Concurso: Rentabilizar um PC antigo – Parte I

37 Comentários

Passamos então a apresentar as dezanove propostas recebidas para o Concurso de Natal Pplware 2007. Obrigado a todos. Até ao dia 18 serão publicados os trabalhos e só depois será iniciada a votação, aqui ao lado, na barra lateral.

 

Concurso de Natal

 

Participação Nº01 – “Um pc para folding…”
Se eu tivesse vários pc’s obsoleto que não estivessem a fazer nada que não seja ocupar espaço, aproveitaria todos os componentes para o uso de um pc que contribuísse para folding. Todos os restantes serviriam, para construir máquinas as mais poderosas possíveis com aqueles componentes para doa-los a uma outra instituição sem fins lucrativos. Tudo o resto que fosse lixo, iria para reciclar e ainda ganharia alguns trocos para ajudar nas prendinhas de natal.


Participação Nº02 – “Web server da portabilidade”
Há várias maneiras de esfolar um gato, por assim dizer. Um PC antigo é, nos dias que correm, tudo menos inutilizável, desde que haja vontade, recursos e alguma imaginação. Ultimamente temos assistido a uma escalada das aplicações ditas “portáteis”. É o regresso aos ficheiros .ini e a um formato mais “stand alone” das aplicações. E isto dá-nos jeito quando queremos, por exemplo, fazer dum PC antigo um pequeno servidor de rede sem com isso o inutilizarmos enquanto estação de trabalho. Correndo aplicações portáteis temos a segurança de não interferir com o “file system” do servidor, evitando assim problemas como o apagar acidental de dados ou potenciais conflitos, ou até mesmo fugindo àquela situação sempre incómoda de ter um “registry” carregado de lixo.
Sob esta óptica, a minha sugestão é – como já devem ter adivinhado – fazer desse PC dito obsoleto um servidor de domínio/ficheiros e até mesmo de mail. Isto é facilmente conseguido com a instalação de um SO leve e fortemente orientado para redes, e com a componente gráfica instalada, para permitir a sua utilização quotidiana. Obviamente estou a referir uma das várias “distros” do Linux, com os serviços essenciais (Samba, mail, etc…). O Ubuntu parece-me um bom candidato: há muita informação pela Net, é intuitivo, está bem “artilhado” e é rico na diversidade de “drivers” que suporta/disponibiliza. Isso facilita a utilização das portas USB (pen drives, impressoras e outros periféricos). Podemos, então, configurá-lo para disponibilizar serviços ao nível de domínio, sistema e mail e, ao mesmo tempo, recorrendo a drives externas, utilizá-lo para aceder à net, ver/criar/alterar documentos do (Open)Office, etc… Só precisa de um disco “amplo”. Ficamos com um servidor que “hospeda” alegremente um utilizador ocasional e ao qual até podemos juntar uma placa de som (se já não a tiver) e umas colunas para dar aquele ambiente mais descontraído. Claro que muito mais se podia fazer com ele (até mesmo um “media center”, com o devido investimento na capacidade gráfica), mas a minha sugestão teve por base o mínimo de alterações ao PC, para que seja o mais económica possível.


Participação Nº03 – “Linux resolve”
Para rentabilizar um PC antigo, daqueles a tomar pó na varanda, basta ter um CD com uma distribuição do Linux e pôr a funcionar como Webserver, Mailserver, Database Server ou QualquerCoisa Server. É sabido que o Linux funciona em qualquer plataforma, com qualquer configuração. Diferentemente do Windows ou Mac OS, que a cada nova versão exige um investimento de hardware. Portanto, basta um PC Velho, um CD do Linux e um pouco de criatividade para ganhar um dinheirito, seja a programar, alojar sites, navegar na Web ou divertir-se.


Participação Nº04 – “Um Natal um pouco melhor”
Acredito que para rentabilizar o seu pobre pczinho você terá que fazer uma rifa para algumas pessoas conhecidas informando que o dinheiro arrecadado será disponibilizado para algum orfanato ou enditade carente. Desse modo você estará ajudando e fazendo com que as pessoas ajudem também outras pessoas carentes e pobres a terem um natal um pouco melhor.


Participação Nº05 – “Ajudar África”
A proposta é simples e baseada na política dos 3 R’s: Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Apenas cerca de 3 milhões de pessoas possuem computador em todo o continente Africano, o que significa pouco mais de 1% dos computadores nos EUA. O ponto principal desta estratégia seria aumentar o número de utilizadores informáticos em países que não tem capacidade de o fazer por si só através de uma fundação, criada para o efeito, sem fins lucrativos, com pontos em todo o país, que se destinava a recolha de todo o material informático, já não pretendido e doado por pessoas, escolas, empresas, etc, material esse que poderia ser desde um computador completo a apenas um simples rato, ou uma placa.
Esta fundação teria diversos colaboradores, que se destinavam ao arranjo e montagem de computadores para futura utilização. Existiriam contactos com organizações, governos, escolas, e outros, para a sua distribuição. Se todos contribuíssem, certamente este projecto seria um sucesso, para além de produzirmos menos lixo, limpávamos o país de equipamento que já não é necessário, abrindo várias janelas a milhões de pessoas, dando-lhes uma ferramenta essencial para o auto-desenvolvimento.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel

    Eu cá voto no 1º 😉
    Abraço e visitem

    http://areadeprojecto12b.pt.vu

  2. Avatar de SecretSoul

    Há aqui propostas muito “Madre Teresa” LOL

    Voto na nº1 também!

  3. Avatar de RwR
    RwR

    Voo no 1º 😉

  4. Avatar de Ferreira

    Estou indeciso entre a 1 e a 3. 😉

  5. Avatar de Rui Couto
    Rui Couto

    Voto no primeiro, acho que vai mais de encontro ao concurso.

  6. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Eu cá aposto no 5º, parece bastante interessante =)

  7. Avatar de Aspirina
  8. Avatar de aver
    aver

    Voto 3 pelas razões que não me tenho cansado de repetir: Puppy Linux – uma versão não geek do Linux. Garanto que um portátil velho que tinha e que não aguentou o XP está como novo.

    Sinceramente acho que toda a gente do windows (não me atrevo a escrever para os especialistas do linux) devia ler isto:
    http://lifehacker.com/software/geek-to-live/taking-puppy-linux-for-a-walk-307542.php

  9. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Também voto no 1.
    Acho graça de pensamentos do tipo “o que fazer com o lixo eletrônico? mande tudo para a África pois, já que eles não têm nada, qualquer lixo velho serve”.
    Isso é que é “inclusão” social…
    Eles merecem computadores novos, como todos nós outros.

    1. Avatar de Leandro Bernardes
      Leandro Bernardes

      Computadores novos para quê? Para não darem uso ao hardware de “topo de gama” que os computadores de hoje em dia nos oferecem? Para navegarem na internet, coisa que não têm? Para eles, até um IBM daqueles antigos servia… É fácil dizer “bora dar tudo a toda a gente, merecem todos”, mas vai-se a ver e não iam dar o devido uso.

  10. Avatar de bubbaloo
    bubbaloo

    Eu cá voto no nº5

    Mas é para votar através dos comentários ou através de uma poll??

  11. Avatar de Ricardo Ferreira

    @ bubbaloo

    Para tornar tudo mais claro, alterei o primeiro parágrafo do artigo. No entanto, podem continuar a deixar aqui a vossa opinião 😉

  12. Avatar de Lucas Mendes
    Lucas Mendes

    Voto na 5 por considerar a doação a melhor forma para reaproveitar um PC.

  13. Avatar de Bruno Luiz
    Bruno Luiz

    Nº 3!

    Eu tenho uma Pentium 133 Mhz, 48Mb de RAM, Trident de 4 Mb com o DSL instalado!

  14. Avatar de Miguel Jeri

    Se fossem apenas estas as propostas, seria o 2 pela imaginação ou o 5 pela visão.
    😉

  15. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Eu também voto no nr.5

  16. Avatar de TLucero
    TLucero

    Eu fazia a seguinte escolha:

    opçao 3, para enviar à opçao 5, e de esa maneira teriam uma boa opçao 4.

  17. Avatar de elias santana franco
    elias santana franco

    meu voto e para o numero,5
    boa sorte a todos

  18. Avatar de Mateus
    Mateus

    Opção 5 é a melhor 😉

  19. Avatar de Antonio Aguiar
    Antonio Aguiar

    #1- PC´s antigos (normalmente parados) são muito lentos a foldar…seria pior o gasto de energia,que os resultados obtidos…
    #2-Parece-me a melhor opção de todas as apresentadas…se bem que seria um Servidor sem capacidade de resposta…
    #3-Linux já não é assim tão “simples” de correr num PC antigo…
    #4-Parece-me um pouco trabalhoso,mas digno,essa ideia…talvez oferecer directamente o PC a essas instituições fosse mais simples e eficaz.
    #5-Africa tem vários problemas logisticos para manutenção de computadores (nomeadamente , energia e condições de sobrevivencia mais imediatas que ter computadores)…mal teem que vestir ou que comer,como iam “manter um PC ????.
    Todas as opções demonstram as boas intenções dos seus Mentores mas penso que na prática são insustentáveis …
    Pessoalmente uso o meu 1º PC (P3 Tuallatin 1.2@1.5) como Administrador da REDE Lan que tenho , usando este como 1ª linha de defesa contra os possiveis ataques externos , libertando os meus outros 3 PC dessa tarefa e libertando recursos dessas máquinas…

  20. Avatar de nls

    ja somos 2 a dizer o mesmo…!

    tbm pelo meu facto critico apoio a tua palavra e acrescento pq ñ um gestor de redes tão simples como uma rede lan…!

    vejam um exemplo aqui em parceria com um amigo k administra na casa dele..!
    e é pior k um p3..!

    um pq “velho” tendo 2 placas lan e um server a correr para administrar contas de rede ja podes fazer um negociosinho caso tenhas uns routers e umas antenas e um tempo para programar ja tiras partido do velho para teres a internet paga…!

    ou então um sistema como este http://www.vianawireless.com para administrar os logins, trafego, e horas mais utilizadas.!

    PS: convem é estares colectado para tal e teres td em ordem, caso contrario ainda te vai a ASAE a tua casa confiscar o material loooool

  21. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Boas iniciativas, por vezes, são só isso mesmo, não passam de boas e louvaveis intenções! Muito sinceramente, afim de rentabilizar uma máquina velhinha, penso eu, que a melhor solução, e se a máquina não for muuuuuuuito velhinha, ainda é usá-la como servidor ou admnistrador de rede caseira… Ou até apenas como firewall da própria rede, usando uma distro de linux que cabe numa coisa que se usava antigamente chamada disquete: Coyote Linux!

    http://www.coyotelinux.com/products.php?Product=coyote

    Agora, não tenho o “dever cívico de brincar à caridadezinha” doando o que já não uso! Ou seja, o que já não serve para mim porque razão há-de sevir a outros? Se para mim é lixo, não vou ser “caridoso” e dar o meu lixo a outro! Para isso há caixotes… ou a reciclagem… E como acima já foi dito, quem nada tem, merece tanto ou mais do que eu e, um monte de PC’s velhos não será com certeza o que fará Africa desenvolver-se! Porque razão eu, Português, habitante de uns dos parentes pobres da Europa, tenho de ajudar o continente mais rico do planeta? Pelo preço de uma AK-47, quantos pacotes de leite compraria? Ou quantas fantásticas “Life-Straw”? Haja paciência…

    PS: Quem tiver um PC velhinho numa daquelas caixas em acrílico transparente, com um pouco de habilidade e silicone sempre pode fazer um belo aquário…

  22. Avatar de murdock
    murdock

    olhem eu voto em mim a aqui propostas que parece saido de desenohs animados para gaitos parece que andaram o ano inteiro a ver como averiamos de escrever ouve batota neste forum temos que fazer de novo.

  23. Avatar de murdock
    murdock

    o que vale e que todos se lembram de doar para instituiçoes em dias de natal olhem amigos natal pode ser todos os dias nao me venham com tangas.

  24. Avatar de t@ndre

    Parabens a todos que já aqui chegaram…

    agora…

    Boa Sorte a todos para a próxima fase 😉

    ———————
    http://www.sounatural.com

  25. Avatar de Vitor Machado
    Vitor Machado

    eu penso que a 3ª opcao é talvez a melhor das 5, mas como nao sou informatico a minha visao sobre esse problema é de outro angulo, e os pcs ja sao doados a Africa, todas as escolas portuguesas sao obrigadas a doar os pcs antigos a instituicoes e a Africa. não era suposto serem propostas inovadoras ?
    essas solucoes “xeiram-me” a google search.
    mas o que vale é a participacao, mais uma vez o meu voto irá para a 3ª proposta
    abracos e bom natal

  26. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    Destas cinco, o meu voto vai para a nº1.

  27. Avatar de Santos
    Santos

    Só apoia a ideia Nº 5 quem não tem qualquer noção do que é Africa. Custa dizer isto,acreditem, mas são demasiado idealistas ao pensarem que as coisas correm assim.
    Deixedm-se de lirismos, e assentem os pés na terra.
    Acreditem, lamento dizer isto, mas só o faço porque conheço a realidade.

  28. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Eu aproveitei um PC velhinho que já mal usava para centralizar os serviços de rede e libertar a carga dos meus outros PC’s (um desktop que uso para ir à net, sacar coisas, ver filmes e séries, ouvir música e arquivar toda a tralha, e um portátil que uso para trabalhar e desenvolver algumas aplicações, quando posso). Assim fico com um PC que faz de firewall, de servidor de ficheiros (e faço backups das aplicações e das pastas de mail nesse PC), e faz também de servidor de mail em IMAP, de forma a disponibilizar os meus mails em todos os PC’s da rede, de forma a estarem sempre acessíveis. Ou seja, um PC desactualizado ajudou-me a descongestionar alguns serviços dos meus PC’s principais, tornou-se numa unidade de backups e, ao mesmo tempo, na primeira linha de defesa. E a custo zero.

  29. Avatar de rodrigo
  30. Avatar de Ricardo Lapa
    Ricardo Lapa

    Voto no nº1 não fosse eu achar mal do meu trabalho.

    Vi comentários de quem conclui que nesta altura natalícia toda a gente se lembra de doar equipamento. Mas não é o caso, nestas situações de abate de material, a maior parte das vezes, fica muito mais em conta colaborar com instituições dessa natureza do que com outras empresas que actuam na reciclagem

  31. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    Voto no 1º.

    É uma excelente ideia.

  32. Avatar de Miguel Lapa
    Miguel Lapa

    Pah como é obvio, o meu voto vai para o tal de nº1

  33. Avatar de Fabio
  34. Avatar de Acir
    Acir

    MEU VOTO VAI PARA a Participação Nº05 – “Ajudar África”

  35. Avatar de tayná L G de oliveira
    tayná L G de oliveira

    eu voto no 1