos e o ganhar será uma delas. Mesmo com ter ou haver tanto se pode empregar a forma regular como irregular. Mas… com tudo isto, já estamos a extravasar o tema do artigo.

  9. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Confirmo o bom serviço dos updates. O meu 6.1 vinha com o Oreo 8.1 e entretanto já atualizou até ao 10. Em termos de qualidade de construção é simplesmente uma pequena obra de arte: corpo em alumínio e gorilla glass. O Android limpo certamente contribui para o funcionamento sempre fluído e sem qualquer reclamação. Só aponto um defeito que entretanto foi corrigido: após meio ano de uso, tive problemas com o carregamento, que por vezes simplesmente não acontecia… não sei se era defeito de software, mas nunca mais voltou a acontecer.

  10. Avatar de Napoleão Bonaparte
    Napoleão Bonaparte

    Bons equipamentos, é verdade. Com a vantagem de recorrerem ao Android One, o que é excelente.
    Atualmente, sou cliente Samsung e estou satisfeito.
    Amanhã, talvez opte por um Nokia, quem sabe.

  11. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não sei qual o base do estudo/modelos da samsung relativamente às actualizações de segurança mensais: o meu modelo é o S20 que recebe actualizações todos os meses.

    1. Avatar de Napoleão Bonaparte
      Napoleão Bonaparte

      Tanto quanto sei, a maioria dos modelos vai receber três atualizações do SO, ou seja, acompanhará aquilo que a Oneplus tem vindo a fazer. Como sou um cliente Samsung que veio da Oneplus, não poderia estar mais satisfeito.
      O meu A71 foi ontem atualizado com o patch de segurança de 01 de Outubro.
      O equipamento fica com certamente aquém do desempenho do OP6 que eu utilizava, mas para mim chega. Espero que dure até à transição para o 5G.

    2. Avatar de Tekman
      Tekman

      O Samsung S20 foi lançado este ano, mas o comparativo inclui modelos com até 3 anos de idade. Durante algum tempo vais receber atualizações mensais, depois passam a ser trimestrais e é isso que se passa com 75% dos Samsungs.
      Depois, as marcas que integram o programa Android One como é o caso da Nokia, têm de cumprir requisitos relativos à frequência e duração do suporte de atualizações.

  12. Avatar de Ora ora
    Ora ora

    Eu não dou um tusto aos filandeses. Estão constantemente contra Portugal a nível de políticas europeias.

    1. Avatar de Napoleon
      Napoleon

      Ai sim?!
      Entao imagina a postura dos chinas relativamente à Europa e restante mundo ocidental…

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não mistures a política com o mercado de smartphones.

      1. Avatar de Jorge Tomaz
        Jorge Tomaz

        Caso não saibas a China pratica um capitalismo de estado, onde todas empresas chinesas, são controladas e apoiadas pelo estado, . Não é por acaso que em menos de 20 anos, tens empresas como a Huawei, Xiaomi, Vivo, OPPO, OnePlus, ZTE, entre outras mais a dominarem o mercado de smartphones. Entre as 10 marcas de smartphones, com maior número de aparelhos vendidos, 7 são chinesas. !!

        1. Avatar de Napoleon
          Napoleon

          Esquece. Ele não percebeu..

        2. Avatar de JCR
          JCR

          Por isso, é que não compro nada que seja amarelo com olhos em bico, NADINHA da terra do vírus!

          1. Avatar de Napoleão Bonaparte
            Napoleão Bonaparte

            Não digo outro tanto, mas desde o meu último One Plus, passei-me para a Samsung e não volto a comprar telemóvel chinês. Por pouco tinha comprado um Xiaomi! Mas soube da existência das portas do fundo…
            Há alternativas aos fabricantes chineses. Basta procurar.

  13. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Cá em casa é tudo NOKIA por uma razão

  14. Avatar de Damb
    Damb

    Nokia 7.1 e só poupar, não entro nessa guerra, quero mais vou para uma workstation

  15. Avatar de Manekas
    Manekas

    Acho que os Nokia sairiam a ganhar se a marca tivesse a sua própria UI.

  16. Avatar de Jesus
    Jesus

    NOKIA é uma marca ANDROID???

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim é, faz parte do leque de marcas com o sistema operativo Android. Fica a informação 😉

  17. Avatar de JCR
    JCR

    Pena é a Nokia ser muito lenta a lançar novidades, porque senão fosse, era capaz de competir com a porcaria que os amarelos virulentos vendem!

  18. Avatar de lolly
    lolly

    eu entre chineses e americanos prefiro a europa.