Alerta das Autoridades: Cuidado com as moedas virtuais

38 Comentários

Com o preço das moedas virtuais em queda, a Autoridade Bancária Europeia (EBA), a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) e a Autoridade Europeia dos Seguros e das Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) emitiram hoje um novo alerta aos consumidores para os riscos das moedas virtuais, num contexto de elevada volatilidade dos preços destas moedas.

moedas virtuais


As autoridades de supervisão europeias alertaram hoje que as criptomoedas apresentam um elevado risco e não oferecem nenhum grau de proteção aos consumidores na medida em que:

  • Não são garantidas por um banco central ou autoridade nacional;
  • Não são moeda com curso legal;
  • Não estão cobertas por nenhum ativo tangível;
  • Não são reguladas a nível europeu.

Riscos a que estão sujeitos os consumidores que compram moedas virtuais

As autoridades de supervisão europeias destacam os riscos que os consumidores correm quando adquirem moedas virtuais, designadamente:

  • Volatilidade extrema ou risco de bolha de mercado – Os preços das criptomoedas estão sujeitos a uma elevada volatilidade, existindo sinais claros de bolha nos mercados das diferentes moedas virtuais (Bitcoin, Ripple, Ether, etc.). Se os consumidores decidirem comprar produtos financeiros baseados em moedas virtuais, devem ter consciência de que podem perder uma grande quantidade, ou a totalidade, do dinheiro aplicado.
  • Inexistência de proteção – As plataformas de troca e as carteiras de moedas virtuais (wallets) não são reguladas a nível europeu. Se, por exemplo, uma plataforma de troca de moedas virtuais falir, encerrar atividade ou sofrer um ataque informático, a lei europeia não oferece nenhuma proteção ou garantia aos consumidores que detenham moedas virtuais nessa plataforma.
  • Ausência de “opções de saída” – Quando o consumidor detém moedas virtuais arrisca-se a não conseguir transacioná-las ou trocá-las por euros durante períodos prolongados de tempo, o que pode implicar perdas.
  • Falta de transparência do preço – A formação dos preços das moedas virtuais não é transparente. Existe um risco bastante elevado de os consumidores não receberem o preço justo ou correto quando compram ou vendem moedas virtuais.
  • Interrupções operacionais – Algumas plataformas de troca de criptomoedas têm vindo a sofrer problemas operacionais graves, tais como interrupção das trocas. Durante esses momentos, os consumidores não conseguem comprar ou vender moedas virtuais quando tencionam fazê-lo, incorrendo em perdas resultantes das enormes flutuações nos preços.
  • Informação enganosa – A informação disponibilizada aos consumidores, quando existe, é muitas vezes incompleta, de difícil compreensão e não apresenta adequadamente os riscos das moedas virtuais.
  • Inadequação das moedas virtuais para a maioria dos objetivos, incluindo para planeamento da reforma – A elevada volatilidade dos preços das moedas virtuais, a incerteza em relação ao seu futuro e a não confiança nas plataformas de troca e nas carteiras de moedas virtuais tornam-nas inadequadas para determinados fins, como sejam a aplicação de poupanças dos consumidores, designadamente no longo-prazo, como é o caso do planeamento da reforma.

O Banco de Portugal já fez vários alertas públicos sobre os riscos associados à criptomoedas. Embora as operações com moedas virtuais não sejam ilegais ou proibidas, as entidades que emitem e comercializam criptomoedas não estão sujeitas a nenhuma obrigação de autorização ou de registo junto do Banco de Portugal, pelo que a sua atividade não é sujeita a nenhum tipo de supervisão prudencial ou comportamental.

Via Banco de Portugal

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    …ora se viessem a apoiar é que eu me admirava….!

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Eles apoiam a tecnologia.

    2. Avatar de Hugo Cardoso
      Hugo Cardoso

      Mas por acaso não têm razão nos pontos que referem?

      1. Avatar de fabio
        fabio

        Não, as moedas virtuais vão por um ponto final ao sistema que os bancos centrais e os governos nos impõem, que é um sistema antigo e corrupto. O mundo evolui, chega de os grandes encherem os bolsos como querem e bens lhes apetece. Na blockchain não se eliminam registos, tudo é transparente e eles não querem isso.

        1. Avatar de GM
          GM

          Não é o sistema que é corrupto, são as pessoas. Quado tiveres a possibilidade de “pores o dedo no nariz” a essas pessoas, o sistema funciona. Que é como quem diz, quando tiveres uma democracia participativa e não representativa, tens hipótese de pôr na ordem essa malta. Aqui sim, podes dizer que a “eles” não interessa a existência, pois a democracia representativa é uma farsa. Alguém disse que a democracia é a pior ditadura que existe.

        2. Avatar de Celso
          Celso

          Investe antes no ouro, em vez de meteres euros numa coisa que pouco conheces e pode dar para o torto. Ou vais dizer que a criptomoeda ainda é melhor que o ouro?

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ora pois, não controlam, não presta!

  2. Avatar de NN
    NN

    Acho que devem de alertar os consumidores casuais… que não comprar BitCoins e na semana a seguir esta milionario.
    Muitos ( com as noticias) pensam que basta ter o dinheiro.
    Esta noticia não é preocupante. Gostei mais da Goldman Slaks …a dizer que vai valer 0 … que bela jogada de marketing …para eles comprarem bitcoin a preço mais baixo.

  3. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    O BPP, o BPN, o BES, etc… tinham esses seguros todos (garantidos por essas mesmas entidades) e as pessoas ficaram sem o dinheiro na mesma. Vão encher alheiras para Mirandela!

    1. Avatar de GM
      GM

      Tens toda a razão. Mas ainda assim, prefiro como está do que andar “em roda livre”, como aparenta ser o mundo das moedas virtuais. Ao sistema instalado só falta o que foi feito na Islândia. Não pagam aos agiotas, e prendem à séria os banqueiros e reguladores!

      1. Avatar de blabla
        blabla

        Quando estiveres como a Venezuela, que viu a sua própria moeda perder valor, depois já não pensas dessa forma.

        1. Avatar de GM
          GM

          E chegaram lá, como? Já pensaste? Com H. Chaves e N. Maduro. Tens por cá algo parecido? Tinhas, o Socas…
          Além de que a Venezuela está isolada. De algum modo, ainda que apanhemos pancada, o impacto é em parte distribuído pelos parceiros da Eurozona.
          Mas ninguém te impede de arriscares, amigo. O artigo é bem claro.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Esse raciocínio é perigoso. A Venezuela não caiu por causa do Chaves e cá não deixa de cair por não estar lá o Sócrates.

      2. Avatar de Balearic Soul
        Balearic Soul

        Claro que é um risco! O mesmo risco que é investir em produtos financeiros dos bancos que agora apregoam para os perigos da moeda virtual. Estarão eles preocupados com o consumidor ou com o próprio bolso?

  4. Avatar de The Onee
    The Onee

    Casinos e apostas são também um risco no entanto as pessoas perdem mais dinheiro nisso e ninguém diz nada…. 😉 O governo até agradece pelos 20% que recebe.

    1. Avatar de lulu@rroz
      lulu@rroz

      Claro, quando eles arranjarem forma de taxar as criptomoedas tambem vão apoiar até lá podem ir a um casino é 100% seguro e garantido 😀

  5. Avatar de arc
    arc

    Com Criptomoedas, sem Criptomoedas…e ainda tanto para “lavrar cá na terra”!

  6. Avatar de R
    R

    Há razão nisso tudo. Mas gostava de saber quanto é que essas mesmas instituições/gestores estão a ganhar com moeda virtual? 😉

  7. Avatar de Fernando Pessoa
    Fernando Pessoa

    O sistema da bolha não se aplica, porque o bitcoin é produzido por qualquer um, o valor pode ou não ser mais ou menos manipulado, mas é como as acções, por isso não inventem, o sistema bancário é pior que a bolha, neste ganham dinheiro sem investimento, os otarios investem por elesti.

  8. Avatar de GM
    GM

    Ao Sujeito das 20:48
    Perigosa foi a passagem do Socas pela governação. Pergunta aos Portugueses emigrados na Venezuela qual o sentimento que têm relativamente à situação que estão a vivenciar. E aos retornados à Madeira. Deve ter sido conspiração dos EUA.

    1. Avatar de fabio
      fabio

      São sempre bem vindas!

  9. Avatar de Fernando Pessoa
    Fernando Pessoa

    Os bancos, os reguladores dos mesmos bancos, governos e mais uns quantos abutres falam das cryptomoedas como se fossem o mal do mundo, esquecem-se de falar nos preços dos imóveis, dos juros miseráveis que os bancos pagam a quem tem dinheiro a prazo, e se pedissemos o mesmo valor emprestado cobrariam quase 20x o valor do juro., mas disso não se houve falar, os media parecem ratos, porque será?

  10. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    A alta volatibilidade não é exclusiva.
    Também existe noutros mercados.
    Forex, stocks etc

  11. Avatar de daniel
    daniel

    É interssante ver como estas entidades são tão sabichonas para este negócio, quando em durante anos não foram capazes de detectar problemas como por exmeplo o subprime e outras negociatas afins…

  12. Avatar de Vasco
    Vasco

    Gastem o dinheiro onde quiserem.
    Mas depois não venham pedir solidariedade tipo os enganados pelas criptomoedas.

    1. Avatar de lulu@rroz
      lulu@rroz

      Solidariedade, estas a falar dos bancos certo?

      Pois é o que temos feito só injectar o dinheiro dos contribuintes nos bancos…

  13. Avatar de dajosova
    dajosova

    FUD FUD FUD FUD FUD FUD FUD FUD FUD FUD FUD FUD FUD FUD FUD

    …não aprendam sobre criptos e blockchain não!!!
    acreditem só no que leiem nos media convencionais!!!!
    tenham muito medo, dúvida e incerteza!!!
    Bela programação a que estou a assistir! Lindo

    1. Avatar de Fernando Pessoa
      Fernando Pessoa

      Relativamente ao que escreveste eu tenho uma teoria, mas não em relação às moedas e ao blockchain, mas ao cálculo matemático que encontra as ditas hash que, por sua vez permeiam com fracções de uma moeda digital chamada bitcoin, por outras palavras, alguém tem interesse na força de cálculo para descobrir passwords, porque o facto de estarem todos interligados o calculo é muito mais rápido. Mas, é apenas uma teoria, e o dinheiro obtido facilmente ilude quem minera, porque ninguém pensa nisto que eu falo

  14. Avatar de Fernando Pessoa
    Fernando Pessoa

    Pensem bem sobre o assunto e pode ser que cheguem ao meu raciocínio, eu minerei em tempos e depressa percebi que havia algo muito maior do que meras permilagens de bitcoin, e deixei de o fazer.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Ah, ok. Agora que possui bem, percebi a tua teoria Einstein

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ó Fernando Pessoa, ovelhas não são para mato, escreve poemas que serão sempre mais verdade, lol descobrir password…..

  16. Avatar de Fernando Pessoa
    Fernando Pessoa

    Antes de escreveres pensa e investiga o assunto e depressa chegas a uma conclusão, porque a teoria é isso mesmo, teoria.

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não é teoria nenhuma que cada “minerador” recebe uma recompensa pelo trabalho que faz, neste caso são verificações de transacçoes… por exemplo cada transferência é verificada por 100 mineradores e todos são recompensados por isso. Não há esquema nenhum, ao contrario da dita moeda como o euro por exemplo, em que os bancos tem o chamado sistema fracionário que no fundo é dinheiro feito de nada, dinheiro falso pois apenas vai inflacionar o próprio sistema. Isto não são teorias, teorias são o que são e valem o que valem.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      yep. justamente!

  18. Avatar de dajosova
    dajosova

    Alerta do cidadão consciente:

    triliões e triliões de dívida pública cuja inflação não vai conseguir cobrir durante muito mais tempo.
    Por outras palavras; a bolha financeira mundial vai rebentar e olhem que não vai ser como a crise de 2008!
    E se acham que a economia está muito saudável… então não tenham o vosso plano B e depositem toda a confiança nos governos e nas instituições bancárias 😉 Boa sorte