Concurso: Rentabilizar um PC antigo – Parte IV

15 Comentários

Chegámos ao fim. Apresentadas todas as propostas é hora de votarem!!!

 

Concurso de Natal

 

Participação Nº16 – “Só uma hipótese”
O meu primo tem uma máquina antiga que mal se arrasta. O que fazer com:
– Pentium 2 350Mhz
– ATI Rage 2 PCI 4MB
– 1x32MB PC100 + 1x128MB PC133
– Board slot 1, chip7 Intel
– Placa de rede da netcabo
– Placa de som 16Bits
– Maxtor 8 GB
– Gravador de CD 4x
– Fonte oem 350w
– Caixa BigTower
Pá, eu só vejo nisso um file server. isso com um bom disco e uma boa placa de rede ia ao sítio.
De resto… é sucata ou oferece. Para fazer-mos um file server não precisamos de ecrã, nem teclado, nem rato. OK, vamos precisar no momento em que configurares o sistema, claro, mas a partir daí, podes aceder ao servidor através de ligação remota (através de um PC que usamos no dia a dia, por ex.). Ai só precisa ter mesmo a torre ligada à corrente eléctrica e à rede. Também podemos fazer com a caixa, como é uma BigTower podemos fazer um modding apoveitando a caixa apenas e adquirindo os restantes componentes. Uma boa board, processador, memória, gráfica, som, disco, drive blu-ray, etc… Isto já ao gosto de quem irá fazer esse mesmo modding.

 

Proposta 16


Participação Nº17 – “É o que tenho!”
1 – Para começar, um PC antigo que funcione minimamente pode servir para fazer folding, se bem que esta ideia deve ser a que toda a e gente deverá ter nas suas sugestões, quem não tem devia, pois pode salvar muitas vidas.
2- Como actualmente as aplicações que tradicionalmente tinham que estar baseadas num PC existem online, como é o caso de alguns componentes do Office que podem ser substituídos pelo Google Docs, assim como algumas aplicações de e-mail etc. O velho PC pode ser uma máquina com um uso ainda mais prolongado do que o previsto, poupando-se assim alguns euros em upgrades ou na compra de um PC novo assim como também é uma opção amiga do ambiente.
3- Para quem é curioso e quer conhecer Linux e outros SO, ou simplesmente fazer experiências com hardware e software é uma boa ideia “treinar” num velho PC, não correndo assim grandes ricos em termos de perda do equipamento.

 


Participação Nº18 – “Software Livre num Espaço Livre”
O projecto que apresento tem várias premissas básicas. A primeira é considerar que a maior parte dos PC’s que estão sem uso são máquinas capazes de correr a maior parte dos programas básicos, tais como editores de texto, folhas de cálculo, gestores de base de dados, edição de imagens, reprodução de música e mesmo cálculos sobre o desdobramento de proteínas (refiro-me ao folding claro está). A segunda é entender por “rentabilizar” não apenas a sua rentabilidade económica, mas também a sua “rentabilidade” educacional e social.
Posto isto, passo a apresentar o projecto. Trata-se da criação de uma pequena rede de computadores, todos com a mesma ligação à Internet, construída com componentes usados e correndo software livre. Esta rede seria instalada num local público e teria por objectivo principal o acesso à Internet sem restrições e directa ou indirectamente vocacionado para as camadas mais jovens, embora sem exclusividade. É, portanto, um projecto em que todos os custos se limitam à nossa disponibilidade e boa vontade de o levar a cabo.
A sugestão inicial seria utilizar o Ubuntu como sistema operativo, certificando-nos que os computadores cumprem os requisitos mínimos para que corra sem grande problemas. Para browser, o Firefox, um dos grandes trunfos do software livre amplamente divulgado. O Gimp seria o editor de imagem e o Songbird o reprodutor de áudio. A suite OpenOffice seria a solução natural para a realização dos mais variados trabalhos em texto, folha de cálculo e apresentações, entre outras.
Para utilizadores um pouco mais avançados seria possível contribuir para o enriquecimento do projecto, sugerindo a instalação de outros programas livres (como o Notepad++ por exemplo), bastando para isso informar os responsáveis/voluntários pela manutenção da rede.
Em suma, a consciencialização da viabilidade do software livre, a oportunidade de acesso dos mais desfavorecidos a uma ligação à Internet, a disponibilidade dos voluntários para ensinar e aprender sempre algo mais num ambiente fraterno fariam deste projecto uma grande mais-valia na sua zona de implantação.
Mais tarde, e conforme decorrer, deixa-se em aberto a possibilidade de workshops e acções de formação para grupos que se mostrem interessados!
Este projecto já está em curso no concelho de Ovar, esperando-se que esteja concluído em finais do próximo ano, devido à dificuldade em encontrar alguns componentes vitais. Como dito acima, é completamente dependente da boa vontade das pessoas que se disponham a levá-lo a cabo; enquanto esta existir o projecto persiste 😉

 


Participação Nº19 – “Lixo informático”
Eu como amante das tecnologias tinha algum “lixo informático” em casa, desde caixas, board´s, webcam´s discos entre outros. Perdendo uma tarde e fazendo um apanhado do que se encontrava em bom estado no que resultou em:
– 3 PC´s
– 4 Webcam´s
– 2 Teclado
– 2 Ratos
– 1 Comutador de monitor/rato e teclado para 2 PC´s
– 2 Monitores um deles a preto e branco
Objectivamente consegui montar um servidor web com Windows 2003 com algumas aplicações desde FTP, fórums e galerias, com os outros dois montes de sucata que iam para a cave para o monte de cenas guardadas construi um file server com uma aplicação desenvolvida em VB2005 que me actualiza o meu backup de ficheiros que tenho neste servidor de todos os PC´s que ligo à rede, seja por wireless ou por cabo, como é óbvio estes tem todos a mesma raiz de organização de ficheiros, com isto tenho num local só todos os meus dados organizados e de 2 em 2 dias efectuo a cópia integral daquele disco com Norton Ghost. Por fim no outro computador que falta tenho ligado 4 Webcam´s que me fazem a vigilância da parte exterior de casa conseguindo monitorizar 2 das 3 frentes da mesma.

 


Participação Nº20 – “MAME Box”
Bem pessoal, quem já não gastou fortunas no salão de jogos? Então aqui vai uma ideia para este viciados e poupar um tostões e ter uma caixa dessas em casa. Material (o que eu tenho claro):
PC:
PII – 450Mhz
128Mb
Placa Grafica SIS 8Mb
Disco de 4Gb (‘tava perdido na despensa)
Leitor de CD.
Monitor de 15.
Colunas de Creative antigas que vinham com o PC… Punhas a meio e já não percebias a musica 😆

 

Para ter uma melhor ideia do que estou a falar: MAME’d Millipede.
Acho que para nós, os mais velhotes, seria um óptima prenda para o natal, pois quando queríamos jogar tínhamos de ir fanar uns tostões à velhota sem ela ver e ir ao café mais próximo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Ribeiro

    Gostei da Nº 20
    especialmente pelas memorias que me traz
    lembro-me inclusive que a playstation 1 tinha um comando tipo joystick arcade para estes jogos, tal como o meu preferido bomberman

  2. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    E vota-se onde?

  3. Avatar de Paulo Ribeiro

    n sei dps deve aparecer ai uma votaçao em klker lado digo eu

  4. Avatar de nls

    finalmente ja aparece algo util…

    parabens pela participação looool

  5. Avatar de kerberos
    kerberos

    19. Sem dúvida a melhor até agora. E se a aplicação em VB foste tu que fizeste então ainda mais mérito tens!!

  6. Avatar de Rafael
    Rafael

    Fantástico a Nº 19 🙂

  7. Avatar de Pedro Simões

    @Rui Silva e Paulo Ribeiro,

    Se olharem para os menus do lado direito, logo no inicio, acham a poll para poderem votar, caso ainda não o tenham feito!

  8. Avatar de moonnn
    moonnn

    Na sei k dizer pois ja vi os varias hipoteses pra pegar na velha latinha mas inda na vi a opção do ano lol,

  9. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Realmente… tenho muitas saudades das relíquias como o Double Dragon, Target Renegade, Action Force, Rick Dangerous, etc… ainda hei-de aproveitar outra das máquinas que lá tenho em casa para fazer uma máquina de jogos “old school” 😉

  10. Avatar de André Sousa
    André Sousa

    Participante 19 não me vendes esse comutador por 2.50€???
    Compro ja e ja começas a rentabilizar o material informatico…

  11. Avatar de AR
    AR

    Podem fazer como eu e colocar um PC na casa de férias, para jogar jogos antigos e navegar na net (via wireless) como se passa com o meu pentium 90@100 com 36mb ram.

  12. Avatar de AR
    AR

    E mesmo um pentium 100 dá para encher o disco e a drive de cd com mp3 e fazer daquilo um sistema hi-fi.

  13. Avatar de balsagoth

    Ubuntu tem requisitos minimos nao satisfeitos no teu primeiro computador. Se queres usar algo para um computador velho usa a distribuição DSL que é feita para isso. Damn Small Linux.

  14. Avatar de Ricardo

    Ate ta um bom artigo mas paraste para pensar na electricidade desnecessaria que gastas ao ter varios pcs ligados a fazer tarefas que podem ser feitas por exemplo por um router?

    É que às vezes as intencoes sao boas mas os efeitos nao sao os melhores 😉