Estados Unidos estarão a destruir o último stock conhecido de armas químicas do mundo

16 Comentários

Numa altura em que o mundo está em guerra, nos Estados Unidos estarão a destruir o último stock conhecido de armas químicas do mundo. Serão robôs a partir de terminar um processo de desmantelamento que levou décadas.

Estados Unidos estarão a destruir o último stock conhecido de armas químicas do mundo


Oficialmente, todos os governos do mundo estarão afastados do negócio de armas químicas. O Exército dos EUA avançou ao The New York Times que deve terminar de destruir o último stock declarado de armas químicas do mundo já amanhã, 7 de julho.

Os EUA e a maioria dos outros países acordaram eliminar completamente os seus arsenais dentro de 10 anos após a entrada em vigor da Convenção de Armas Químicas em 1997, mas o tamanho da coleção americana e a complexidade do descarte seguro deixou o país está atrasado.

O método atual depende de robôs que perfuram, drenam e lavam os projéteis de artilharia e foguetes carregados de produtos químicos, que são então selados para torná-los inofensivos. O gás drenado é diluído em água quente e neutralizado com bactérias ou soda cáustica. O líquido restante é então incinerado.

As equipas usam raios-X para verificar se há fugas antes do início da destruição e monitorizam remotamente os robôs para minimizar o contato com materiais perigosos.

Inicialmente, o Exército queria desfazer-se das armas afundando-as em navios, como havia feito no passado, mas enfrentou uma reação pública sobre o potencial impacto ambiental. As propostas para incinerar agentes químicos na década de 1980 também encontraram objeções, embora os militares tenham destruído uma grande parte do stock dessa forma.

Não será o fim da utilização de armas químicas

Os EUA recorreram a armas químicas pela última vez na Primeira Guerra Mundial, mas continuaram a produzi-las durante décadas. A atenção ao programa aumentou pela primeira vez em 1968, quando estranhas mortes de ovelhas levaram a revelações de que o Exército estava a armazenar armas químicas nos EUA e a testá-las ao ar livre.

Esta medida só vai acabar com os stocks confirmados. A Rússia foi acusada de produzir gás nervoso de forma secreta, apesar de insistir que destruiu as suas últimas armas químicas em 2017. Forças militares sírias pró-governo e extremistas do ISIS usaram as armas durante grande parte da década de 2010. Esta ação não vai impedir a utilização de armas químicas no mundo.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ECG
    ECG

    “…Os EUA recorreram a armas químicas pela última vez na Primeira Guerra Mundial, mas continuaram a produzi-las durante décadas…”. Perguntem ao Vietnam e ate ao Japao ! E antes que digam asneiras..”A Bomba de Napalm é uma arma química que utiliza o Napalm em sua composição. O Napalm é uma mistura química composta por Naftenato de alumínio e Palmitato de alumínio mono e di-hidroxilados.”; “A poderosa bomba incendiária que marcou a Guerra do Vietnã A Bomba de Napalm foi uma criação dos Estados Unidos para potencializar o poder das bombas incendiárias. Ela é considerada uma arma química e seu poder destrutivo chamou atenção pela letalidade quando foi usada em Tóquio e na Guerra do Vietnã.”

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Entretanto têm a MOAB

  2. Avatar de Diogo Cesar de Roma
    Diogo Cesar de Roma

    Nem quero saber dos stocks desconhecidos, porque sei exatamente onde eles estão.

    Adivinhem.

    1. Avatar de André
      André

      Na Europa principalmente na submissa Alemanha.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Alemanha? Alemanha é o país mais fustigado da história devido às guerras que iniciou e com sanções pesadas, não têm armas nenhumas, até tenho pena dos alemães pela vergonha que eles têm do passado deles quando não está relacionado com o que eles são hoje, é como castigar gerações futuras pelos erros dos pais

        1. Avatar de SHUTDOWN
          SHUTDOWN

          Concordo!

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    Agente Laranja utilizado pelos militares americanos no Laos e no Camboja durante a Guerra do Vietname
    pt.wikipedia.org/wiki/Agente_Laranja

    1. Avatar de João Cartaxo
      João Cartaxo

      Acho mal pois temos de usar tudo para acabar com os russos e chineses. O nosso elevado estilo de vida europeu necessita disso

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É para deitar areia para os olhos de quem? Já ninguem papa desses grups. looolool

  5. Avatar de ASBVDZ
    ASBVDZ

    Destruiram as armas químicas, mas não deitaram a fórmula para o lixo.
    Gostaria de saber quanto tempo demora a produzir novas armas químicas…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      As “fórmulas” não são segredo estão todas disponíveis na Internet.

  6. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Nem quero imaginar os stocks de sarim que a Rússia deve ter

  7. Avatar de Nuno V
    Nuno V

    “Os EUA recorreram a armas químicas pela última vez na Primeira Guerra Mundial, mas continuaram a produzi-las durante décadas.”
    Os EUA recorreram a várias armas químicas no Vietname, Laos e Camboja (mais de 50 anos após o término da primeira guerra mundial), como agente azul, agente roxo, agente rosa, agente verde, agente branco, e o mais conhecido, o agente laranja. Ainda agora existem pessoas nestes países que vivem com deformidades devido a estes agentes químicos. Portanto, corrijam lá a frase que está objetivamente errada.

  8. Avatar de PN
    PN

    Claro que não irão acabar com as todas as armas químicas, além disso, a notícia diz que estão a destruír o último stock conhecido, não diz nada sobre estarem ou não a fabricar stock novo. Faz sentido destruír os stocks antigos, porque os compostos químicos degradam ao longo dos anos, e não têm tanta eficácia que quando foram fabricados.

  9. Avatar de Moina
    Moina

    Pessoal, eu acredito que o Pai Natal existe.

    Claro que estou a ser irónico, se é que algum dia iremos saber a verdade?
    Acho que não …

  10. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Já se sabe que na terceira guerra mundial que ainda não começou vão lançar alguma espécie de pó ou líquido, acho que amarelo, num corredor grande a atravessar a Europa quase toda para deter um exército… por isso sim, os cientistas um pouco por todo o lado continuam a desenvolver armas de todo o género incluindo armas químicas.