Combustíveis fósseis não rendem o suficiente? Esta petrolífera entregou-se aos carros elétricos

31 Comentários

Os carros elétricos estão a apalpar terreno, penetrando o mercado, cuidadosa e paulatinamente, e protagonizando uma transição menos agressiva do que se previa. Ainda assim, agora, há até petrolíferas a dedicarem-se ao negócio.

Carregamento de carros elétricos

Há umas semanas, vimos que a Shell, gigante do petróleo, inaugurava uma das maiores centrais de carregamento para carros elétricos do mundo, com capacidade para servir vários milhares de carros por dia.

Agora, sabe-se que ela não está sozinha, preparando-se também a ExxonMobil para integrar o negócio dos carros elétricos. Contrariamente à Shell, que abriu uma estação de carregamento, a americana vai dedicar-se àquele que é o ouro mais desejável, neste momento, o branco.

exploração de lítio em salmouras

A ExxonMobil vai ingressar no negócio da extração de lítio com a intenção de se tornar um fornecedor líder em 2030. Conforme partilhou, sob a marca Mobil Lithium, a partir de 2027, irá “contribuir para a segurança energética, apoiar a produção e avançar nos objetivos da política climática dos EUA”.

Os trabalhos necessários para a primeira fase de produção, na América do Norte, já arrancaram, numa área com importantes depósitos de lítio localizada a sudoeste do Arkansas.

O sul do Arkansas é a capital energética abrangente do nosso estado, produzindo petróleo, gás natural e, agora, graças a investimentos como a ExxonMobil e a sua combinação de competências e escala, lítio.

A minha administração apoia uma estratégia energética que inclua todos os itens acima e que garanta empregos bons e bem remunerados para os residentes do Arkansas, e continuaremos a cortar impostos e a reduzir a burocracia para que isso aconteça.

Disse a governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders.

Petrolífera ExxonMobil

No início deste ano, a ExxonMobil adquiriu os direitos de 48.562 hectares da formação Smackover, considerada uma das fontes de lítio mais férteis do seu tipo na América do Norte.

O lítio é essencial para a transição energética e a ExxonMobil tem um papel de liderança a desempenhar na preparação do caminho para a eletrificação.

Este projeto histórico aplica décadas de experiência da ExxonMobil para desbloquear vastos fornecimentos de lítio norte-americano com muito menos impacto ambiental do que as operações mineiras tradicionais.

Explicou Dan Ammann, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A verdade sobre o Hidrogénio?
    https ://www.motor24.pt/noticias/localidade-francesa-de-pau-desiste-de-autocarros-a-hidrogenio/1620196/

    Ele realmente só existe devido a fundos, quando se tem que pagar do bolso ninguém o quer.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Hidrogênio como é usado agora não tem jeito nenhum, um carro elétrico a hidrogênio.

        Talvez uma combustão de hidrogênio faça mais sentido, aliás faz de certeza que um sistema ” híbrido “.

        Para ser elétrico que seja totalmente elétrico a baterias.

        Ou então a combustão, só.

        Agora os mistos que nem é carne nem é peixe, só é bom para o mecânico e para o vendedor

        1. Avatar de JL
          JL

          É a única possibilidade, a alternativa é ainda mais estranha e sem sentido.

          Faz mais porquê ? gasta mais e tem menos autonomia ?

          Ah é uma questão “ai jesus não faz fogo” ?

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            A questão è os custos de fábrico, o peso e a manutenção.

            Só o facto de teres um motor elétrico uma bateria, uma célula que energia, isso tudo faz o carro extremamente caroo.

            A a nível de manutenção esquece….

            Não é por não fazer fogo é porque é muito melhor que um a hidrogênio elétrico em todos os sentidos.
            Não é tão eficiente, verdade mas isso é pelo facto de ser um motor a combustão

          2. Avatar de JL
            JL

            Muito mais caro é um motor a combustão, pior quando trabalha a hidrogênio que nem 10 mil kms fazem sem derreterem w cabeça.

            Essas coisas têm manutenção ?

            Melhor como ? Um carro que nem 200 Kms de autonomia faz a gastar quase 200 euros para o fazer, dura menos de 10 mil kms.

            Então mas querem hidrogenio nesses para quê? A gasolina e gasóleo não está caro o suficiente ?

  2. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    não, brincas…. uma tendência de mercado global mais do que anunciada há anos, iam dormir à sombra da bananeira. estiveram este tempo todo a trabalhar nisso, obviamente

  3. Avatar de Togas Pacho
    Togas Pacho

    agarrem-se que vêm aí os negacionistas (e super entendidos) da electrificação lol
    Será que são os mesmos negacionistas das alterações climáticas, covid, etc?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      A base é sempre a mesma: teorias da conspiração ou distorção da realidade.

      1. Avatar de DV
        DV

        A falta de visão a médio e longo prazo da Humanidade vai-nos tramar a todos no futuro a nivel climático e não só, os negacionistas no fundo não são verdadeiros negacionistas mas apenas gente que vê vantagem politica a curso prazo, criar o caos para acabar com a democracia.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ou seja, continuam a ser negacionistas. lol

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Se a carga de impostos fossem iguais na compra de um carro.

            Se a carga de impostos fossem iguais na altura de pôr a carregar (60%).

            Se a carga de impostos fossem iguais no imposto anual.

            Aposto que a conversa de falta de visão era ao contrário….

            Agora é óbvio que batem palmas aos elétricos..

            Mas as condições são diferentes…
            Não da para comprar o incomparável

          2. Avatar de JL
            JL

            Essa diferença sempre existiu entre os a gasolina e os diesel, por isso terem níveis de aceitação diferente.

  4. Avatar de NGrunho
    NGrunho

    Vender carregamentos ao preço de gasolina para a mesma distância é um chorudo negócio. Burros são eles se não aproveitam.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Esperemos que sim que eu vou já investir ali num parque de estacionamento cheio de painéis solares para vender carregamentos a metade do preço, quem vai adorar vão ser as empresas das renováveis vão vender painéis solares para casas como pãezinhos quentes

      1. Avatar de NGrunho
        NGrunho

        Para isso são precisos painéis a cobrir quase a cidade toda. E pagá-los. Se for só no parque de estacionamento, para carregar carros é como quem enche uma piscina olímpica com um cálice de bagaço. Com uma boa eólica já se consegue alguma coisa.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não interessa, cada painel solar ou energia renovável que meter é menos uns cêntimos que pago à rede, aí no meio de uma localidade com algumas empresas arranja-se aí um descampado que não se possa construir para ser mais barato alactarão para cima umas estruturas para fazer sombra com painéis e uma eólicas e dá para estacionar e carregar dá-lhe mais uns aninhos e vais ver se não começam a aparecer então quando as baterias começarem a baixar d preço como os painéis baixaram nos ultimos anos ui, até agora nunca deu para fazer um buraquinho no chão e encontrar petróleo a alguns países saiu-lhe a sorte grande a outros nem tanto nesta próxima era só é preciso ser inteligente mete um macaco a rodar uma manivela e já está a fazer eletricidade

  5. Avatar de Rui
    Rui

    As ruas continuam a ser as mesmas nas cidades. Se as enchem de carros, terá de haver seleção. Retirar os das classes baixas é deixar cair a base da sociedade.

  6. Avatar de Júlio Martins
    Júlio Martins

    esta transição, tal como outras (por exemplo, trocar os botões por “tablets” nos automóveis), apenas existem para criar riqueza a meia dúzia de pessoas e não para satisfazer o desejo do cliente final, as metas ambientais, etc…. triste mundo em que vivemos 🙁

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O que passar de um monopólio gigante de perfurações em alto mar para um produto que posso produzir em casa com painéis solares só não fica satisfeito quem não quer, é claro que no meio disto uns enriquecem outros vão à falência quando se lembraram de colocar ecrãs táteis no telemóveis a apple e a samsung enriqueceram a nokia ficou a ver navios mas isso é a vida

    2. Avatar de Hugo Gil
      Hugo Gil

      Exatamente, mas esquecem-se que quem dita as regras, é o mercado! (princípio basico da economia).

  7. Avatar de Jota
    Jota

    O facto dos lucros das petroliferas e gasolineiras duplicarem ou triplicarem quer dizer que “rendem o suficiente?”?????

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Estão nas tintas para tudo … inclusive o próprio ambiente ….

    Dá mais lucros … é só isso … lucro.

    As tecnologias das ” novas baterias ” demora implementar e o que se desenvolve em investigação também …

    Por alguma razão vão recomendando ( é ver alguns artigos aqui no pplware ” expostos ” … ) que em caso de acidente devem se afastar do carro dado à exposição a quimicos ” mortais ” , ou até as próprias seguradoras preferirem o abate das viaturas acidentadas … , por exemplo …

    Enfim …

    Offshore !!

    1. Avatar de JL
      JL

      Não existem químicos mortais dentro da bateria. Isso é pura mentira.

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Estão nas tintas para tudo … inclusive o próprio ambiente ….

    Dá mais lucros … é só isso … lucro.

    As tecnologias das ” novas baterias ” demora implementar e o que se desenvolve em investigação também …

    Por alguma razão vão recomendando ( é ver alguns artigos aqui no pplware ” expostos ” … ) que em caso de acidente devem se afastar do carro dado à exposição a quimicos ” mortais ” , ou até as próprias seguradoras preferirem o abate das viaturas acidentadas … , por exemplo …

    Enfim …

    Offshore !!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O que vale é q ng fica encarcerado num elektro.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Em casos de acidente o meu sonho é estar sentado em cima de 50litros de um produto inflamável bem melhor ainda no outro dia ardeu um no Estoril devia ser elétrico ahahah

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Com carros a combustão não tem nada dessas coisas. Em caso de acidente é ficar sempre dentro do veículo

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Meninos, a GALP já carrega elektros há muito.

  11. Avatar de palex
    palex

    O “nosso” ouro branco foi negociado pelo Sr. Ministro Galamba e o BFF do Costa (Lacerda) numa operação de muitos milhões e em vez de enquanto sociedade falarmos como rentabilizar este recurso natural, andamos a falar de parágrafos e dinheiro escondido em livros. O Costa é o maior ilusionista e tático que já tivemos, atira com uns factos para o comentariado andar entretido enquanto o que interessa passa despercebido.

  12. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    É vai acreditando nisso …