Depois de 4 anos… chegou o Putty 0.61

17 Comentários

Putty 0.61 com suporte para autenticação SSH-2

Depois de quatro anos do lançamento do Putty 0,6, Simon Tatham responsável pelo projecto, anunciou recentemente (acompanhado com um pedido de desculpas – ver aqui) a disponibilização do cliente Telnet/SSH mais popular.

Como já tive oportunidade de referir em outros artigos, sou um “viciado” em SSH para acesso remoto as minhas máquinas. O SSH (Secure Shell), também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux. Como cliente costumo usar o pequeno mas fantástico Putty.  Vamos conhecer as novidades do Putty 0.61.

putty_00

O PuTTY é um cliente Telnet e SSH para Windows e Linux, juntamente com um emulador de terminal XTerm.

Principais novidades do Putty 0.61
  • Suporte de autenticação Kerberos/GSSAPI para SSH-2 (Windows e Linux)
  • Suporte para GTK 2 no Unix
  • Possibilidade de escolha de fontes sem largura fixa
  • Suporte para compressão zlib@openssh.com no SSH-2
  • Criptografia e Optimizações de controle de fluxo
  • Suporte para ficheiros OpenSSH AES-encrypted no PuTTYgen

Veja todas as novidades aqui

putty_01

Em Resumo …

Para quem é faz administração de sistemas informáticos e recorre frequentemente ao SSH/Telnet para estabelecer ligações remotas, o Putty é provavelmente o melhor cliente open source. Esta aplicação tem lugar cativo no meu sistema e para facilitar a gestão de perfis não dispenso o AutoPutty. Quer aprender a montar um servidor SSH no Ubuntu? (veja aqui como fazer).

Para finalizar gostaríamos de saber se é adepto do Putty. Boas ligações!

Artigos relacionados

Licença: BSD
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: [Windows] putty.exe [472 Kb]
Download: [Source code para Unix] putty-0.61.tar.gz [1,69 MB]
Homepage: Putty

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de T.Castro
    T.Castro

    No resumo existe um pequeno lapso na escrita:
    “open souece” deveria ser ler “Open Source”.

    Já agora, isso da para estabelecer ligação com o iOS 4.3 JB tendo o SSH activo?

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      É uma questao de saberes o IP. É em tudo igual a uma maquina dita normal 😉

      cumps

  2. Avatar de Ikari-PT
    Ikari-PT

    Boas, eu tambem uso mto o puty, e as novidades até são bem vindas, mas por acaso tenho uma duvida +/- relacionada.
    Eu uso o puty para guardar os logs de sessoes telnet.

    Há alguma maneira de aceder e guardar o o esta a passar numa outra shell (neste caso um frontend shell de uma aplicação java)?

    É que é o statos de um serviço que uso na empresa e não se pode paralo, para abrir por outro lado, aquilo passa as mensagemtão rapido que depois para encontrar uma referenceia ando eu copiar tudo o que aparece na shell e depois a colar no notepad, e com sorte o copy apanhou o que eu queria, se não la se vai a informação com o limitado scroll do cmd…

  3. Avatar de BMJ
    BMJ

    Amazing, uma das minhas ferramentas indispensáveis…

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boas novidades,

    Não se percebia como é que um programa usado largamente por toda a gente estava sem sofrer updates a muito tempo.

    Eu costumo usar o PuTTY Connection Manager para aceder a servidores unix e a equipamentos cisco.

  5. Avatar de RuiZinK
    RuiZinK

    PuTTY e Chrome (ou por vezes FF) é daquelas coisas que tem de estar sempre aberta no meu PC de trabalho.
    Para gestão de ligações e muito mais, utilizo o mRemote. Suporta RDP, VNC, SSH, Telnet, Rlogin e mais uma panóplia de protocolos… à borla brutalíssimo.

  6. Avatar de Fulvio Carvalhido
    Fulvio Carvalhido

    A vida sem o Putty, não teria significado 🙂

    Uso todos dias vivamente..

    1. Avatar de Mandrake

      Faço de suas palavras as minhas.
      Mas pra linux ainda prefiro o meu Terminal como client pra aceder ao SSH.

      Putty is Alive! =D

      1. Avatar de BMJ
        BMJ

        Eu prefiro no linux, o Terminator, dá para ter multijanelas do terminal….

  7. Avatar de hm
    hm

    Ainda bem e finalmente!
    Iria passar-me ao lado se não estivesse aqui a notícia.
    Apenas um reparo, não é bem um pedido de desculpas é um “sorry”, achei logo estranho pois não estava de todo à espera de uma coisa formal a pedir desculpa pelo atraso e não sei quê, depois fui ler e a ri-me, até porque o autor não tem qualquer obrigação em actualizar/alterar, mas nós agradecemos.

  8. Avatar de Notliz
    Notliz

    Tem lugar garantido no Desktop!

  9. Avatar de Visitante
    Visitante

    Sou adepto só de vista. Ainda não utilizei…

  10. Avatar de Kombo
    Kombo

    Utilizo o Putty no meu dia a dia no trabalho tanto em Unix como em Linux =) e digo já que é bastante útil.

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Hehe finalmente 🙂

    Costumo usar em windows para aceder à minha ngw100, em linux uso simplesmente o ssh por terminal.

  12. Avatar de JC
    JC

    Autoputty? E usar criptografia assimétrica não?

  13. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    Há alternativas gratuitas MUITO melhores: Poderosa, Mobaxterm, Bitvise Tunnelier, etc.

  14. Avatar de David Martins
    David Martins

    Agora o melhor é o mobaextream para mim,