Depois do Windows é o Firefox a perder o Facebook Messenger

26 Comentários

O Facebook está a proceder a grandes mudanças na sua plataforma de mensagens. Foram várias as alterações que vimos ocorrer nos últimos dias, pretendendo remover as funcionalidades que os utilizadores menos usam.

Depois de ontem ter sido anunciado o fim do Facebook Messenger para Windows, é agora o Firefox que fica sem esta componente. O Facebook Messenger que podíamos usar nas versões mais recentes do Firefox vai também ser desligado, já no dia 03 de Março.

facebook_messenger_ffox_1

A interligação entre o Facebook e a Mozilla começou na versão 17 do Firefox onde surgiu a Social API. Esta permite que o browser da Mozilla se interligue com vários serviços sociais, apresentando-os numa barra lateral.

O Facebook foi dos primeiros a abraçar esta novidade do Facebook e permitiu que os utilizadores do browser pudessem ter uma porta directa para a rede social, sem terem de ter o browser aberto na sua página.

Mas pouco mais de um ano depois, a decisão do Facebook foi terminar este serviço, tal como fez com a versão Windows. O anúncio desta decisão tem estado a ser feito directamente nas plataformas, no momento da autenticação do utilizador.

No caso do Firefox não é apresentada uma razão, tal como foi no caso do Windows, mas pressupõem-se que a justificação deverá ser a mesma e está associada à pouca utilização deste serviço por parte dos utilizadores.

A mensagem é clara e indica que já na próxima segunda feira este serviço deixará de estar disponível, remetendo mais informações para o site do Facebook Messenger.

Pedimos desculpa, mas vamos deixar de ter suporte para o Messenger do Facebook para o Firefox e irá deixar de funcionar a partir do dia 3 de Março de 2014.

Agradecemos que utilizes o Messenger para falar com os teus amigos e queremos ter a certeza de que sabes que podes continuar a falar e a enviar mensagens em http://www.facebook.com.

Também neste caso o Facebook remete a continuação da utilização do serviço de mensagens para a página do próprio Facebook e recomenda a utilização da sua página.

facebook_messenger_ffox_2

Mais uma vez o Facebook tende a fechar os serviços externos que mantinha e encaminha os utilizadores para a sua página, obrigado os utilizadores a usar ou as suas aplicações móveis, onde tem sido dedicado muito tempo e desenvolvimento, ou os browsers para aceder à sua página.

Este revés na disponibilização destes serviços por parte do Facebook mostra uma mudança clara na posição da empresa face ao suportar outros sistemas operativos.

O seu foco actualmente são os dispositivos móveis e as situações remanescentes devem fazer uso das formas tradicionais, como o recurso ao browser, onde o utilizador fica mais exposto ao que o Facebook lhe quiser apresentar.

Homepage: Facebook Messenger
Homepage: Facebook

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    O Firefox foi dos primeiros a abraçar esta novidade do Firefox.

    Abraço

    1. Avatar de Sheldon
      Sheldon

      “O Facebook foi dos primeiros a abraçar esta novidade do Facebook”

      😀

      😀

      😀

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        “O Facefox foi dos primeiros a abraçar esta novidade do Firebook”

        1. Avatar de Xavier
          1. Avatar de Angelo Santos
            Angelo Santos

            Haw Haw :3

  2. Avatar de Flávio Moreira
    Flávio Moreira

    Não acho que seja por falta de utilização, mas por quererem obrigar as pessoas a ter o site aberto para aumentar as receitas de publicidade.

    Para mim, facebook messenger era quase indispensável para comunicar com colegas e amigos enquanto estou no trabalho e impedia distracções com posts e afins.

    Lá vou eu ter de ser obrigado a utilizar o Skype que odeio. Se souberem de alternativas digam algo.

    Abraço

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        O hangouts não é uma alternativa pois obriga-te a ter o browser aberto ou então a teres o chrome instalado.

        1. Avatar de Rita
          Rita

          O hangouts ja tem uma app para instalar no windows assim evitas o browser. Uso e posso dizer que é bem porreira. Fica no canto do ecrã pequeno e pouco visivel.

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Ainda não tenho a certeza se é uma boa alternativa, mas tens o Telegram que é semelhante ao whatsapp mas tem cliente windows, inclusive um plugin para o browser.
      Pode ser alternativa para alguns.

    2. Avatar de Miratan

      Acredito, uso o thunderbird para me comunicar, raro ir ao facebook.

    3. Avatar de Abílio
      Abílio

      Se tens Win 8, o IM+

    4. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Trillian. Funciona como um hub de chats – Skype, Facebook, WLM etc. etc.

      1. Avatar de MRodrigues
        MRodrigues

        Boas

        Eu utilizava o Trillian mas agora utilizo o jitsi.org é open source.

  3. Avatar de MarioM
    MarioM

    Por mim ate o facebook por terminar que nao faz falta alguma.
    é logo a primeira apps a tirar nos aparelhos.

    1. Avatar de Nome (Obrigatório)
      Nome (Obrigatório)

      Bingo!

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Aplica-se à integração do chat do facebook na aplicação de mensagens no Windows Phone?

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      O Windows Phone 8 até tem Facebook mensager integrado nas Mensagens, o que quero dizer é que nem precisas da app Facebook se assim o desejares.
      No WP 8.1 a conversa já será outra, mas isso sou eu que acho…

  5. Avatar de Abílio
    Abílio

    Há que ir para a web ver a pub… Eu só uso o face para que algumas pessoas comuniquem comigo. Ando farto do face.

  6. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    acredito que tem alguma coisa haver com mudanças na API e a integração com o whatsup

  7. Avatar de VP
    VP

    Estas noticias dão mais confiança a futuros e actuais serviços do Facebook. #ironic

  8. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Normalmente uso no smartphone: Line, Facebook Mensseger, WhatsApp, Skype, Hangouts…
    A minha preferida Line.

    Cumprimentos

  9. Avatar de Luís Miguel
    Luís Miguel

    não se perde grande coisa também

  10. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Até podem ser serviços pouco usados, mas quem usa sabe a utilidade que é ter os chats no desktop, sempre ao jeito, sem ter de ir para o browser e/ou mudar de separador só para responder a alguém.

    Para quem necessite, sugiro, como alternativa, o Trillian Pro que permite incorporar grande parte dos chats que se usam hoje em dia (facebook, skype etc) e tem funcionalidades muito boas.