Facebook Paper: Leitura e partilha de histórias do Facebook

28 Comentários

O Facebook tem-se reinventado e oferecido aos seus utilizadores formas cada vez mais originais e únicas de partilhar conteúdos. Não se limita às plataformas web e tem disponíveis várias aplicações para dispositivos móveis, para que esta rede esteja sempre acessível e os seus utilizadores sempre capazes de interagir com os seus contactos.

Foi hoje apresentada mais uma novidade do Facebook, o Paper. Esta aplicação reinventa de forma fantástica a maneira como acedemos aos conteúdos que connosco são partilhados.

fb_paper

Os rumores da chegada desta aplicação têm já vários dias e davam conta de que seria apenas uma forma do Facebook dar acesso às histórias que os utilizadores partilham entre si, sem que no entanto tivesse sido adiantado muito mais informação.

A verdade, e a ver que pelo que o Facebook apresentou hoje, o Paper é muito mais do que uma simples aplicação para esse propósito. É uma forma completamente diferente de termos acesso aos conteúdos que partilham connosco no Facebook, com uma interface completamente renovada e muito diferente do que é habitual.

O Paper dá-nos acesso às histórias partilhadas, mas também a outros conteúdos que podemos personalizar e que vão estar disponíveis fora do nosso Feed de Noticias pessoal.

Cada história poderá ser vista de forma completa e sem distrações, podendo as imagens e os vídeos partilhados serem vistos em ecrã inteiro e sem qualquer distração. Mesmo as imagens de grandes dimensões vão poder ser vistas por inteiro, mas com o detalhe que oferecem e sem serem minimizadas. Bastará rodar o iPhone para os lados para que se vejam o resto da imagem.

fb_paper_2

A apresentação dos conteúdos, histórias e partilha de fotos é feito de forma simples, podendo o utilizador visualizá-los com um simples passar de dedo.

Ao escolher uma história em particular, esta será aberta na totalidade do ecrã e poderá ser feito scroll para aceder ao conteúdo na totalidade.

Claro que, e esta é uma pedra basilar das aplicações do Facebook, podemos facilmente partilhar todos os conteúdos que recebamos, mais uma vez de forma simples e perfeitamente integrada.

Na parte das secções personalizadas, o utilizador terá ao seu dispor vários temas que vão ser ajustados aos seus gostos, podendo estes serem activados e reorganizados no Paper com um simples arrastar.

Os conteúdos dessas secções não vão ser automatizados, tendo o Facebook equipas de escolha de temas e de artigos a serem apresentados.

fb_paper_3

O Facebook aposta muito nesta sua nova aplicação e pretende que esta passe a ser o ponto de acesso preferencial nos dispositivos móveis.

A sua imagem faz lembrar em muito o Facebook Home, mas desta vez adaptado aos dispositivos com iOS, e com uma interface ainda mais apurada e mais atraente.

O Facebook Paper não está ainda disponível para instalação. Será lançado no dia 03 de Fevereiro e apenas nos Estados Unidos. Apesar de não haver informação precisa, é esperado que seja disponibilizado para o resto do Mundo de seguida.

Desta vez o Facebook criou uma aplicação que será, para já, exclusiva do iPhone. Não existem indicações da existência de uma versão para Android.

Mais uma vez o Facebook procura reinventar-se, dando as ferramentas certas para os seus utilizadores acederem aos conteúdos que aí são partilhados.

O Paper promete ser uma pequena revolução, focada desta vez nas histórias que partilham connosco, removendo todo o “lixo” que nos impede de aceder ao que é realmente interessante.

Homepage: Facebook Paper

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Infelizmente… só para os estados unidos, por enquanto…

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Como sempre xD

  2. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    Parece uma mistura de Flipboard com G+… Deve ter o mesmo destino que o Facebook Home.

    PS: Pelo video começa a notar-se que o ecran do iPhone é realmente pequeno para mostrar conteudos…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Inveja é… tramada

      1. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        inveja? já olhaste para o Flipboard

        e a forma como está integrada no note3?! bem melhor lol

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Lol, eu já tinha flipboard no iOS, nos android, ainda não sabiam o que isso é!

          1. Avatar de David Ferreira
            David Ferreira

            sim e? só estou a dizer que o que apresentam não é melhor nem é novidade

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não é melhor… A app sai dia 3 de fevereiro, nos usa… Já estás a dizer que “não é melhor”…

            Enfim…

            Parecem os putos “mas tu não tens o sonic na tua Nintendo”, “mas não interessa, eu tenho o mickey”, “mas eu tenho o mickey e o sonic na mega drive”, “ohm que interessa, o mickey é bem melhor que o sonic, o sonic não presta”…

            Quando sair para android, já vai ser a melhor app de sempre, e vai tudo tirar o facebook do flipboard, porque já não é preciso…

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            PS: veremos os tops da play store, quando sair para android…

          4. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Nelson, ele só está a falar no tamanho do ecran como um fator limitativo para ver conteúdos. Ele nao está a falar bem ou mal do iphone. E nem sequer falou em sistemas operativos

          5. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            E já agora, nao me pareceu que nesta aplicacao em particular (pelo menos no video) o tamanho do ecran fosse limitador. Mas se calhar até é.
            Nos browsers é super limitador. É aí que sinto a maior diferença.
            No entanto gosto do meu iphone pequenino, jeitosinho.
            Mas falemos do facebook paper

          6. Avatar de Nelson
            Nelson

            O post é sobre a app, vem este a falar do flipboard “que é a mesma coisa”, e do ecrã do iPhone, ou do seu tamanho…

            Nos browsers, basta carregares no botão das linhas no safari, e fica formatado para iphone.

            Até haver um telemóvel com um ecrã que dê para dobrar ao meio e pôr no bolso. É o que há…

          7. Avatar de FU
            FU

            MAs ainda ha quem responda a este otário?!

          8. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Fica formatado, mas a experiencia de navegação é fraca. Links pequenos, etc. E sabes que é assim.
            É um pau de 2 bicos

    2. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      É assim, tenho um 4S e acho perfeito. Nem muito grande nem pequeno. Se quisesse uma telha comprava um tablet -.-

  3. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Ou até alguem partilhar o *.apk algures por aí?

  4. Avatar de Sergioo Torre
    Sergioo Torre

    Ainda que ligeiramente diferente, parece-me muito com o Flipboard…

  5. Avatar de Abílio
    Abílio

    Flipboard descaradamente, aqui as patentes não importam ou não existem?

  6. Avatar de Miguel

    e esta imitação de Flipboard vai dar para agregar
    • Google+
    • Twitter
    • Tumblr
    • Flickr
    • 500px
    • YouTube
    • SoundCloud
    • LinkedIn
    • Facebook
    • Instagram
    • RSS
    ?

    Fico com o original…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Lol, que ridículo!

      O flipboard, também o tenho, mas só da para ver o teu feed…

      Não da para ver amigos, notificações, pedidos de amizade, grupos, etc…

      1. Avatar de Miguel

        nas rarissimas que preciso “ver amigos, notificações, pedidos de amizade, grupos, etc…” uso
        https://m.facebook.com
        no navegador
        ou dentro disto
        https://itunes.apple.com/pt/app/menutab-for-facebook/id421358730

        ridículo é achares que todos têm as tuas ‘necessidades’

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ridículo achares que todos têm as minhas necessidades?

          Para que é que queres o facebook se não é para o usar? Com o flip, apenas dá para ver posts dos outros, e os que ele acha que tu queres ver e mais nada… Fazer like…

          Lol…

          Como é que tens notificações do face, se não tens a app? Mail?

          É óbvio que a app do fb é muito mais que o site…

          Então já que falam tanto nessa maravilha, que é a “partilha” em qualquer app, como é que fazes isso com o browser? Pois…

          Essa app aí é para Mac OS X

      2. Avatar de Nuno Peixoto
        Nuno Peixoto

        LOL, aposto que se fosse exclusivo para Android dizias logo: “Isto é a mesma coisa que o flipboard! Não vejo utilidade nenhuma!” És tão cómica (:

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não, ano dizia…

          Ora põe aí um exclusivo para android.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ps: sou um gajo.

  7. Avatar de FXX
    FXX

    Havia um site do facebook que dava para ver só as publicações que continham fotos. Alguém sabe o link?

  8. Avatar de retlaw
    retlaw

    Metade ou mais dos comentários que estão por aqui fazem parte do campeonato Ios Vs Android que nada têm a ver com tópico, e pouco interesse para a maior parte das pessoas, mas quando alguns são “apanhados” por determinado S.O. a visão fica meio tuirva e só sabem ver uma coisa à sua frente e nada mais.

    É óbvio que o interessa ao Facebook é acima de tudo estar no maior número possível de smartphones, independentemente do sistema operativo, e sendo o Android neste momento o S.O. móvel mais utilizado no mundo será uma questão de tempo até este Facebook Paper ter a sua versão Android. O iOs tem ainda a sua importância nos E.U.A e decidiram começar por aí. Nada mais que isso.

    Infelizmente muitas pessoas criam a partir deste tipo de noticias as suas guerrinhas de “o sistema operativo de que eu gosto mais é melhor do que o teu” mas não é por esse caminho que se aprende alguma coisa. É por causa disso que normalmente as opiniões neutras e bem distantes de fanatismos acabam por ser as melhores.