Qual o Sistema Operativo que mais usam em contexto de trabalho?

81 Comentários

Assuntos relacionados com o sistema operativo dão sempre o que falar. Seja sistemas para equipamentos móveis, portáteis, desktops, entre outros, cada um tem os seu grupo de fieis utilizadores que tentam argumentar e demonstrar que a sua escolha é a melhor.

Assim, na nossa questão desta semana pretendemos saber qual o sistema operativo que mais utiliza em contexto de trabalho no seu computador.

Sistema operativo no trabalho

A vida pessoal e a vida profissional têm várias diferenças claras. Desta forma, é natural que os equipamentos tecnológicos, como o sistema operativo, que usamos nestes dois contextos também sejam diferentes.

Se, por exemplo, preferimos usar um computador mais básico para os nossos afazeres pessoais, provavelmente que essas características essenciais não são suficientes para garantir a boa execução de tarefas que devemos realizar no nosso trabalho.

Sistema operativo no trabalho

Recentemente demos a conhecer um estudo que indicava que as empresas estão a aceitar e optar cada vez mais por computadores Mac nos seus locais de trabalho. A notícia reacendeu o debate sobre qual é, afinal, o sistema operativo mais adequado para ser utilizado no trabalho.

Claro que também depende bastante do género de trabalho a ser executado, e muitas áreas dedicadas a design, arquitetura e afins optam na sua maioria pelos computadores com o sistema operativo da Apple.

Assim, queremos saber a sua opinião sobre este assunto. Participe e diga-nos qual o sistema operativo que mais usa em contexto de trabalho.

Nas nossas questões semanais temos conseguido verificar alguns resultados interessantes relacionados com diversas áreas da tecnologia. Muitas das nossas questões são também recicladas passado um tempo significativo, de forma que termos sempre os dados o mais atualizados possível.


Participe na nossa questão desta semana

Qual o Sistema Operativo que mais usam em contexto de trabalho?

  • Microsoft Windows (75%)
  • macOS (11%)
  • Ubuntu (5%)
  • Linux Mint (2%)
  • Debian (1%)
  • Arch Linux (1%)
  • CentOS (1%)
  • Fedora (1%)
  • elementary OS (0%)
  • HarmonyOS (0%)
  • openSUSE (0%)
  • OpenBSD (0%)
  • Unix System V (0%)
  • Solaris (0%)
  • Gentoo (0%)
  • Mageia (0%)
  • ReactOS (0%)
  • PCLinuxOS (0%)
  • FreeBSD (0%)
  • NetBSD (0%)
  • FreeDOS (0%)
  • Slackware (0%)
  • Mandriva Linux (0%)

Total Votos: 4.492

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de leon
    leon

    O sistema Operativo que uso em contexto de trabalho é Windows, e mesmo que quisesse outro não podia pois todos os softwares proprietários que uso só são desenvolvidos para Windows, outros sistemas operativos nem são equacionados, recorrer a artimanhas nem se quer entra na equação pois só funcionam nativamente em Windows.

    Portanto já é assim desde o tempo do Msdos sempre Microsoft, e duvido que venham alguma vez pensar em mudar…

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Wine não resolve?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Depois perdes mais tempo a tentar arranjar solução que a trabalhar…

      2. Avatar de leon
        leon

        não, pois como referi são softwares proprietários com drivers especificas para trabalhar com equipamentos e outros em rede só em windows nativamente, logo não dá para recorrer a wine no linux nem maquinas virtuais.

      3. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        Trabalhar pelo Wine é para masoquista…

      4. Avatar de Bravo
        Bravo

        Wine? Pff… Se querem usar programas windows usem o windows e não linux com gambiarras…

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Sem de um software especifico da minha área (Eletrónica) que no Windows custa mais de 25 euros de licença por computador e o mesmo no Linux é de graça. Na mesma área uma pessoa vê-se há rasca para encontrar um software que crie placas de circuitos integrados para o Windows e no Linux existe montes deles. Portanto na eletrónica mais vale ter-se o Linux do que o Windows

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        *sei de um…*

        1. Avatar de ZOrd_Z
          ZOrd_Z

          Concordo, é a minha área. Uns 7 anos atrás, noutra empresa, tivemos que legalizar todas as máquinas e afins. Então Implementei linux mint, wine a correr as aplicações de windows necessárias para o que era necessário. Dor de cabeça. Mas de borla… E que eu saiba ainda usam o mesmo método nas máquinas de teste de hardware….

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        No meu trabalho utilizam um software que custa quase 4000€ por utilizador 🙂

      3. Avatar de Eu
        Eu

        Acho curioso as empresas que mudam de Windows para Linux (nada contra, acho muito bem). Podes dar mais insights da empresa? Qual é a vossa area, quantas pessoas utilizam Linux, se tiveram algum tipo de formação..?
        Fiquei curioso… 🙂

  2. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Sem surpresas…

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Windows 10,sem dúvida nenhuma.O melhor sistema operativo de todos os tempos. 🙂 P.S.-acabou mesmo agora de sair uma nova Build(20150),para o canal Dev.(Fast Ring),do programa Windows Insider,que contém excelentes novidades e muitas correções e que eleva este “Ring” para o “Iron”.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Windows 10,sem dúvida nenhuma.O melhor sistema operativo de todos os tempos. 🙂 P.S.-acabou mesmo agora de sair uma nova Build(20150),para o canal Dev.(Fast Ring),do programa Windows Insider,que contém excelentes novidades e muitas correções e que eleva este “Ring” para o “Iron”.

  5. Avatar de Crow-
    Crow-

    Na minha empresa 90% das máquinas correm macOS.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Quer dizer que os funcionários fazem “bicha” para produzirem alguma coisa! Ou então a empresa só tem um funcionário…

    2. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      Opa correr MacOS não significa ter Mac Apple, fazes muito Hackintosh?

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Isso é preocupante…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Preocupante? Não é admiração nenhuma que o macOS é o Sistema Operativo de eleição para quem quer produtividade!

        1. Avatar de Barta
          Barta

          Acredito que nem tu acreditas no que escreveste

          1. Avatar de ProGuy33
            ProGuy33

            Não ligues esse comentário palerma só mostra o cromo que ele é.

        2. Avatar de Bravo
          Bravo

          Não… No Windows tens bastante produtividade, claro para quem o sabe usar.

    4. Avatar de Fulano
      Fulano

      Queres mesmo que malta acredite nesse “istória” de encantar ?

      1. Avatar de saldoso
        saldoso

        É assim tão difícil de acreditar?
        Há tanta variedade de empresas com diferentes necessidades…
        Se até na IBM os Mac representam 25% dos seus portáteis…

        1. Avatar de ze
          ze

          Não representam 25%, representam quase 90% e esse “até” tem muito que se lhe diga, a IBM foi a primeira empresa grande e unica até agora a mudar o seu parque para apple, isto foi feito em parceria com a apple a preços especiais e em com a JAMF (solução de gestão de parque informático apple onde a IBM tem parte interessada), serviu como modelo e resultaram bastantes whitepapers daí da redução de custo em suporte, reduziram cerca de 80% os tickets de helpdesk e cerca de 90% as avarias de hardware.
          No entanto é preciso referir que além do hardware a IBM fez um investimento em desenvolver todas as aplicações que usava para serem web based, isso acresceu aos muitos largos milhões (eles nem dizem o valor), com isso e com redução das equipas de suporte conseguiram poupar 500 USD por user pelo lifecycle do hardware.
          É um bom caso de sucesso mas apenas ao alcance de um nicho muito reduzido de grandes empresas.

          1. Avatar de saldoso
            saldoso

            Antes da IBM já a Google usava muitos Macs como computadores para os funcionários.

          2. Avatar de ze
            ze

            Errado saldoso, a google em tempos promoveu a liberdade de escolha para algumas das suas equipas e alguns escolhiam Macs, mas não eram computadores geridos na esfera corporativa da google, mas antes computadores independentes que usavam para fazer os seus projetos com conivência da google.
            A google sempre usou o seu proprio flavor de linux, inicialmente sem nome mais tarde apelidado de Goobuntu com base ubuntu e recentemente alterado para debian apelidado de gLinux, geridos centralmente com apt + puppet.
            Igualmente, boa sorte neste cenário, não é para qualquer carteira ter uma equipa que consiga prestar um suporte desta envergadura.
            Já passei por diversos projetos desta natureza e a grande maioria das empresas não têm maturidade para abordar um projeto desta natureza, as que têm precisam de ter os bolsos bem fundos.
            Keep it simple, stick with M$, ferramentas baratas, faceis de implementar, faceis de gerir, facil de formar novas pessoas, faceis de escalar, e em projetos conduzidos decentemente it-just-works.

          3. Avatar de saldoso
            saldoso

            Ze, não foi liberdade de escolha, foi política da empresa de uso de computadores Mac.
            Se é assim tão complicado és capaz de explicar o crescimento do uso de Macs nas empresas?
            Não será o que descreves mais a inércia de algumas mentes que acham tudo complicado e não querem aprender?

          4. Avatar de ze
            ze

            Saldoso, foi liberdade de escolha, ainda hoje é, não existem qualquer drive para mac na google, neste momento existe para chromeos mas com pouca adopção.

            Não é complicado, é complexo (são coisas diferentes), requer maturidade e investimento, só isso.
            Fácil trocar pcs por mac ou linux num escritório ou departamento que usem plataformas web e não possuam gestão centralizada OSD ou deplyment de software, se formos para empresas com alguma dimensão começa a complexidade.
            Não sei de onde tiraram a ideia que os macs estão a crescer nas empresas, essa ideia é completamente falsa, existiu um crescimento de macs nas empresas há uns anos com a saída dos iPhones 3G and so on que começou a promover a “cultura apple”, com a vinda do windows 10, surfaces e conversiveis isso deixou de se verificar, cada vez vejo menos empresas interessadas em suportar mac e tipicamente ficam-se por alguns elementos da direcção ou administração que gostam de mac e depois não integram com AD, não têm AV centralizado, não acedem a N recursos da empresa, fazem preparação manual um a um, ficam-se pelo outlook e para o restante usam um qualquer VDI e disponibilizam um ou dois técnicos dedicados para VIPs com formação de mac.

          5. Avatar de saldoso
            saldoso

            Ze,
            tudo é complexo e tudo requer investimento!
            Não sei porque é que insistes, foi uma política da Google que promoveu o uso de Macs na empresa, há uns bons anos atrás.
            As estatísticas demonstram o crescimento dos Mac em ambiente empresarial:
            https://www.techrepublic.com/resource-library/whitepapers/research-apple-s-growing-role-in-the-enterprise/
            https://techcrunch.com/2018/01/20/apples-enterprise-evolution/
            O teu último parágrafo demonstra a falta de conhecimento sobre o que se pode com Macs em termos de gestão.

        1. Avatar de BA
          BA

          confirmo, principalmente para acesso corporativo o portatil é fornecido pela Google com o MacOS todo trancado. Queres instalar alguma coisa alem do que vem de base tens de pedir ao “IT” para avaliar e eles depois decidem se instalam ou não.

    5. Avatar de Cortano
      Cortano

      Portanto…. A tua empresa são 3 pessoas, 2 têm macos e 1 pessoa trabalha.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Desculpa, isto não dava 10%.
        9 têm Mac e 1 trabalha.

    6. Avatar de rui
      rui

      podem desenvolver apps para ios

    7. Avatar de Crow-
      Crow-

      Para deixar claro a empresa tem 30 pessoas e trabalhamos em software development. Cada um tem um MacBook Pro 15″ sendo que em breve metade da “frota” vai ser renovada pelos nos MBP de 16″.
      Não tenho culpa que trabalhem em chafaricas de consultoria onde vos dão um HP de 600€, há empresas melhores por aí, é só procurarem ou terem capacidade para trabalharem melhor.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Para deixar claro, onde trabalho são milhares e não usamos “HP de 600€”

        Se calhar chafarica é a tua…

  6. Avatar de TT
    TT

    Aqui na empresa 100% Windows, para PC’s e Servidores… em casa Windows!

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Claro,é o melhor. 🙂

  7. Avatar de Malamen
    Malamen

    100% MacOS na empresa.
    Em casa MacOS e Windows 10.

  8. Avatar de Joselito
    Joselito

    Ao menos o Windows e MacOS recebem dinheiro pelo trabalho nas empresas, agora os bestas das distribuições livres que program de graça para os outros ganharem dinheiro, estou a ver.

    A gente do open-source não vê que as empresas pagam para não usar o Linux? Têm q ser muito abiscoitado.

    1. Avatar de ZOrd_Z
      ZOrd_Z

      O OSX é de borla se o teu mac o comer… O windows 10 também se tiveres uma máquina windows com pelo menos win 7…. E mais interessante, OSX é linux basicamente…. E até tens linux meio implementado no windows….
      Não fazes a menor ideia do que dizes….

      1. Avatar de saldoso
        saldoso

        OS X não é linux, é UNIX

        1. Avatar de ZOrd_Z
          ZOrd_Z

          Correcto em parte. E o nosso amigo linux nasceu de onde?

          1. Avatar de saldoso
            saldoso

            Não é apenas em parte. O macOS está certificado como UNIX.
            O linux tenta ser UNIX compliant, não tem uma origem comum com o macOS.

        2. Avatar de ze
          ze

          Não é bem assim, OSX aka Darwin embora seja unix ou posix-compliante na verdade deriva do BSD-Lite e FreeBSD que por sua vez derivam do unix.

          1. Avatar de saldoso
            saldoso

            O “OS X”/macOS é oficialmente um sistema UNIX, está certificado como tal!
            Quanto ao Darwin (que não é o “OS X”), não deriva do BSD-lite nem do FreeBSD, deriva do NeXTSTEP, que incorporava parte do código do BSD-lite. Pelo meio substituiu parte desse código pelo FreeBSD, do qual foi divergindo.

          2. Avatar de ze
            ze

            Tens de ir buscar informação a outra fonte, essa já aprodeceu 😀

          3. Avatar de saldoso
            saldoso

            Ze,
            serás tu a ter que rever as tuas informações!
            Seria até interessante se fosses capaz de dizer alguma coisa concreta em vez de argumentar no vago…

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        O macos é tão grátis como o Windows quando compras um pc/laptop novo.
        Já vem incluído no preço final.

        1. Avatar de ZOrd_Z
          ZOrd_Z

          Meio de acordo. Posso instalar o ultimo win 10 num imac com uma chave válida de um portátil com 10 anos que já morreu… Posso istalar osx no meu pc papa macs?

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Não podes porque a Apple não deixa, mas não quer dizer que não pagaste o OS.
            Estou a excluir hackintosh, claro.

  9. Avatar de Leoni
    Leoni

    Queria muito usar o Ubuntu, mas é muito sofrimento. Não consigo nem instalar meu token com certificado digital. Na versão 16.04 conseguia, mas agora nada.

    1. Avatar de rui
      rui

      normalmente o ubuntu e conhecido por ser a distro em as coisas funcionam melhor
      tentaste no deviam?

        1. Avatar de leoni
          leoni

          Não há como. O tokem necessita de bibliotecas que não estão mais presentes nas versões atuais do debian ou ubuntu.

          1. Avatar de rui
            rui

            e usas que so agora?

        2. Avatar de Leoni
          Leoni

          Boa noite. Voltei aqui para te dizer que consegui resolver a questão do token USB com certificado digital no Ubuntu 20.04. Já migrei minhas máquinas para o Ubuntu. 🙂

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Falta o Chrome OS. Eu uso Chrome OS.

  11. Avatar de fgfg
    fgfg

    e tu mari que SO usas?

  12. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    No meu trabalho mais de 3000 pc diria que 99,9% Windows, e alguns Imac, mas poucos, só mesmo um user é que só utiliza Mac.

    1. Avatar de ze
      ze

      É o gajo que faz papeis do covid para afixar 😀

  13. Avatar de Ricardo B.
    Ricardo B.

    Windows 10 e a empresa infelizmente não tem alternativas. Dependendo do software e gosto/hábito de cada um, deveria haver mais flexibilidade na escolha do sistema operativo.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Em empresas grandes nem fazes ideia da dor de cabeça e custos associados que acarreta teres vários sistemas a trabalhar a comunicar entre si.

      1. Avatar de ze
        ze

        Exacto, na minha empresa temos 60.000 pcs, tudo windows, ninguém tem possibilidade de escolha, nem directores nem CEO, é igual para todos.

  14. Avatar de Dinis
    Dinis

    Manjaro Linux com o Cinnamon.

  15. Avatar de Vítor Oliveira
    Vítor Oliveira

    E como perguntarem que mãe cozinha melhor, a minha ou a tua. Cada um defende o que usa. O errado, é impor a sua verdade ao outro. Cada um usa o que mais se adapta às suas necessidades. Por exemplo: para servidores uso o Linux, ( confesso que para mim uma dor de cabeça quando quero instalar alguma coisa. É código e mais código. Se queremos instalar alguma coisa, queremos que funcione portanto, para quê 5 ou 6 comandos para isso? ). Já no dia a dia uso o Windows e só correr o setup e next, next, termos e OK.

  16. Avatar de Nuno Cardeiro
    Nuno Cardeiro

    Eu li em tempos uma boa, com grande dose de verdade: os sistemas gnu/linux são de graça, se não deres valor ao teu tempo. Pese embora, no meu caso a maior entrave são os softwares ERP/CAD, depois há aquela pen caprichosa que licencia/encripta pdfs, onde uma pessoa desiste de pôr a funcionar.
    Bem pelo menos a esmagadora maioria dos NAS correm uma forma ou outra de linux.

  17. Avatar de ThornC
    ThornC

    Na minha organisação há de tudo, mas windows é predominante. As ferramentas de “deployment” fazem a diferença!
    No fundo considerando que todas as applicações que usamos (excepto o office, por enquanto) são web-based este ponto já não é importante! Eu poderia usar Windows, macOS, ipadOS, Android, chromeOS, Linux, *BSD ou até mesmo BeOS que desde que o browser suporta-se HTML5+CSS estaria tudo bem…

    Para servidores a grossa maioria são RHEL/CENTOS com algums poucos Ubuntu aqui e ali e o ocasional Windows Server para suportar “office automation”.

    Portanto a pergunta não tem resposta… depende do “Contexto” no trabalho!

    1. Avatar de IP
      IP

      Alguém que faça um comentário com sentido 🙂

      A Microsoft está a anos luz em termos de gestão de LDAP e por sua vez Workstations, basta ver pelo Intune, para não falar no Office que sempre foi um grande peso na escolha de um OS para colaboradores…

      “Infelizmente” no meu caso a maioria dos servidores são W2016 mesmo em casos que sistemas Linux traziam mais vantagens 🙂

      Implementar um SFTP com aplicações nativas da Microsoft é impossível e com Linux são “2” comandos, mas a própria Microsoft tem noção disso e tem tentado mudar nos últimos anos, basta ver o MSSQL em Linux, SSH nativo no W10, .NET Core, fora o resto…

      Mas é como o @ThornC diz, cada negócio tem que analisar as suas necessidades, se desenvolvem em .NET não podem ter Windows e se desenvolvem em PHP não tem lógica ter IIS…

      Talvez a questão esteja mal feita e devia identificar o uso do OS 😉

  18. Avatar de Eu
    Eu

    Na minha “empresa”, 100% a trabalhar com MacOS e smartphones Android!
    PS: Trabalhador sou por conta própria 😀

    Só usei Windows nos tempos de faculdade, depois mudei para OSX porque a empresa na altura me deu um para as maos.e fiquei fã até hoje.
    Recordo-me o que o mais chato na altura eram mesmo as atualizações, virus (nunca tive desses problemas no MAC, nao quer dizer que nao venha a ter), e de ter o windows a crasear randomly (acredito que hoje seja diferente..)
    Em relação a empresas, por onde passei, tentei sempre usar o meu MacBook Pro, enquanto o pessoal usava o PC windows (dado pela empresa). Os custos para uma empresa grande ainda fazem moça :/

  19. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Acho que falta o Chrome OS, mas em termos empresariais em Portugal não deve ser muito.

    1. Avatar de ze
      ze

      Tens algumas empresas que adoptaram chromeOS para usar com RDS, Horizon ou Citrix. Tirando isso não tem expressão.

  20. Avatar de Rafael Ribeiro
    Rafael Ribeiro

    Em contexto de trabalho MacOS e Linux, no meu PC de casa Windows 10 para jogos e ArchLinux para o resto.

  21. Avatar de Paulo
    Paulo

    No trabalho e em casa, macOS. Só o dep. de contabilidade é que usa Windows (coitados) “pq tem de ser”, dizem eles. Não pq gostam.

  22. Avatar de andy
    andy

    Este inquérito tem respostas tão óbvias, que era como perguntar: para subir ao 20º andar de um prédio o que mais usam: 1-ELEVADOR; 2-escadas; 3-escalada; 4-teletransporte ……

    1. Avatar de Mix
  23. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Windows 10 para trabalhar e algumas vezes lubunto (linux) para utilizar mais rapidamente a internet, é um sistema mais leve do que o windows em utilização da ram, processador, …. tem também sido funcional e dá para trabalhar em programas de produtividade.

  24. Avatar de BA
    BA

    Acho que o objectivo da pool não é decidir qual o melhor OS, mas sim auferir o que as empresas mais usam para trabalhar.
    Não é para ver com quem maior produtividade ou quem tem menos custo de manutenção.

    As empresas nem sempre fazem as melhores escolhas aos olhos de cada um, isto porque quando escolhem uma plataforma ficam agarrados as licenças, custo de manutenção, Hardware, aplicações Legacy que ja vêm desde os anos 80, etc.
    Outro factor importante para as empresas na escolha de um OS é a curva de aprendizagem. Temos de ser realistas quando toca à fatia de mercado do Windows por exemplo. Grande maioria das pessoas tem pelo começaram ou têm apenas um computador com Windows a titulo pessoal. Isto faz com que no ambiente empresarial não se tenha de gastar tempo de formação para ensinar as pessoas as fazer as coisas basicas do O, e acreditem que isto pode ter um custo elavado quando estamos a falar em escala.
    Nem toda a gente é da area de IT, e mesmo nas empresas de IT, existe um numero consideravel de pessaos que nada tem a ver com IT (HR, Legal, etc… )

    O meu trabalho é feito em grande maioria numa consola preta com letras brancas remotamente, se por um lado não me importava de todo em ter linux ou MacOS, todos os meus equipamentos de trabalho correm Windows. Porquê? Porque é o sistema predominante na empresa, porque uso algum software de managment, que embora existam alternativas para as outras plataformas, infelizmente, não são tão boas quanto as versões de windows. Temos tambem a questão de habito, trocar aqueles software iria trazer uma quebra de produtividade até subir a curva de aprendizagem ou desenvolver metodos novos que me permitiriam ser tão produtivo como agora. Aqui entra a questão de tempo… quanto vale o tempo de gasto a recuperar produtividade Vs. o que se pouparia ou não com a troca.

  25. Avatar de Ric
    Ric

    Na realidade uso mais o android em contexto de trabalho mas alguem se esqueceu de colocar essa opcao

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Se leu o artigo, menciona SO para computadores.