Os smartphones chineses que estão a conquistar o mundo

57 Comentários

Durante anos associámos os smartphones chineses a clones dos topos de gama das grandes marcas mas com fraca qualidade de construção, com interfaces e sistemas operativos cheios de bugs e muito pouco optimizados.

Mas 2014 veio mudar todo este paradigma. Durante este ano, alguns dos melhores smartphones do mercado vieram do oriente e conquistaram milhares de utilizadores em todo o mundo. As marcas chinesas já começaram a agitar as águas do sector dos dispositivos móveis, as grandes marcas começaram a perder quota de mercado significativa e não há dúvidas que 2015 será um “ano chinês” para a tecnologia móvel.

smartphone_china_1


Marcas como Huawei, Xiaomi, Lenovo ou OnePlus, estão cada vez mais fortes no segmento dos dispositivos móveis. Estas marcas colocam no mercado equipamentos Android com excelente qualidade de construção, com interfaces melhoradas constantemente, com excelente hardware e, a cima de tudo, a preços bastante competitivos.

Assim, apresentamos-lhe a lista daqueles smartphones chineses que estão a conquistar o mundo, ou que de alguma forma marcaram o ano de 2014.

 

1º lugar: OnePlus One

O OnePlus One foi apresentado ao mundo em Abril deste ano como “o smartphone mais poderoso de 2014” e agora, passados oito meses, é possível comprovar que este Android produzido sob a alçada da CyanogenMod é realmente o smartphone do ano.

oneplus_1

Este título não é entregue por este ser o melhor smartphone do mercado, porque não o é, mas sim pelos utilizadores que conquistou, pelo preço a que está a ser comercializado e ainda pelo mérito de conseguir vendas extraordinárias, mesmo que para o adquirir fosse necessário um convite.

Especificações Gerais

  • Processador: Quad-core Qualcomm Snapdragon 801 a 2.5 GHz
  • Memória RAM: 3 GB
  • Ecrã: LTPS LCD de 5.5” com resolução de 1080 x 1920 píxeis
  • Armazenamento interno: 16 GB / 64 GB
  • Câmara Traseira: 13 MP (6 lentes com uma abertura f/2.0), vídeo até 2160p@30fps
  • Câmara Frontal: 5 MP
  • Bateria: 3100 mAh
  • Peso: 162g
  • Dimensões: 152,9 x 75,9 x 8,9 mm
  • Sistema Operativo: CyanogenMod 11S baseado em Android 4.4
  • Conectividade: LTE e NFC
  • Preço: 16 GB – 269€; 64 GB – 299€

 

2º lugar: Xiaomi Mi 4

A escolha do Xiaomi Mi 4 para segundo lugar foi também uma escolha simples. É inegável o crescimento da Xiaomi durante 2014 e já se vislumbra o sucesso que terá em 2015.

O Xiaomi Mi 4 lançado a 22 de Julho tem-se revelado uma agradável surpresa no mundo dos smartphones.

A qualidade de construção é excelente, a interface MIUI, que recebe melhorias todas as semanas, está bastante optimizada, e a autonomia e o bom desempenho aliados ao preço de cerca de 340€ fazem deste flagship da Xiaomi um equipamento chinês bastante interessante.

Análise Pplware: Xiaomi Mi 4

Especificações Gerais

  • Processador: Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801, Quad-core 2.5 GHz Krait 400
  • Memória RAM: 3 GB
  • Ecrã: IPS LCD de 5″, resolução 1080 x 1920 píxeis (~441 ppp)
  • Armazenamento interno: 16 GB / 64 GB
  • Câmara Traseira: 13 MP com foco automático, F1.8, duplo flash LED (sensor Sony IMX214), vídeo até 2160p@30fps
  • Câmara Frontal: 8 MP com capacidade de gravação de vídeo até 1080p a 30fps (sensor Sony IMX219PQ)
  • Bateria: 3080 mAh
  • Peso: 149 g
  • Dimensões: 139,2 x 68,5 x 8,9 mm
  • Sistema Operativo: Android 4.4.4 KitKat com interface MIUI 6.0
  • Preço: $379,98 – 338€ com portes e acessórios de oferta, utilizando o voucher PPLWARE

 

3º lugar: Meizu MX4 Pro

De Outubro de 2014, o Meizu MX4 Pro é talvez dos smartphones chineses da nossa lista com menor expressão no mercado nacional. Ainda assim, as suas características e a curiosidade que levantou por parte do público colocaram-no no terceiro lugar.

smartphone_china2

Este smartphone, com um preço acima dos $500, é detentor de um design simples e elegante, e de um poderoso hardware com o SoC MediaTek MT6595, CPU Quad-core 2 GHz Cortex-A15 & Quad-core 1.5 GHz Cortex-A7, um GPU Mali-T628 e 2 GB de RAM.

Confira abaixo as especificações gerais.

Especificações Gerais

  • Processador: Quad-core 2 GHz Cortex-A15 & quad-core 1.5 GHz Cortex-A7
  • Memória RAM: 2 GB
  • Ecrã: IPS LCD de 5.5″, resolução 1536 x 2560 píxeis (~546 ppp)
  • Armazenamento interno: 16 / 32 / 64 GB
  • Câmara Traseira: 20.7 MP com foco automático, F1.8, duplo flash LED (sensor Sony IMX214), vídeo até 2160p@30fps
  • Câmara Frontal: 5 MP com capacidade de gravação de vídeo até 1080p a 30fps
  • Bateria: 3350 mAh
  • Peso: 158 g
  • Dimensões: 150,1 x 77 x 9 mm
  • Sistema Operativo: Android 4.4.4 KitKat com interface Flyme 4.0
  • Preço: 16 GB – 579$; 32 GB – 619$

 

4º lugar: Huawei Ascend Mate 7

O Huawei Ascend Mate 7 revolucionou um conceito já introduzido em vários smartphones do mercado, o do sensor biométrico. A Huawei colocou o seu leitor de impressões digitais no local para prático e mais eficiente alguma vez introduzido num smartphone.

mate_7_sensor

Na traseira do equipamento, com um simples encostar do dedo, previamente registado na base de dados relativa às impressões digitais, o smartphone ou algumas aplicações são desbloqueados instantaneamente, seja qual for a posição do dedo.

A juntar a isto vêm todas as características de hardware, desempenho e autonomia, que elevam a experiência de utilização ao máximo.

Análise Pplware: Huawei Ascend Mate 7

Especificações Gerais

  • Processador: HiSilicon Kirin 925, quad-core 1.8 GHz Cortex-A15 & quad-core 1.3 GHz Cortex-A7
  • Memória RAM: 2 GB / 3 GB
  • Ecrã: IPS LCD de 6″, resolução FullHD 1080 x 1920 (~368 ppp)
  • Armazenamento interno: 16 GB / 32 GB
  • Câmara Traseira: 13 MP, Flash LED, foco automático, vídeo até 1080p@30fps
  • Câmara Frontal: 5 MP com capacidade de gravação de vídeo a 720p
  • Bateria: 4100 mAh
  • Peso: 185 g
  • Dimensões: 157 x 81 x 7,9 mm
  • Sistema Operativo: Android 4.4.2 KitKat com interface Emotion UI 3.0
  • Preço: 470€

 

5º lugar: OPPO Find 7

Por fim, destacamos aquele que foi o primeiro smartphone a surgir no mercado com a fantástica resolução QuadHD de 1440 x 2560 píxeis.

Lançado pela OPPO em Março passado, pode dizer-se que este foi o smartphone que começou a marcar a viragem de mentalidades relativamente aos smartphones vindos da China, já que se posicionou directamente ao lado das grandes marcas do mercado.

Depois de o analisarmos, e de depois de já termos tido a oportunidade de analisar muitos outros equipamentos chineses, é claramente perceptível a evolução fantástica que estes equipamentos sofreram ao longo deste ano.

O OPPO Find 7 demonstrou algumas fragilidades, tanto em termos de construção como de interface, mas ainda assim, conseguiu conquistar muitos utilizadores e a marca continua a surpreender com equipamentos, como é o caso do mais recente OPPO N3.

Análise Pplware: Oppo Find 7

Especificações Gerais

  • Processador: Qualcomm MSM8975AC Snapdragon 801 Quad-core @ 2.5 GHz Krait 400
  • Memória RAM: 3 GB
  • Ecrã: 5.5″, resolução QuadHD 1440 x 2560 (534ppp)
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Câmara Traseira: 13 MP, duplo Flash LED, vídeo até 2160p@30fps
  • Câmara Frontal: 5 MP com capacidade de gravação de vídeo até 1080p a 30fps
  • Bateria: 3000 mAh
  • Peso: 171 g
  • Dimensões: 52,6 x 75 x 9,2 mm
  • Sistema Operativo: Android 4.4 KitKat
  • Preço: 479€

A juntar a estes fantásticos equipamentos que marcaram o ano de 2014, tendo em consideração o estereótipo criado em volta dos smartphones chineses, são de referir ainda marcas como a Lenovo, que começou finalmente a apostar neste segmento, a IUNI, a ZTE, a THL e a UMi.

Apesar de algumas delas não terem ainda entrado no mercado nacional, ou mesmo no Europeu, espera-se que ouçamos falar muito destas marcas durante o próximo ano.

Segue a lista de mais alguns smartphones chineses que surgiram durante 2014 e que se destacaram pelas suas características e preços competitivos:

O mercado está a mudar e disso já não existem dúvidas. Marcas como a Samsung, a Apple, a Sony ou a LG terão que se reinventar, terão que ser astutas o suficiente para lutar contra as forças chinesas, sob pena de dentro de pouco tempo ouvirmos falar que alguma delas se viu obrigada a abandonar a produção de smartphones.

Para si, qual foi o grande smartphone chinês de 2014?

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iBend
    iBend

    tenho grandes expectativas com a Xiaomi pra 2015. E acredito q n serão só telemóveis

  2. Avatar de miguel
    miguel

    Para mim foi:
    ##### Finais 2014 ######
    Oppo R5 – mais fino do mundo
    Doogee DG900 – Octacore com lentes sony e gorila glass3 a frente e trás.

    #### 2014 ######

    One plus one – low cost e potente.
    Xiaomi Note pro – melhor equipamento relação preco\qualidade de 2014, a volta de 170€.
    Xiaomi MI4 – Comparado com o one plus one mas com preço superior.

  3. Avatar de Pedro Henriques
    Pedro Henriques

    Vejam as especificações do Elephone P8 e preços, tenho um e está impec.

    1. Avatar de Tiago Ribeiro
      Tiago Ribeiro

      De onde mandas-te vir? é top? Preço?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Tens no seguinte site por 147€
        http://www.efox.com.pt/elephone-p8-mtk6592-17ghz-octa-core-57-polegadas-fhd-ips-tela-android-44-3g-smartphone-com-logo-g-307391
        ELEPHONE P8 MTK6592 1.7GHz Octa Core 5.7 Polegadas FHD IPS Tela Android 4.4 3G
        Tem boas caracteristicas para o preço pedido.
        Se queres conhecer mais modelos deste fabricante visita:
        http://www.elephone.hk

        1. Avatar de Jorge Pereira
          Jorge Pereira

          O preço que consta no link em cima (efox), é aquele em que o smartphone é enviado da China, chegado cá tens as custas alfandegárias, ou seja, pagas pelo smartphone cerca de 190€ que é o preço do mesmo equipamento vindo de Espanha (efox). segue o link:
          http://www.efox.com.pt/-envios-de-espanha-p8-mtk6592-17ghz-octa-core-57-polegadas-fhd-android-44-3g-smartphone-g-307038

          Tenho um e estou satisfeito com o desempenho do mesmo.

  4. Avatar de jose carlos
    jose carlos

    “A Huawei colocou o seu leitor de impressões digitais no local para prático e mais eficiente alguma vez introduzido num smartphone”. Errada está frase. O HTC One Max já tem há dois anos…..

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      É verdade que o HTC One Max o tem no mesmo local, mas a sua utilização não é tão eficiente quanto a do Mate 7. O simples toque no sensor, em qualquer posição do dedo, fazem toda a diferença relativamente à concorrência.

  5. Avatar de Jose
    Jose

    Nem que fossm a 8a maravilva do Mundo,chinês de raiz, até porque não tenho hoje opçao de escolha, não quero nada! O Mu do até hoje não precisava da China para nada nem do seu trabalho escravo, ainda por cima financiar, indirectamente o Exercito Vermelho, já basta o que os gananciosos empresários do Ocidente fizeram ao deslocar fabricas e tecnologia para a Chin com fito deo ter maiores margens de lucro. Para esses é bem feito que batam e com força com a cabeça, e a galinha dos ovos de ouro se tranforme em pesadelo. Querma ganham tudo e estão a perder, logo no terreno do escravo e mão de obra quase gratuita. Virou-seo feitiço contra o feiticeiro. Quantoa. Quanto às mi has escolhas dentros do possível nunca opto por coisas chinesas. Pelo menos enquanto ti erem aquele regime.

    1. Avatar de Luís Pereira
      Luís Pereira

      Compreendo aquilo que escreveste mas, não sei se sabes, a maioria das fabricas dos fabricantes de telemóveis são na China. Pelo que comprares marcas “ocidentais” é o mesmo que comprares marcas chinesas(;

    2. Avatar de luis
      luis

      A epoca que os chineses trabalhavam de sol a sol por uma malga de arroz já passou .podem não ganhar tanto como os ocidentais , mas muita coisa mudou na China ,e vai mudar ainda mais .O qualidade dos produtos que vendem subiu bastante .As marcas ocidentais é que tem de baixar as margens de lucro se quiserm competir com os chineses .Qual será a margem de lucro de por exemplo um iphone,ou um samsung de 600 euros produzido na china ?Será que aquilo tem alguma coisa que valha esse valor de venda ao publico ?A meu ver não

    3. Avatar de Internauta
      Internauta

      Entre China e USA o diabo que escolha….

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Então os DOOGEE, principalmente o 2014TURBO, não entra neste lote? Analise incorrecta.

  7. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    Apesar do meu preferido ser o OnePlus One..
    A marca thl de modelo para modelo continua a surpreender-me, especialmente o THL 5000!

  8. Avatar de filipe
    filipe

    Alcatel One touch Hero

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      O problema do Alcatel OneTouch é a autonomia, a bateria só dá para 1 dia, mas isso é um problema comum a todos, sejam chineses ou “ocidentais”, as baterias são fraquissimas, as autonomias são todas inferiores a 24 horas de utilização.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        O meu q10, dura-me 2 dias…
        e trabalho muito com ele, no entanto so uso 3g…porque se vais para 4g, é prai umas 6-9horas 🙂

        O passport dura-te pelo menos 3.5 dias…

        Depende do equipamento, sistema operativo, modulos de comunicação e a forma como é gerida a energia dos mesmos..

  9. Avatar de anibal
    anibal

    1º One Plus One,
    em segundo lugar zte nubia z7/mini, ao mesmo nivel de xiaomi mi4

    1. Avatar de Tiago Pinto
      Tiago Pinto

      o one plus one e barato mas apenas por convite o que traz problemas de garantia. O note 4 e de longe melhor (mais caro? sim mas +300euros n me fazem diferenca, apenas quero o melhor)

      1. Avatar de anibal
        anibal

        chineses e não coreanos. Por esse preço compras dois OPO 😀 Se tens dinheiro para gastar força, mas hoje em dia tens muito melhores relações qualidade preço. Essa relação é uma das justificações da queda no mercado da Samsung

    2. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      o zte nubia z7 ao nivel do mi4? andaste a sonhar? quanto mais a versão mini…

      1. Avatar de anibal
        anibal

        Qualidade/preço. O mi4 custa mais 100 euros que o nubia z7 mini. Lógicamente o mi4 tem um hardware superior. Mas vale mais 100 euros? Snapdragon 801, 2gb ram, 16GB rom, 4g, Dual Sim, ecrã 5′ sharp full hd. Diz-me se por 230 euros consegues melhor…
        No gsm arena a média de avaliações é 7.9 8.0 8.3, contra 7.8 8.0 8.1 do mi4. Este último argumento vale o que vale no entanto há mais opiniões semelhantes 🙂

        Uma coisa que o Mi4 ganha claramente é na rom MIUI.
        Quando tiveres com um nubia nas mãos vais ficar agradavelmente surpreendido, eu também fiquei.
        Atenção que sou fã da Xiaomi e dos seus equipamentos.
        Em relação z7 pensava que estava mais em conta… pensava que rondava os 400 450. erro meu.

  10. Avatar de minie
    minie

    são todos xpto, mas depois é a garantia com eles

    1. Avatar de Azzoria
      Azzoria

      Isso é argumento de quem não tem nada de jeito para dizer

      1. Avatar de minie
        minie

        vais dizer que é mentira? compra la um deles e depois diz me como correu a garantia

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tenho xiaomi e já precisei de activar a garantia porque o conector de carga ficou sem funcionar isto porque o meu filho de 4 anos começou a tentar forçar a entrada com a mao do boneco “chico” e pronto lá se foi.

          Foi só entrar em contacto com a loja que me vendeu e pronto lá me mandaram uma empresa de correio vir buscar a minha casa e passado 2 semanas já aqui estava 😉

          Claro que não disse que foi o meu filho que estragou o conector 😀

        2. Avatar de Azzoria
          Azzoria

          Uso telemoveis chineses ha mais de 2 anos, assim como muitos amigos meus e ate familiares. Nunca tive problemas e se alguma vez tiver, qualquer telemovel os tem (ate mesmo iPhones que sei que es um desses fanaticos)

  11. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Sem sombra de dúvida é mais um fator de crise ocidental, não podemos competir com a força escrava do oriente que tem 1/6 da população mundial em condições escravas ou quase escravas a trabalhar para engolir as economias ocidentais.

    As consequências começam-se a sentir e ou vamos todos nos formatar a semelhança deles (escravos) ou talvez haja outra opção que será ainda talvez melhor para os orientais, iremos destruir tudo o que conquistámos económicamente e culturalmente enquanto nos debatemos contra o oriente….

    1. Avatar de jm
      jm

      Estou de acordo com o Eduardo e demais comentarios deste teor. Esta opçao de os fabricantes ocidentais deslocalizarem o grosso da produçao para a china ainda vai sair cara se outras medidas nao forem tomadas. Isto era inevitavel e mais que evidente, mas muitos so agora se estao a aprceber do fenomeno – pensavam que era tudo lucro. Se aqui em Portugal descerem os vencimentos para 1/5 talvez consigamos competir.

      1. Avatar de geraldo
        geraldo

        amigo jm, já estou farto de dizer isso. o lucro facil dos ocidentais, ao deslocarem as suas empresas para a china, será o fim dos europeus. deram-lhe a tecnologia e eles aperfeiçoam. lembram-se dos japoneses há 30 anos?

    2. Avatar de Alberto
      Alberto

      A china é um pais com mais de 1000 milhões de habitantes, tem um governo totalitário, tudo o que é feito tem de bater certo, senão é o caos. Há isto há aquilo, etcetc, o estado tem de conceder o básico a maior parte das pessoas, trabalho, por isso deu as condições necessárias para que as grandes empresas mundiais se la instalassem, provavelmente nenhum pais no mundo recebeu tanto capital estrangeiro nos últimos 50 anos como a china, as empresas têm mais lucro, os chineses têm trabalho, o estado cobra impostos, a china fica forte, muito forte. Li algures que os salários na china já rondam os 300€ ou mais na maioria dos sectores. As tecnologias geram muito dinheiro, é preciso conhecimento para inovar e construir, é preciso muito dinheiro para investir na produção, é preciso muita energia.
      Portugal é um pais de gente malandra, eu sou malandro (depende dos dias), há muita gente ambiciosa também, mas mais malandros (futebol, casa dos segredos, etcetc, vícios, baboseira..vida boa ).
      Portugal é um pais caro para se investir. A energia é cara a mão de obra até não é cara mas no geral não é qualificada. Uma empresa que queira investir no sector de produção de tecnologia em portugal estará arrumada a partida, terá de dar formação aos trabalhadores (tem de pagar) terá de construir uma Central Nuclear (a nossa electricidade é muito cara)…..etcetc…

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    O Oneplus One não foi desenvolvido sob a alçada da CyanogenMod!

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Pois não…era a mesma coisa que dizer que o meu pc foi desenvolvido sobre a alçada da microsoft LOL

  13. Avatar de Rato
    Rato

    á parte dos telemoveis serem uns melhores e outros menos bons, o que interessa aqui é que a china já conquistou o mundo economicamente, o problema que parece ninguem ainda ter dado conta é o que virá a seguir, os conquistadores não se ficam só pela economia, a onda que virá da china a seguir vai ser mais forte e mais devastadora ainda, a china vai conquistar o mundo em todas as frentes, quem cá estiver verá. Só tenho pena que o egoismo e o capitalismo selvagem que se vive na europa e nos paises mais industrializados e potentes do resto do mundo não vejam isso e não se unam de maneira concertada no sentido de salvarem as economias e as pessoas. Acho que atingimos o limite e o resultado é o que está á vista nesta luta desigual e que vamos perder de certeza.

  14. Avatar de Rui C
    Rui C

    iPhone dá 15-0 a esses todos. 🙂

    1. Avatar de 1235fsd1

      só no hype, pk de resto…

      1. Avatar de Winetree
        Winetree

        Hype tem a OnePlus One.
        Brilhante campanha de marketing. Fizeram de um smartphone stock, com SO igual a milhares de outros, com quase 0 suporte, de uma marca nova e desconhecida, um objecto de desejo.
        Estiveram muito bem!

        1. Avatar de A. Medes
          A. Medes

          Essa é boa… A SO é da Cyanogen, não é igual a todas as outras, não confundas com o Android ‘standard’! ‘Quase’ ?? Então mas tem ou não tem ?? Não fales por falar, é que quem ja precisou do mesmo teve a ajuda necessaria ou substituiçao do equipamento rapidamente (eles até incentivam a coisas como por exemplo fazer root, sem perda de garantia). Enfim!

        2. Avatar de Rui

          OnePlus One resume-se a specs, depois num sistema android que é o que é , mais do mesmo.
          Enquanto o android tiver o sistema que tem de suporte , vai ser sempre mais do mesmo. Até podem triplicar as specs em relaçao ao iPhone, porque no fim nunca vão ter a estabilidade e a performance do iOs.

    2. Avatar de Máquegáiver
      Máquegáiver

      No que? o aifone na unica coisa que ganha é no preço, que é o dobro ou o triplo.

      1. Avatar de Rui

        Não sabes o que dizes.
        Usas um iPhone 1 semana e não queres outra coisa.

        1. Avatar de David
          David

          Já tive um iPhone….. Nunca mais………. Tenho um oneplus one, foi o mais barato que comprei e até agora e é o único que não me desiludiu (já tive topos de gama HTC, iPhone e Samsung). No entanto admito que para quem não percebe nada de tecnologia o melhor é mesmo comprar um iPhone ou um WP. Agora para mim é muito limitado mesmo no tipo de aplicações da appstore…. Em relação a garantia destes equipamentos chineses o oneplus da 1ano de garantia tal e qual o iPhone,no entanto da mais trabalho tratar do assunto. Para quem não sabe, enviar um equipamento para reparação com destino China tem que ser com o conhecimento da alfandega se não quiserem pagar valores alfandegários quando chegar a Portugal . No caso do oneplus o equipamento é reparado na UK

        2. Avatar de Fábio
          Fábio

          Eu usei iPhone durante mais de um ano e agora tenho um Oneplus. Aconselho toda a gente a fazer o mesmo. Foi a melhor decisão de sempre.

  15. Avatar de Targa
    Targa

    One Plus One******

  16. Avatar de OnePlus One
    OnePlus One

    boas
    tenho convite OnePlus One
    quem estiver interessado “apite”

  17. Avatar de thinkoutsidethebox
    thinkoutsidethebox

    Estou a ver que ninguém conhece o Hauwei Honor 6! …é pena!

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      é um bom dispositivo, mas a huawei em termos de actualizações é para esquecer… tive para o comprar ate ver o xiaomi mi4 e esperei ate à versão 4g fdd-lte… melhor smartphone que já experimentei e muito satisfeito com a compra

  18. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    A diferença é que essas marcas chinesas vendes telemóveis chineses a preços da china.

    Marcas como Apple e Samsung é que vendem telemóveis igualmente chineses a preços “ocidentais”…

    …e depois o troll sou eu.

    Por isso que não largo o meu 3310 por nada.

  19. Avatar de sabino
    sabino

    Neste momento toda a gente contente com os lucros da deslocalização para a China mas ainda virá a altura que dirão já não é 300 mas 3000 porque a Europa não irá ter indústria nenhuma porque essa estará toda na China. Quanto ao tema tenho Bq em casa e apesar de ser chinês nada a apontar e á assistência e tenho visto grandes maquinões. Bom Ano.

  20. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    Em termos de custo / benefício nada bate o meu IUNI U2, que me custou menos de 195€, vindo de Espanha.

    Carcaça em alumínio
    Ecrã 4.7” Full HD LTPS 469ppi da Sharp
    Vidro Gorilla Glass III
    Processador Snapdragon 800 Quad-core 2.2Ghz
    Processador Gráfico Qualcomm Adreno 330
    3Gb RAM
    32Gb ROM
    Câmara traseira de 16mp da Omnivision f/2.2
    Câmara frontal de 4mp Ultrapixel
    Bateria 2200mAh
    Android 4.4 (IUNI OS – o mesmo que equipa o One Plus One)

    1. Avatar de mateus
      mateus

      IUNI U2,onde posso encontrar este telefone?

      1. Avatar de José Pereira
        José Pereira

        Beewip espanha

    2. Avatar de Pedro Gameiro
      Pedro Gameiro

      Boas,

      Estive a validar esse ou o JIAYU G4S OCTACORE NEGRO e comprei o jiayu… pela bateria e por ser octa-core 1.7.

      E estou bastante contente com o aparelho, comprado no site da http://www.jiayu.es, desconto de 10 euros por cupão e fora o iva fica a 156€

      Alguém tem alguma coisa contra este aparelho?

      Bom Ano.

      Cumprimentos

  21. Avatar de waewalh
    waewalh

    preço de mi 4 é mais caro do que o de oneplus one?
    http://bit.ly/1xxl0yr e http://bit.ly/14bP1dt

  22. Avatar de Filipe FX
    Filipe FX

    E o que dizem do Elephone P5000 ou do Meizu M1 Note?

  23. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    BQ E6 😉