Download de torrents dá 3 anos de prisão…na Índia

72 Comentários

A guerra à pirataria é à escala mundial. A perseguição aos sites que disponibilizam conteúdos ilegais é cada vez maior mas é também verdade que as medidas tomadas são facilmente ultrapassadas pelos utilizadores.

De acordo com informações recentes, na Índia os ISP estão a bloquear os sites de torrentes (tal como já aconteceu em Portugal) e o Governo “promete” três anos de prisão para quem se aventurar a fazer download deste tipo de conteúdos.

torrents_00


A notícia está a correr mundo e dá conta que na Índia estão a ser tomadas medidas drásticas para travar a pirataria. Segundo as informações veiculadas, o acesso a sites de torrents pode ser punido por uma multa elevada ou dar mesmo direito a três anos de prisão. Quem aceder a sites bloqueados recebe a seguinte informação.

This URL has been blocked under the instructions of the Competent Government Authority or in compliance with the orders of a Court of competent jurisdiction. Viewing, downloading, exhibiting or duplicating an illicit copy of the contents under this URL is punishable as an offence under the laws of India, including but not limited to under Sections 63, 63-A, 65 and 65-A of the Copyright Act, 1957 which prescribe imprisonment for 3 years and also fine of upto Rs. 3,00,000/-. Any person aggrieved by any such blocking of this URL may contact at urlblock@tatacommunications.com who will, within 48 hours, provide you the details of relevant proceedings under which you can approach the relevant High Court or Authority for redressal of your grievance.

Muitos canais do país referem ainda que basta os utilizadores tentarem aceder aos sites para poderem ser de imediato punidos. No entanto, o que a lei daquele país indica é que só quem vê (certamente streaming), faz o download ou duplica conteúdos ilegais pode incorrer num crime. Tal como aconteceu em Portugal, a restrição destes sites está a ser feita ao nível do DNS, sendo facilmente ultrapassada pelos utilizadores.

Esta não é a primeira vez que o Governo Indiano assume uma posição forte no combate à pirataria. No último ano, o Governo baniu o acesso a mais de 800 sites pornográficos no país.

O que acha desta posição do Governo indiano?

India Today

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JP99
    JP99

    só tenho 2 palavras

    Dark Web

    1. Avatar de Victor F.
      Victor F.

      Pelo que fui lendo, até isso já conseguem controlar

    2. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      eu tenho 3..

      investir em prisões

  2. Avatar de int3
    int3

    Está tudo bem. Daqui a pouco temos a Internet completamente privada para a única coisa: exploração comercial.
    O verdadeiro objetivo da Internet já está a deixar de existir. Era do povo e não de governos ou industrias….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A Internet vai ser o Facebook…pelo menos para lá caminha

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Triste verdade…

      2. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Cruzes!!

      3. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        Sim, só me ainda espanta como é que ainda não avançaram com um motor de pesquisa para integrarem dentro do próprio Facebook, era uma bela ideia hein?

        1. Avatar de miguel
          miguel

          Acho que ha vi em qualquer lugar isso.

      4. Avatar de NT
        NT

        Tens outros serviços… mas basicamente é Facebook, NETFLIX, Google e Amazon que irá por absorver tudo o resto.

    2. Avatar de Gonçalo Damas
      Gonçalo Damas

      Não sabia que a internet tinha como objetivo espalhar as ilegalidades…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Mas desconfio que sejas a favor da censura e invasão de privacidade!

  3. Avatar de paulo
    paulo

    Assim vai quase toda a população presa, e depois que faz descontos para este país…

    1. Avatar de Coiso
      Coiso

      o governo vai fazer mais prisões, para por lá mais de metade do mundo.

  4. Avatar de jukita
    jukita

    é tão estranha a notícia….

    1 filme partilhado em peer-to-peer são milhares e milhares de bocadinhos que vem de URL’S (como diz o alerta) diferentes…… o resto é conversa fiada por mais que ilustres advogados (que nao entendem nada disto) queiram tentar fazer crer. já lá vão 30 anos a ver cultura partilhada electronicamente… espero continuar outros 30

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Juridicamente isso não é “cultura partilhada electronicamente” mas sim “violação do direito de autor”.

      Só há uma forma de acabar com o roubo de filmes através da Internet: a indústria cinematográfica deixar de produzir filmes.
      O mesmo se passa na indústria automóvel. Enquanto houverem humanos invejosos ou desesperados irão sempre haver roubos de carros, enquanto houverem carros nas ruas.

      1. Avatar de André Couto
        André Couto

        Quando vês um mau filme dão-te reembolso? Se não houvesse pirataria, havia programas filmes e jogos que nem existiriam!

      2. Avatar de jukita
        jukita

        Esqueci-me de dizer 1 coisa: Sou programador (do mesmo ano que Bill Gates) e sempre partilhei o que CRIO. Como não faço questão de andar de BMW e de fato e gravata porque não tenho um EGO do tamanho dos meus guizos partilho e deixo que outros usem o que CRIO.
        Não é porque outros usam o que eu CRIO que deixo de programar.
        No entanto continuo com o mesmo carro e ando de ganga roto. MAS FELIZ.

        1. Avatar de Vitor graca
          Vitor graca

          Bonita atitude. Gostei…

      3. Avatar de Sopradeixarclaro
        Sopradeixarclaro

        “Só há uma forma de acabar com o roubo de filmes através da Internet: a indústria cinematográfica deixar de produzir filmes.”
        Porque será então que eles não deixam de produzir?
        A industria cinematográfica está a fazer mais dinheiro agora do que nunca. Filmes batem records de bilheteira, e os atores e realizadores vivem no luxo.

        Podes ter razão no resto, mas embora possa haver pirataria, os bolsos deles estão mais cheios que nunca.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Mas aqui é o acesso a site de torrents. Por exemplo, em Portugal o Pirate Bay está bloqueado mas sabe-se que é fácil de contornar…na Índia se fizeres isso “pões-te a jeito”

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Se o problema é aceder a sites de torrents porque razão o título indica prisão para quem fizer donwload de torrents?

        Torrent é um mapa que indica onde estão as fontes para fazer download de um ficheiro maior. Os torrents não são uso exclusivo do mundo da pirataria.

        Ha uns anos, antes de um filme no cinema aparecia uma publicidade onde isto estava bem explícito: Fazer download é crime.

        Crime?

      2. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        VPN!

  5. Avatar de jaquim
    jaquim

    Parvoíce, querem voltar ao dvd pirata, neste caso à pen ou HD pirata, ao menos troca-se gigas de informação. Não sejam tolos…

  6. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Não sei como é a justiça da Índia, mas se for igual a cá, é uma estupidez, principalmente quando crimes muito mais graves, as pessoas passado uma semana estão na rua, e não são presas!

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Na Índia se violares uma mulher tens uma pena de prisão mais leve do que esta 🙂 .

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Claro, não estás a ir ao bolso das “big corps” eles (governo) não estão para se chatear muito com isso.
        O lobby da industria deve ser fortissimo na India para conseguirem passar uma lei sem pés nem cabeça como esta!

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Claro que é fortíssima!
          Bollywood rende mais dinheiro por ano, que Hollywood e toda a industria cinematografia do mundo junta.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Perde-se mais tempo e recursos à procura do download pirata do que à procura de violadores e criminosos…

  8. Avatar de Norberto
    Norberto

    Vamos ver a internet mudar muito nos próximos anos. Com o Bitcoin, apareceu uma nova geração de pessoal que anda a desenvolver muitos projectos que estão fora do controlo de quem quer que seja.

    Por exemplo, dêem uma vista de olhos neste projecto: http://maidsafe.net/

    Se investigarem bem, vão ver que o que essa empresa está a tentar construir é uma nova Internet na qual não pode ser controlada por ninguém, é grátis, serve servidor de hospedagem de ficheiros/websites, privacidade que é o principal, descentralizada, etc.

    Acho que a partir do ano que vem, vamos começar a ver coisas bem interessantes. Nenhum governo vai conseguir controlar seja o que for.

  9. Avatar de xoxota
    xoxota

    Violar tudo quanto mexe não é crime. É crime é download de torrents. .

    1. Avatar de X
      X

      +1. A india é capaz de ter problemas maiores…do que propriamente prisao por aceder a sites de torrents… esta tudo perdido.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não concordo com a pirataria. Todos aqueles que criam nao gostam. No entanto, existe formas de agir dos governos que me faz ficar sem palavras. Não entendo neste caso, porque a responsabilidade não é dada a quem publica e tem estes conteudos em servidores. São conhecidos, pois os ISPs bloqueiam via DNS. São em menor número que os clientes, qual a razão disto. A internet não poderá ser limitada. Pagamos para ter acesso à rede. Eu prefiro usar torrents para descarregar distros Linux e outros conteúdos, é nais rapido e sinto-me mais feliz.

    Não quero estar limitado ao ponto de vista de pessoas que agem em confurmidade com o seu interesse em vez de agir em interesse do comum.

    A internet é de todos, quando deixar de ser não pagarei, pois não vejo interesse nisso. Vou usando hotspots.

    Imaginei agir da mesma forma com a droga. Prender todos os que fazem uso dela e não responsabilizar os vendedores. Estranho não!

    Não concordo com pirararia, mas a forma de agir está errada a meu ver.

    1. Avatar de Coiso
      Coiso

      não chamo a isso de piratarias, mas sim poupanças

  11. Avatar de Jacinto Cesar
    Jacinto Cesar

    Gostava de fazer uma pergunta muito simples. Antigamente tínhamos os gravadores de VHS. Gravávamos um filme da televisão e depois emprestávamos aos amigos. Isto era pirataria? Mais, comprei um CD ou um DVD com um filme. Se emprestar aos amigos estarei a cometer um crime? (são perguntas inocentes)

    1. Avatar de José
      José

      É. Se ler os aviso verá que até ver com um grupo de amigos eles consideram ilegal, mesmo que, em todo Mundo, ninguém ligue a isso! Leia, é proibido emprestar, copiar, exibir, cortar, editar e mostrar a um grupo – não tenho a ideia se determinam o número de pessoas, acho que não, é vago -, ou seja só pode pagar e ver. Isto já vem desde o tempo das VHS.

    2. Avatar de Mais_um
      Mais_um

      antigamernte um filme dava 1.000.000S , hoje em dia dá 100.000.000$ …. já mete mais interesses 🙂

      ladrão q rouba uma fruta..e ladrão! e o que rouba um carro, .. tb é ladrao ? tem mesmo julgamento ? … mais uma vez.. são interesses, carro, ja mete dividas, seguros, bla bla.. !!! tudo em torno do que faz movimentar o dinheiro.

      Uma vhs n faz girar dinheiro, ate pq podias alugar num videoclube por uns 2 ou 3 euros, em vez de comprares a cassete para ti!!! logo ai nao interessa se é pirataria ou n lol

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Gravares em VHS, sim, não é permitido perante a lei. Emprestares um CD ou DVD que é teu, não há problema.

  12. Avatar de Jacinto Cesar
    Jacinto Cesar

    Mais uma pergunta. Passou determinado filme na televisão. Não tive oportunidade de o ver. Fui aos torrents e tirei-o. Estou a cometer uma falta? (

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Claro que sim! Tu não tens direitos sobre a obra a não ser que pagues por ela.

    2. Avatar de José
      José

      Para eles, está! Passou na TV e não viu azar o seu. Copiar para ver algo que já todos têm ou viram nem que seja de esguelha, tudo, é ilegal desde que, não pague novamente. O problema é, cada vez mais os conteúdos serem cada vez mais fracos e sem grande interesse. Hoje para mim, nem para perder tempo a copiar, nem a pagar, a maioria é medíocre demais. Não há criatividade, originalidade, nem capacidade de inovar. Há reposições aborrecidas, cópias de êxitos do passado, e sequelas horríveis que acabam por destruir o imaginário criado em volta de uma determinada História, por ano aproveitam-se 4 ou 5 filmes e já é muito, Nem falo da música – um desastre com poucas excepções, chegam ao cúmulo de copiar o que se fez há décadas -, jogos e até mesmo livros! Já estragaram Star Wars, Indiana Jones, com sequela cada vez mais fracas. Nem quero imaginar o que irão fazer ao fabuloso Blade Runner, por exemplo. Qualquer dia, farão uma sequela de Citizen Kane ou Casablanca, até arrepia pensar nisso! Ao menos não poderão estragar mais os filmes de Ed Wood ;), ele encarregou-se disso, como fez Plan 9 from Outer Space, que dá vontade de rir a bom rir do princípio ao fim tais são os erros e disparates de direcção, é um clássico.

    3. Avatar de Marcio Santos
      Marcio Santos

      Não, porque em Portugal ainda não é crime fazer o download, o que é crime é fazer cópias e vender essas cópias do filme, musica e qualquer outra coisa que tenha direitos de autor.

  13. Avatar de D!s0rd3r
    D!s0rd3r

    Não seria mais fácil usar uma seedbox ou uma vpn para contornar isso ? Existem milhares de ofertas em ambas as situações e resolvia esse problema.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Toda a gente faz downloads ilegais, sejam filmes, séries ou software. E todos que o fazem sabem que é ilegal e não vale a pena vir com a desculpa que é caro, que não têm dinheiro, etç. O único problema que vejo nestas medidas é como disse alguém acima sobre a parte legal dos torrents. Fazer download, por exemplo, de uma distribuição de Linux através de torrents, é completamente legal e com estas medidas estão a incluir tudo no mesmo saco. Não é fácil de resolver, é verdade mas assim não vão lá. Tem de ser feito algo idêntico ao que foi feito com a música. A pirataria de música baixou drasticamente, porque se paga através da publicidade ou por subscrições a preços muito interessantes para quem ouve música com regularidade. Algo parecido tem de ser feito para filmes e séries. Netflixs e afins ainda têm muito a fazer para se tornarem interessantes (pelo menos em Portugal…)

  15. Avatar de nuno
    nuno

    já acabaram com a pirataria física (dvds) com o mesmo tipo de multas, agora vão para a digital, acreditem aquilo da mesmo multas grandes e prisão se no for pago.

  16. Avatar de osxm
    osxm

    daqui uns anos. vão estar quase todos os sites bloqueados e só vai mostrar sites desporto, cenas sobre famosos e também sobre noticias.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      E casa dos degredos, oh desculpem, “segredos”. Vai ser um canal só para telenovelas, outro para a casa dos atrasados 20, outro para dar tertulias para velhos ver, e o outro para dar noticias (1h ao almoçoço e 1h ao jantar, sendo o resto do tempo dedicado a televendas.

      Mas depois também começa a pirataria de telenovelas e das filmagens da “casa dos atrasados”. Desconfio que os VHS vão voltar

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Canais na televisão e websites da “Nova Internet”.

  17. Avatar de luis
    luis

    O problema aqui não são os artistas que sabem que a partilha é bom para os seu trabalhos. O problemas são as sanguessugas que vivem do trabalho deles e que dizem que os representam.

    1. Avatar de HC
      HC

      Apoiado, viva a pirataria.

      1. Avatar de censo
        censo

        Pergunta a um artista quanto é que ele ganha com a distribuicao e distribuidores e acaba-se a tua ironia…

  18. Avatar de anonymous
    anonymous

    Acreditem em tudo, quero ver a ser invadido na minha propria casa! LOL … Cada qual acredita no q quer!

  19. Avatar de aquele
    aquele

    O futuro é a Deep Web! Vamos ter é que andar escondidos que nem ladroes…

  20. Avatar de adeilton
    adeilton

    Vamos deixa de blá blá aqui em Portugal quando compramos um celular ou mesmo um computador pagamos os direitos de autores. Isto é mais uma maneira de roubar o consumidor

  21. Avatar de jose
    jose

    são tão espertos os gajos de redes…não sabem que se usar uma vps posso sacar o que quiser…enfim ridiculo, que tal meterem dvds, programas,jogos, tv, mais baratos , a malta parava com isto.

  22. Avatar de NT
    NT

    Pena é que seja algo MUITO atualizado “(…) under Sections 63, 63-A, 65 and 65-A of the Copyright Act, 1957 which prescribe imprisonment for 3 years (…)”
    1957 Gostava de saber quais eram o sites de torrents que estavam ‘na moda’ nessa altura. Enfim mais do mesmo.
    Mas a Índia está como os Estados Unidos… Estados Unidos, no que toca a este tipo de leis são produzidas e ‘aprovadas’ por Hollywood, na Índia muito provavelmente será Bollywood a fazer isso.
    Mas pronto fazem leis que são praticamente ‘impossíveis’ de aplicar e nunca são os agentes interessados a pagar a fatura mas sim o Povinho e nestes casos os ISP.

  23. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    A Índia é um país de maioria Muculmana.
    As desigualdades são aberrantes.
    A liberdade neste momento é quase nula.

    Não me admira nada está posição…

    1. Avatar de luis
      luis

      Mais de 800 milhões de indianos (80,5 % da população) são hindus. Outros grupos religiosos com presença importante no país são muçulmanos (13,4 %), cristãos (2,3 %), siquistas (1,9 %), budistas (0,8 %), jainistas (0,4 %), judeus, zoroastristas (parsis), entre outros.[152] Os adivasi constituem 8,1 % da população.[153] A Índia tem a terceira maior população muçulmana do mundo e a maior população muçulmana para um país de maioria não muçulmana.[154]

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        @luis obrigado pelo esclarecimento. o @Bruno M. para além de xenófobo é mal informado.
        acresce ainda o facto de a índia ter a terceira maior população muçulmana do mundo e a terceira maior para um país não muçulmano deve-se apenas ao facto de o país ter uma população gigantesca e os dados de que falas são, por isso, em temos absolutos.
        todos os dados apontam para que a índia venha a ultrapassar a china num futuro próximo tanto ao nível de número de habitantes como do tamanho e importância da economia.

  24. Avatar de Diogo
    Diogo

    O nosso país pode ter muitos defeitos, mas no que toca a esta matérias, felizmente, os nosso governantes ainda têm dois dedos de testa.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      ou não se lembraram…

  25. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mas será que toda a pirataria é má para os seus autores? Vendo bem os casos da Microsoft e da Autodesk, dois gigantes do software que cresceram muito mais rapidamente que qualquer um dos seus concorrentes, não pela distinção dos seus produtos mas pela facilidade com que eram copiados. Suspeito seriamente que as chaves piratas eram fornecidas pelos próprios. De forma simples, o utilizador instala a versão pirata no seu computador doméstico, habitua-se a ela e cria proficiência na mesma, quando chega ao meio empresarial, sendo muito mais eficiente com essa ferramenta, obriga o patrão a comprar licenças uma vez que é um meio com mais rigorosas auditorias que o meio doméstico.
    Quanto ao meio artístico, música, cinema, muitos conteúdos nunca seriam do meu conhecimento caso não existisse a pirataria e afirmo que daquilo que gostei comprei uma cópia física, acumulando mais de 100 CDs comprados só nos últimos 4 anos. Comprar cópias digitais é algo que terá o fim brevemente.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      tenho algumas centenas de dvds e blu-ray originais, mais de 400, e também descarrego alguns torrents. ao fazê-lo estarei a prejudicar os autores? em muito pouca escala.
      se pensarmos bem compro muitos originais e, em muitos casos, apenas os comprei porque vi primeiro a sua versão digital. caso não o tivesse feito nunca teria corrido o risco de comprar o originais “out of the blue”. não correria esse risco porque os originais são caros, muito mais caros do que em muitos países do mundo ou até da europa, por esse motivo também compro muita coisa fora de portas.
      ahh e tal mas assim não vais ao cinema. mentira. vou quando penso que tal se poderá justificar. não vou menos porque arranjo os filmes para ver em casa. mesmo que não os arranjasse não iria mais ao cinema porque sou seletivo.
      agora vem alguém dizer, ahh e tal não podes afirmar isso porque não sabes o que farias. claro que sei. ao contrário de muitos, fui burro o suficiente para nunca ter descarregado torrents até há dois anos atrás e o meu número de idas ao cinema não era então, e durante muitos e muitos anos, maior do que hoje.
      estou a prejudicar os autores? sinceramente não me parece. estou é a ser racional na realização dos meus gastos, isso sim

  26. Avatar de vrael
    vrael

    Na minha opinião isto é tudo treta, por exemplo a Star wars com o último filme lucrou 2 bilioes de dólares, eu fui ver ao cinema e ja vi na Net também, 2 biliões, eu acho que os filmes e séries nunca lucraram tanto como agora e muito acho que é porque as pessoas vêem mais filmes exactamente por pirataria, os DVD custam 20 euros quando sawm ao fim de 1 ano estão a 2 euros -.- eles são malucos

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      tens que ser inteligente a comprar! 😉 olha eu compro muitos e nunca gasto muito dinheiro. também não ando é sempre atrás da última moda. tenho tempo para ver os filmes, eles não fogem…

  27. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Em tempos tive uma blockbuster à porta e alugava em media 2DvDs por semana.

    Eles fecharam a loja e neste momento não conheço um videoclub fisico proximo de casa que alugue blu-rays.
    Onde posso alugar as últimas novidades em blu-ray que vão saindo?

    Nem em streaming neste momento temos oferta para video/audio em alta definição?

    Em Portugal, antes de multar quem tira alguma coisa em torrent se calhar ajudavam as pessoas interessantes a inicar um projecto e a dar condiçoes para quem realmente quer abrir um espaço desses.

    Eu seria um cliente… como já fui enquanto existiu!

    De lamentar estes governos. Não dão soluções, estão constantemente a tentar arranjar formas de criar taxas. Mas e investir em melhores condições? Ficariam todos a ganhar…

  28. Avatar de Paulo
    Paulo

    Vejo produtores web a disponibilizarem seus próprios trabalhos com download via torrent.
    Alguém comete alguma ilegalidade de ambas partes?
    Lei mais estúpida que alguma vez já vi.

  29. Avatar de Tiago
    Tiago

    Gravares na box da operadora é pirataria? Gravar para ver mais tarde

  30. Avatar de jukita
    jukita

    A todos:

    BOM BOM, era criar novamente um Sindicato de Programadores, Informáticos e de todas as carreiras relacionadas com a nossa (presumo que da maioria aqui comentadora) área por forma a fazer valer a nossa maneira de estar na sociedade, nomeadamente com Reconhecimento de competencias, questões relacionadas com saúde (ergonomia, tempos de pausa), seguros em conformidade, planos de saúde privados, salários justos e regalias e direitos associados.

    Tenho notado ao longo dos anos um contínuo desrespeito pelas carreiras, sejam elas quais forem relacionadas com a área de Informática.

    Não sei se já reparam mas PRATICAMENTE tudo passa pelas nossas mãos hoje em dia, o que nos deveria conferir um Estatuto mais conforme com as modificações que ao longo dos anos PROCEDEMOS na sociedade, FRUTO DO NOSSO TRABALHO.

    Um abraço a todos.