Ex-bancária de Coimbra falsificava relatórios médicos com o Paint

32 Comentários

Para quem acha que Paint da Microsoft é uma ferramenta limitada…desengane-se!  Uma mulher de 56 anos, ex-bancária,  confessou esta segunda-feira, no Tribunal de Coimbra, que procedia à falsificação de relatórios médicos recorrendo à ferramenta de desenho do Windows, o Paint.

paint_01


A noticia foi avançada pela agência Lusa que revela que uma ex-bancária é actualmente acusada de pertencer a uma organização criminosa que produzia documentos para a obtenção de pensões de invalidez. Esses documentos, emitidos inicialmente por várias entidades do Serviço Nacional de Saúde, eram depois manipulados através do Paint.

paint_00

Apesar da cooperação e de se mostrar “bastante arrependida”, a ex-bancária não deixou claro se sabia para que é que os relatórios falsos serviam, sublinhando que ficou “em estado de choque” quando se apercebeu dos valores cobrados pela facilitação na obtenção de pensões (normalmente valores superiores a 1.500 euros).

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    o paint agora também é notícia.
    precisam de notícias?

    Eu acho estranho como é que há empresas que aceitam determinada documentação em PDF (scans e afins) quando me pedem que certo documento seja enviado por email em PDF (especialmente quando carimbado e assinado) fico a pensar o quanto facilmente eu poderia alterar aquele documento e apresentá-lo assim.

    Dá que pensar.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Dá que pensar…afinal é noticia!

    2. Avatar de tuga
      tuga

      nao entendi.
      em pdf pode ser falso, mas em papel nao?

      1. Avatar de RuiP
        RuiP

        Em papel leva a assinatura e o carimbo, que normalmente nao sao faceis de reproduzir noutro papel.

        1. Avatar de ze
          ze

          Infelizmente…Não!
          Vê-se a Seg Social

          ” Obter a Declaração de escalão
          Aceder ao separador “Pedidos”:
          (…)
          Selecionar o teor da declaração que pretende ver emitida;
          Imprimir a declaração.
          Se ainda não aderiu à Segurança Social Direta faça o seu registo.
          Salienta-se que a Declaração de escalão de Abono de Família não será enviada por carta.

      2. Avatar de tiago
        tiago

        Claro, existe diferença entre uma assinatura impressa e uma assinatura feita a caneta…

    3. Avatar de FM
      FM

      Mas se formos assim a pensar. Como poderemos confiar em algo. Se as pessoas todos optarem por ser honestas e as que o não são fossem severamente punidas… muita coisa seria diferente.

    4. Avatar de Toni
      Toni

      Crítico bastante as “notícias” por vezes aqui apresentadas, mas neste caso isto é realmente uma notícia sem tirar nem por. Agora se preferes aquelas notícias baseadas em rumores do diz que disse e por vezes disfarçadas com publicidade implícita é contigo.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Cada um é livre de criticar o que quiser..mas façam críticas construtivas

    5. Avatar de André Ribeiro
      André Ribeiro

      O certo é que a verdade vem sempre ao de cima, como este caso comprova xD Mas quando se tratam de documentos realmente importantes o ideal é pedir a autenticação do documento….

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Vê o filme “truth” de 2015, vai-te fazer pensar 2x antes de dizeres que a verdade vem sempre ao de cima, principalmente a comentar documentação falsa!!!!

      2. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Vem ao de cima quando as pessoas são gulosas e querem mais até ser apanhadas, se for ocasional é dificil vir ao de cima.

    6. Avatar de YaBa
      YaBa

      Para isso é que serve o certificado e a assinatura digital que tens no Cartão do Cidadão.

    7. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      A quantidade (ou probabilidade) de burlas em Portugal é muito baixa para justificar o custo de se implantar sistemas de controlo burocráticos complexos – que por fim ainda podem fazer aumentar a quantidade de burlas.

      Se verificar o Brasil, em que existe controlo para tudo e mais um pouco – e tudo precisa sempre ser autenticado em cartório (conservatória), folha por folha – já aconteceu de criarem um sistema de controlo na importação/exportação que era simplesmente *impossível* de passar.

      No pouco tempo que ficou em vigor só conseguiram passar os aldrabões, que criaram um sistema ainda mais complexo, baseado em corrupção para isso. Basicamente, quanto mais controlos burocráticos cria, mais aumenta o mercado para os aldrabões.

  2. Avatar de rdgprime
    rdgprime

    Sim, o Paint é suficiente para o efeito :p

  3. Avatar de Dimitri
    Dimitri

    Não consigo imaginar muita falsificação com o paint, só se for assinaturas, e mesmo assim.. só um berlim é que não consegue distinguir. Agora com photoshop falsifico qualquer coisa.

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Muito bom mesmo.
        Imagino o número de horas que demorou a fazer.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Foi rápido. 2 minutos e 24 segundos.

        2. Avatar de João Santos
          João Santos

          50 horas de trabalho, é o que diz no descritivo do vídeo.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        E depois ainda andam a procurar do Photoshop, o Paint é super poderoso nas mãos de um artista!

    1. Avatar de KURT
      KURT

      É bem possível, se existir algum rigor consegues mudar as letras de sitio formando novas palavras sem que ninguém perceba, com a simples ferramenta de corte consegues adicionar clausulas, alterar as existentes, adicionar assinatura em documentos, alterar todo o texto e afins…

    2. Avatar de Zebedeu
      Zebedeu

      Tudo passa simplesmente na definição de imagem digital, de uma forma simples, é uma matriz e a cada posição corresponde um código de cor.
      A grande diferença do paint para qualquer outro programa está nos filtros instalador e a forma de trabalhar a imagem.

  4. Avatar de Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeiro

    Isto é trabalho soberbo executado no Paint – Mona LIsa

    https://www.youtube.com/watch?v=xy-lV3MyVJw

  5. Avatar de [APPLE] Rui C.
    [APPLE] Rui C.

    Ainda dizem que o paint está obsoleto lol

    1. Avatar de Ismael Guimarães AJ
      Ismael Guimarães AJ

      O Paint não está obsoleto. Obsoleto está o formato .bmp!

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mas é uma senhora com 56 anos de experiencia…..viu o paint crescer 🙂

    1. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Creio que é mais ao contrário. Cresceu com o paint…

  7. Avatar de Zé

    A senhora está de parabéns, 😀

    Aconselho o Corel Photo-Paint, também é muito bom… 😀

  8. Avatar de Xico
    Xico

    A melhor ferramenta do windows.. sem dúvida