Dispositivos electrónicos sem bateria não entram no avião

49 Comentários

Se vai viajar para os Estados Unidos e leva consigo algum dispositivo electrónico sem carga na bateria saiba que poderá ver esse mesmo dispositivo ficar retido no aeroporto.

Segundo a autoridade nacional de segurança nos transportes norte-americana, qualquer dispositivo electrónicos com a bateria descarregada irá ficar impossibilitado de embarcar nos aviões com destino aos Estados Unidos, como medida de segurança para minimizar o risco de entrada de “telefones bomba” a bordo das aeronaves.

imagem_aeroportos_alerta00_small


Segundo informações da NBC News, estas medidas anunciadas este domingo, estão inseridas na estratégia de aumentar a segurança nos aeroportos do país, devido à preocupação crescente motivada pelo Iémen da al Qaeda na Península Arábica e a frente islamita Nusra, uma organização afiliada da al Qaeda na Síria que ameaça explodir um avião, comentou uma fonte oficial dos Estados Unidos.

As autoridades estão preocupadas que os smartphones, tablets ou computadores possam ser usados como bombas e nessa situação todos esses equipamentos poderão ser inspeccionados pelas autoridades de controlo de segurança. Caso esses equipamentos estejam sem bateria não poderão entrar nas aeronaves.

A Transportation Security Administration (TSA) adverte que as autoridades estarão também muito atentas ao calçado dos passageiros, onde também já se registaram tentativas de colocação de materiais explosivos.

Estas medidas estão a ser tomadas em aeroportos na Europa, África e Médio Oriente.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NewEsc

    E fica aberto o debate: Liberdade vs segurança.

    1. Avatar de Vítor M.

      Verdade. E cada vez mais há um apertar do cerco, há uma forma mais tensa de ver esta questão da segurança, tendo em conta os métodos mais maquiavélicos de destruir.

      A seguir todos estes dispositivos terão de passar por rigorosos testes de segurança antes de embarcarem… é já já a seguir!

      1. Avatar de Sérgio Oliveira Monteiro
        Sérgio Oliveira Monteiro

        Já se demora pouco tempo no check in e nas filas para seremos revistos….então assim, em vez de 2h antes tem que se ir com um dia de antecedencia para o aeroporto para embarcar

        1. Avatar de loliteiro
          loliteiro

          Que exagero! Não liga, o aparelho não vai! É simples… qual 1 dia.

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Em Londres mandam descalçar os sapatos. Cuidado com as peúgas.

    1. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      Já me mandaram descalçar em Lisboa por isso não é só Londres

    2. Avatar de Blop
      Blop

      E agora como é que passo o queijo ilegalmente?? 🙁

      1. Avatar de loliteiro
        loliteiro

        Mandas pelos ctt xD (o mais provável é eles darem pelo cheiro… ou eles, ou os ratos ahah)

    3. Avatar de MM
      MM

      Tirar sapatos é uma coisa comum. Basta passares do portal e ele apitar para os sapatos serem a primeira coisa a sair.
      Já me aconteceu em Lisboa e em outros países (alíás, quando apita em Lisboa no regresso retiro logo os sapatos antes de entrar no portal).

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Não tem nada a ver com sapatos a apitar quando se passa a porta de controlo dos metais (eventualmente serão os sapatos de senhora que terão tendência para apitar, por causa de incrustações metálicas ou armações dos saltos em metal).

        Em Londres, quando se põe a bagagem de mão para passar no scanner é frequente mandar descalçar os sapatos para passar também no scanner. E depois é que se atravessa o potal de deteção de metais, em peúgas, sem peúgas (ou com peúgas e o dedo grande do pé a aparecer).

        Não tem que ver com deteção de metais mas com explosivos que foram encontrados uma vez nuns sapatos. E descalçar os sapatos para os passar num scanner não é assim tão frequente porque depois do 11/9 já viajei por bastantes países e só em Londres é que encontrei isso. Mais informação:

        http://www.bbc.co.uk/news/world-us-canada-11610326

        1. Avatar de MM
          MM

          Olha, eu acho que tirar sapatos é uma coisa bastante comum, tão comum que há quem fala como eu. Chega e descalça-se logo – independetente do aeroporto.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Pessoal com os pés inchados, presumo. Por que é que não usam sapatos mais largos? Já sabem que os pés incham durante o voo!

            Isto, fora o pivete.

  3. Avatar de zukananet
    zukananet

    O medo e a paranóia.

  4. Avatar de BigLord
    BigLord

    Não podiam ter carregadores à entrada do check-in para evitar este tipo de situação? FFS…

    1. Avatar de Ricardo Reis
      Ricardo Reis

      Exactamente!!!

    2. Avatar de pedro
      pedro

      Ia ser bonito centenas de carregadores a sua disposição…
      LOL

      1. Avatar de Bruno Carvalho
        Bruno Carvalho

        ja existem maquina com multiplos carregadores disponiveis em varios aeroportos. colocas a moeda e deixas o telemovel a carregar…

      2. Avatar de orietilol
        orietilol

        só precisas de carregar 1min para ele ligar, passas a frente do nariz do gajo e depois…aos EUA

    3. Avatar de loliteiro
      loliteiro

      E carregar o telemóvel antes de ir? Que grande ideia que tive agora.

      1. Avatar de orietilol
        orietilol

        E ter uma bateria suplente no bolso?

  5. Avatar de magamig
    magamig

    EUA : se eles quiserem rebentar com uma bomba, não vai ser por causa desta proibição que isso não vai acontecer…

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Os EUA têm de justificar os milhões que gastam com a segurança por isso inventam estas regras para “mostrar” ao povo Americano que estão protegidos.

      É a mesma coisa da guerra de 5 em 5 anos. Há que justificar o porquê do orçamento militar ser 1000x superior ao da NASA ou do ObamaCare. Temos de proteger o mundo dizem eles! Quando o que querem realmente é subir o preço do petróleo que está associado ao Dollar e fazer entrar milhões todos os anos na industria do armamento que é Americana.

      1. Avatar de Raul
        Raul

        Para não dizer que o maior consumidor de petróleo refinado (Gás, Gasolina e Gasóleo entre outros) é o Exercito dos EUA 😛

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Alguma vez ?! 😉

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Pois nao, mas pode diminuir os risco de algo de mal acontecer!

      1. Avatar de Blasterjack
        Blasterjack

        Basta desidratarem completamente as pessoas, meta-las em sacos, congela-las, levam-as na cauda do avião, chegam ao destino, descongelam, regam-as um bocado e nada aconteceu (se fazem bombas com o que vai num frasco de perfume, também devem conseguir por no estômago e arrebentar, Alá lhes dirá xD)

  6. Avatar de SwitchPT
    SwitchPT

    A questão é “sem bateria” ou “sem a bateria”?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      No artigo diz “As part of the increased scrutiny at certain airports, security agents may ask travelers to turn on their electronic devices at checkpoints and if they do not have power, the devices will not be allowed on planes, the TSA said.”

      traduzindo, “… os agentes de segurança poderão pedir às pessoas para ligar os aparelhos eletrónicos à entrada e se estes não tiverem bateria/energia/carga, os dispositivos não serão permitidos nos aviões,…”

  7. Avatar de kuro
    kuro

    É um bocado irónico os americanos estarem preocupados com a Al-Qaeda. Quem tem visto noticias ultimamente sabe perfeitamente que os EUA têm estado a apoiar esse grupo para provocar instabilidade em várias regiões do médio oriente. A Al-Qaeda é mais uma ferramenta da CIA do que propriamente uma ameaça ao ocidente.

  8. Avatar de Paulo R
    Paulo R

    Tem piada é que para sair dos Estados unidos, deixaram passar uma garrafa de agua 50 cl que ainda estava meio-cheia.
    NEm me disseram nada.
    Na Inglaterra, também deixaram passar uma pasta de dentes ainda por estrear que me tinha esquecido no fundo da mala de mão. O segurança abriu a mala, retirou a embalagem, passou novamente no raixo-x e devolveu-me.
    Em Portugal, é que são mais restritos e obrigaram-me a deixar já varios liquidos como um pequeno pacote de leite com chocolate ou um gel para cabelo.
    Afinal, qual é o país com mais controle?

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Depende quem esteja a fazer a revista… e depende em cada país!
      Podes apanhar um mais brando ou um mais rigoroso.

      Já passei para o uk e frança com a mala cheia de produtos de higiene pessoal, inclusive uma garrafa de água de pt para uk e já me obrigada a deitar fora um iogurte e uma garrafa de água a meio em frança.

      É uma questão de sorte.

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Já passei para o uk e frança com a mala cheia de produtos de higiene pessoal, inclusive uma garrafa de água de pt para uk e nunca aconteceu nada, e já me obrigaram a deitar fora um iogurte e uma garrafa de água a meio quando vinha de frança para Portugal.

        — A sentença assim está correcta.. 😀 —

        1. Avatar de racpxt

          Não é sentença, é frase.

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            “Palavra ou frase que exprime uma resolução inabalável.

            “sentença”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/senten%C3%A7a [consultado em 07-07-2014].

    2. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      O Tuga tem de manter o progresso. L….E….N….T…O

  9. Avatar de Marco
    Marco

    Com carga é sempre mais facil obter ignição, não ? Ou há aqui qualquer coisa que não estou a apanhar.

    Mais uma das idiotices em prol da segurança. A maior ameaça aos americanos (e ao resto do mundo) são eles próprios.

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Quando levarem com as 2 NUKES na p3ida vão ver a segurança. O pung ja anda-se a preparar lool

  10. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    O melhor é não levar telemóvel .

  11. Avatar de Mike Ross
    Mike Ross

    Por levar valium fiquei preso 2 semanas em volgogrado, bendita embaixada

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Parecem os speedys xD
      Eu cá acho que deviam começar a pagar pela incompetência…

  12. Avatar de simples
    simples

    não andem de avião!

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Só lhes deve faltar fazer o toque retal aos passageiros.

      Alguém que esteja habituado a andar de avião, quais são as coisas que nao podem levar? (para alem de armas brancas, armas de fogo, explosivos e telemóveis descarregados)

      1. Avatar de RaCcOn

        – Líquidos, usualmente existem quantidades máximas mas depende de companhia aérea pra companhia aérea…
        – Laminas, por exemplo laminas de barbear normalmente não passam,
        – Embalagens com líquidos que não tenham lacre,
        – Qualquer tipo de produto inflamável,
        – Bebidas alcoólicas caso estejas a viajar para países árabes,
        – Ferramentas tipo chaves de fendas etc,
        – Isqueiros

        Existem ainda outros países que não te é permitido sair com determinados produtos…exemplo da Austrália tais como determinados tipos de comida, plantas e até sementes.

  13. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    Como é que querem que aquilo expluda se nem recebe sinal? Custa muito verem se o telemovel foi aberto antes de embarcar em caso de estar sem bateria? Ai droga encontram em qualquer lado e armas brancas bombas? não bombas não encontram.

    Há coisas que não entendo mesmo, nem toda a gente anda com o telemóvel com a bateria ao máximo, e até pode acontecer de estarem de passagem no pais e pouco deu para carregar o telemóvel ou nem se lembraram.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Mas qual sinal?! Estamos a falar de bombistas suicidas! O explosivado vai numa caixa de smartphone – por isso é que a segurança do aeroporto pode pedir para o ligar para saber se é de facto um smartphone nos conformes! E o detonador vai nos sapatos do MM.

  14. Avatar de Bruno Cardoso
    Bruno Cardoso

    Não é só para os estados unidos, ainda ontem viajei de Paris para Bordeaux e falaram nessas normas de segurança, mas já dentro do avião.

  15. Avatar de Francisco Moreira
    Francisco Moreira

    O meu portátil não tem bateria (estava danificada e deitei-a fora). Isso significa que se eu quiser ir para os EUA e precisar mesmo de levar o portátil tenho que comprar uma bateria?