Escândalo das emissões poluentes: Há mais 4 marcas envolvidas

163 Comentários

O escândalo das emissões da Volkswagen é um assunto de escala mundial! Depois das primeiras descobertas que vieram a público nos finais de Setembro e que envolviam apenas a Volkswagen, descobriu-se que, afinal, o problema era bem mais grave a afectava muitas outras marcas como é o caso Skoda, Seat e Audi.

Segundo a Emission Analytics, além das marcas referidas, há agora mais quatro que passam também a estar envolvidas no super escândalo das emissões poluentes.

4396


Mitsubishi, Mercedes, Mazda e Honda são as marcas que, segundo o canal The Guardian, estão também envolvidas neste escândalo. Segundo os relatórios, alguns modelos destas marcas emitem mais NoX (óxidos nitrosos) que o previsto nos testes de certificação.

Para se ter uma ideia mais concreta, alguns modelos Honda emitem até 6x mais NOx do que o previsto e há alguns modelos 4×4 que a emissão do poluente pode chegar a 20x mais do que o previsto por lei.

EscandaloVWdiesel115

Relativamente a estas quatro marcas não há qualquer indicação que tenham recorrido a “software fraudulento”, tal com aconteceu com a Volkswagen e outras marcas do grupo, mas os testes realizados indicam que não cumprem as normativas europeias definidas relativamente a emissões de gases poluentes.

A par das marcas referidas, há já também informações que a Nissan, Renault, Citroën, Hyundai, Fiat, Jeep e Volvo possam também vir a ser acusadas de incumprimento no que se refere à legislação vigente sobre emissões de gases poluentes.

Comentários

163

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Está tudo lixado.

    1. Avatar de Semedo
      Semedo

      lixado, mas com F

      1. Avatar de Concept
        Concept

        Está mesmo tudo fixado… não, pera.

        1. Avatar de Daniel M.
          Daniel M.

          Não, maça.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      BICICLETA ELÉTRICA é um dos meios de transporte com cada vez mais adeptos.
      A bicicleta elétrica já foi desenvolvida em 1800’s tendo uma patente de 1895 por O. Bolton Jr. com um modelo igual às atuais bicicletas elétricas. Certamente estes senhores já estava a ver o futuro, mas nesse tempo não tinhas as baterias que existem hj em dia de elevada densidade energética
      https://www.electricbike.com/e-bike-patents-from-the-1800s/

      Grandes capitais já tÊm muitas bicicletas elétricas de fácil acesso para qq cidadão. Copenhaga é onde existem mais bicicletas por habitante a circular, podem tb ver o exemplo em Amesterdão etc etc
      Existem vários pontos de carga/ estacionamento. Começa num ponto de carga e dpois deixa a bicicleta noutro ponto de carga perto do trabalho ou casa.
      Temos de seguir essa tendência e recorrer à bicicleta elétrica para simples deslocações e minimizar as utilizações de veículos poluidores!
      Era melhor viver numa cidade e respirar ar puro não acham??? Já chega de contaminarem isto tudo!
      Alem disso a bicicleta elétrica n precisa de licença de condução , é boa para lazer ao ar livre e exercitar para dpois não terem de visitar o médico mtas vezes qd tiverem mais idade

      Uma bateria das mais recentes suporta 2000 cargas ou mais, uma bicicleta eficiente tem 50Km de autonomia sem pedalar, somando temos um total ideal de 100 000km por cada pack de baterias, ou seja é investimento de longa duração.
      Para fazer notar que o custo elétrico por Km é pelo menos 50vezes inferior ao custo do combustível do motor poluente!

      Quem é a favor da utilização da bicicleta elétrica por favor meta o braço no ar | |

      Está na altura de termos noção que os veiculos elétricos são o futuro. A que a empresa Tesla está a provar isso, na qual o CEO Elon Musk quer massificar os carros elétricos nas estradas de forma a remover todos os veículos poluentes das estradas! O Model S e Model X são exemplo de dois carros que podem ser considerados perfeitos no que toca em termos ecológicos e eficiência!
      Assim que todas as marcas produzirem elétricos, os carros vão aparecer a um custo bem inferior aos veículos atuais de combustão e com fornecimento de energia para carregar gratuito como Elon Musk faz c os veiculos dele, fornece energia a custo 0 para os q comprarem os carros dele.
      E kits conversão motor elétrico vai ser uma realidade bem próxima!

      Peace

      1. Avatar de Pedro Madeira
        Pedro Madeira

        Isso é bom, especialmente em países onde os carregamentos lentos são gratuitos como nos EUA. Aqui é negócio para autarcas de olhos rasgados e chineses (espera lá, afinal têm todos os olhos rasgados!)

      2. Avatar de Zé tuga
        Zé tuga

        de bicicleta andas tu se te apetecer; eu não ando de certeza; andar no meio da estrada ou no meio do passeio como os vejo e serem atropelados e serem empurrados pelas pessoas quando tem sitio próprio para andar e passar os vermelhos depois habilitam-se! Quanto aos carros elétricos temos o preço e o abastecimento ainda; e para finalizar, carro de motor de explosão pode ser totalmente ecológico dependendo apenas do que se mete para ele beber, como no caso do hidrogénio usado em Berlim em cerca de 100 BMW´s usado para teste…

  2. Avatar de techdani
    techdani

    Fica a pergunta que devia ser respondida… qual/quais marcas cumpre(m)?

      1. Avatar de fm
        fm

        Essa podiam fazer os testes que nunca iriam descobrir nada 😀

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          os tranformadores provocam radiacao eletromagnetica poluente

          1. Avatar de Nuno Coelho
            Nuno Coelho

            A produção de electricidade é tudo menos não poluente e a produção de baterias continua a ser altamente poluente.

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Nuno Coelho
            A produção de electricidade, por unidade de energia produzida é bem, mas bem menos poluente que o motor de um carro. Para não falar que existem meios de obter energia eléctrica de forma limpa.

          3. Avatar de JAPN
            JAPN

            Claro que a energia nuclear que energiza um tesla amerdicano não é nadinha poluente, vai uma explosão nuclear à la Fucuchima?

          4. Avatar de Nuno Alves
            Nuno Alves

            O fabrico das baterias e a produção de electricidade ainda é bastante poluente, sem se falar no tratamento de fim de vida das baterias.
            Por exemplo em Portugal, um país repleto de torres eólicas e barragens, em 2014 conseguiu-se produzir toda a electricidade usando-se 64% de energia renovável, o que é muito bom em comparação a outros países.
            Agora imaginem que em Portugal toda a frota automóvel passava a ser eléctrica. Isto implicaria que se recorresse a energia não renovável e poluente como por exemplo o carvão e gás natural. A poluição que se ia produzir era superior ao uso da atual frota automóvel. E isto é no nosso pais que é pequeno, imaginem a nível global, seria um desastre.
            Tudo tem os seus prós e contras, não há uma formula mágica.
            Na minha opinião o futuro passa pelos carros eléctricos, mas esta passagem tem de ser progressiva e os governos têm de assegurar que se continua a investir na energia renovável.

      2. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        Esses também emitem mas não é directamente

      3. Avatar de rui
        rui

        Como se costuma dizer: “fia-te na Virgem e não corras…”, e depois queixa-te.

      4. Avatar de Az8teiro
        Az8teiro

        E as baterias são feitas de ar? ou a poluição provocada pela criação das baterias não conta?

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      BMW

      1. Avatar de pfbatista
        pfbatista

        Estás enganado, o X3 2.0d também está na lista!!

        Cerca de 20x acima do permitido e só é detectado na estrada, também!

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Não tem nada disso no artigo!

          1. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Ai só o que está aqui é que é correto? Pesquisa então a ver senão encontras.

          2. Avatar de LG
            LG

            O BMX X3 foi apanhado logo dias a seguir da VW…

        2. Avatar de jmarques
          jmarques

          enganam-se! a fonte que lançou essa notícia veio dias depois desmentir a acusação, o teste não era feito da forma correta. para além disso, no teste em que a VW foi apanhada no EUA, outro BMW, o X5, passou incólume!

        1. Avatar de jmarques
          jmarques

          Tico, o caso despoletado pela VW deve-se a emissões de NOx enganosas, é um tema distinto do seu artigo. O seu está relacionado com as diferenças de consumos de combustível homologados nos testes vs consumos em utilização real. Neste caso, a bola está do lado da UE que deveria já ter lançado um programa de testes mais abrangentes que o ECE e mais próximo da utilização real do veículo. NOx fraudulentos por agora só no grupo VW, e eu tenho um dos afetados made in Palmela…

    2. Avatar de rui
      rui

      Nenhuma. Só um tolinho é que não percebe isso. Se puderem fazer algumas falcatruas para gastarem menos a produzirem o produto final e ganharem o mesmo com isso, achas que não iriam aproveitar? Hoje em dia é tudo assim. As pessoas deixam-se corromper por pouco, só para ganharem mais umas “moedinhas”. A ganância fala cada vez mais alto. E a justiça devia ser exemplar para as marcas todas (e não só, porque até as “oficinas de esquina de rua” participam nas brincadeiras).

    3. Avatar de JAPN
      JAPN

      Até agora só as chinesas e russas ainda não foram identificadas como aldrabonas, até agora, de resto que eu saiba apenas a PORSCHE, MAYBACH, FERRARI foram ilibadas, até agora. De resto, tudo do ocidente e as marmitas de arroz japonesas.

      1. Avatar de Óscar
        Óscar

        Peugeot também não..

          1. Avatar de Europa sem amerdicanices
            Europa sem amerdicanices

            Todas as marcas enganaram e bem o sistema porque o sistema já por si mesmo é corrupto qb.

  3. Avatar de fm
    fm

    Basicamente esta tudo lixado, dessas só sobra algumas poucas e os super carros…

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Super-carros com motores diesel? Não são super-carros, de certeza…

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Depende da definição de super carro.
        Existe boas máquinas a diesel, óbvio que a gasolina são sempre mais rápidos

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Um super-carro é um super-carro: desportivo de motor central e mais de 400cv de potência.

          É a definição de super-carro.

          1. Avatar de X1
            X1

            Também há os Super-homens, são aqueles que voam.

    2. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Wow, os super carros de alta cilindrada devem emitir muito menos…

      1. Avatar de silva
        silva

        Sao a gasolina, claro que emitem menos

      2. Avatar de Nuno Alves
        Nuno Alves

        É diferente. Os carros a gasolina não emitem praticamente nenhum NOx, porque as temperaturas que se atingem na combustão são baixas para que ele se forme.
        No entanto, produzem muito mais CO2, que está diretamente ligado ao consumo. Quanto maior for o consumo de combustível maiores vão ser as emissões de CO2 para a atmosfera,

  4. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    “Canal” ou “Jornal”?

    Pronto… para os que gozavam com a VW, e que andavam a mandar vir, têm aí a vossa prenda, estão aí praticamente todas as fabricantes de motores diesel, excepto a BMW e Toyota/Lexus.

    1. Avatar de Pedro Araújo
      Pedro Araújo

      Só te esqueceste da maior fo mundo GM. General Motors. Fornece motores para a Opel

      1. Avatar de Joao 88
        Joao 88

        Hein????

        A Opel usa motores FIAT, toda a gente sabe!

        A GM não anda nos motores diesel…

        1. Avatar de Scooler
          Scooler

          A Opel utiliza o 1.3 e o 1.9 da fita, o 1.7 era da isuzo, o 1.6 é da Opel, novo motor

          1. Avatar de Marco
            Marco

            1.6 cddi ecotec opel = GM Medium Diesel engine

    2. Avatar de J.J.
      J.J.

      Olha que o X5 35d também acusou NOx acima do limite nos testes americanos. Infelizmente só falam do escândalo da VW, mas há mais marcas que também não respeitam as normas das emissões. Percebe-se que os americanos queiram proteger a sua indústria automóvel face ao crescimento da VW no país deles.

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        e o X3 2.0d

      2. Avatar de Joao 88
        Joao 88

        Americanos, é outra coisa…

        O que interessa são os europeus…

        1. Avatar de Marco
          Marco

          claro porque os limites de poluição nos USA são mais restritivos do que cá, na europa. e os motores até são diferentes, não é?

  5. Avatar de A.P.L
    A.P.L

    E mais fácil agora questionar qual a marca que ainda não foi acusada ou investigada. No meio disto tudo as marcas americanas ainda vao sair em altas como cumpridoras.. Lol

    1. Avatar de Marco
      Marco

      vão porque elas não produzem, produzem pouco, carros a Diesel, o mercado deles está mais voltado para a gasolina.

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Estou com esperança que apareça também na OPEL… Mas aqueles gajos não têm inteligência para conseguir fazer o mesmo.

    1. Avatar de rui
      rui

      Os da Opel já estão no ridículo o suficiente com aquela Astra 1.3 cdti que só dá problemas. Então com esta notícia é que era… Ainda contratavam o Bruno de Carvalho para mandar naquilo tudo. Haha

      1. Avatar de Luís
        Luís

        só dá problemas se o problema estiver entre o banco e o volante

      2. Avatar de Joao 88
        Joao 88

        Um carro daquele tamanho com motor… 1.2 (porque não passa dos 1250cc para ser 1.3…)

      3. Avatar de Marco
        Marco

        dá problemas porque os donos não sabem andar de olho no oleo do motor, porque o mesmo motor noutras marcas não dá assim tantas chatices.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Mesmo motor noutras marcas?? Os Isuzu já lá vão aos anos! Eram/são demasiados bons, aquilo não dava rendimento (à marca). Já há uns bons anos que sao motores FIAT (do segmento baixo) feitos para estourar ao fim de uns anos. A excepção são os Insignia e os OPC, únicos carros Opel que podem ser considerados carros.
          E os motores 1.2 Twinport (Z12XE/XEP)… Ui, que nodoa negra…

          1. Avatar de Marco
            Marco

            ele estava a falar no 1.3ctdi que é de origem Fiat, e que equipa várias marcas.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    O caso do grupo vw é muito mais grave, porque enganava deliberadamente as medições. Se as outras marcas ultrapassarem os limites ( no caso da maioria das marcas), quer dizer apenas que as metas impostas por lei são completamente surreais! Já nem vou falar das marcas mais pobrezinhas que existem pelo mundo!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      mas se as outras marcas dizem que os motores cumprem as normas euro v ou euro vi e se depois não cumprem é porque também enganam as medições. E as medidas impostas por lei não são surrais, são impostas para que tu e todos nós não tenhamos problemas de saúde entre os quais cancro do pulmão. O problema é com os carros as diesel, porque a queima do diesel, produz substancias toxicas como o Nox entre outras, dai haver limites máximos.

      1. Avatar de JAPN
        JAPN

        Ainda bem que os motores a gasolinas com a emissão de partículas bem mais pequenas do que os diesel não são nadinha cancerígenos nem poluem sequer, vou já dizer ao vizinho para meter a boca no tubo de escape, de lá só sai afinal oxigénio e água cristalinas da Serra da Estrela.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          trolls everywere….

          mas alguém disse q a gasolina n polui? a gasolina em comparação directa é mt menos poluidora.

          1. Avatar de Europa sem amerdicanices
            Europa sem amerdicanices

            A gasolina chega a ser mais poluidora que o gasóleo por ter partículas ainda mais finas do que as do gasóleo e por isso ser ainda mais cancerígeno que o gasóleo. Portanto entre o gasóleo e a gasolina venha o diabo e escolha.

      2. Avatar de claudio santos
        claudio santos

        ja disse isto perto de mil vezes, mas vou repetir…as outras marcas cumprem o estabelecido nos testes…os testes tem expecificacoes que sao cumpridas em laboratorio…exactamente como quando falam acerca do consumo…coloca o computador do teu carro a medir consumo instantaneo e faz uns arraques a fundo nos semaforos…depois de certeza que vais para a porta do stand chorar baba e ranho porque foste enganado ao comprar o carro…os valores dados sao para uma velocidade estabilizada a rondar os 90km/h…em quinta ou sexta, dependendo da caixa que o carro traz…o problema da VW era nem isso cumprir…teve que vigarizar para entrar dentro desses valores

  8. Avatar de João
    João

    Ainda não se viu a Toyota se mencionada, será que chega o dia ?

    1. Avatar de jota
      jota

      Duvido. A Toyota sabe e muito bem que se tentasse enganar nas emissões seria apanhada. A ganância da VW deu nisto.

    2. Avatar de JAPN
      JAPN

      Claro que a Toyota está metida. Também dizia que não sabia de nada das marmitas de arroz toyota vendidos aos terroristas do IS e ISIS, claro que não, são os únicos no mundo armados com metralhadoras e logo aos milhares de toyotas e a casa mãe nunca sabe de nada, claro que não e eu sou a madre Teresa de Calcutá.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        o problema dos americanos com a Toyota é q n sao eles a vender ford ou chevis ou jeep.
        ja n tem essas preocupações qd os terroristas andam com m16 ou er15.

        1. Avatar de Liberdade
          Liberdade

          Precisamente.

  9. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Existe uma grande diferença entre optimizar o software para as condições do teste e ter dois “sets” distintos para ambas as condições. Como os testes não são em condições reais, as marcas optimizaram os seus automóveis para esses mesmo testes. Os automóveis estão sempre com essa programaçãoactiva. Em condições reais uma programação diferente da centralina até leva a consumos menores, não necessariamente menor poluição por NoX. O grupo VW falseou deliberadamente os testes algo que parece mais nenhuma marca o fez.

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    A notícia demonstra que quando não se sabe, copia-se é não se questiona……
    Como seria de esperar, quando se diz que a VW aldrabou os testes lógico será que as marcas do mesmo grupo o tenham feito, já que compartilham muitos componentes, incluindo motores…. Estranho será se a Peugeot não aparecer, já que é dona da Citroen, tendo a mesma política de partilha, tal como a nova DS, com quem partilham motores….. Fiat, Jeep, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Nissan, Renault, Dacia…. Hyundai, Kia…. GMAIL, incluindo Opel, que partilhava os motores diesel com a Fiat…. Ford, Mazda, que durante muito tempo usaram motores Peugeot (pelo menos o 1600 cm3)….. Moral da história….. Nesta história não há bons…. São todos maus….. Tal como o Lance Armstrong o único condenado num pelotão cheio de dopados…… A VW para já serve de exemplo…..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Gostei da comparação com o Lance Armstrong

    2. Avatar de Fazedor de Donuts
      Fazedor de Donuts

      Mazda usavam motores Peugeot!? O seu universo é só série 3? Não generalize, porque está a errar de caras. Não coloque rótulos só por colocar.

      1. Avatar de Fazedor de Donuts
        Fazedor de Donuts

        Queria dizer, série 2.

    3. Avatar de Scrublord
      Scrublord

      A Peugeot partilhar com a Renault? Sempre ouvi dizer que a Renault faz os próprios motores, tirando uma série em 1970.
      Mas a Peugeot de certeza que vem à baila, pois equipa alguns Mercedes e esta também já lhe andam a morder os calcanhares.

      Portanto, isto é tudo por causa de ar a mais na mistura… Ou seja, bons eram os atmosféricos relativamente ao NOx!

      1. Avatar de Joao 88
        Joao 88

        A Peugeot não equipa Mercedes, a Mercedes usa motores Renault no classe A, sim…

        1. Avatar de lolix
          lolix

          E no novo Classe C. E provavelmente também irá usar nos novos Classe E. Chegará ao Classe S no futuro? Possivelmente… vamos ver.

          1. Avatar de JAPN
            JAPN

            Isso é tão verdade como os cérebros dos tugas serem fabricados pela renault.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            @JAPN: informate.

        2. Avatar de Scrublord
          Scrublord

          Joao88

          Tens razão, devo ter confundido/misturado algo… De facto a Peugeot não equipa Mercedes, nem me lembro onde vi esta info…

          Obrigado!

    4. Avatar de JAPN
      JAPN

      A VW serve para os interesses vampiros amerdicanos por os amerdicanos estarem falidos até ao tutano e a VW ser uma empresa muito rica e por ser europeia e os amerdicanos querem viver às custas dos europeus já que não sabem fabricar nada de jeito. Agora já se sabe que a GN e a FORDeco também andaram a adralbar, como sempre…

  11. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Ninguém escapa

    1. Avatar de AJH
      AJH

      Ainda não se ouviu o nome da Suzuki – viaturas montadas com o motor a gasolina pois os modelos com motores de origem FIAT.. pelos vistos já foram nomeados para a lista negra!

  12. Avatar de zemac
    zemac

    OPEL ? mas esses não são parceiros da GM ? ainda iam testar carros americanos e dava bronca ….

    1. Avatar de JAPN
      JAPN

      Nem a OPEL nem as a casa mãe escapa, todas aldrabam. Não sei até agora se as chinesas, mas no ocidentes todas aldrabam, com excepção da MAYBACH e FERRARI. De resto tudo e sem excepção. Querem ver que as marcas chinesas e as russas eram as únicas que não aldrabavam nesta questão? Não sei, mas era lindo um ganda melão dos ocidentais. Já nada me admira, o ocidente mente com todos os dentes.

  13. Avatar de JN
    JN

    Qualquer dia até a Egiro entra na lista…

  14. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Mercedes Benz master race.

  15. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    Ninguém chega á Mercedes. Esqueçam isso. A marca mais poderosa do mundo.

    1. Avatar de Fazedor de Donuts
      Fazedor de Donuts

      Acorda que são horas.

    2. Avatar de jota
      jota

      Só se for depois da toyota.
      Entra na A1 e conta os mercedes que vês parados na AE. Sem contar com os que entram em combustão espontânea e os novos que andam com motores da Renault e que custam os olhos da cara..

      ps: se fosse dono de um mercedes e ficasse parado na estrada por avaria, nem vestia o colete. Preferia fazer de conta que estava a estacionar o carro e punha-me na alheta o mais depressa possível para não ficar mal. Mercedes bons? só os antigos.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Jota deixa me informar te de uma coisa, porque ja esta mais que visto que falas de cor meu caro amigo…
        Mercedes serie A 1800cm3 com cerca de 100 cv são motores da Renault com todos os extra da Mercedes custam cerca de 20 mil (depende dos extras)
        Mercedes serie A 2000cm3 motores Mercedes extras Mercedes com cerca de 150 cv 40 mil (depende dos extras)
        Primeira pergunta vez algum AMG A 1800cm3? NÃO! porque a Mercedes só equipa kits AMG nos motores deles por isso só vês AMG nos A 2000cm
        Segunda pergunta custam os olhos da cara? diz me quantos carros NOVOS 1800cm3 com cerca de 100 cv e com a elegância e conforto dos da serie A da Mercedes me consegues arranjar por 20 mil???

        1. Avatar de João
          João

          Esse comentário é mesmo de quem não sabe o que diz. Em primeiro lugar o mercedes classe A novo custa a partir de 27000€ (não me parece que seja cerca de 20000€, mas mais quase 30000€). Depois, como o jota disse, se eu tivesse um mercedes escondia-me, cobram muito mais € pelo mesmo tipo de carro classe A em relação ao megane, e não se está a comprar exclusividade nenhuma, visto que agora os mercedes ardem e a mercedes não se responsabiliza por nada.

          1. Avatar de JAPN
            JAPN

            Ardem? Quantos vistes já a arder? Eu nenhum. Mas já vi méganes a arder, vários até. E até marmitas de arroz como Mitsubichi.

        2. Avatar de Scooler
          Scooler

          Para sua informação, os Mercedes A160/180 B160/180 e ainda o novo classe C 180 utilizam motor Renault, sendo que o A e o B utilizam o motor 1.5 renault o classe C utilizam o 1.6, e existe pack amg até no A160 d fica em 31.631€

  16. Avatar de André Alves
    André Alves

    E quantas dessas são americanas??

    1. Avatar de JAPN
      JAPN

      As amerdicanas também já li em vários países que também são aldrabonas como as outras, não ficam nada atrás, especialmente as chevroletas.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        pq usam motores diesel de um dos seguintes construtores: FIAT, ISUSU ou GM.

  17. Avatar de Anibal Assis
    Anibal Assis

    Estou a ver que o meu VELHINHO MERCEDES 190 D do ano de 1991, e com MEIO MILHÃO de quilómetros consegue poluir menos que estes modelos super sofisticados mesmo que com o fogão de sala ligado um software para engolir a FUMAÇA.

    1. Avatar de J Barreto
      J Barreto

      Os carros partir de 1998 a diesel, vão ser proibidos de circular a partir de 2016 e os restantes restringida a sua circulação

      1. Avatar de X1
        X1

        Restrições nalgumas zonas acredito, proibidos de circular impossível.

        1. Avatar de rui
          rui

          É mesmo verdade, infelizmente. Há muitas máquinas dessa altura (isto referindo ao ano do primeiro comentário, e anos seguitnes) que trabalham em muito melhores condições do que as “macacadas” que há agora. É só pandeiretas e ainda por cima aldrabadas.

    2. Avatar de ricard
      ricard

      Ate o meu corola de 92 muito melhor maquina de muitos que andam ai, nunca me deixouy ficar ma

      1. Avatar de JAPN
        JAPN

        O meu é um Mercedes de 78 e também nunca me deixou ficar mal e tem mais de 1 milhão de km e em 3 mão.

    1. Avatar de cardoso
      cardoso

      Obrigado pela partilha. artigo excelente.

    2. Avatar de Joao 88
      Joao 88

      Excelente artigo!

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quem criou este esquema foi a bosch por isso é normal que não seja só uma marca.

    1. Avatar de X1
      X1

      Aí reside a grande questão. Criou porque quis ou porque mandaram criar? A Bosch já veio descartar responsabilidades, mas se era ilegal fazê-lo, porque o fizeram sabendo disso?

      1. Avatar de Marques
        Marques

        Porque será que o limite de velocidade é 120 quilómetros e os carros dão 200 à hora, se é proibido, não constroem os carros para outra velocidade senão 120

        1. Avatar de Marco
          Marco

          120 cá, noutros países 130 ou 140, na autoban não limite durante uns bons kms, n podes generalizar.

          1. Avatar de JAPN
            JAPN

            Que raio é uma autoban? Será que te referes a uma auto-estrada alemã (Autobahn)? É que os tugas têm é umas vias rápidas esburacadas, cheias de curvas e caras como o raio que as parta.

        2. Avatar de Santos
          Santos

          O limite é de 120 nas autoestradas mas o limite de velocidade máxima permitida é de 250 km/h pelo que qualquer viatura pode rodar a essa velocidade se o motor e o condutor tiverem condições para tal. Claro que a limitação legal existe e pode ser desrespeitada como é frequentemente e, se detetado nessa situação o condutor o mais que tem a fazer é assumir a responsabilidade pela desobediência.

  19. Avatar de Luis
    Luis

    Um ruído gigantesco à volta da poluição da VW com carros recentes. Estranhíssimo isto vir de um país que não assina o protocolo de kyoto. Muito resumidamente o que a VW fez resume-se a fugir a impostos. Vendiam os carros na mesma e os estados recebiam mais. Parece-me mais uma forma de os EUA atacarem a EU através da Alemanha e desviarem as atenções da Síria.

    1. Avatar de Scrublord
      Scrublord

      Acho que isto é tudo uma grande estratégia por parte dos EUA…

      1. Avatar de Joao 88
        Joao 88

        É tudo uma conspiração do obama!

    2. Avatar de JAPN
      JAPN

      Bruxo. Os camiões amerdicanos chegam a poluir quese 5x + do que semelhantes camiões europeus mas fabricados na Europa.
      Um dia destes os amerdicanos ainda se lembram de cobrar um imposto por os portugueses irem fazer a sua poluição na retrete. Ou de terem dinheiro no banco. O raio que os partam esses amerdicanos.

  20. Avatar de Vasco
    Vasco

    Está mais que provado que os carros a diesel poluem mais do que os carros a gasolina.Quem fez a lei a proibir a circulação de automóveis na Baixa e arredores,deveria ter pensado nisso primeiro antes de fazer a borrada que fez,pois a Baixa irá continuar poluida devido ao numero de carros a diesel ser muito superior aos de gasolina.Esta denuncia tem algo por trás,não é á toa que grandes marcas(Peugeot por exemplo)constroem automóveis hibridos assim como outras.Se não houvessem proveitos disto tudo,isto nunca se tinha sabido,pois não coloca só a VW em cheque mas toda a industria automóvel!

  21. Avatar de NewJ
    NewJ

    Ou seja, todas.. boa altura para investir na VW

  22. Avatar de Fazedor de Donuts
    Fazedor de Donuts

    Onde estão os carros americanos!????????!!!!!!!!!????????!!!!!!! é a pergunta que se impõe. Estranho, muito estranho. Camiões incluidos.

    1. Avatar de Joao 88
      1. Avatar de JAPN
        JAPN

        Ingenuidade. Os camiões amerdicanos são autênticas chaminés de fábricas a deitarem fumo negro. Gasolina? A maior parte já são a diesel. E cuidado os motores a gasolina deitam mais partículos finas para o ar que os motores a diesel e depois as pessoas nas cidades inalam essa trampa com mais prejuízo. A questão é sempre a mesma os amerdicanos andam sempre de fontes para mamarem, os europeus são sempre as vítimas. Se os europeus respondessem à letra e começassem a cair em cima dessas sucatas chevroletas e afins os amerdicanos iam piar de fininho.

        1. Avatar de pituina
          pituina

          realmente so mostra quenai sabes nada do que falas…
          As emissioes nos EUA sao muito mais controladas e exigentes que na europa.
          Alias, muitos dos carros versao desportiva vendidos na europa nem sequer podem ser vendidos nos EUA pela emissao de poluentes.

          Pobres ignorantes….

          1. Avatar de Europa sem amerdicanices
            Europa sem amerdicanices

            Aguenta os cavalos porque JAPN tem toda a razão. Eu vivi naquela porcaria e sei como é. Meu pai trabalhou como mecânico de camiões lá e trabalhou em camiões na Europa. Portanto não mintas, aqueles tractores poluem como o caraças e se não viveste lá não sabes o que aqueles gajos poluem, por isso apesar de serem apenas 300 milhões de amerdicanos poluem mais do que 590 milhões de europeus e mais do que 1,3 mil milhões de chineses. Tens lá tu uma ideia do que é poluição. Leis mais exigente do que os europeus. É cada mentira. Tu deves ser mesmo cá uma peça de teatro.

  23. Avatar de Fábio Ribeiro
    Fábio Ribeiro

    Ora em resume, os únicos que estão dentro da lei são os papa reformas 😀

    1. Avatar de Luis
      Luis

      E se calhar nem esses!

  24. Avatar de JAPN
    JAPN

    Todas as marcas estão envolvidas e as piores até são as amerdicanas como a FRDeco e a GM. A Toyota também já li em vários países também não cumprir.

  25. Avatar de Filipe
    Filipe

    Fica por saber apenas uma e uma única coisa…..
    Quanto receberam as agencias fiscalizadoras para fechar os olhos a tudo isto?????

    1. Avatar de Luis
      Luis

      É uma boa questão!
      Alguém deve ter enchido bem os bolsos para se calar.

  26. Avatar de Filipe
    Filipe

    O planeta anda a reagir de forma estranha ultimamente…. porque será??????

  27. Avatar de João Manuel Santos
    João Manuel Santos

    Meus caros, no caso vertente de que valor de x se está a falar? o , 1 , 2 , 3 , 4 ou ~ ? E os veículos testados estavam a consumir gasóleo com teor de CETANO elevado, gasóleo agora dito simples ou Biodisel? Não é despiciente esta questão porquanto quanto mais elevada for a percentagem de cetano a maior pressão de inicia a combustão e menor será a emissão de NOx e no caso do dito biodiesel maior a quantidade de combustível para obter a mesma energia e, por isso, maior a emissão de NOx. (Bio diesel???????????)

  28. Avatar de JAPN
    JAPN

    Querem poluição 0? Andem de bicicleta. Essa enquanto pedalam não polui nada e ainda fazem pela vossa saúde, o resto é amerdicanices.

    1. Avatar de tupido
      tupido

      Ok, mas eu tenho uma érnia enguinal… não posso usar uma bicicleta!

      1. Avatar de Liberdade
        Liberdade

        Deve estar a referir-se a uma hérnia inguinal! Com essa hérnia também não deve conduzir antes que tenha um acidente fatal.

  29. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    Mas essas marcas é tudo VW com carroçaria e logo diferente.

    Bela notícia.

    Depois eu é que sou troll.

  30. Avatar de Luis
    Luis

    Sobra alguma marca? ou é melhor ir buscar o burro e a carroça?

  31. Avatar de antonio
    antonio

    Pode parecer estranho, mas comprei um carro Citroen de motor HDI 1600, cujo motor equipa igualmente a Peugeot.
    Na mesma altura um colega de trabalho comprou um Peugeot com a mesmissima motorizção e quando fomos pagar o IA ele pagou muito menos que eu, facto que apontei nas finanças por achar etranho…percebe-se agora muito bem porquê…

    1. Avatar de gemario
      gemario

      Motor Peugeot ou Citroen são iguais fazem parte do grupo PSA

  32. Avatar de Xico
    Xico

    Ainda bem que tenho um Peugeot.. =)

    1. Avatar de gemario
      gemario

      É diesel então tb polui.
      Qualquer diesel e mais poluente que a gasolina.

    2. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      Sim e depois? É só oxigénio, que sai do tubo de escape, não? Já parece aquela publicidade para papalvos dos carros eléctricos, nunca poluem nadinha, afinal a energia desses carros vem de Marte.

  33. Avatar de Fernando
    Fernando

    Jovens ainda não perceberam a dimensão do que está envolvido.
    Querem acabar com os carros a Petroleo, e lançar os eléctricos!
    Mas não culpem o Sócrates desta vez!
    Estamos a falar de escala mundial!
    E o mais engraçado é que a Tesla (marca Americana) últimamente tem lançado para a comunicação social, muitas inovações!
    Porque será?
    E digo mais quem vai pagar a factura destas alterações nos carrinhos fraudulentos já sabem quem vai ser!

    POVO!
    AGAIN

    1. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      Aquilo não passa tudo de publicidade enganosa para papalvos.

  34. Avatar de tupido
    tupido

    Parece que estou destinado a comprar um toyota… ate ver!

    1. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      Porquê? Tanto quanto sei não haverá nenhuma marca que não tenha enganado. Seja ela europeia, do Japão ou americonça.

  35. Avatar de Liberdade
    Liberdade

    Mas enquanto as europeias enganam mas não matam, a GM- enganou e matou centenas de pessoas e só teve de pagar uns milhões.

  36. Avatar de Liberdade
    Liberdade

    Já da Volkswagen querem milhares de milhões apesar de ninguém ter morrido?

  37. Avatar de Liberdade
    Liberdade

    Aqui cheira-me a extorsão e a hipocrisia, sem tirar nem por.

  38. Avatar de Liberdade
    Liberdade

    Mas enquanto as europeias fizeram o que fizeram mas não andam a levar pessoas à morte, já a GM-enganou e várias centenas de pessoas morreram e só teve de pagar uns milhões de dolarzecos.

  39. Avatar de RJCA
    RJCA

    Atrevo-me a perguntar então para que servem as inspecções obrigatórias. A minha Space Star (Mitsubishi de 2000) tem passado sempre no teste das emissões de gases para a atmosfera e nunca precisei de untar as mãos a ninguém…

    1. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      Ainda não sabe? Assim é tudo faz de conta no reino da Laracha. Uns amigalhaços do partido obtêm uns cobres por ocuparem uns lugares de trabalho! E as inspeções só são para inglês ver.
      Ainda por cima há mais de 2 anos que a UE sabia que todas as marcas faziam batota.

    2. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      Ainda não sabe?

    3. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      Assim é tudo faz de conta no reino da Laracha.

    4. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      Uns amigalhaços do partido obtêm uns cobres por ocuparem uns lugares de trabalho!

    5. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      E as inspeções só são para inglês ver.

    6. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      Ainda por cima há mais de 2 anos que a UE sabia que todas as marcas faziam batota.

    7. Avatar de Liberdade
      Liberdade

      Ainda por cima há mais de 2 anos que a UE sabia que todas as marcas faziam trapalhadas….

  40. Avatar de É !
    É !

    Será que ninguém vê que as empresas acusadas são todas Europeias e que a agênCIA que acusa é americana, baseada em legislação americana ?

  41. Avatar de Benuron
    Benuron

    Será que vou ter direito a reembolso do meu Saxo? 😀

  42. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    E a minha Kia Cee’d será que também vai aparecer nessa lista daqui a umas semanas? lol

  43. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Algum tempo atrás tive um WV serie V a gasóleo, que comprei em Espanha “Novo” menos 5.000 do que cá, adorei o carro. Mas nunca me passou pela cabeça que começava logo a ser aldrabado pela fábrica. A vida não está fácil…. 🙂