O Firefox quer ajudar a acabar com o Flash

17 Comentários

A morte do Flash é um dado adquirido! Ainda sem data marcada, é a própria Adobe que está a tratar deste processo.

Mas a ajuda parece estar a vir de outros lados, que dependem também desta tecnologia. A Mozilla, com o Firefox, tem agora uma forma engenhosa de deixar de depender do Flash.

firefox_1

O Firefox é um dos browsers que depende da presença do Flash nos sistemas operativos, não o tendo nativamente consigo. Esta dependência pode estar a terminar em breve, graças a uma nova funcionalidade que chegou com a versão 46 deste browser.

Esta nova versão, que ainda está apenas disponível como Nightly, substitui o código Flash dos vídeos do YouTube e converte-o para o novo formato HTML5, sem que os utilizadores tenham de fazer qualquer intervenção.

Com esta pequena mudança, para já apenas no caso do YouTube, o Flash deixa de ser necessário e os utilizadores podem navegar sem depender do Flash para verem vídeos.

firefox_3

Como activar esta funcionalidade?

Para já apenas é possível utilizar esta novidade na versão 46 do Firefox, que está em testes, mas em breve esta será alargada às versões estáveis e disponibilizada a todos os utilizadores.

Para verificarem que a mesma está activa, sigam os passos apresentados abaixo:

  • Coloque na barra de endereço o seguinte: about:config
  • Confirme que terá cuidado com as alterações que fizerem
  • Procure por Find plugins.rewrite_youtube_embeds utilizando a pesquisa
  • Faça duplo clique no nome da preferência para a alterar

firefox_02

É ainda um passo muito pequeno e dificilmente o Firefox conseguirá abranger todas as situações em que o Flash é usado nas páginas web, mas é uma adaptação importante que a Mozilla está a fazer, libertando os seus utilizadores do Flash e da sua tecnologia, que se sabe estar mais do que ultrapassada.

O futuro é o HTML5 e o Flash terá de sair de cena, sem as suas particularidades e principalmente sem as suas falhas de segurança.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RuiP
    RuiP

    Seria interessante, já que o flash cada vez consome mais recursos.

    1. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      infelizmente nos PC’s que tenho usado o HTML5 consome muito mais que flash :\ ao ponto de não conseguir ver nenhum vídeo acima de 480p

  2. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Podiam fazer o mesmo com o Silverlight.

    1. Avatar de Nuno José almeida
      Nuno José almeida

      +1

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Esse é que nunca vi nada em silverlight, a não ser uma página ou outra da microsoft.

      1. Avatar de David
        David

        É porque não tens o serviço do meo para ver tv online.

  3. Avatar de JP99
    JP99

    acabavam já hoje com ele que era uma maravilha e forçavam o HTML 5

  4. Avatar de Ricardo Ruivo
    Ricardo Ruivo

    Isso está errado…. no meu Linux tenho a versão 43 e no Windows se não é essa deve ser la perto e não tenho o flash instalado e o youtube já corre bem… essa opção ja está em funcionamento…. tentem desinstalar o flash e vão ver o Firefox a consumir menos uns 400MB de memoria!..

    1. Avatar de rui
      rui

      Mas isso é porque tens a sorte de calhar de ir aos vídeos do youtube já e html5. Se precisares mesmo de ver algum dos que não sejam, bem tens que instalar de novo.

    2. Avatar de Blá
      Blá

      Atenção, isto é só para os embeds. No próprio YouTube está tudo em HTML5, mas há sites que continuam com o widget Flash do YouTube, por alguma razão. Esta função converte esses widgets em HTML5.

  5. Avatar de Gordon
    Gordon

    Seria interessante se o Firefox tivesse um leitor HTML5 decente. Pena é que não tenha.

  6. Avatar de Ricardo Ruivo
    Ricardo Ruivo

    De momento há alguns senão… que nem tudo está compatível com o sistema “não-flash”, por exemplo o player da radio comercial é um deles…. ficas com um quadrado preto no meio do ecrã por não teres o flash instalado!

  7. Avatar de rui
    rui

    Espero que acabem de vez com o flash pois tenho bastantes problemas de fluidez no firefox, principalmente com o twitch (se bem que o player já é em html5, mas nem o é o site nem o conteúdo carregado pelo player). Não consigo ter uma única stream a correr de forma fluída. Já no chrome dá perfeito. Ocupa mais ram? Se for esse o custo para ter fluidez, não me importo de pagar.

  8. Avatar de João
    João

    desde que o youtube comecou a usar html 5 parece que os videos ainda ficaram com mais problemas :\
    As páginas do youtube estão semrpe a congelar num ecra branco.
    Sou o unico?
    Bons eram os tempos em que a barra de progresso dos videos nao era apenas um item decorativo.

    1. Avatar de David
      David

      Espera até os processadores só funcionarem com w10 e verás o que é congelar.

  9. Avatar de JC
    JC

    Há pouco tempo instalei o Windows após formatar o PC. Instalei o Firefox e só umas duas semanas depois reparei que me tinha esquecido de instalar o Flash. Há uns tempos era quase impossível não reparar quase de imediato. Agora, pelo menos nos sites que visito normalmente, já não se dá pela falta dele. Está desativado, só ativo quando preciso.

  10. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    “Esta dependência pode estar a terminar em breve, graças a uma nova funcionalidade que chegou com a versão 46 deste browser.
    Esta nova versão, que ainda está apenas disponível como Nightly, substitui o código Flash dos vídeos do YouTube e converte-o para o novo formato HTML5, sem que os utilizadores tenham de fazer qualquer intervenção.”

    Isso já não acontece desde a versão 37?