Google App Inventor – Crie aplicações para o Android

30 Comentários

Nos últimos tempos, devido ao destaque que temos dado as aplicações desenvolvidas para Android, tenho recebido alguns e-mails de utilizadores que questionam qual a linguagem de programação que devem usar para começarem a programar para Android.

Em alguns e-mails, alguns utilizadores referem mesmo que não são programadores mas que gostariam de produzir aplicações para Android.

Parece que a Google “ouviu” os pedidos destes utilizadores e criou o Google App Inventor.

app_android_02

A ferramenta Google App Inventor foi criada pela Google com o objectivo de ser simples e de dar a possibilidade a qualquer utilizador (mesmo sem conhecimentos de programação) de criar aplicações para o Android

Segundo Harold Abelson, um investigador do MIT que trabalhou neste projecto “O objectivo desta aplicação é permitir que os utilizadores sejam também criadores e não apenas consumidores, neste mundo dos dispositivos móveis.

Como escrever aplicações para Android com o App Inventor?

O App Inventor baseia-se no drag and drog de blocos de código, que são representados através de imagens gráficas e que correspondem a funcionalidades do smartphone.

A programação das aplicações é bastante intuitiva, pois basta ao utilizadores ir juntando blocos , como se de um jogo de lego se tratasse.

Actualmente existem já algumas aplicações modelo (ver aqui), que podemos analisar e tirar algumas ideias para a nossa aplicação.

Para mais fácil perceber o conceito, aconselhamos a que assistam ao vídeo seguinte:

O App Inventor é uma aplicação Web-based e permite de imediato descarregar as aplicações para o smartphone via USB. Com esta aplicação de desenvolvimento, o utilizador apenas tem de dar asas à imaginação.

app_android_00

A equipa de desenvolvimento da ferramenta, criou pequenos blocos que simplificam a programação e que permitem aceder a todas as funcionalidades/sensores do equipamento. Há por exemplo blocos, que permitem facilmente sincronizar a nossa aplicação com o Twitter ou por exemplo criar aplicações de localização, já que a ferramenta permite aceder ao sensor GPS.

app_android_01

O App Inventor é sem dúvida uma excelente, simples mas poderosa ferramenta que vem mudar a filosofia de programação de aplicações para smartphones, mais concretamente smartphones com o sistema operativo Android.

A aplicação ainda não se encontra em total funcionamento, mas a Google garante que a mesma estará disponível dentro de semana. Entretanto é possível fazer um pré-registo para estar a par de todas as novidades e para requisitar o acesso assim que a ferramenta estiver disponível ao publico.

Enquanto o App Inventor não está disponível, podemos ir aprendendo como funciona. Para isso consultem a seguinte a informação disponibilizada, aqui

Parece-me que esta será uma aplicação “explosiva” no futuro das aplicações para Android.

O que acham desta ferramenta? Também vão contribuir e desenvolver aplicações?

Homepage: App Inventor

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fontes
    Fontes

    A ideia é muito boa e a ferramenta muito pratica
    pena nao ter Android mas mais um motivo para mudar 😛

  2. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    Grande ferramenta. Também não tenho android (ainda, espero eu lol) mas alguém sabe se existe maneira de testar as aplicações feitas nesta ferramenta?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Nao tens android ?

      1. Avatar de Androidiano
        Androidiano

        má recomendação. o hero é dos androids de primeira geração e sem futuro promissor…

    2. Avatar de Androidiano
      Androidiano

      yah, com o emulador android sdk

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Certo Androidian !!!
        Se te oferecessem este phone aceitavas, Sim ou Nao ? Sendo a tua resposta positiva o que farias com ele ?

  3. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Tanto é bom como é mau. Embora permita toda a gente fazer programas, irá também criar mais lixo de apps. Mais admito que será bastante útil na maioria dos casos.
    Mas com isto já me decidi a por o Android no meu Tytn II.

    1. Avatar de afrsa
      afrsa

      Para isso tens o appbrain! Vais lá e dás uma vista nas hot apps! Acho de muito bom gosto facilitar-se a criação de apps… muita gente com boas ideias pode não saber programar! 😉

  4. Avatar de afrsa
    afrsa

    O pessoal pede… a Google cria… de borla! Cada dia que passa mais tenho a certeza de ter feito a escolha certa! Mais uma para a caixa do Android! 😉

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Excelente Excelente Excelente

    Continua Android a crescer e desenvolver-se não tarda será o sistema operativo de tudo que phones 🙂

    Cumps

  6. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Sendo pessimista antevejo que o mercado será inundado de mais uma remessa de porcaria

    Sendo optimista talvez comecem a aparecer aplicações geniais de pessoas geniais que apenas não teem conhecimentos de programação

    off topic ..já agora já há alguma espécie de pista sobre quando poderemos comecar a comprar apps em Portugal?

  7. Avatar de dardevelin - blogtastico

    Resumindo é o Visual basic da google, começam agora com os smartphones e dps eventualmente será para o chrome, até para o novo OS. copy cat

    1. Avatar de lol
      lol

      Visual Basic da Google??? Tens alguma noção do que dizes?
      Na melhor das hipóteses, seria o Scratch da Google.
      Para quem viu aquele vídeo e conhece o Scratch, aposto que pensou “Onde é que eu já vi isto?”.

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Ainda ligas a comentários deste tipo? 🙂 isto é só malta conhecedora…. 😀

      2. Avatar de Fantasma das cuecas rotas
        Fantasma das cuecas rotas

        Boa dica! Não conhecia o Scratch, vou experimentar.
        Quanto ao Android, infelizmente ainda não tenho, pois não pretendo dar centenas de euros por um aparelho que pode cair partir-se. Se o Android é de código aberto, logo, os smartphones deviam ser mais baratos…

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Não vou dar 30 000€ por um carro porque posso bater com ele ou alguém bater nele…

          1. Avatar de BrunoG.
            BrunoG.

            Ele não deixa de ter razão, 600 Euros por um telefone para andar aos trambolhões no bolso e a cair da mesa do café abaixo é um disparate.

            Se não tivesse saido o TMN A1 por 199 Euros ainda não teria comprado um Smartfone.

            O que se passa é que pelo facto de ser “a norma” já de há uns anos para cá os melhores smartphones custarem mais de cem contos já nem reparamos no ridículo da coisa

            No tempo do 3310 alguém que pensasse em dar cem contos por um telefone ou era rico, excentrico ou parvo.

            Hoje em dia parece normal

          2. Avatar de Fantasma das cuecas rotas
            Fantasma das cuecas rotas

            Claro que tenho razão, os chineses fabricam-nos quase de borla e o povinho pagam como se estivessem a comprar jóias em ouro e diamantes.
            Eles fazem isso, porque o povinho anda com umas palas e lentes tipo fundo de garrafa e em terra de cegos… já sabem o resto!
            Ou seja, as pessoas juntam-se para lixar o vizinho, para o futebol, para a religião, etc, mas não se juntam para exigir os seus direitos. Vai-se lá entender esta Espécie.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O que? tens alguma ideia o que é o Visual Basic? Amigo, para trabalhares com o Vb precisas de saber codigo neste não! Mais valia estar calado ó espert da programação!!!

  8. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    Para quando algo do genero para Ubuntu (e k tal multiplataforma)

    (espero que alguem me chame de burro e me digo o nome de algum bom (easy gui) ide para programar)

  9. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    “We apologize, but the system is currently under maintenance.
    Please try again later.”

    Isto acontece-vos quando se tentam registar?

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Sabem se já existe alguma aplicação gratuita para sincronizar com o outlook?

  11. Avatar de Vítor Antunes
    Vítor Antunes

    Pessoal por falar em low cost smartphones.
    Qual vocês escolheriam?

    http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=2932&idPhone2=3191#results

    O preço é semelhante, excepto que o tattoo é livre de operadora.

    1. Avatar de Luis Rosa
      Luis Rosa

      eu tenho o vodafone 845.. para 1º android é aceitavel, nem que seja pk n tinha termo de comparação.. passado um mês resolvi trocar a rom da vodafone pela dos srs da xdadevelopers..
      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=741643
      e agora sim.. agora parece adroid crescido, embora continue sem termo de comparação está muito melhor q o de origem, mais fluido… e até ja tem um cliente de mail q posso configurar com pop3..

  12. Avatar de João Santos
    João Santos

    Este software é muito bom. Apesar da simplicidade do conceito tem recursos que permitem criar aplicações com alguma sofisticação e é bastante fiável. Pena é o seu preço: quem não for profissional não pode ficar a pagar uma mensalidade que depois não pode rentabilizar. Mas quem for profissional para que precisa de um software para amadores?

  13. Avatar de pedro
    pedro

    como se instala?

  14. Avatar de João
    João

    Não precisa instalar. Procura no Google: app inventor 2, regista-te e começa a programar. É boa ideia veres uns vídeos no YouTube. Bom trabalho