Facebook Messenger para Windows fecha já a 3 de Março

42 Comentários

O Facebook tem estado a crescer muito para além do que foi a sua génese. A simples rede social de partilha de conteúdos cresceu para se tornar hoje um dos pontos centrais da Internet e de convívio virtual.

Vários foram os serviços e aplicações que foi criando para dar suporte à rede em si. Mas esses serviços apenas são úteis para o Facebook se tiverem utilização intensiva.

É precisamente esta a razão que agora é invocada pelo Facebook para o fim da versão Windows do Facebook Messenger, já no próximo dia 03 de Março.

facebook_messenger_1

Este cliente Windows do Facebook Messenger foi apresentado no final do ano de 2011 e pretendia trazer para o Ambiente de Trabalho todas as capacidades de comunicação que o Facebook disponibiliza nos seus clientes móveis e na sua rede.

No entanto a sua utilização sempre foi marginal, preferindo os utilizadores usar a interface Web da rede dial e também as aplicações móveis. Esta última área foi onde o Facebook mais investiu e é de onde está a tirar mais resultados.

Devido a essa pouca adesão a este cliente, o Facebook decidiu descontinuá-lo, deixando de dar suporte ao mesmo e este deixará de dar serviço já no próximo dia 03 de Março.

Esta informação está a ser mostrada aos utilizadores deste cliente quando se autenticam, através de uma mensagem. Esta indica as razões para o fim do suporte e aponta como alternativa a própria página do Facebook.

We’re sorry, but we can no longer support Facebook Messenger for Windows, and it will stop working on March 3, 2014.

We really appreciate you using Messenger to reach your friends, and we want to make sure you know that you can keep chatting and view all your messages on http://www.facebook.com.

O fim do cliente Windows já se efectivou, tendo o mesmo sido retirado da página do Facebook dedicada ao messenger, onde agora apenas aparecem os clientes móveis para Android e iOS.

facebook_messenger_2

Este é apenas mais um fecho do Facebook. A decisão anunciada esta semana de terminar o serviço de email mostra que a maior rede social da Internet está a concentrar esforços em áreas que são mais úteis para a empresa e de onde vão poder ter mais retorno.

A vertente de mensagens instantâneas do Facebook é a que mais tem crescido e é também uma funcionalidades mais usadas por todos.

Esta decisão concentrará os utilizadores nos canais que o Facebook prefere e melhor controla, deixando os seus programadores livres para melhorarem outras áreas e para desenvolverem novas funcionalidades.

Homepage: Facebook Messenger
Homepage: Facebook

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Optiplex
    Optiplex

    O facebook tenta ser tudo, mas cada vez mais é NADA!

  2. Avatar de viperbruno

    Obviamente que este encerramento é para passar a incorporar o WhatsApp mas achei uma das piores compras do mundo IT que já vi, não a compra em si, mas os valores em questão. Se a microsoft comprar o Skype era algo que está na génese da empresa, visto ter necessidade de ter um serviço IM e o Skype mais ou menos está incorporado em todas as plataformas, no WhatsApp falamos de algo que custou perto do dobro e nem chega ao PC e com bastantes alternativas praticamente iguais.

    Bem, haja fibra para isto tudo

    1. Avatar de Ismael Guimarães AJ

      Se tiveres razão e o Facebook aposta na incorporação do WhatsApp, eu acho que errou feio. Eu penso que poderia acabar com o Facebook Messenger mas dizendo que em breve terão novidades para a plataforma Windows 7 e seguintes.

      Eu gostava de ver o Facebook e o WhatsApp unidos num único programa para Windows Desktop. É mau demais só poder usar o WhatsApp num único equipamento. Isso é o maior defeito do WhatsApp.

  3. Avatar de Freitas

    Nem fazia ideia que isto existia.

    1. Avatar de Sérgio Cardoso
  4. Avatar de João
    João

    Provavelmente tem a ver com a disponibilização do facebook messenger para windows phone e, provavelmente, para windows 8.1

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      o windows phone já tem o facebook messenger incorporado no proprio SO e por sinal funciona muitissimo bem é pena a microsoft nao continuar com essa integração e expandi-la ainda mais…enfim…

  5. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Trillian Pro to the rescue :s

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Pois, há bem melhores, e gratuitos na mesma…

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Tipo quais?:)

    2. Avatar de xbuzzy
      xbuzzy

      o trillian dá para usar a conta do skype?

  6. Avatar de Jose
    Jose

    Isto falhou porque foi desenhado com imensa preguiça.

    Isto qualquer pessoa que não trabalha-se no facebook conseguia fazer um APP igual.

    Tanto que usar a interface web, acabou por se tornar melhor experiência, que usar este programa feito a pressa.

  7. Avatar de Alex
    Alex

    É pena, eu uso muito essa aplicação para conversar.

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Mexe as perninhas e vai ao facebook preguiçoso

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Não gosto. Se posso estar online e conversar por uma pequena aplicação, porque hei-de estar com a pagina aberta pra nada?

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Jitsi – É o que estou a usar para o chat do Facebook e para os amigos do Google (antigo Talk)…

  8. Avatar de jafOSteS
    jafOSteS

    Foi o email, agora o messenger para windows, quando fecham o site? :loL:

  9. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    O skype não faz a mesma coisa? Não se perde nada. No worries.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Mais pessoas utilizam o Fb messenger.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        o skype dá para juntar os dois num só..

        1. Avatar de xbuzzy
          xbuzzy

          mas o skype desde q foi para as maos da MS deixou de ser skype, 2x mais recursos :\

  10. Avatar de tiago
    tiago

    Mais um… nao há problema… isto só tem dois pontos de vista…

    O primeiro indica que o Facebook fez aplicações atrás de aplicações sem nexo nenhum e depois tambem quando acabaram com o MSN, acabaram com tudo!!

  11. Avatar de Nome (Obrigatório)
    Nome (Obrigatório)

    Tal como disseram em outro tópico acerca do mail do Facebook, podiam continuar a limpeza e encerrar o próprio Facebook. Não se perdia grande coisa!

  12. Avatar de Carlos Pereira

    Também usava a aplicação!! Acho que é uma péssima decisão…

  13. Avatar de Tiago Correia

    Não gosto muito desta decisão.

    Esta aplicação usava-la no trabalho, não estando directamente em contacto com o facebook, e com esta aplicação seria mais discreto as conversas.

    Agora se quiser conversar terei de usar a própria pagina web 🙁

    1. Avatar de Zé

      Podes usar o messenger do facebook em qualquer dos muitos programas existentes que suportam XMPP. Alguns exemplos: Pidgin, Miranda IM, Trillian, etc

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Ou então, estando no trabalho, pode sempre trabalhar =P que tal?

      1. Avatar de Nome (Obrigatório)
        Nome (Obrigatório)

        Ora aí está uma excelente resposta! Parabéns!

        1. Avatar de bizugodaterra
          bizugodaterra

          Novamente,o melhor comentário que li aqui…lol
          + over 9000…

  14. Avatar de Rafael
    Rafael

    Boas, alguem sabe algum programa que suporte as conversas de grupo do facebook? De todos os que testei o facebook messenger é o único que as suporta.

  15. Avatar de RichardCooper
    RichardCooper

    Lá se foi a gestão independente do whatsapp!É óbvio que vão implementar o whatsapp no Facebook, o problema vai ser implementar voz e video! Essas são as vantagens do Viber e do Skype. Ainda bem que o Mark não lhe mete as mãos.

  16. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    ridiculo

  17. Avatar de Luis
    Luis

    Nao aquece nem arrefe. Utilizo o Digsby.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Muito bom o Digsby. Usei durante muito tempo então com a utilização como email notifier não há melhor mas agora estou numa de Jitsi…

  18. Avatar de Bahhh
    Bahhh

    Que saudades do MSN Messenger… acabou-se com ele a cena fiche de partilhar o estado online…. grrrr.