Estudo: “Informáticos” estão insatisfeitos com o seu salário

59 Comentários

É verdade que esta pandemia irá alterar muita coisa ao nível financeiro. O impacto já é notório e os próximos anos serão um enorme desafio. Com a COVID-19 acelerou-se a digitalização e, no meio desta mudança estão os profissionais de tecnologias s informação.

No que diz respeito aos salários, um estudo recente refere que 62% dos profissionais na área da tecnologia estão insatisfeitos.

Estudo: "Informáticos" estão insatisfeitos com o seu salário


62% dos “informáticos” acham que deviam ter melhor salário

De acordo com a edição deste ano de um estudo da Hays (Guia do Mercado Laboral), 62% dos profissionais de Tecnologias da Informação estão insatisfeitos com o seu salário e 72% estão insatisfeitos com as suas perspetivas de progressão no emprego atual.

Ainda assim, os profissionais do setor estarão entre os que menos pretendem mudar de emprego em 2021, com 74% a indicar essa possibilidade. Apenas os profissionais de Legal (71%) e Life Sciences (73%) apresentam valores mais baixos.

Estudo: "Informáticos" estão insatisfeitos com o seu salário

Entre os profissionais de TI que pretendem mudar de emprego, os principais motivos prendem-se com o pacote salarial (73%), as perspetivas de progressão de carreira (63%) e a procura de projetos mais interessantes (57%).

Outros dados dos Guia do Mercado Laboral 2021 relativos aos profissionais de TI:

  • 28% dos profissionais de IT foram aumentados e 4% foram promovidos em 2020
  • 39% recusaram ofertas de emprego em 2020
  • 34% estão disponíveis para trabalhar no estrangeiro
  • Seguro de saúde, possibilidade de trabalhar a partir de casa e flexibilidade de horários são os benefícios mais valorizados pelos profissionais desta área.

Esta edição do Guia do Mercado Laboral tem como base inquéritos efetuados junto de cerca de 2752 profissionais qualificados de todos os setores e 612 empregadores a atuar em Portugal.

Leia também…

78% não acha justo o salário médio dos Informáticos em Portugal

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Fixe, vejam lá então se há algum estudo onde mais de 50% esteja ok e esteja satisfeita com o seu salário.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eh pá, aposto que os políticos também se queixam que ganham mal, mas é só choradeira. Há realmente pessoas que deviam receber mais do que aquilo que recebem, mas os políticos não são uns deles.

      1. Avatar de airtup
        airtup

        Há muita gente em TI a ganhar mais que o ordenado oficial dos politicos.

        1. Avatar de Luisão
          Luisão

          Não sei o que queres dizer com “muita gente em TI a ganhar mais que o ordenado oficial dos politicos”, suponho que sejam directores, CEO é algo do género. Chegámos a um ponto que ganhar 1000€ é um luxo, para a maioria e com a globalização e a facilidade de deslocação das empresas e a crise económica, cada vez mais pessoas serão mais mal pagas. Também penso que em Portugal existe uma grande disparidade de salários, o que se reflete na nossa economia. Mas os serviços das empresas de TI continuam a ser bem pagos, logo eu pergunto para onde vai a maioria desse dinheiro?

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            1000€ é um luxo em IT?
            1000€ é o start point de qualquer recem formado.
            Qualquer profissional de IT com 10 anos de experiencia e que não seja field support ganha pelo menos 2.000€ liquidos.

  2. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Agentem que os restantes Portugueses também estão igualmente insatisfeitos e aguentam, calados. Aguentem e não se façam de vítimas. Não são mais do que os outros. Aguentem!

    1. Avatar de Nuno P.
      Nuno P.

      Aguentem? Calados? É com cada cromo…
      Ainda mais, com tanta oferta no resto da Europa a receber pelo menos 3x mais.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Sim! Vamos todos ficar calados porque os outros também estão mal, isso irá resolver as coisas para todos!!!!!!!! É com cada um, ganhem juízo.

    3. Avatar de LA
      LA

      O Sr. António Coutinho deve ter uma costela, ou várias, de fascista. Ou estou errado?

  3. Avatar de Jota
    Jota

    … e com razão, porque atualmente a informática é a base de (quase) tudo)!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Acho que consegues viver sem informática, mas não consegues viver sem comer. Se queres ir por aí os agricultores deviam ganhar bem mais do que ganham

      1. Avatar de Rui
        Rui

        mas eu posso plantar batatas em casa e tens noçao de quantos sistemas informaticos existem desde o agricultor ate a comida chegar a ti ?

        1. Avatar de Nuno
      2. Avatar de Paz
        Paz

        Concordo que os agricultores, pescadores etc… deveriam ser bem remunerados, mas não nos podemos esquecer que hoje em dia tudo funciona na base da informática, desliga la o sistema dos caixas do supermercado e vais ver a confusão para comprares comida, deixa cair os servidores de uma grande empresa e vais ver o prejuízo que advém do mesmo, desliga os sistemas informáticos responsáveis pela distribuição de bens e vais ver a escassez de todo o tipo de produto a chegar às tuas mãos. Quer queira quer não, estamos dependentes da informática quase para tudo, já nem falo dos sistemas financeiros e outros que tais…, que aí sim, seria voltar a idade da pedra. É só a minha opinião, vale o que vale. Abraço.

        1. Avatar de André R.
          André R.

          Para isso os engenheiros eletrotécnicos poderiam ganhar muito mais que o eng. informático… liga lá um servidor sem energia elétrica… lá se vai á caixa dos supermercados, a luz dos supermercados…

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Ora aí está. Comam RAM.

            Não ponham a informática como um bem de primeira necessidade.

            Não estou a comparar informática com agricultura, estou a mostrar que se calhar é melhor irmos com calma nessas conclusões do “se há mais informatização temos de ser mais bem pagos”, tretas, em economia até é o contrário, procura e oferta

      3. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Mas sabes quanto ganha um agricultor? lol
        Devem pensar que os agricultores são pobres, acho piada ao pessoal da cidade.

    2. Avatar de segfault
      segfault

      Deixa ver se percebi, os informáticos devem ser bem pagos porque a informática é importante? e os senhores que recolhem o lixo? e varrem as ruas? e o padeiro ao fundo da rua? e o agricultor (como disse o Jorge)? Curiosamente muitos desses são bastante mais mal pagos.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Comparação sem nexo nenhum!! Queres ver que hoje em dia nascemos todos engenheiros informáticos??? O esforço para fazer todas essas funções que acabaste de dizer exige algum curso? Algum conhecimento aprofundado como engenharia? Pensar um bocado antes das postas de pescada não?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Então existem profissões muito mais importantes e que devem ser bem mais pagas porque estudaram mais.

        2. Avatar de Gigbola
          Gigbola

          Deves achar que o esforço físico exige menos “esforço” que o esforço mental. Cursos há muitos, bons profissionais…….

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    SÃO escreve-se com til…

  5. Avatar de Hidelberto
    Hidelberto

    Trabalhem mais e chorem menos, em Lisboa ganhar 4100 euros por mes para um engenheiro informatico como eu nao me queixo!

    1. Avatar de Empresário
      Empresário

      Brutos e depois ficas com metade disso?….

      A maior parte dos descontentes n mexe palha para fazer diferente, são adversos ao risco…

      1. Avatar de Hidelberto
        Hidelberto

        4100 Liquidos amigo mas tb ja trabalho ha 10 anos. A Experiencia conta muito. Quando sai do curso o meu primeiro trabalho mal chegava a 1200 liquidos, uma miseria!

        1. Avatar de Nuno P.
          Nuno P.

          Mas alguém se está a queixar na noticia ou a noticia refere os resultados de um estudo?

    2. Avatar de Eu
      Eu

      4100? Já lá vai o tempo… Ahah
      Para junior não está mau, tens de começar por alguma lado.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      se tu ganhasses 4100 liquidos de certeza que nao eras o tipo de gajo que vem para o pplware dizer, provavelmente és so um gajo que ganha o ordenado minimo e a net é o unico sitio que se pode fazer passar por alguem que ganha 4100 e já agr trabalhas em que empresa ?

      1. Avatar de Rol
        Rol

        Muita dor de cotovelo ai, tem calma e respira. E perfeitamente normal, sao valores normais para o nosso mercado em boas empresas, agora se não tens curso é dificil.

      2. Avatar de Luisão
        Luisão

        Deve de ganhar tanto 4100 por mês como eu ganho 1 milhão? Ele que explique então o que faz especificamente e o onde? Em Portugal só se for um diretor de uma grande empresa e nesse caso duvido bastante que viesse para aqui exibir a sua filha de salário.
        Porque há pessoas que não tiveram a sorte e as oportunidades para evoluir e crescer…

      3. Avatar de segfault
        segfault

        Não é assim tão irreal, eu trabalho há mais de 10 anos na área, não ganho isso mas conheço quem ganhe. Como vivo num local onde o custo de vida é um pouco mais baixo, estou francamente satisfeito. Sei que se fosse para Lisboa ia conseguir ter um salário melhor (mas possívelmente iria trabalhar bem mais de 8h/dia e teria muitas mais despesas e tempo perdido em commuting…)

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Para part-time não está mau. Fazes que 2 ou 3 dias semana?

    5. Avatar de Rui
      Rui

      Para um salário de 4 100€ líquidos, precisas de ter um salário bruto de 8 000€ mensais!!!!!!!
      São mais de 110 000€ por ano!!!!!!!

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Não sei o que ele faz, mas esse é o ordenado tipico de um manager de IT em Lisboa e Porto numa multinacional.
        Pessoal de posições mais técnicas tipicamente anda pelos 3.000€ liquidos, a menos que faça near shoring, nesse caso até consideraria os 4.100€ liquidos algo relativamente banal, quando fazia near shoring no primeiro ano de actividade que estava isento chegava a fazer 10.000€ liquidos por mês, tudo depende do país ou estado para onde se trabalha.

  6. Avatar de Tony
    Tony

    O problema na área é a estrutura em pirâmide. Por detrás de cada informático há sempre muita gente para alimentar.

    Nos dias de hoje a informática é mais uma oportunidade para os oportunistas que propriamente para os informáticos.

  7. Avatar de in21h
    in21h

    Apontem a mira para as consultoras que pagam o mínimo e depois espantam-se quando perdem os seus melhores para irem trabalhar no estrangeiro ou para clientes deles…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Se tu tiveres um negócio em que pagues X/mês e recebas 3X/mês, e o teu colaborador saia passados dos anos, e tu voltes a repôr a vaga, o que achavas de ti? Fecha às o teu negócio ou continuavas?

      1. Avatar de in21h
        in21h

        Se saiu passado dois anos por motivos pessoais a culpa não será minha certamente, MAS, se saiu por descontentamento com a empresa, o erro é meu certamente. your point?

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Como empresário era-te irrelevante porque ias fazer o ciclo novamente. Não me parece que as consultoras deixem de ser como são pôr as pessoas estarem insatisfeitas

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      O problema é que essas empresas pagam consoante o custo de vida no local onde tiverem escritórios. Não deveria ser o trabalho que conta? A desculpa do “custo de vida” do local é a mesma que usar a desculpa do covid para não poderem dar aumentos porque há crise, depois de mandarem os freelancers quase todos embora, não pagarem eventos nem nenhuma das outras despesas dos anos anteriores fora do âmbito de trabalho e mesmo assim ter existido muito mais trabalho que o normal porque os clientes também não podem parar. Ou seja, houve mais lucro, mas como temos o covid, blá blá blá blá… Mudam o nome mas é tudo farinha do mesmo saco por cá pela terrinha, pelo menos.
      E acham que os recursos não ficam descontentes quando se sabe que para pagaram 1000€ a um recurso, recebem no mínimo 20 vezes mais pelo projecto que esse recurso vai fazer.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Eu acho que os ganhos devem estar sempre ajustados ao local onde se vive.
        Defendo mesmo ordenados minimos por distrito, viver com um ordenado minimo no alentejo ou em Lisboa são coisas completamente diferentes, em Lisboa nem se poderia chamar viver.

        1. Avatar de carlos
          carlos

          oh Chico “espertinhho” José Fonseca Amadeu… tu em lisboa andas de transportes publicos pagos por mim da provincia. eu se quero tenho de andar de carro e pagar! artola, tens aí redes de comunicação superiores à minha e ainda te queixas! anda para cá e vais ver como é duro !

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Por acaso não ando de transportes.
            De qualquer forma, é logico que não concordo com a carga fiscal igual, essa também tem de ser ajustada conforme a area de residencia e disponibilidade de serviços.

  8. Avatar de João
    João

    Ordenado mínimo. Sem horário de saída. Horas não pagas. E agora com o covid, ainda piorou os pagamentos… Acho que me posso incluir nos insatisfeitos.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Na minha opinião, o salário mínimo só deveria ser pago a funções indiferenciadas, sem necessidade de skills. Nenhuma pessoa na área de informática deveria receber esse salário, mas infelizmente sucede.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Nunca conheci ninguém de IT a receber isso, talvez antigamente quando o tipo de IT era visto como o gajo que está lá num canto e faz umas coisas no computador e que até posso levar o meu computador pessoal que ele arranja no horário de expediente.
        Faz tempo que o IT já não é esse tipo.

  9. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    É dificil de encontrar no mundo uma percentagem boa de pessoas que estão satisfeitas com o seu ordenado…então em portugal deve ser paí 90% da população que está insatisfeita…

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas existe alguma classe contente com o que ganha? Até os juízes querem mais…

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Sim, os pilotos da TAP, nem se importam de baixar 45% do ordenado para manter a mama.

  11. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    A verdade e que nao se consegue fazer muito barulho com a insatisfacao, porque a mentalidade dos empresarios e: Nao queres ? Ha mais quem queira. Seja informatico ou nao e tenha muito boas competencias, eles sabem que mais cedo ou mais tarde arranjam alguem para o lugar. Nao devia ser assim mas infelizmente e essa a mentalidade dos patroes.

  12. Avatar de Ricardo Moura
    Ricardo Moura

    reddit/r/portugal, és tu?

  13. Avatar de Ricardo Pinto
    Ricardo Pinto

    Considero isto um problema cultural da geraão que está a dirigir e ferir as empresas atualmente.
    Enquanto existirem aquelas máximas, que passo a citar:
    – Ninguém é insubstituivel;
    – Prefiro 20€ no meu bolso, do que no bolso do colaborador;
    – Estou-me a borrifar para o salário emocional de quem trabalha comigo, importa é o lucro;
    O nosso país continuará igual, a nivel de insatisfação operária.
    E ainda podia colocar aqui mais algumas máximas que fui recolhendo ao longo da minha carreira…

    1. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      O que importa e no meu bolso, os outros se recebem o salario minimo devem ficar contentes por ter emprego. Quando ficarem insatifesfeitos e so ir buscar novinhos as universidades prontos a receber qq coisa.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Boa sorte fazer isso em TI, pessoal com experiência no mercado disposto a sair é quase 0, saídos da faculdade ou são uns cepos ou vais levar 1 ano para os treinar.

  14. Avatar de lourenço nuvunga
    lourenço nuvunga

    Há questões que não se podem negar, quando estás a procura da primeira oportunidade de trabalho o salário é sempre o mais baixo mesmo que tenhas bons conhecimentos, a medida que crescemos as nossas necessidades também não ficam além , o que tem um impacto directo no salário. As vezes passa por adquirir experiência numa determinada empresa e com essa experiência procurar melhores oportunidades. QUEM TEM CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIA NÃO DEVIRIA SUJEITAR-SE A SALÁRIO ÍNFIMOS.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Problema maior é o comodismo, as pessoas acham que deviam ter melhores condições mas debaixo do mesmo patrão/chefe, é como esperar que chova no deserto. Arrisquem, façam-se a novas oportunidades, saiam da vossa zona de conforto, não só vão ter maior reconhecimento como ainda vão evoluir mais, em experiência e em carreira.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom dia, falam com cada valor… informáticos recém licenciados a começarem a ganharem 1000€ líquidos e ordenados de 2, 3 e 4 mil limpos como se fosse o normal? Existe uma plataforma online, teamlyzer, que poderá ajudar a esclarecer um pouco os valores praticados pela maioria.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Pedro, Lisboa e Porto é o normal, o restante país é dificil aferir pois cada empresa tem a sua particularidade.
      A teamlyzer apenas foca empresas da área de TI, tipicamente não são as que pagam mais, mas sim empresas de áreas como utilities, finance, insurance, auto, aviation, pharma, retail, que têm extrema dependencia de IT e de cargos altamento qualificados, qualquer empresa desse genero com alguma dimensao vai empregar 200 trabalhadores de IT e vão querer fazer retenção.
      Por exemplo, da área tecnologica a Microsoft é a empresa que paga melhor em Portugal, no entanto facilmente encontras de outras areas a fazerem propostas melhores a engenheiros da microsoft.
      Depois nesta área dinheiro não é tudo, mais importante que dinheiro são os beneficios e os projectos, posso dar o meu exemplo que tenho 600€ de car allowance, comunicações pagas e agora recentemente até netflix, isto sempre em cima de seguro saude para a familia, ginasio, seguro de vida e horário flexivel com possibilidade teletrabalho 2 dias por semana.
      Cada vez mais se torna importante fazer retenção de pessoal especializado de informática, é uma área sem desemprego o com uma procura crescente continua.