Rússia diz que a Apple já pagou a coima de 13 milhões de dólares

6 Comentários

A Apple e a Rússia, desde o início da guerra, mantiveram uma relação de pouca cordialidade, mas sem extremismos. Ora Putin proíbe o uso e a importação de iPhones, ora a Apple lança os modelos mais recentes no país… e deve ser uma relação onde ambos ganham, visto que a empresa de Cupertino pagou a coima aplicada por Moscovo no valor de 13 milhões de dólares. Quem revelou o pagamento foi o Governo russo.

Ilustração Apple Rússia


Em 2022, o Serviço Federal Anti-Monopólio (FAS) da Rússia acusou a Apple de práticas anticoncorrenciais no que diz respeito à App Store do iOS.

No ano passado, o regulador decidiu multar a empresa americana em 1,2 mil milhões de rublos (que era de 17,4 milhões de dólares na época, cerca de 15 milhões de euros), e agora o Governo russo afirma ter finalmente recebido o dinheiro da Apple.

Apple multada pelo Governo russo

Segundo a agência noticiosa russa TASS, a Apple terá pago a multa de 1,2 mil milhões de rublos (atualmente no valor de 13,4 milhões de dólares) à FAS em 19 de janeiro de 2024. O relatório diz que o dinheiro “foi recebido pelo Governo da Federação Russa” depois de o organismo de controlo anticoncorrência russo ter decidido que a empresa tinha violado a legislação com a loja de aplicações iOS.

De acordo com a FAS, a coima foi aplicada, porque “a Apple obrigou os programadores russos de aplicações iOS a utilizar a ferramenta de pagamento da empresa nas suas aplicações”. O regulador também observou que as diretrizes da App Store proíbem os programadores de “informar os clientes dentro da aplicação sobre a possibilidade de pagar por compras fora da App Store e usar métodos de pagamento alternativos”.

No entanto, apesar de ter pago a coima, não se sabe se a Apple concordou em alterar o modelo de negócio da App Store na Rússia para cumprir a lei local. Recentemente, nos EUA, a Apple foi obrigada a permitir que os programadores redirecionassem os utilizadores para métodos de pagamento alternativos na Web, depois de o Supremo Tribunal ter negado o recurso da empresa.

Mesmo assim, a empresa continuará a cobrar uma comissão de 27% sobre as vendas fora da App Store, com base numa auditoria aos programadores de aplicações. E, em breve, a Apple será também obrigada a permitir métodos de pagamento alternativos e até mesmo o carregamento lateral para os utilizadores da União Europeia.

Situação da Apple na Rússia

A situação da Apple na Rússia é um pouco complicada. Depois de o país invadir a Ucrânia em 2022, a empresa suspendeu as vendas dos seus produtos na Rússia, enquanto o Apple Pay também foi encerrado no país por causa das sanções impostas pelo Governo dos Estados Unidos e pela União Europeia.

No entanto, a Apple optou por não suspender os seus outros serviços no país – especialmente a App Store. Embora a empresa nunca tenha comentado a sua decisão, é provável que tenha optado por não negar aos cidadãos russos o acesso a aplicações e informações. Os serviços de hardware também são fornecidos aos clientes russos.

Uma vez que a Apple continua a operar na Rússia, apesar de não vender oficialmente o seu hardware mais recente, continua a estar sujeita a sanções por não cumprir a legislação local. Curiosamente, uma vez que o Governo russo permite agora importações paralelas para evitar sanções, os russos podem ainda encontrar os mais recentes dispositivos Apple em algumas lojas.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    “Recentemente, nos EUA, a Apple foi obrigada a permitir que os programadores redirecionassem os utilizadores para métodos de pagamento alternativos na Web, depois de o Supremo Tribunal ter negado o recurso da empresa” – o recurso … da Epic. A Apple estava muito confortável com as decisões anteriores dos tribunais, que se mantiveram de pé.
    – A Apple ganhou em 9 das 10 pretensões da EPIC
    – Na 10ª, referida acima, aplicável apenas aos EUA, pouco perdeu: são muito exigentes as condições para obter o link para pagamentos externos … e a comissão da Apple mantém-se, com um pequeno desconto: de 30% para 27% (o tribunal decidiu que a Apple tinha direito a comissão, também neste caso, mas não disse de quanto).

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      ?????

      Este bot anda avariado!

      1. Avatar de Food+Gym+Todo
        Food+Gym+Todo

        VitoBOT 2024

      2. Avatar de Aves
        Aves

        Tu é que saíste um bote, à deriva.
        Ao contrário do que sugere o post “ o Supremo Tribunal ter negado o recurso da empresa” – que só pode referir-se à Apple, visto que não se fala da Epic:
        – a Apple não apresentou recurso, quem apresentou foi a Epic. A Apple, o que alegou foi que o Supremo Tribunal não aceitasse o recurso da Epic, o que veio a acontecer
        – a Apple entrou com uma acção em tribunal para ser ressarcida pela Epic de 9/10 (ganhou 9 das 10 pretensões da Epic), de despesas jurídicas, no valor de 73,4 milhões,
        – a Apple foi, de facto bastante matreira – usou o recurso da Epic para obter dum tribunal uma suspensão da aplicação da sentença, anterior, de implementar os links pagamentos externos depois da sentença do Supremo Tribunal … e só anunciou a % de 27%, depois da sentença do Supremo Tribunal, o que deixou pior que estragados a Epic & Associates
        – Nota-se a vontade de cantares de galo … mas és coquicho 😉

  2. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    A apple também anda a financiar a guerra contra a ucrânia?

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho muito pouco provável, a Apple que recorre de tudo até ao mais pequeno detalhe ia pagar ao “Put In”
    Até pode ser verdade mas