De que forma funcionará o Google Glass?

37 Comentários

A chegada do Google Glass apanhou a maioria de surpresa. Havia rumores de que a Google poderia estar a criar um equipamento revolucionário e que se integraria com os utilizadores de forma perfeita, mas nada de concreto foi revelado até que a Google o apresentou de forma oficial há cerca de um ano.

Desde essa altura a Google continuou a desenvolver o Glass, sempre com a ideia de o tornar parte integrante do nosso dia-a-dia e com acesso à Internet e à informação que nos é importante.

google_glass_1

A chegada do Google Glass aos primeiros utilizadores está para muito breve e estes eleitos vão ter a possibilidade de os testar de forma única e exclusiva, tendo acesso em primeira mão. Depois das candidaturas é agora chegada a hora de a Google entregar os primeiros Glass.

A forma como o Google Glass irá funcionar todos já sabemos, graças aos vídeos e à informação que a Google tem publicado.

Mas e como serão os componentes que farão parte do Glass? Esse é um segredo guardado pela Google e que não será expostos tão cedo. Mas o artista Martin Missfeldt criou um infograma que mostra a forma como provavelmente o Google Glass funciona.

Para o criar recorreu a muita informação que é pública e que permite entender melhor os componentes que vão constituir o Gogole Glass, a forma como este vai conseguir interagir com os seus utilizadores e como será a forma de apresentar a informação que disponibilizará.

google_glass_2

Mas e como será a experiência de utilização do Google Glass? Ainda poucos tiveram a possibilidade de o experimentar e sentir a forma como este equipamento conseguirá fornecer-nos toda a informação e, principalmente, como será a nossa habituação a ter esta fonte de informação constante mesmo à frente dos nossos olhos.

O editor chefe do site The Verge, Joshua Topolsky, teve já acesso ao Google e mostra como é a experiência de utilização do Glass. É uma entrevista onde o Glass é apresentado noutra perspectiva e onde a utilização é real. Não é retratada apenas a tecnologia mas também a forma como chegámos a ela e como será a sua interligação com o nosso dia-a-dia.

Espera-se que o Glass chegue no final deste ano às lojas e que tenha um custo de 500 dólares. Se é um equipamento caro? Provavelmente, mas o que trará aos seus utilizadores depressa esbate esse valor.

É uma forma completamente diferente de ter acesso à informação e de interagirmos com os nossos contactos e com os nossos dados. É, provavelmente, a evolução natural que os nossos equipamentos vão ter e a Google está, como é hábito, a liderar essa evolução e mudança, mostrando os caminhos que devem ser seguidos.

É o Google Glass um projecto capricho ou é a forma natural de evolução dos equipamentos e do acesso à informação?

Homepage: Google Glass

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Coelho

    Bastante interessante este projecto sem duvida

  2. Avatar de MrT
    MrT

    O projecto é interessante.
    Mas não sei até que ponto não será mais um motivo de distracção, visto que com a utilização destes “óculos” passará a existir uma tendência para estar a olhar para o “lado” (penso eu). E até que ponto a posição do mostrador não será má para esforço dos olhos…..
    De qualquer forma não deixa de ser um projecto interessante, e no qual se pode continuar a investir….

    1. Avatar de carlos
      carlos

      a posição do display em relação ao olho vai depender da forma como os óculos são colocados na cara

  3. Avatar de JP (djlinux)

    O melhor exemplo que já vi foi, ir a um Stand, verificar o preço de X carro e com o Google Glass perceber se é uma boa compra ou não, comparando o preço com outros Stands. Nada que não se possa fazer com o Smartphone, mas, de forma mais “fácil” e rápida…

  4. Avatar de fabio

    Gostei sem duvida, quanto à pergunta colocada eu acho que é um pouco dos dois, porque há muito tempo que engenheiros e cientistas querem que a tecnologia esteja cada vez mais incorporada na vida das pessoas, de certo moto também é um processo evolutivo, uma vez que a tecnologia está cada vez mais pequena e eficaz

  5. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Dece ser interessante um equipamento destes, pelo que vi no video do site official é espectacular! No entanto há sempre um mas.. e para quem usa oculos, como se usa?

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Esse senão não existem, eles vão trabalhar com marcas de óculos a serio para tornar isso possível.

    1. Avatar de Marco Freitas
      Marco Freitas

      Não sei como é possível uma aplicação que é pura pirataria ser apoiada pelo Jumbo, lol

  6. Avatar de tfae
    tfae

    A Apple processa a Samsung.
    Os Super Guerreiros vão processar a Google!
    http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20101221223425/dragonballfanon/images/5/52/VegetaScout.jpg

    😀

    1. Avatar de Vítor M.

      A Apple não, mas há um japonês que afirma ter a patente disso há anos em seu nome 😉

      http://www.engadget.com/2013/04/10/softbank-ceo-vs-google-glass/

      1. Avatar de PR
        PR

        Patente para uns óculos que mostram as legendas..
        E pronto, é agora a malta registar patentes de coisas que imagina mas que não tem o know how ou não pretende investir milhões à espera que alguém a faça para lhe cobrar a patente.. lol

        O gajo patenteou (?!) algo para apresentar a tradução e agora vem com ónus de cãmera, gps, ligação wifi etc etc
        😀

  7. Avatar de luniq
    luniq

    o projeto é interessante… mas na parte que me toca, se me aparecer alguém à frente com google glasses, penso que ter razões para para ficar preocupado, não que tenha algo a esconder, mas pelo simples facto que mais parece estar à frente de uma enciclopédia… talvez sejam só preconceitos meus…

    se vier a sair para o mercado e comprar algum, apenas será para uso pessoal. interagir com outras pessoas estaria completamente fora de questão.

  8. Avatar de lontra
    lontra

    Tecnologia Interessante. Posso estar muito enganado, mas não vejo qualquer utilidade para isto. A ver…

  9. Avatar de Luís
    Luís

    Daqui por uns anos quando um estudo provar que mais de metade dos utilizadores do google glass tiver problemas de olhos quero ver se ainda vão continuar a achar interessante. Se anos a olhar ara uma televisão ou um computador dão cabo dos olhos então andar sempre a olhar para um projector a uns centímetros do olho, ui que bem que isso deve fazer. Não me apanham com essa coisa na cabeça, isso vos garanto.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Sim porque a tecnologia dos ecrãs de computador e televisões era igual à de hoje em dia. E o google glass é igual LOL

    2. Avatar de Bob
      Bob

      Isso do fazer mal aos olhos…. tem muito que se lhe diga…

      é isso e no escuro estar em frente a uma televisão…

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Andar a olhar para um ecrazito ou projetor ou lá o que é usando um só olho? Não achas que isso vai dar mau resultado? Quando ficares com os olhos virados um para cada lado depois queixa-te. É da maneira que também pode ser que se ganhe algum dinheiro a processar a google. Quem quiser que tente a sua sorte.

  10. Avatar de JJ
    JJ

    Julgo que este projecto é dos maiores riscos que a Google esta a correr. Pois, o investimento não deve ser pouco e o sucesso ainda é uma incerteza.

    Pessoalmente acho que é algo muito inovador e que em varias situações pode ser útil. Se for lançado por 500$, não acho caro, podendo facilitar uma maior procura. Apesar de não comprar a esse preço, acho que a médio prazo, se tudo correr bem, fique mais acessível.

    Ao mesmo tempo é um capricho da Google, não no projecto em si, mas em querer realmente lançar algo que a concorrência não tenha feito, fora do mundo on-line. Prova disso é o investimento que esta a fazer no desenvolvimento de tecnologia para o carro andar sozinho em qualquer lado.

    E visto que a informação é muito valiosa, o ter acesso a ela com muito pouco esforço, pode-se tornar uma grande vantagem.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Carros a andar sozinhos já existem pelo menos 3 protótipos a andar “direito”

  11. Avatar de Joao
    Joao

    Acho que no fundo vai fazer o oposto do pretendido, que vai COMPLICAR a interacção humana em vez de simplificar. Se estiver a conversar com alguém que esteja a usar o Glass, ou mesmo se passar ao lado na rua, como vou deixar de me perguntar o que está ele a ver? Como ter uma conversa sem saber se ele está nesse preciso momento a pesquisar sobre o tema ou a ver o meu perfil numa rede social sem que eu saiba? (etc.) Além disso faz exactamente o que um smartphone faz com o simples e grande senão de quem os usar correr o risco de parecer ridículo.

    1. Avatar de navega
      navega

      lol tu fazes cada filme, então se passar uma pessoa do outro lado da rua com um smartphone na mão como é que eu vou saber o que ele está a ver?

      isto é um projecto com sucesso garantido, e mal posso esperar para poder usar uns…

      1. Avatar de PR
        PR

        Há pessoal que está sempre a reclamar com tudo..enfim 🙂

  12. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Se for 500$ já com as lentes graduadas e o ecrã apropriado para lentes graduadas, é um bom investimento…..mas eles nao devem ter pensado nisso

  13. Avatar de kendimen

    Estou a imaginar muitos “xico-esperto”, pseudo-intelectual, ‘geek’, ‘nerd’ e afins já a salivar!! E eu também 😉

  14. Avatar de Luis Pinto
    Luis Pinto

    Esse video é mais engraçado e dá uma excelente visão do que será ao usar o google glass.
    http://videos.sapo.pt/zns0GvczahhYYRvGSauF

  15. Avatar de fornost
    fornost

    eu acho que vai ser a maior falha do mundo, sério mesmo… mesmo que seja excelente creio que poucos irão adotar.
    E olha que já pensei bem sobre o assunto, parece-me mais uma coisa da ficção do que algo palpável/viável

  16. Avatar de EXP001
    EXP001

    Ja me estou a imaginar a ver como o T-850 (extreminador)

    http://www.youtube.com/watch?v=dEXGmnTwSlQ

    So falta a o Raio X e a visao termica hahahah

  17. Avatar de sakura
    sakura

    ja me vejo como “http://www.dragonballencyclopedia.com/qdb/Pan”…

    para mim é uma das melhores ideias da google.
    tem 1 potencial enorme, pena não ser MS.

  18. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Brutástico!

  19. Avatar de João Campos
    João Campos

    Isto é daquelas cenas que uns aninhos atrás era algo que a Google lancaria no dia das mentiras 😛

  20. Avatar de Shop

    Sem dúvida muito interessante

  21. Avatar de Dna
    Dna

    Vai ser muito bom para usar em testes e exames, enquanto não for muito popular. E um must para a privacidade de quem anda na sua vidinha na rua.. tou mesmo a ver stalkers a perseguir gajas boas ja a ver infos sobre elas.. 😀

  22. Avatar de CD
    CD

    Tecnologia que abre inúmeras portas…penso que será necessário existir concorrência para se tornar num produto ainda mais abrangente…um pequeno exemplo disso foi visível no próprio vídeo, o partilhar os “momentos” no G+ e não no Facebook…

  23. Avatar de CD
    CD

    Pode parecer um contracenso mas podem vir a ser os primeiros óculos para deficientes visuais…com software específico…se já agora temos um sem número de empresas dedicadas ao desenvolvimento de software para dispositivos móveis, aí vem mais uma plataforma…