Fabricante de camiões esclarece que o “hidrogénio não é viável”

65 Comentários

Com a investigação e o desenvolvimento a terem lugar, as opiniões relativamente às alternativas mais recentes da mobilidade dividem-se, não sendo claro se alguma será a ideal. Sobre o hidrogénio, a fabricante de camiões MAN Truck & Bus não tem dúvidas e esclarece que esta opção “não é viável”, pelo menos para já.

Hidrogénio verde

A indústria do transporte pesado tem sido pressionada para procurar e estudar formas de se descarbonizar. A mais sonante é o hidrogénio, que é por muitos apontada como a solução para os veículos mais pesados, das distâncias longas.

No entanto, o CEO da fabricante de camiões alemã MAN Truck & Bus disse, recentemente, que o hidrogénio não pode competir com as baterias em setores como o dos transportes.

Em declarações ao espanhol Expansión, Alexander Vlaskamp afirmou que “era impossível o hidrogénio competir com os camiões elétricos a bateria”.

Devemos ter em mente que existem duas formas de encarar o conceito de sustentabilidade quando se trata de transporte rodoviário comercial. A primeira é a sustentabilidade do negócio, e ver se podemos continuar a operar como antes, e a segunda é a sustentabilidade ambiental.

Para o executivo, neste momento, o hidrogénio não é viável em nenhum dos prismas.

Alexander Vlaskamp, CEO da fabricante alemã de camiões MAN Truck & Bus
Alexander Vlaskamp, CEO da fabricante alemã de camiões MAN Truck & Bus

A MAN Truck & Bus tem projetos de investigação e desenvolvimento para sistemas de hidrogénio, pois, pela sua elevada densidade energética e pelo rápido reabastecimento, este tem potencial no transporte pesado.

Contudo, conforme explicado pelo CEO, o problema é que a produção de hidrogénio verde é muito escassa e, portanto, não faz sentido trocar o gasóleo por hidrogénio produzido com combustíveis fósseis.

Fabricante de camiões MAN Truck & Bus

Neste sentido, o hidrogénio verde, produzido a partir de energias renováveis, também não representa uma alternativa, porque a baixa eficiência arrebatará boa parte dos benefícios, em relação aos combustíveis fósseis.

Hoje não se pode comprar hidrogénio por menos de 13 ou 14 euros.

Para Alexander Vlaskamp, “quando tivermos hidrogénio verde, será necessário para a indústria pesada do aço, do cimento ou do plástico”.

Assim sendo, os trabalhos em I&D mantêm-se na MAN Truck & Bus, porque esta alternativa terá potencial. Contudo, tê-lo-á quando a produção com energia renovável for suficiente e também quando a infraestrutura de reabastecimento conseguir da resposta.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Nos carros já todos sabíamos a anos menos a Toyota e alguns maluquinhos.
    Agora nos camiões também já existe vários estudos que afirmavam que não era economicamente viável.

    Maior parte do que existe hoje de Hidrogênio só existe devido a fundos, mal os fundos acabam as empresas largam logo o Hidrogênio como tem acontecido em vários casos até de transporte públicos.

    Acredito que possa ser viável em barcos de grande dimensão mas nem isso sei se é para já.

  2. Avatar de Malagume
    Malagume

    Hoje isso é verdade. Grande novidade, diga-se. Mas no futuro não deverá ser assim, os pesados precisariam de baterias gigantescas para terem a autonomia dos camiões modernos a gasóleo. Isso, além de caro, pode ser inviável pelas dimensões de tal bateria. E aqui entra o hidrogénio, que pode ser armazenado num taque tal como o gasóleo ou a gasolina. No futuro, havendo procura, a produção de hidrogénio pode ser muito maior, até porque é uma forma de “armazenar” energia elétrica e aproveitamento das situações quando há excesso de produção renovável.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Se o hidrogénio não é viável porque o combustível é caríssimo, e os pesados precisariam de baterias gigantescas para terem uma autonomia aceitável, o futuro dos camiões é semelhante ao dos dinossauros. Passam a andar sobre carris e a serem alimentados por pantógrafo. E a chamar-se comboios, que dividem logo por 7 a factura da energia e da poluição. E os convencionais são só para uma espécie de last mile, entre os portos ou terminais ferroviários e os locais de descarga. Todos saem a ganhar, menos o lobby da camionagem.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Então e o hidrogénio branco? Não será uma fonte viável? Andam a descobrir umas reservas interessantes nos últimos tempos inclusivé aqui perto em França. Parece que afinal esta fonte de hidrogénio é bem mais abundante do que se pensava…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      O hidrogénio tal como o conhecemos não é fonte de energia, obtém-se gastando energia, e gasta-se sempre mais que aquela que ele devolve. Quase 50% a mais, o que significa que em cada 3 unidades gastas ele só vai devolver cerca de duas. Desse tal hidrogénio branco que supostamente existe em estado puro na natureza, ainda se sabe muito pouco. A ser verdade, o mais certo é que, quando tentarem fazer a perfuração para o extrair, ele escapar quase todo, porque é o mais leve e mais simples de todos os elementos da tabela periódica.

      1. Avatar de virtuacool
        virtuacool

        Sendo o hidrogênio o elemento mais abundante no universo, é óbvio que será o combustível do futuro, até porque se fizermos viagem no espaço longínquo, será o hidrogênio a fonte de energia.
        No entanto, não estamos cientificamente avançados, e no ponto, para aproveitar/retirar/obter esse elemento da natureza/universo.
        Também existe a energia nuclear limpa.
        Nuclear vem de núcleo do átomo, e desde que não se use urânio, plutónio ou outro elemento radioactivo, e um meio de obter energia, quase ilimitada, a custos baixos.
        Recentemente criou-se uma nano robot, para atacar células cancerígenas na bexiga, que utiliza a própria urina do doente como combustível.
        O que não faltam são soluções para obter energia.
        O elétrico, como o conhecemos hoje, é somente uma transição para alternativas futuras, talvez com início na segunda metade deste século.

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Tanta asneira junta do principio ao fim…

  4. Avatar de JL
    JL

    E novidades ?

    É viável quando há alguém a pagar as contas, podiam fazer um artigo sobre o que se passa na Suiça com os 47 camiões….. Parados….

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os autocarros elektros em Paris tb pararam por causa do frio.

      1. Avatar de JL
        JL

        Não foi em Paris.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Pois nao. Foi em Oslo.
          2 Paris foram retirados depois de ha 2 anos começarem a arder do nada.

          1. Avatar de JL
            JL

            UAU, que novidade, e em Oslo também não pararam, mas pronto, a sensação é forte.

          2. Avatar de JL
            JL

            E na Holanda quantos autocarros a h2 foram parados depois do incêndio ?

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    De e ser primo do Musk, este.
    “Hoje não se pode comprar hidrogénio por menos de 13 ou 14 euros”
    No Intermarché da Sertã tb não se pode comprar electricidade para 100kms por menos de 13 ou 14 euros.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Parabéns para o intermarche da sertã, olha tenho lá casa ao pé se quiseres ir la carregar faço te a 10€, já toda a gente sabia que o hidrogénio não viável só mesmo a toyota e que achava o contrário

    2. Avatar de Realista
      Realista

      O teu problema é não saberes usar os carregamentos, porque estas a usar preços de cargas em postos AC (Ficha Tipo 2) em carros que carregam a 11kWh ou menos

      lololol

    3. Avatar de JL
      JL

      E só o compra a esse preço porque a Alemanha paga os restantes 50%,. O intermarché paga ?

    4. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      https://youtu.be/G7oiSxKaT1Q?t=656
      18,32+IVA=22,5828€:1.6=
      =14,11425€/100 kms

      1. Avatar de JL
        JL

        A diferença é que esse parte de casa carregado gastando 1/5 disso, já com esta alternativa não….

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Pois e quem me paga os 40 minutos na seca? 40minutos por cada 160 kms bem entendido. Isto se o posto funcionar, se não houver fila, se correr tudo às mil maravilhas.
          Muitos se’s para o meu gosto.

          1. Avatar de JL
            JL

            E a si quem paga os 40 minutos que não tem de seca ?

            Ainda bem que vê isso,é que os postos de hidrogénio têm esses e outros problemas, basta vir calor.

            Com hidrogénio nunca tem como carregar em casa.

            No caso dos a hidrogénio cobra só ao kilo, pode demorar nem que seja 1 hora, mas cada kilo são 35 euros, isto no inicio……

            LOOOL

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Abastecer a H2V leva praticamente o tempo a que estamos habituados há decadas. Os carros a H2V têm um alcance semelhante aos carros a gasolina a que estamos habituados.

          3. Avatar de JL
            JL

            Leva ? Então diga a estes moços quanto tempo leva:

            Errado, conhece algum a h2 com mais de 650 KMS wltp ? Que depois reduz tal como todos os outros ?

            Consegue fazer mais de 400 KMS em AE com 1 ? Então mostre isso ao mundo, porque o mundo não conhece.

            https://youtu.be/7MEnKFFQKBg

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          E mais, parte de casa se tiver onde carregar em casa. De contrário apanha o Uber para o carregador onde deixou o carro à carga. E não se pode distrair muito pq muitos cobram pelo tempo além do normal kWh. Sugiro dormir no carro e ligar o despertador.
          Já vendem uns colchões para adaptar a carros elektros. Trazem almofadas e lençóis. Custam 600€, penso que justifica o investimento.

          1. Avatar de JL
            JL

            Com hidrogénio poupa no Uber para depois pagar quase 40 euros por cada 100 kms. Sem saber se a bomba está a funcionar, se tem hidrogénio e quantos tem à sua frente, e se vai funcionar na altura que chegue a sua vez.

      2. Avatar de JL
        JL

        Ah, e não se esqueça que esse preço só encontra na Alemanha, onde é financiado a 50%.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Deixe lá a a electricidade anda lá perto.
          E não esquecer que somos dependentes. Se Espanha fecha a torneira estamos feitos. E já andam aí uns fumos…

          1. Avatar de JL
            JL

            A eletricidade vai andar sempre abaixo disso, já que é suporto produzirem hidrogénio através de eletricidade Como é que a farinha e os ovos vão ser mais caras que o bolo ?

          2. Avatar de JL
            JL

            Se fechar a torneira, pior fica com esta solução, só necessita de 5 a 10x mais electricidade.

        2. Avatar de NunoManuelAlves
          NunoManuelAlves

          O preço do H2 andava nos 30 euros mais coisa menos coisa… Aliás o preço de referência que eu tinha eram cerca de 36 euros o Kilo …. Ainda não se convenceram que o H2 é bom para fertelizar os campos de cultivo…de rir :):):)

          1. Avatar de JL
            JL

            Nos EUA está a 36 dólares.

      3. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Num carregador tesla isso custava 4,4€, a 170kw/h

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Boas @António
          Ver minuto 1.40
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrO8vB9nMq15aGvBU9g
          18.40€.

          E não há a 170 kWh. A grande parte são de 150 mas só atinge essa velocidade nos 1⁰s minutos. Depois baixa.
          Se tiver ao lado nem isso, não passa dos 32 kWh, 50 com sorte . Ver minuto 2:32 do mesmo vídeo.
          Não faça da Tesla o pais das maravilhas que tb não é.

  6. Avatar de Antonio+Vasco
    Antonio+Vasco

    Claro, bombas de hidrogênio são perigosíssimas, então hidrogênio verde, que explode o dobro, então esse é demais… Até se fala em enviar para a Ucrânia uns camiões de hidrogênio verde para eles explodirem o Putin , que anda a exagerar nos mísseis que manda para lda

    1. Avatar de bot101
      bot101

      What the actual f…?

      Por favor, diz-me que estás a ser sarcástico.

  7. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Certamente nunca viu um camiao na vida. Os especialistas de camiões a das redes sociais dizem o contrário.

  8. Avatar de Driver
    Driver

    Obviamente que agora não é viável. Agora claramente o futuro é o hidrogénio. Estes carros a pilhas são uma transição bem publicitada.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Este quando souber que o carro a hidrogénio é um carro elétrico na mesma vai-se passar… lololololol

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Desde q não traga o peso morto de meia tonelada incapaz de oferecer uma quantidade razoável de energia, estamos bem.
        Os térmicos tb transformam combustíveis em energia. O principio é o mesmo.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          O peso extra de um elétrico é devido ao peso das notas que ficam na carteira…

          Quando os térmicos oferecerem isso eu mudo sem problema nenhum.
          Mas até lá, não obrigado. 🙂

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu acho que é mais ao contrário @Realista.
            Mas se gostam de andar iludidos, força com isso. Continuem. 🙂

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Achares é uma coisa, eu cá constato todos os dias.

            Quando os térmicos me derem mais condições eu volto na mesma sem problema, pois eu pago com a carteira e não com achismos.

            Até lá, não obrigado. 🙂

          3. Avatar de JL
            JL

            Quem anda eludido é você @yamahia, que defende tecnologias que não conhece, em detrimento de outra que também não conhece.

            Diga isso aos moços na Califórnia que gastam 36 dólares para fazer menos de 100 kms, e passam metade do ano com eles parados porque não haver combustivel.

        2. Avatar de JL
          JL

          Não tem peso morto de meia tonelada mas tem peso morto de meia tonelada de tanques, de fuel cell e de bateria, aliás, até um pouco mais, já que pesam mais.

          Ainda não deu por isso que são mais pesados ? os FCEV ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Carros a pilhas são os a hidrogénio, afinal nem de carros entende.

  9. Avatar de AlexS
    AlexS

    “pela sua elevada densidade energética”

    Tem uma grande densidade energética por kg mas uma baixa densidade energética por volume. Se é comprimido uma explosão pode provocar danos numa larga área.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem mais, o problema é que quando colocado dentro de um tanque a pressões elevadas essa densidade baixa, porque o tanque também pesa.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Poder ser comprimido, pode e costuma sê-lo. Mas exige arrefecimento a temperaturas baixíssimas, logo, uma quantidade extra de energia no processo, com custos pesadíssimos que o tornam impróprio para negócios de transporte rodoviário.

  10. Avatar de Comentador+Comediante
    Comentador+Comediante

    Já era sabido há anos, mas ainda há comentadores comediantes a apoiar o hidrogénio. Longa vida aos eléctricos com bateria.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não são comentadores. São factos. Cada vez mais se assiste à expansão do H2V. Inclusive no Brasil q já pensa em exporta-lo.
      Não dá para perceber o q vos assusta.

      1. Avatar de JL
        JL

        Sim, desde que haja fundos perdidos para isso, vai ser haver expansão, quando eles acabarem vêm as lamurias:

        “ah não é viável”, “ah não se vende”, “ah ainda não resolvemos os problemas”.

        Andamos nisto há décadas, caso não tenha dado por isso.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A expansão do H2V é incontornável. Esta-se a assistir a um pouco por todo o mundo.
          China Austrália, Portugal etc

          1. Avatar de JL
            JL

            Só agora, eu já vejo isso há 20 anos. Só agora é que acordou ?

            Por acaso eu vejo é uma regressão, veja os numeros de fcev’s vendidos no Japão e de ev’s, nos EUA a mesma coisa, os fcev’s a serem vendidos e dados, porque ninguém os quer e trocarem por ev’s.

    2. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Ámen 🙂 alguém que percebe da fruta

  11. Avatar de Zé. Fonseca. A
    Zé. Fonseca. A

    MAN é grupo VW, faz tudo parte do charme.. believe nothing

  12. Avatar de Manel
    Manel

    “In Oil We Trust”.

  13. Avatar de FC
    FC

    O lobby do petróleo vai-nos matar a todos com a sua ganância.
    Alternativas?
    Hidrogénio, sim. Verde e branco.
    E outra tecnologia: bionic fuel. Procurem por quantino e encontram o futuro

    1. Avatar de Lelo
      Lelo

      A tecnologia nanoflowcell parece prromissora.
      Veremos…

      https://youtu.be/hKrSooha2uo?feature=shared

    2. Avatar de JL
      JL

      O quarantino já anda por ai há mais de 20 anos e nada…

  14. Avatar de Jorge Xavier
    Jorge Xavier

    Curioso (?) como muitos dos comentadores aqui não compreendem o seguinte: o hidrogénio (quer dizer, a miragem de um ‘hidrogénio salvador’) *interessa* ao lobby petrolífero! De resto, tudo o que seja para convencer o pessoal a adiar ou simplemente não enveredar pela eletrificação, interessa ao lobby petrolífero.
    Se espreitarem a página da Wikipedia sobre “hidrogénio verde” (o único que nos interessa, sob um ponto de vista ambiental), descobrirão que hoje (OK, dados de 2022, creio) apenas 0,04% de todo o hidrogénio produzido no mundo é hidrogénio verde! Sim MENOS DE MEIO POR CENTO do total!
    A maioria parte vem de onde, então? É produzido… a partir dos derivados do petróleo.
    Lê-se por aqui «O lobby do petróleo vai-nos matar a todos com a sua ganância» pois vai. E convencer o pessoal de que o hidrogénio é o futuro para o transporte é uma das estratégias. 🙁

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “o hidrogénio (quer dizer, a miragem de um ‘hidrogénio salvador’) *interessa* ao lobby petrolífero! ”
      Gostaria de saber o q tem o petróleo a ver com o H2V @Jorge Xavier.
      A Linde e a AirLiquide, para apenas citar 2 das principais, nada têm a ver com o petróleo.

       

      1. Avatar de JL
        JL

        Tudo, 96% do hidrogênio produzido no mundo é de origem fóssil.

        2 das principais ? Ou 2 das que produzem menos ? Principal é a Galp.

        Além disso é a forma de as manter no jogo, só ir à bomba, do cartel.

        Se bem que nos carregadores públicos queriam fazer o mesmo, mas a ADC já meteu um travão nisso tal como a UE.

  15. Avatar de sergio
    sergio

    compessa trocar o gasóleo pelo gás Natural e deixar de vez a porcaria do gasóleo.

  16. Avatar de JL
    JL

    Na Califórnia a Shell fechou os restantes postos que tinha para veículos ligeiros, pouca procura, fraudes, fornecimento de h2 afetam a mais velha rede do mundo, iniciada em 2004, nunca funcionou a 100%, desde 2020 que foi concessionada privados, o combustível aumentou 275%.

    https://www.hydrogeninsight.com/transport/shell-permanently-closes-all-of-its-hydrogen-refuelling-stations-for-cars-in-california/2-1-1596104?fbclid=IwAR0u15qfv_rC02Y1ATNpzLkGeiCrlKvx6-ZtYub3Chmb2Uw0-KBVHRNl4L4