Depois do Gmail é a pesquisa Google a próxima vítima da China?

22 Comentários

A notícia do bloqueio do Gmail, possivelmente por parte do governo Chinês, veio mostrar que esta potência mundial consegue controlar de forma muito fina e com grande pormenor os sites a que os seus cidadãos acedem.

Ainda sem uma certeza absoluta de que este é um golpe que está a ser orquestrado pelo governo de Pequim, surgem agora notícias de que não é apenas o Gmail que está a ser bloqueado.

As noticias dão conta de que também a pesquisa da Google poderá está a ser bloqueada e que para muitos este serviço da gigante das pesquisas está inacessível.

google_china_1

A notícia do possível bloqueio das pesquisas da Google no território Chinês está a ser avançada pelo jornal The Washington Post, que revela informações de um especialista em questões relacionadas com a Internet, da empresa Dyn.

Earl Zmijewski esteve durante o dia de ontem a realizar testes em vários servidores da sua empresa tendo detectado que a partir de um determinado momento o acesso dentro da China à pesquisa da Google foi terminado.

Esta mudança, e segundo Zmijewski, foi geral para todos os utilizadores do território Chinês e deverá ter sido propositada, revelando mais um passo no que se pensa ser um bloqueio geral aos serviços da Google no território Chinês.

google_china_2

Apesar de apenas ontem ter sido reportado o problema de acesso à pesquisa da Google, já desde o final da passada semana se podia verificar uma diminuição gradual do número de acessos a este serviço da Google na China.

A prova destes números e do decréscimo de utilizadores pode ser confirmado no Relatório de Transparência da Google para o seu serviço de pesquisa.

As interrupções nos serviços da Google têm vindo a decorrer desde as comemorações do vigésimo quinto aniversário das manifestações na praça Tiananmen.

Mas agora estes problemas têm vindo a piorar e o corte total do acesso aos serviços do Gmail e aparentemente à pesquisa da Google vêm marcar uma nova fase nas relações entre a China e a Google.

google_china_3

Já muito antes destes incidentes a Google tinha decidido remover os seus serviços do território Chinês, alojando-os em Hong-Kong, redireccionando todo o trafego da sua versão Chinesa para a versão alojada em Hong-Kong.

Esta mudança e o apaziguar da situação acabaram por resolver todos os problemas que surgiram em 2010, mas na verdades a situação apenas remediada temporariamente, continuando o governo Chinês a controlar os sites a que os seus cidadãos acedem.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de phex
    phex

    Usa vs Coreia vs China vs All .. Isto não vai ser bom para ninguém. Parece-me que a internet como a conhecemos vai deixar de existir e passar a euroamericanet. Espero que não…

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Portugal devia fazer o mesmo, banir google, gmail, chrome…a google e um atentado a privacidade, espero que afundem.

    1. Avatar de Sardao da Noite
      Sardao da Noite

      Meu caro, nao me diga que ainda usa o aeiou para pesquisas? Certamente dão lhe tantos resultados e melhores que a google a nivel internacional se nao mesmo, nacional **cof cof**. Realmente seria bastante benefico portugal bloquear todos os servicos da gigante, falemos do Gmail, Motor de busca, Blogger, Youtube, Drive.. and more, and more.

      1. Avatar de Axo
        Axo

        A sua alternativa ao Google é o aeiou? Bom, se apenas conhece esses, estamos conversados! Eu por mim utilizo outros tão, ou mais robustos, que o dito Google, Gmail e afins

        1. Avatar de phex
          phex

          Eu também mas admito que pesquisas por temas técnicos a google é superior. Gmail é bom e estável. Com a Microsoft tenho igual e pessoalmente até acho o outlook.com melhor. Uma melhoria na pesquisa bing e goodbye google.verdade seja dita, a google é uma empresa de publicidade, não de software. Boas ideias não chegam..

          1. Avatar de Pedro Gonçalves
            Pedro Gonçalves

            nunca nimguem vai chegar aos calcanhares da google, sry mas é verdade

      2. Avatar de Tiago Pinto
        Tiago Pinto

        Com um nome desses deves ser um troll que realmente n percebe nada disto mas digo lhe alem do aieou tem o sapo(para pesquisas nacionais), iol, bing e yahoo…e so escolher e sao tao bons como o google sem violar a privacidade.

    2. Avatar de DAN
      DAN

      Só usa quem quer…

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Banir ou cancelar porquê? Porque não lhe agrada a si? Essa é boa! Só usa quem quer, temos sempre a hipótese de mudar vivemos, graças a Deus, num país livre e do lado democrático do Mundo. Por muitos defeitos que tenham oz países do Ocidente, não há neste Mundo cão melhor canto para se viver.

      1. Avatar de phex
        phex

        Ura ! Sem nada a acrescentar.

      2. Avatar de Tiago Pinto
        Tiago Pinto

        Nao gosto do que a google faz com a informacao dos users sem dar quaisquer satisfacoes, preferia pagar pelos servicos google 10/mes e n ter publicidades ou venderem a minha informacao sem o meu consentimento. Se gosto dos servicos da google e acho uteis? Sem duvida. Se gosto da maneira como a google trata os consumidores? Nem por sombras.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Ora aí está.

          +1

    4. Avatar de serman
      serman

      nao queres, nao usas. ja pensaste nisso? ou inteligencia so serve para pregar aos outros

    5. Avatar de João Matos
      João Matos

      Mais depressa baniria o Facebook do que a Google.

      Se a Google faz atentados à privacidade com o intuito de melhorar os serviços que disponibiliza; o que faz o Facebook?
      Só a aplicação do Facebook no Android é uma anedota para a privacidade do utilizador!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        A questão é que a CIA usa estes serviços para saber o que fazes, quer a nivel pessoal, quer a nivel intuticional…

        Nenhum País que tenha algum respeito por si mesmo aceita isso…essa é a grande diferença.

  3. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    O Twitter ja estava nessa lista..agora o Gmail…aproveita e coloca o Facebook nessa brincadeira…ai sim fica legal

    1. Avatar de lmx
      lmx

      O twitter já estava porque, apesar de ser russo, os datacenters deles estão nos EUA, como tal são usados para espiar pelo governo Americano. tal como facebook’s,google, etc.

  4. Avatar de Bahh
    Bahh

    Em outras notícias nos EUA e partes da Europa sites como o Alibaba, DealExtreme, DinoDirect, aliexpress deixaram de ficar acessíveis. Ok, ok… é mentira, mas só porque não são a China… ou já os tinham bloqueado também.

  5. Avatar de fff
    fff

    governo de mer da. povo carne para canhão, é só triturar e servir

  6. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    USA | Europa vs russi vs coreia do norte vs china vs Al-Qaeda vs Rui Unas

    Ta péssimo

  7. Avatar de Jimmie
    Jimmie

    A vida para a china é fácil, bloqueiam as empresas ocidentais de operarem e gerarem lucro lá e depois exportam lixo electrónico e plástico para o ocidente que nem cães. Não sei como isto é admissível, quem devia bloquear a China deviamos ser nós, são uma ameaça para a economia europeia e americana com as suas relações unidireccionais, em que o dinheiro só tem um sentido, de cá para lá.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      “Não sei como isto é admissível, quem devia bloquear a China deviamos ser nós..”

      Podes começar a fazê-lo quando quiseres…deixa de comprar equipamentos feitos na china, e tens o problema resolvido! 😉

      O meu BB10 q10, é feito no México.
      Não tenho o problema da china,mas tenho na mesma o problema de não ser feito na Europa…ou seja para nós Europeus…vai dar ao mesmo :S