Google Glass – Cada vez mais perto da realidade

30 Comentários

A Google tem estado associada a novidades fantásticas desde que surgiu como empresa. O próprio motor de busca que os seus mentores criaram revolucionou a Internet e a utilização dos computadores de uma forma única e, provavelmente, modelou a sua própria forma ao longo dos tempos.

Todos conhecemos as suas muitas aventuras em campos distintos da sua génese e a forma como também eles pretendem mudar a e até a Humanidade.

A sua última loucura é o projecto Google Glass. Os óculos de realidade aumentada da Google prometem fazer com que tenhamos uma integração e interacção com o resto do mundo de forma que até hoje não era possível.

google_glass_1

Até agora muito pouco se sabia sobre o que na verdade seria o Google Glass. A própria Google fez questão de manter em segredo este seu projecto, dando apenas a conhecer ao mundo apenas alguns pormenores sobre a sua utilização e sobre o que seria realmente este seu projecto inovador.

Foi sendo desenvolvido de forma muito discreta e sempre mantendo na sua base a inovação e a forma muito diferente de interagirmos com o mundo.

Só que agora o Google Glass é já uma realidade e está prestes a chegar a (quase) todos. A Google está a aceitar pré-reservas dos seus óculos de realidade aumentada, sem que tenha no entanto revelado uma data para a sua disponibilização ou preços.

Para já, infelizmente, apenas os residentes nos Estados Unidos podem candidatar a ter acesso a uma dos primeiras Google Glass a estarem disponíveis. A atribuição destas reservas é feita via Twitter ou via Google+, e os candidatos devem explicar à Google porque merecem ser dos primeiros a ter este equipamento.

A Google disponibilizou entretanto mais um vídeo onde podemos ver a forma como o Glass poderá ser usado e a forma como poderemos interagir com a Internet, os nossos contactos e o próprio Glass.

Este equipamento promete muito mais do que o simples acesso à Internet ou à rede social da Google. É uma experiência totalmente nova de integração e imersão que não deixará qualquer utilizador indiferente.

É também o primeiro passo para uma nova linha de equipamentos que nos vão permitir estar integrados com tudo o que se passa à volta das nossas redes sociais, email e outras formas de contacto.

Ninguém ficará indiferente ao que o Google Glass trará para o nosso dia-a-dia. Ainda falta algum tempo para estar disponível de forma universal, mas o caminho está traçado e espera-se que o futuro chegue em breve!

Homepage: Google Glass

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
    Filipe Nunes Rodrigues

    Eu comprava uns se quando sai-se para o mercado tive-se um preço acessível…

    1. Avatar de John Kain
      John Kain

      Normalmente os preços que o Google aplica são preços ditos normais, não são como os da Apple, por exemplo, “puxados” para cima. Um amigo meu comprou um Google Nexus 4, que não está à venda em Portugal, por 250€. E é um excelente telemóvel.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de RF
        RF

        lol se tivesse à venda em Portugal custaria no mínimo 400€! Há muito ladrão pelo caminho..

        1. Avatar de AriaQuadra
          AriaQuadra

          Boas, não há nada confirmado em relação ao preço, no entanto, quem é Developer sabe que se tem que pagar 1500 dólares mais taxas para poder fazer a pre-order da versão explorer.
          “The deadline for applications is February 27th. If you are chosen, we will reach out to you with an invitation to become a Glass Explorer (please remember to follow us so that we can contact you directly). Explorers will each need to pre-order a Glass Explorer Edition for $1500 plus tax and attend a special pick-up experience, in person, in New York, San Francisco or Los Angeles.” fonte: http://www.google.com/glass/start

    2. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      Não querendo ser chato mas sendo na mesma..
      Sai-se -> Saísse e tive-se -> tivesse

      O Português não é assim tão complicado..

      1. Avatar de kernel
        kernel

        Ser humilde não é ser menos que algúem. É saber que não somos mais que ninguém.

        e já agora

        “O Português não é assim tão complicado” é claramente uma pergunta, por isso leva um ponto de interrogação e não esses dois pontos finais.

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Só para chatear, claro que não é uma pergunta, é uma afirmação.

        2. Avatar de João Fonseca
          João Fonseca

          E por alguém corrigir um erro de escola primária, é pouco humilde ou sente-se mais que alguém ?
          Deixem de ser mártires.

          E não, o português não é assim tão complicado. (Afirmação, caso restem dúvidas)

    3. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Certamente querias escrever “saísse” e “tivesse”.
      Deixa lá, acontece aos melhores. Olha, a mim acontece-me muitas vezes.

    1. Avatar de Sergio

      Fazendo um comentário mais construtivo (apesar de uma simples palavra resumir o produto)

      Não sei como este tipo de produto alguma vez passar pela comissão nacional de proteção de dados.

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Sinceramente tenho alguma duvida que isto alguma vez irá sair (pelo menos nos próximos tempos) para o publico geral. É um conceito que me leva serias duvidas em tudo o que promete fazer.
        O que me faz tambem alguma confusão, e ai confesso que é mesmo uma mania pessoal, é o que leva uma pessoa a usar óculos só porque sim…eu pessoalmente dava tudo para não andar com um par de lentes penduradas na cara.

      2. Avatar de RF
        RF

        “Não sei como este tipo de produto alguma vez passar pela comissão nacional de proteção de dados.”

        Humm? Devo ter sido eu que não percebi..
        Então e as máquinas de filmar? Já agora.. há óculos com câmaras de filmar integrados!

        1. Avatar de Miguel L.
          Miguel L.

          Concordo.Antes ninguém queria usar óculos agora toda a gente vai querer uns..Gerações..

        2. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          se estiverem a apontar uma máquina de filmar para ti, tu podes negar. Com os óculos simplesmente podes filmar sem permissão, sem que ninguém perceba.

  2. Avatar de Vítor M.

    Não digo que não seja uma ideia muito interessante, mas na prática, não vai resultar assim tão fácil.

    Primeiro porque a imagem é só apresentada num olho, o que para o nosso cérebro, no dia a dia, não é fácil compilar tanta informação simultânea, se não foi para um uso corrente, este gadget acaba por desaparecer, não estou a ver as pessoas a usar estes “óculos” só às vezes quando vão fazer uma actividade qualquer, não faz sentido.

    Depois, como é comandado por voz, o som envolvente não será fácil se os fazer “funcionar” em qualquer lugar, mais ainda quando temos de “falar para os óculos”.

    Quanto ao preço… isso inicialmente deve ser caríssimo, o que só lá muito para a frente será de uso “banal” e aí poderá haver mais utilidade.

    Para quem usa lentes diariamente tem de haver uma adaptação, o que pode ser um “tarmbolho” em cima dos óculos, dando um aspecto pouco elegante e desconfortável.

    Portanto… isto terá de evoluir bastante ainda, mas a ideia é muito interessante.

    1. Avatar de Jony
      Jony

      “[…] não estou a ver as pessoas a usar estes “óculos” só às vezes quando vão fazer uma actividade qualquer, não faz sentido.”

      A parte do teu comentário supracitada não faz sentido.

      No meu ponto de vista estes óculos fazem todo o sentido serem utilizados só para quando se pretende efectuar algum tipo de actividade, nem que seja passear. Acho que faz muito mais sentido ser só aplicado nesses casos. Eu por acaso já tinha pensado neste tipo de produto, porque a verdade é que quem é não queria levar a máquina fotográfica/filmar quando vai a algum lado com a namorada e ao mesmo tempo que gostava de fotografar/filmar tudo, gostaria de não estar constantemente a puxar da máquina ou do telemóvel para fotografar os momentos? Quem diz este exemplos diz muitas outras centenas.

      Aceite os meus sinceros cumprimentos,
      João

    2. Avatar de FG
      FG

      Quando surgiram os tablets, também muito poucos acreditavam no seu futuro e utilidade 🙂

    3. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Se fosse da Apple era a 8 maravilha do mundo 😉

      1. Avatar de Vítor M.

        Tu lá sabes. Para mim continuava a ser algo que não mostra, até ao momento, muita utilidade, seja da Apple ou da Google.

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Acho este projecto muito interessante, assim como o conceito. Logicamente que ainda tem muito espaço para desenvolver.

    Inicialmente pode parecer algo estranho alguém querer andar com óculos, quando muitos que os tem não os querem. Depois pode parecer pouco comerciável ou útil, ou para um uso muito condicionado.

    Se olharmos para os exemplos práticos que encontramos no site do projecto, muitos deles não fazem sentido para a maioria dos utilizadores, e acaba por ser mais orientado para o uso empresarial.

    Mas, se pensarmos bem, em certos momentos pode ser útil este tipo de gadget, e passo a dar alguns exemplos:
    – Querer filmar algo num ângulo totalmente diferente. Muitos gastam 300€-500€ ou mais em comprar maquinas de filmar… porque não comprar uns óculos que permitam fazer isso de uma forma totalmente diferente e inovadora? Não ter de andar com a maquina na mão e ser mais pratico a sua utilização, pode ser muito interessante. Bem como o ângulo de filmagem ser bem diferente do que estamos habituados.
    – Andar a pé ou de bicicleta, com estes óculos pode-se tornar uma ferramenta muito útil. Passamos a ter um sistema de GPS, que não precisamos de ter na mão ou em algum suporte a nossa frente, que nos obriga a desviar o olhar do que se passa a nossa volta (principalmente de bicicleta).
    – Visitar um museu, sem ter de estar a ler num papel as informações sobre as obras existentes, nem estar a ler as placas que se encontram junto as obras expostas. Um simples olhar fixo para uma determinada obra e as informações surgem.

    Estas são apenas algumas aplicações que se podem dar a estes óculos.

    Certamente o seu custo inicial, não deverá estar muito acessível para a maioria dos utilizadores. Mas se andar a rondar os 700€, não acho um valor muito complicado de dar para muitos consumidores (nem alto para as suas capacidades), pois já gastam isso num smartphone por exemplo.

    Mas o valor poderá gradualmente reduzir, por uma questão de encomendas, principalmente a nível empresarial. Existira certamente muitas empresas interessantes neste tipo de tecnologia. Tais como estúdios cinematográficos, laboratórios ou fabricas. Até na agricultura podem ser útil, por ao olharmos para o alimento ele poder-nos identificar de forma rápida se esta em condições de ser colhido ou se tem algum problema como parasitas… (A falar nisto, deu-me outra ideia pratica para este equipamento, ao irmos ao supermercado ele ajudar-nos a escolher a fruta que apresente melhores condições…)

    Depois a interacção com utilizador feito por voz, por vezes pode ser complicado em locais com muito ruído, mas certamente essa não será a única forma de interacção com o equipamento. Apesar de hoje em dia a tecnologia esta bem desenvolvida no reconhecimento de voz em ambientes com ruído, apesar de vulgarmente não ser muito aplicada nos aparelhos comerciais.

    Em suma, se pensarmos bem, conseguiremos aplicar estes óculos em muitas coisas e podem ser úteis para muitas coisas.

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Nota: No site do projecto, é nos indicado o preço para os que forem convidados a participar/adquirir os óculos nesta fase de “lançamento beta” a rondar os 1500$… E os pedidos tem de ser feitos até dia 27 Fev., o que indica que o projecto esta num bom caminho para o disponibilizar ao publico.

  5. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Só pelo GPS já quase que vale a pena. Não ter de desviar os olhos da estrada para ver o caminho e a velocidade.

    Quanto ao resto não sei se será assim na realidade. O reconhecimento do que dizemos ainda está longe de ser perfeito. Daqui por 10 anos isto será básico.

  6. Avatar de Diogo Ramalho
    Diogo Ramalho

    Na minha opinião este projecto da Google ainda tem muito para evoluir.

    Gosto do conceito, acho muito inovador mas tem também os seus problemas.

    Por exemplo, já pensaram que isto está apenas a alguns centímetros dos nossos olhos? Em primeiro lugar é muito difícil de focar/ler numa distancia tão curta,podem experimentar com algum papel em casa, outro problema é que por estar tão perto continua a haver o problema de tirar os olhos “da estrada” para olhar para o vidro dos óculos, porque não somos capazes de focar a curta distancia e a longa distancia ao mesmo tempo.

    Outro problema que me parece pertinente é a autonomia do aparelho. Vejo uma Google muito ambiciosa a pensar em câmara de filmar e GPS, modulo de GSM para comunicações entre outras coisas, a autonomia vai sofrer com isso. Na minha opinião provavelmente este dispositivo devia ser tratado mais como um acessório bluetooth de um tlm por exemplo do que um dispositivo independente.

    Outro inconveniente que encontro é o tipo de interacção que temos com o dispositivo. Estão a imaginar-vos no metro pela manhã a trocar mensagens com alguém por exemplo? Não me parece que vá estar a dizer alto para toda a gente que vai no metro aquilo que queria escrever, se fosse um acessório eu recebia a notificação nos óculos e respondia no telemóvel sem qualquer problema. Mas é preciso experimentar e ter mais informações para tirar uma conclusão em concreto.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Supostamente neste tipo de aparelhos, como naquele novo de realidade virtual da sony, os olhos podem ficar “relaxados” a focar para longe porque têm umas lentes que fazem as coisas parecerem mais longe. É como o funcionamento de quaisquer óculos.

      Quanto à bateria, obviamente basta instalar uns elétrodos na cabeça com uma saída microUSB para carregar o aparelho.

  7. Avatar de Luis Gomes

    Dragon ball style… Só me faz lembra isso lol

  8. Avatar de André Sousa

    Isto não vos faz lembrar aqueles oculos que os Guerreiros do Espaço (Sangoku e Vegeta) usavam? O Akira Toriyama virou DaVinci 😉

  9. Avatar de core1
    core1

    Eu lembrei-me logo da Série Dragon Ball quando o vegeta apareceu com aquele dispositivo que naquela altura nem sabia que existia um nome para aquele tipo de aparelho lol só anos depois surgio a tecnologia….AR 😀