Elon Musk volta a antecipar a falência das rivais da Tesla, apontando a da Ford, GM e Stellantis

98 Comentários

Elon Musk é um dos atores mais preponderantes do setor automóvel, encabeçando a Tesla e dando-se às balas pelo mercado dos elétricos. Entre as muitas opiniões que vai partilhando sobre este e outros temas, voltou a antecipar a falência das suas rivais Ford, Stellantis e General Motors.

Elon Musk e Tesla

Os trabalhadores da Ford, General Motors e Stellantis estão em greve, há várias semanas, em prol de salários 40% mais altos, semanas de trabalho mais curtas, de 32 horas, em vez das atuais 40, garantias sob a forma de contratos de quatro anos, e ajustes ao custo de vida.

Na rede social do costume, Twitter/X, Elon Musk abordou este assunto, respondendo a um utilizador e prevendo a falência das empresas:

Esta, conforme já vimos, não é a primeira vez que o empresário antecipa a falência das rivais.

Stellantis

De facto, esta greve poderá beneficiar, em muito, a Tesla. Se ceder às exigências dos seus trabalhadores, o trio de Detroit sofrerá um aumento dos seus custos de produção e verá o seu caminho rumo à eletrificação encarecer e acidentar.

As grandes fabricantes de automóveis estão numa situação difícil quando se trata de fazer a transição para os carros elétricos, e as atuais discussões com os sindicatos acabarão por resultar num aumento acentuado dos custos que os empurrará ainda mais para o vermelho.

Diz um relatório da Munster sobre as exigências do sindicato United Auto Workers (UAW).

Na altura em que os funcionários da Gigafactory de Buffalo da Tesla, em Nova Iorque, tentaram sindicalizar-se, Elon Musk lidou de uma forma peculiar: 25 funcionários anunciaram, no início deste ano, planos para se sindicalizarem com a ajuda da UAW. Perante essa “afronta”, o CEO despediu 30 funcionários, dos quais apenas um fazia parte do grupo de 25.

Comentários

98

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    O que deveria explicar é como as vendas da Tesla caíram mais de 10% no último trimestre! Estranho!

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/entregas-de-carros-da-tesla-desiludem-mas-empresa-mantem-meta-para-o-ano

    1. Avatar de Realista
      Realista

      A produção caiu, não caíram as vendas…

      1. Avatar de Servente
        Servente

        Não percebo…. Então se o carro é primeiro encomendado online como se pode dizer que caiu as vendas e não a produção? Visto não existir stands dessa marca…. Já não percebo nada
        ..

    2. Avatar de JL
      JL

      As vendas aumentaram, as estimativas dos analistas é que falharam. lol

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Aumentaram em linha com os carros a combustão . Como a base dos ICE é muito superior, 8x’s mais, é fácil percebera tareia q levaram no q concerne às unidades vendidas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então e depois ? continua a medir pilinhas por causa disso ?

          Então em um ano os ICE aumentarem 60 % as vendas ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já está explicado no meu comentário anterior.
            13 % de 100 tem uma valor bastante inferior a 8% de 1000. Qual é mesmo a sua duvida?
            Jogos de palavras usando percentagens para o hype só cai quem quer.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas não jogos de palavras, são factos, porque os universos são diferentes, espere mais uns anos e depois quero ver os seus jogos de palavras.looool

            Antes era o diesel que vendia mais, agora teve de mudar porque afinal já vende menos

    3. Avatar de João
      João

      Como foi anunciado pela Tesla, a produção ia ser menor devido às alterações do novo Model 3 e agora do Model Y.
      Vendas continua em grande não te preocupes.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “…salários 40% mais altos, semanas de trabalho mais curtas, de 32 horas, em vez das atuais 40, garantias sob a forma de contratos de quatro anos…” Só faltava agora esta !! Os empregados a quererem ser patrões !!

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Avançar o patamar de civilização e conforto social para todos…onde já se viu, sociedade a querer evoluir para menos horas de trabalho!

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Sim, porque alguns patrões ainda reclamavam se os trabalhadores tivessem que pagar para trabalhar.

  3. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    Já tenho o dinheiro para o model 2 venha ele

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Mais de preça vai ele a falência com o X

    1. Avatar de JL
      JL

      Ele não fabrica só o X, esse até é o que menos vende.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Twitter…

        1. Avatar de JL
          JL

          Lol, estava no reinanço.

    2. Avatar de João
      João

      Mais de pressa voltas para a escola do que o X ir á falência…

      1. Avatar de Fred
        Fred

        E mais depressa o acompanhas na ida para a escola…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          E mais depressa o vais esperar ao portão da escola….

  5. Avatar de mikado
    mikado

    Mais depressa vai a Tesla à falência do que o resto.

    1. Avatar de JL
      JL

      Já ouço isso há 10 anos, desde que apareceram os primeiros teslas em Portugal e nem sequer havia oficina. LOOL

      1. Avatar de Zeca
        Zeca

        Só mesmo a Vectrix é que já faliu, não foi Gonçalo Pereira?

        1. Avatar de JL
          JL

          Vá chamar Gonçalo a outro, oh Hugo, isso já é ridículo demais, vê se cresces e larga a chupeta.

          Sim faliu, qual a dúvida?

          1. Avatar de Mario
            Mario

            Oh Gonçalo deixa de cenas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ja mudou de nick outra vez ? Loool

    2. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Tesla tem a falência marcada para daqui a uma semana e cinco dias:) entretanto podes comprar bilhetes:):):)

      1. Avatar de mikado
        mikado

        Vou já comprar as pipocas 🙂

        1. Avatar de Nuno Manuel Alves
          Nuno Manuel Alves

          :):):):):):):):):):):):):) mas não compres muitas porque, vão ficar sem validade e a Tesla continua a crescer e a vender mais e mais mais e mais e mais e mais e mais mais e mais.

          Mas vai falir não te preocupes:):):):):):)::):)::):):)::)):)

  6. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Porquê tanta preocupação? Mais clientes ganha…

  7. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Todo o empresário quando investe num negócio é para ganhar dinheiro e não para perder. No caso da produção em série também terá sempre que avaliar todos os custos envolvidos e os produtos similares da concorrência. Mão de obra, localização, energia, etc. Muitas empresas tem fugido para países asiáticos porque com certeza as pessoas são trabalhadoras e os salários são significativamente mais baixos. Nós ficamos com os sindicatos e as suas manifs

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Excelente comentário.

  8. Avatar de Anung
    Anung

    A verdade é a maioria de electticos que se vê por aí são teslas. A razão é simples, os haters do Musk são jns tesos 🙂

  9. Avatar de George M
    George M

    Na verdade, ele está aconselhando e alertando os Democratas/Socialistas sobre o que está por vir. Os sindicatos eram de outra época em que eram necessários devido às horríveis condições de trabalho. A Tesla paga substancialmente mais do que os sindicatos dos EUA ou da Europa e oferece opções de ações aos seus trabalhadores, muitos são milionários que trabalham na linha de produção.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Democratas, socialistas e liberais.
      Aqui os liberais são de direita.
      Nos USA temos pena, os liberais são de esquerda.

      1. Avatar de João
        João

        Certo. Liberais sociais, EUA, são de esquerda – Liberais económicos, RU, PT, são de direita.

        1. Avatar de André
          André

          Liberais económicos, RU, PT, são de direita. ahahah conta-me mais piadas que eu estou gostar…

          1. Avatar de André Dorminhoco
            André Dorminhoco

            O que é que ele disse de errado? Alguma vez o IL é de esquerda no eixo político-económico? O IL é um partido mais à direita que o próprio CH ou CDS-PP.

    2. Avatar de Luís Faria
      Luís Faria

      “muitos são milionários e trabalham na linha de montagem”

  10. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Quanto menor a concorrência, maior o preço final. E eu já ando a dizer á muito tempo que o grupo Volkswagen está a cair muito… a Seat já foi, fabricas a fechar em toda a Europa, carros em produção cancelados…Cheira-me que vai haver uma surpresa na Autoeuropa e infelizmente não vai demorar muito tempo…

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem mais, o cliente sai a ganhar tanto com o preço e com maior evolução da tecnologia.

    2. Avatar de Luís Faria
      Luís Faria

      A Seat não foi, a Seat vai passar a produzir exclusivamente “elétricos”.

  11. Avatar de Aves
    Aves

    Musk não está a antecipar a falência das empresas concorrentes.
    Está a atacar os sindicatos dessas empresas dizendo que as vão levar à falência. Na Tesla não há sindicatos, despede os trabalhadores que os querem constituir antes.
    Mas, se os sindicatos conseguirem o que reivindicam nas outras empresas, as reivindicações também vão chegar à Tesla.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Nada disso. Ele está muito preocupado com os concorrentes e com a indústria automóvel e com o desemprego /s

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Por mim era escravatura, 20h de trabalho por dia, 10 mn para jantar e 10mn para almoço. Há quem ainda viva nos tempos feudais. Não é aves

      1. Avatar de João Corvo
        João Corvo

        Abre uma empresa e contrata-me para trabalhar 32 horas e aumenta-me em 40%. Isso é que era valor da tua parte

      2. Avatar de Luís Faria
        Luís Faria

        Exacto, e gostaria de ver uma fábrica da Tesla aqui em PT para ver se os “empreendedores” que aqui defendem o Musk se iriam candidatar para trabalharem lá.

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque não iam ? Já viu as vagas que existem em Portugal ? Curiosamente são bem concorridas.

  12. Avatar de André
    André

    Devem comer carros ao pequeno almoço vós…

  13. Avatar de NunoManuelAlves
    NunoManuelAlves

    Mais uma vez vou dizer isto, quando sairmos Tesla Model 2 se o carro for aquilo que eu estou a espera, isto vai ser um banho de sangue para os LowTech… preparem se que vai ser agreste…a VW vai fechar fábricas despedir pessoal, a mesma coisa na Ford e GM já nem falo nas marcas Japonesas porque essas vão levar com um Tsunami de proporções bíblicas e nem todas irão ser salvas pelo.governo Japa que está muito endividado. As restantes marcas LowTech vão diminuir de tamanho bastante até, alguma vão perder a relevância e até mesmo desaparecer. No caso da VW estes boches vão receber dinheiro dos contribuintes, alemães para salvar a companhia, só vos digo arranjem bilhetes que vai ser bravo:)

    1. Avatar de Luís Faria
      Luís Faria

      OMG, vai ser o Apocalypse Auto.

      1. Avatar de Nuno Manuel Alves
        Nuno Manuel Alves

        vamos esperar… 🙂 e ver quem é que tem razão:)

  14. Avatar de Nhecos
    Nhecos

    A Tesla não existe num vácuo. Se os sindicatos conseguirem os seus objectivos os trabalhadores da Tesla vão olhar para o lado e querer o mesmo.

  15. Avatar de Jota
    Jota

    Vai ser tipo dominó! Ainda vai levar 3, 4 ou 5 anos mas eles vão começar a cair! Tudo porque ainda não perceberam que têm que ter preços (finais) muito mais baixos!

  16. Avatar de Joao M
    Joao M

    Quando a função publica cá em Portugal desceu das 40h semanais para 35h o salário manteve-se, ou seja, tiveram um aumento do salário/hora. Quando se tentou subir o horario para 40h era constitucionalmente obrigatório os Funcionários publicos ficarem a ganhar mais (no fim do mês) porque o valor hora tinha aumentado. Numa empresa privada que reduzam as horas semanais (para 32horas por exemplo – 4 dias) sem baixar o salário então o valor/hora do funcionário irá aumentar – ou seja, tecnicamente o salário aumentou, mas foi o valor/hora.
    Agora, se a produtividade não é a melhor – principalmente se existem constantes horas extra (horas extra diria que é o melhor indicador de que a produtividade não é a melhor) – não vejo como é que é possivel ter um aumento de 40% de salário trabalhando menos horas.
    – Na industria temos os turnos onde, se calhar, até pode ser possivel aplicar esta rotação e mantendo a produtividade – mas vejo isto a acontecer melhor com mais robotica e tecnologia de ponta. Mais trabalho automatizado e eficiente mais produção e menos custos.
    – Na consultoria é onde vejo mais trabalho extra (não pago as vezes) e isto com menos horario semanal apenas irá implicar que a malta iria trabalhar mais horas extra. É a ideia de project managers idiotas que 9 mulheres conseguem gerar 1 filho num mês. Não vejo as coisas a mudarem muito.
    O paradigma do trabalho teria de mudar em toda a escala. Uma empresa portuguesa com menos horas e uma redução de produtividade (ou até não) mas com custo maior de pessoal não vai conseguir competir com uma empresa asiática com mao de obra mais barata, menos custos de produção e onde as questões laborais são eticamente questionáveis. No final do dia é o comprador que escolhe e, vamos ser honestos, o comum mortal prefere o mais barato do que gastar mais por questões éticas. A malta preocupa-se com os temas éticos quando os seus problemas mais basicos já estão mais confortávelmente resolvidos (comida, tecto, segurança, utilidades, etc..).

    Temos de ser realistas e deixar de construir casas pelo telhado. Estas medidas deviam ser “ad-hoc” não por decreto.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Mas esta medida não é ad-hoc. É um sector específico que está a pedir mediante os lucros de apenas $21B só este ano. Além disso o CEO Mary Barra ganhou apenas $29M em 2002.

      1. Avatar de Joao M
        Joao M

        O problema é que vemos lucros hoje mas quando começar a dar prejuizo, o que fazer? Volta-se atraz nos aumentos e na redução de horas? O que vão dizer os sindicatos?
        Faz-me lembrar o tema de que as empresas, segundo alguma esquerda burguesa, têm (quase como obrigação moral) dividir os lucros pelos funcionários — mas quando dá prejuizo, também se pode dividir?

        Quando mencionei ad-hoc foi no sentido de ser a empresa a decidir mediante as suas condições. Quando é o governo ou uma associação sem responsabilidade directa na empresa isso deixa de fazer sentido.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Concordo contigo que os sindicatos por vezes esticam a corda. Mas achas bem só um CEO ganhar $29M? Põe-te no lugar do funcionário comum

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Quanto à política de repartir o lucro pelos funcionários faz algum sentido (ou só os investidores é que têm direito a isso e os que trabalham são m3rda?) e algumas empresas fazem isso.
          Quando dá prejuizo assume-se isso e há redução de salário.

          1. Avatar de Joao M
            Joao M

            Mr.Y
            A politica de repartir parte dos lucros é uma boa politica mas é preciso que a empresa tenha capacidade para ainda investir e ter poupança para épocas de “vacas magras”. Não vejo ninguém a aceitar ver o salário a baixar porque a empresa teve maus resultados. Aliás, até acrescento que despedir – principalm,ente em Portugal – não é fácil e custa caro. Quantas empresas (e até função publica) não está presa com incompetentes em posições chave porque despedi-los implica grandes indeminizações? Emrpesas com bolsos fundos despedem na mesma mas nem todas têm bolsos fundos.
            Eu não me sinto mal pelo CEO da empresa onde eu trabalho ganhe bastante e receba bonus n vezes superiores ao meu salário se isto implicar que a empresa é bem gerida e tem um bom plano. Os investidores, pelo lado deles, querem é ver o seu dinheiro investido a voltar com um “acréscimo”.
            Não sei se o MR. Y já investiu em alguma coisa mas acredito que não seja um “angel investor” que dá dinheiro a fundo perdido. Se investe em acções ou tem PPR então está na posição de investidor e acredito que quer o seu dinheiro a render. A empresa cai e o seu rendimento é perdido. O empregado que fica sem trabalho vai procurar outro emprego.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Sim, o lucro não devem ir *todo* para o aumento de salários. Poderia ser usado para contratar mais pessoal, investir ou simplesmente para poupar.
            Mas louvo as empresas que usam o lucro como incentivo e motivação. Dá para todas? Certamente que não.

        3. Avatar de Luís Faria
          Luís Faria

          As empresas quando dão prejuízo fecham. E aí já está o ónus para os trabalhadores; o desemprego.

          1. Avatar de Joao M
            Joao M

            Não necessáriamente. Tens empresas que durante anos não dão lucro mas são investimentos rentáveis para os investidores – principalmente os de longo prazo. Só para dar um exemplo – Amazon. Demorou uns 10 anos(salvo erro) a dar lucro.
            Empresas mais pequenas, PMEs, podem andar pelo mesmo percurso- em que nos primeiros anos todo o dinheiro investido e ganho é para reinvestir e, no final do dia, não tens lucro, tens prejuizo. É só uma questão de se o negócio é rentável e de crescimento e se os investidores aguentam a carga do prejuizo. Os empregados, para eles, é irrelevante esse prejuizo. no limite não recebem aumentos ou bonus. Um empregado, quando é despedido, procura outro emprego. Um investidos, principalmente os pequenos investidores, podem até ter a casa hipotecada para segurar o negócio. A empresa vai à falencia e quantos pequenos investidores não ficaram já muito mal.

          2. Avatar de Joao M
            Joao M

            ah, e não esquecer.. patrões não têm direito a subsidio de desemprego – a não ser que esta lei laboral já tenha mudado.

          3. Avatar de Vítor M.

            Isso já mudou há uns anos.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Queria dizer que é um medida ad-hoc

  17. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Infelizmente com estas leis laborais da politica europeia não são competitivas com o mercado americano e sobretudo com o mercado asiático. Se um Tesla ou um BYD sai por 40.000€ por exemplo, e temos um Volkswagen com caracteristicas parecidas a sair por 50.000€ já com impostos, o consumidor vai optar como é obvio pelo o mais barato, quando opta por uma marca premium como a Mercedes classe S não vai ter a concorrência chinesa nem norteamericana mais vai pagar mais de 100.000€ por um carro. Infelizmente quilo que os sindicatos sobretudo europeus reenvidicam nos tempos de hoje não é comportável. Mercado Globalizado

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      exacto. E O consumidor prefere pagar sempre menos. A ideia de que o que é europeu ganha sempre em qualidade também já não é a realidade hoje. Nem tudo que vem “da China” é de má qualidade. A meu ver, só quem está numa posição confortável é que pode Escolher comprar mais caro por questões, por exemplo, morais.
      Eu, por exemplo, quis comprar um eletrico e fui ver o mercado. O Peço, ponderado com a qualidade do carro, manutenção, autonomia, apoio, carregamento, etc.. a Tesla bateu a concorrencia (na minha opinião). Porque é que iria pagar mais, se calhar mais 50% ou até 100% por um carro que “faz o mesmo” mas por ser europeu eu já compraria? Para mim não fez nem faz sentido.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Já reparaste como são os vidros das portas e óculo traseiro? E a pintura, verificaste qtas camadas tem?Seria de bom tom começarem a dar importância a esses porMAIORES.

        1. Avatar de Joao M
          Joao M

          Até agora sem temas. ^^

        2. Avatar de JL
          JL

          E já viu isso nas outras marcas ? pagando mais ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda não, mostre lá.

          2. Avatar de JL
            JL

            Até parece que estão a falar de um tesla. Portanto assumindo o seu comportamento normal: TODOS BMW descascam a pintura com uma leve passagem de jato de água.

            https://forum.motorguia.net/forum/motorguia-fórum/fÓrum-geral/102617-qualidade-da-pintura-da-bmw

  18. Avatar de AJ
    AJ

    ele e os Chineses que ponham os seus EV´s num sitio que cá sei.

    1. Avatar de Nuno Manuel Alves
      Nuno Manuel Alves

      No mercado e em todo o lado,os Ev´s chineses estão anos luz da Porcaria Lowtech que e fabricada pelos construtores europeus, por isso é que não vendem nos chinos, por isso e que a VW esta a arder, temos pena, andaram a brincar aos carrinhos de lego e pensaram que faziam o pivot assim sem mais nem menos, aparentemente NAO, agora é esperar para ver.
      O comprador Chines compra Ev´s das marcas deles e Tesla, não compra Lixo Lowtech, pensa bem no que disseste e vê bem os carros que eles tem e diz me se alguma vez os lowtech vão poder competir…Nunca na vida 🙁 ve o Wheelsboy no youtube e ve bem a concorrência.
      Porque e que achas que o Id3 nao vendia no mercado chines?? era por ser melhor que os outros queres ver e tinha preço premium com grandes features:):):) Nao amigo o carro estava a 25 mil usd ninguem o comprava, passou para 20 mil usd ninguem o comprava na mesma, passaram para 15 mil usd e como por Milagre começaram a vender carros, pois é amigo, o carro não valia 20 nem 25 mil o mesmo se passa com o Toyota Bz4 que esta por 20 mil e ninguém lhe pega, agora vê bem o panorama no maior mercado do mundo, estamos a falar nada mais nada menos de 27 ou 28 Milhões de carros, 40 ou 50 % do Dinheiro dos lowtech vem deste mercado, olha eu ficaria muito preocupado levar com um concorrência destas não e facil.

      1. Avatar de AJ
        AJ

        Existe alternativas ao VW, tesla e chineses, Comprava um EV da Kia, Hyundai ou Toyota, E a Europa não tem só EV de Alemanha.

      2. Avatar de George M
        George M

        Devo concordar com você, em relação à LOWTECH da Alemanha, um engenheiro automotivo aposentado na Alemanha escreveu uma carta aberta alertando-os para observarem Tesla com cuidado para tentar se igualar em todos os sentidos. Obviamente, quando ele começou a ver o MS chegar ao país, parecia algo do futuro: os abridores de porta elétricos com botão de toque (um Rolls Royce de US$ 500 mil ou qualquer carro alemão ainda tem o abridor de porta manual inventado para o Ford Modelo T. ), o carro parecia o mais recente Maserati, atualizações OTA, minimalismo escandinavo e 450cv. É de se perguntar por que os rivais não fazem OTA, é óbvio que eles não querem melhorar e atualizar os modelos mais antigos para o ano atual. É do interesse deles apenas lhe dar um carro como está e depois quebrar mais tarde para levar trabalho para as concessionárias. Isso é apenas parte do molho secreto da Tesla que vai acabar com eles.

  19. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    O Musk é um cromo dos piores lol. Faz tudo para aparecer nas notícias. A Tesla anda sempre a penar e agora tem dado cabo do Twitter. Ele vai primeiro à falência, isso é uma certeza. Depois na hora de pagar, foge para Marte.

    1. Avatar de JL
      JL

      Afinal você não é diferente dele, está a dizer o mesmo que ele disse. LOOOOOOOOOOOL

    2. Avatar de Nuno Manuel Alves
      Nuno Manuel Alves

      Tesla vai falar daqui a uma semana e 3 dias:) that´s all folks

      1. Avatar de Nuno Manuel Alves
        Nuno Manuel Alves

        falir 🙂

  20. Avatar de Oi
    Oi

    Já estou vacinado contra este Musk, digo “este” porque tem vindo a piorar de dia para dia e quando se mete na política é um desastre. Não me admira que um dia destes os restantes acionistas da Tesla (é maioritário, com 14%) o atirem borda fora.
    No entanto nesta questão das greves ele ganha, porque na transição para os VE os outros estão muito atrás, não vai resultar. É legítimo fazer greve para ganhar mais e trabalhar menos, mas o resultado é catastrófico e só trabalha lá quem quer

  21. Avatar de Ramon
    Ramon

    Muita mídia pra um lunático

    1. Avatar de Miguel Oliveira
      Miguel Oliveira

      O lunático tem razão, e eu nem gosto nada dele como pessoa, mas não há duvida que o tipo é persistente e inteligente. Ele pegou nos electricos e levou a outro patamar. Não digam que foi pelo ambiente que não foi, os americanos são mestres em marketing e ele apostou nos eletricos sem quase nenhuma concorrência, porque se fosse hoje não sei! Se puserem muitas marcas a fazer um “verdadeiro” carro a combustão ficam pela carroçaria, porque motor está queto! E o mesmo se passa com os carros chineses EVs muito bonitos, a combustão são bons para cagar neles!

  22. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Basicamente um carro electrico mecanica quase 0, diferente de um carro a combustão…. que tem muitos componentes mecânicos. Um carro electrico basicamente são baterias, um motor electrico, e pouco mais nem justifica muito o valor que se paga!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então só o ferro vale dinheiro ? da ultima vez que vi o preço dele estava pela hora da amargura.

      1. Avatar de Miguel Oliveira
        Miguel Oliveira

        Não é só o ferro que vale, a marca Tesla vale €, a marca Mercedes vale €,… tu achas que aquilo que se está a pagar num Ferrari vale? Então não tens carros muito mais baratos até melhor que Ferrari? Nissan GTR,… mas o Ferrari é mais caro, porque é Ferrari. Tu achas que aquilo que pagas por um Iphone vale o que pagas? Há marcas muito mais baratas até melhores, mas estás a comprar um Iphone. Por isso o que estás a pagar por qualquer carro quer seja a combustão ou electrico quanto mais nome , mais inflacionado está o preço. Huawey antes, e Huawey agora? E depois é moda ter um Tesla não venham com tretas é moda.

        1. Avatar de JL
          JL

          É moda ? Então e ter um Ferrari que vale muito é o quê?

        2. Avatar de Nuno Manuel Alves
          Nuno Manuel Alves

          Maravilha de moda então, espero corresponder, entretanto também gosto muito da moda dos carros a hidrogênio, só que não::):):):):): também gosto da moda do carro ICe:):):):) este ultimo é a maior falácia nos meios de transporte que se tem memoria, quase 150 anos, um autentico pagode, pior falácia só mesmo a igreja que ja perdura há mais de 2000 mil anos, mas isto são outros 500 e não tem nada haver:) com o assunto.

        3. Avatar de António
          António

          Nissan gtr melhor e mais barato que Ferrari?
          Fico por aqui! 🙂

    2. Avatar de George M
      George M

      Mas todos disseram (Alemanha e EUA) que é fácil fazer carros elétricos, a qualquer momento abriremos a torneira de mais de 100 anos de know-how e esmagaremos a Tesla rapidamente. Bem, isso não aconteceu e são eles que vão à falência; e E.M. está mostrando a eles como se faz. Todos estão chorando, estão perdendo dinheiro em cada BEV que fabricam e cobrando de 50 a 100 mil + por veículo.

  23. Avatar de Luís Faria
    Luís Faria

    O espertalhão do Musk a tentar minar a confiança dos clientes das marcas que lhe fazem “sombra” e alguma parolagem faz eco das palavras do “vidente” e nem pensam que a indústria automóvel europeia representa 12 milhões de postos de trabalho.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então e o Musk não emprega pessoas na Europa ? Ou trouxe americanos e chineses para a Europa para trabalharem na suas fábricas e oficinas ?

      1. Avatar de Luís Faria
        Luís Faria

        E num universo de 12 milhões, quantos são trabalhadores da Tesla?

        1. Avatar de JL
          JL

          Tantos quanto são necessários para produzir e dar assistência os veículos que vendem por cá.

          1. Avatar de Luís Faria
            Luís Faria

            Essa resposta foi “chuto para canto”, mas mesmo assim eu respondo: os empregados da Tesla na Europa não ultrapassam os 15 000. E agora pergunto, são os europeus tão burros e alienados para alinhar na destruição de uma indústria crítica para a economia europeia? Obviamente que não. A compra dos Tesla é um apenas um “modo de afirmação social” ou se quiserem uma moda (tal como a compra de outros modelos americanos que pontualmente
            se veem nas nossas estradas, tipo Ford Mustang, Jeep ou Chrysler). E só mais um detalhe para desmontar o mito Tesla, a Toyota foi pioneira em 2001 com um modelo hibrido de muita aceitação a nível global (15 milhões de veículos vendidos) ; o Prius, e não está parada, está a desenvolver uma nova tecnologia a nível de baterias (de grande capacidade de armazenamento de energia) que irá revolucionar o mercado dos EVs muito em breve. Prognósticos só depois do jogo, que ainda agora começou.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não são ? Onde encontrou esses números ?

            Mas destruir porquê? As marcas vão parar de produzir carros e só a tesla vai vender ?

            São carros para afirmação ? Então ? Não há carros melhores para isso pelo mesmo preço ?

            Só os carros europeus é que não são modas ? Ou não têm dinheiro para eles ?

            A tesla nao tem híbridos, e muitos antes da toyota fazer híbridos já tinham aparecido híbridos.

            Nisso concordo, finalmente toyota, acordou de andar com soluções ridículas sem nexo.

  24. Avatar de António
    António

    Mais um excelente motivo para não comprar um Tesla, mas sim investir em produção europeia