Desenvolvimento PHP para Android

12 Comentários

O sistema operativo Android tem nos últimos tempos ganho bastantes adeptos. Muitos são os dispositivos já com este sistema operativo e existem cada vez mais aplicações direccionadas para este.

Recentemente a Google anunciou para breve a disponibilização do Google App Inventor que irá permitir a criação fácil de aplicações para Android por qualquer utilizador, mesmo sem conhecimentos de programação.

Mas será o Java a única linguagem de programação para desenvolver aplicações para Android?

php_Android

Tendo em consideração que nem todos os programadores estão familiarizados com a linguagem de programação JAVA, os simpatizantes da linguagem PHP desenvolveram entretanto uma extensão para Android que permite criar aplicações para esse sistema operativo, tendo como base a linguagem PHP. O PHP para Android recorre ao Scripting Layer for Android (SL4A), que até há relativamente pouco tempo era conhecido como Android Scripting Environment.

O SL4A permite acesso às funções dos smartphones com Android, como por exemplo do módulo Bluetooth e objectos GUI. Fornece ainda um ambiente de programação no próprio dispositivo, o que permite que se edite os próprios scripts PHP no telefone.

Como Instalar e testar?

As alternativas são sempre bem vindas. A possibilidade de se poder desenvolver aplicações com base em PHP abre o caminho para programadores que não tenham conhecimentos em Java e provavelmente novas ideias.

É caso para dizer: “O Android, está a tornar-se um caso sério!”

Homepage: phpforandroid

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    É caso para dizer: “O Android, está a tornar-se um caso sério!”

    OMG… quem ler isto deduz que nunca usas-te um!!!!

    Ainda a meio e ja bate wm7 e iphone e aquelas coisas estranhas symbian e meegos, por aí fora…

    Inclusive numa cadeira da Universidade o meu projecto foi desenvolver uma aplicação para android, uma especie de mapa com locais e afins… Android é como o boloni ex-treinador do sporting, chegou, viu e venceu 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Jorge Désirat
      Acho que não percebeste bem o meu comentário final. Quando eu refiro que “O Android, está a tornar-se um caso sério!” refiro-me a que este SO “quiça”, no futuro, pode vir a derrubar o poderoso Windows e outros sistemas operativos.
      Esse é o sentido da afirmação, não sei o que deduziste!

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Tipo Trapatoni!!!

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Sinceramente tenho receio no que o Android possa vir a tornar-se. Tinha muitas esperanças nele, pois apesar de escrito pela comunidade, estava sobre a chancela de uma grande empresa. Agora com estas novas aberturas ao desenvolvimento de código a outras comunidades (que não a dos embebidos – neste caso programadores que desenvolvem especificamente para esta plataforma e conhecem os seus segredos) e mesmo a “amadores” pode fazer com a maior parte das aplicações para Android seja igual a lixo. Obviamente que trará muitas outras coisas boas, mas acho que trará muito mais coisas más. E olhando para os dois pratos da balança acho demasiado arriscado este passo

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Nao tem nada a ver. O facto de criares estas aplicações não significa que as possas meter no market.

      Se não as conseguires meter no market entao isso não vai acontecer. 🙂

  3. Avatar de killer
    killer

    Ou muito em engano ou a principal vantagem do android, que é diga-se…. a capacidade adaptar-se a tudo o que é smarthphone, vai ser a sua própria morte. Neste momento acho que a plataforma tem demasiada liberdade , isto origina demasiada fragmentação na plataforma. Mesmo a nível do market, num futuro próximo, vai ser demasiado confuso escolher aplicações compatíveis com o hardware que temos nas mãos. Forçosamente a Google vai mudar de politicas mais tarde ou mais cedo.

    Na minha opinião, nem será muito difícil evitar este tipo de situações, basta dividir o android em versões (como no windows), onde cada versão era definida por diversas características que se adaptassem aos diversos telefones existes (low end, Medium end, high end). Existia assim uma melhor organização, dentro da própria plataforma.

    1. Avatar de Jorge Désirat
      Jorge Désirat

      As aplicações são desenvolvidas para a plataforma e não para o hardware 🙂

      Se o teu telélé suporta a nível de hardware a versão 2.x então os programas desenvolvidos para a mesma tb terão de ser suportados.

      Não é como o meu caso, que tnh um wm6.1, e aplicações que dão para o mesmo mas consomem ram em demasia para o que o meu qtek 9100 oferece!

      Esse sim é um problema xD

      1. Avatar de killer
        killer

        O meu htc p330 sofre da mesma maleita, isso sim é um verdadeiro problema!

  4. Avatar de Rui Costa

    Desconhecia totalmente a existência desta extensão, mas já andava com vontade de desenvolver aplicações para o “Dróide”.

    Agora sim, agora vou pegar nisto mas é a correr. Vai ser lindo, integrar as minhas aplicações web com o Droide e tudo a falar o mesmo idioma.

    Fantabulástico.

  5. Avatar de a Friend®

    Tanto este exemplo, como o Google App Inventor, demonstram claramente que a Google anda com escassez de programadores, o que para “tapar” esse buraco anda a fazer este tipo de incentivos.

    Não é mau, pelo contrário… mas em termos de qualidade de Apps não se pode esperar muito.

    Boas aplicações são feitas no SDK, e mesmo assim os programadores andam stressados ter que adaptar as suas apps para diferentes dispositivos…já que o Hardware onde o Android se instala é muito variavel.

    É mesmo um molde complicado de se lidar…especialmente para quem produz. E é como sempre disse, a maior virtude do Android, é também o seu maior defeito…infelizmente.

  6. Avatar de Miguel

    Agora é que vai ser 😀

  7. Avatar de login
    login

    Todo mundo aqui falou, falou e não disseram nada.
    Só vi briguinhas e muita gente metida a professor.