EUA testam painel solar para captar energia no espaço e irradiar para a Terra

10 Comentários

Os engenheiros do Laboratório de Investigação Naval dos EUA lançaram o PRAM, o Módulo de Antena de Radiofrequência Fotovoltaica, a bordo de um Veículo de Teste Orbital X-37B da Força Aérea, no passado dia 17 de maio. Conforme foi referido, este teste faz parte de uma investigação abrangente sobre o uso prospetivo da energia solar terrestre captada no espaço. Isto é, captar energia solar no espaço e enviar a mesma para a Terra.

O módulo com 30 centímetros quadrados testará a capacidade de captar energia no seu painel solar e transformar a energia em microondas por radiofrequência.

Imagem de hardware de captação solar no espaço


Conforme já tinha sido avançado no ano passado, este é um projeto muito interessante do ponto de vista tecnológico. Em grosso modo, a ideia é captar energia solar no espaço, converter a mesma em radiofrequência, que seria depois recebida no solo e novamente convertida em energia.

 

Photovoltaic Radio-Frequency Antenna Module (PRAM)

O uso da energia solar para operar satélites começou no início da era espacial. O Vanguard I foi o primeiro satélite a ter células solares e ainda hoje está em órbita. Assim, este teste atual concentra-se no processo de conversão de energia e no desempenho térmico resultante.

Por agora, os testes com este hardware servirão para fornecer aos investigadores dados de temperatura, além da eficiência do PRAM na produção de energia. Esta informação orientará o design de futuros protótipos solares espaciais.

O PRAM converte a luz do sol para a transmissão de energia por microondas. Também poderíamos ter convertido para transmissão de energia ótica. No entanto, a conversão para ótica pode fazer mais sentido para aplicações lunares, porque não há atmosfera na Lua. A desvantagem da ótica é que se pode perder muita energia através das nuvens e da atmosfera.

Explicou  Chris Depuma, responsável no projeto PRAM.

Dependendo dos resultados, a equipa pretende construir um sistema totalmente funcional numa nave dedicada para testar a transmissão de energia de volta à Terra.

Imagem Veículo de Teste Orbital X-37B que carrega painel solar para captar energia solar no espaço
Veículo de Teste Orbital X-37B | Crédito: Foto da Força Aérea dos EUA / Michael Stonecypher

 

Captar energia solar no espaço e enviar para a Terra?

O desenvolvimento de uma capacidade solar espacial poderia ajudar a fornecer energia para instalações remotas, como bases de operações avançadas e áreas de resposta a desastres. Isto é, num plano militar, e não só, os satélites de captação de energia solar poderiam irradiar essa energia para qualquer lugar na Terra. Assim, em cenários específicos, em vez de transportar combustível para fornecer energia, esta viria do espaço.

Desta forma, este teste de voo permite que os responsáveis pelo projeto testem o hardware em condições espaciais reais. A entrada da luz solar viaja através da atmosfera da Terra, filtrando o espectro e reduzindo o brilho. Um sistema solar espacial que viaja acima da atmosfera, captaria mais energia de cada uma das faixas de cores da luz solar.

Há mais azul no espectro no espaço, permitindo que se adicione outra camada às células solares para tirar mais proveito. Esta é uma das razões pelas quais a energia por unidade de área de um painel solar no espaço é maior que no solo.

Referiu Paul Jaffe, investigador da PRAM.

No espaço, os raios solares são mais brilhantes do que em qualquer lugar na Terra. Além disso, os painéis poderão captar permanentemente, sem a noite implique uma pausa, como acontece no planeta. Essa energia transformada no espaço poderá ser enviada, quer para o solo do planeta, quer para o solo lunar, ou mesmo para outras naves e satélites.

Este tipo de tecnologia começou a ser pensada em 2007. Nessa altura o National Security Space Office recomendou que se fizesse um estudo de viabilidade. Na base deste projeto está uma vasta experiência em satélites movidos a energia solar, que remonta ao final dos anos 50.

 

Leia também:

EUA querem trazer energia solar do espaço para a Terra

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Boa!
    Só faltava mais uma tecnologia que envia microondas para as nossas cabeças.
    Não bastava já o 5G…
    Algum dia só se anda bem é chapéu de alumínio
    Estou a gozar
    Abraço!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Usa capacete fechado, assim também te protejes do covid

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para bem do equilíbrio energético do planeta é disto que precisamos: mais energia na troposfera.

  3. Avatar de Redin
    Redin

    A minha limitada inteligência conclui que um sistema terrestre para captar as micro ondas e transformar em energia, irá precisar de energia para essa conversão.
    O que ē que eu não estou a compreender?

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Pelo que vi num YouTube não precisa de energia externa.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Claro que vai precisar de energia, a captada. Depois essa será recuperada cá em baixo. Mesmo que chegue apenas 90% da captada, pode compensar. Isso é o que eles vão testar, se vale ou não a pena.

      1. Avatar de N
        N

        Na opinião irá sempre valer. Na terra um painel solar mais eficiente possível chega aos 31-35 %, não tendo ainda grande disponibilidade no mercado. Isto é como o uso de excedente das barragens para produzir hidrogénio, produz-se sempre muito mais energia do que a que se irá gastar… Por isso se a conversão gastar nem que seja 20 %, irá ser brutal o “lucro” na eficiência.

  4. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    Com o mesmo investimento quantos Kw se instalariam em coberturas?

  5. Avatar de AlexX
    AlexX

    Devagar lá chegam. Muito devagar porque não interessa. Só têm que implementar o sistema (já foi feito há mais de um século), e mais tarde confessar que não são painéis solares que captam a energia e depois convertem para radiação, esta já existe entre nós. E pode muito bem fornecer o básico, luz, de forma muito simples. Frio e calor também é possível mas provavelmente só com recurso a bobines de grande dimensão.

  6. Avatar de ovingadorortográfico
    ovingadorortográfico

    E para ter esta cena toda a funcionar, quantos painéis são necessários ? Quantos lançamentos de foguetões são necessários? Quantas mais toneladas de poluentes terão de lançar para a atmosfera ?