Aumento do IUC em 2024 já não vai avançar! Saiba porquê…

146 Comentários

O IUC (Imposto Único de Circulação) foi um dos temas quentes nas últimas semanas. O PS tinha no orçamento do Estado uma proposta para o aumento de 25 euros por ano do imposto, mas face a tantos protestos foi agora apresentada uma proposta para eliminar este aumento.

Aumento do IUC em 2024 já não vai avançar! Saiba porquê...


IUC: PS vai retirar a medida do executivo do documento…

O IUC deixará, provavelmente, de ser tema de discussão nos próximo dias. Tudo isto porque a proposta que havia para aumentar este imposto já não vai avançar. De acordo com as informações, o PS, tendo a maioria do Parlamento, vai retirar a medida do executivo do documento.

De acordo com um comunicado é referido que…

o veículo ligeiro é em muitos casos ainda a principal forma de deslocação para o trabalho ou para deslocação até ao meio de transporte público mais próximo, principalmente fora das principais cidades do país e em zonas de média e baixa densidade, onde a oferta de transportes públicos é reduzida e desadequada às necessidades diárias de mobilidade

Aumento do IUC em 2024 já não vai avançar! Saiba porquê...

O comunicado refere ainda que…

Nestes casos, em que o carro é uma absoluta necessidade, acresce o facto de muito cidadãos não terem meios financeiros para a substituição por um veículo mais recente. Assim considera-se importante por uma questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica, retificar a proposta de OE neste sentido

Ou seja, a retirada deste ponto é justificada por ser uma “questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica”.

De relembrar que a proposta orçamental do Governo limita o aumento a 25 euros por ano “até que a taxa de IUC represente a totalidade da tributação relativa ao CO2 emitido por estes veículos”, e, como tal, é de esperar que o proprietário deste carro só pague esse valor ao fim de cerca de três a quatro anos. 

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

146

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Não era o PS, era o governo. E o próprio PS disse logo que ia propor em especialidade votar contra esta medida. Não é nenhuma novidade e fico espantado como nunca se falou nisso.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Lol na volta era o CDS, quando chegou as 400 mil assinaturas alguns membros do PS vieram dar o dito pelo não dito, agora como existe eleições o próximo candidato a PM não quer perder 800 mil votos ou mais essa é a verdade.

      Já sabem nada de dar maioria a ninguém essa é a melhor forma de não sermos roubados a descarada.

      O povo precisa de se unir mais noutras matérias só assim vemos as coisas a mudar foi a primeira vez que o site da petição pública conseguiu tantos aderentes.

      Ou neste país só se faz algo entregando caixas de vinhos e livros com envelopes?

      1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        “Não era o PS, era o governo” E o governo era formado por quem? PS! LOL

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não, não é a mesma coisa.
          O Orçamento do Governo tem de ser aprovado pelo Parlamento e, como já foi dito, provavelmente não iria passar na especialidade. O único que fincava o pé era o Medina.
          E isso tudo foi antes da demissão do Costa.

          1. Avatar de João Câmara
            João Câmara

            Na especialidade não se vota especificamente nesta medida.
            Vota-se o pedido de alteração desta medida

          2. Avatar de Ifm
            Ifm

            Estás vocês estão todos bem da cabeça???

            Dia 31/10/2024

            ” O orçamento do Estado 2024 acaba de ser aprovado, na generalidade, no Parlamento, com o voto a favor da bancada do PS, as abstenções de PAN e Livre e os votos contra de PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e Bloco de Esquerda.”

            Como é possível dizerem os disparates que estão a dizer???

            O governo e o PS não é a mesma coisa, quanto contam com maioria absoluta

            Como podem dizer que o PS estava contra???

            Mas vocês vivem em que país???

            Andam todos a comer gelados com a testa???

            Pelos vistos vocês não têm raciocínio lógico nenhum.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda ontem o Medina fincava o pé, já bem depois da demissão do PM.
            La viram que iam perder as eleições. Essa é q é essa.

          4. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @lfm generalidade e especialidade são processos diferentes.
            Muitas medidas podem cair e ser substituidas por outras.

            «O ministro das Finanças tinha remetido na terça-feira para o grupo parlamentar do PS um eventual recuo na subida do IUC para veículos mais antigos, defendendo que o Governo apresentou a sua posição no Orçamento.»

            Claro que não somos inocentes e se o PS já estava reticente em aceitar esta medida, agora que as eleições estão mais perto a contagem de votos pesa mais.

          5. Avatar de manuel
            manuel

            acorda…

        2. Avatar de Rui
          Rui

          é incrível o desconhecimento das pessoas relativamente ao parlamento não fazem a mínima ideia de como as coisas funcionam, só reclamar é que sabem informarem-se está quieto isso dá muito trabalho

          1. Avatar de AF
            AF

            Depois de ler alguns destes cometários, é fácil saber qual será novamente o partido á frente deste país, um partido que ano após ano só nos tem enterrado e mesmo assim existem pessoas que ainda defendam esta cambada de corruptos e aldrabões, tenham vergonha na cara. Em vez de continuarem a alimentar o que se tem passado nestes ultimos anos, vão para outro país, vocês pessoal do PS não fazem cá falta absolutamente nenhuma.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Votei no Costa e voltava a votar já olhas te bem para as opções toma juízo infelizmente nas próximas eleições já não temos costa vou ter de mudar para o ventura para ver se mete isto no sitio

          3. Avatar de António
            António

            Ó Sr. Rui, qualquer um é melhor que o PS, o que estes tipos nos deixam é sempre num PÂNTANO.
            Quem enterrou o SNS ?
            Os tribunais desde Janeiro de 2023 estão em greve.
            Os professores quem arranjou o problema foi o PS do Sócrates.

            “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

            Já dizia Albert Einstein

    2. Avatar de Rambo
      Rambo

      Claro… Isso e Ga(la)mbas à lítio.

      1. Avatar de JL
    3. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Mantenho o que disse até porque está gravado. O lider parlamentar do PS disse taxativamente que em especialidade iriam discutir a medida com a qual o partido não concordava. Isto foi logo no dia em que o orçamento foi apresentado. Passou nas entrelinhas das TV e milagre, é como se não tivesse acontecido.

      1. Avatar de Estefâneo Empregos
        Estefâneo Empregos

        Não vai ser esta medida, muito menos o PS, que vai salvar o país da ruína.

        1. Avatar de António
          António

          O PS salvar o País da ruína ???

          Já foram 3 vezes que o PS pôs o País na ruína.

          Quem arruinou o SNS ? A geringonça com a Marta Tremido á cabeça.

          O PS transformou Portugal num país falhado.

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Claro que iam, agora já não existe discussões.

        Eleições e mais de 400 mil votos contra,a gang do PS queria gamar os Portugueses com este novo imposto que em alguns casos era uma subida de mais de 1000%…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Aos 400 mil terias q adicionar muito mais.

    4. Avatar de Nexx
      Nexx

      Voçês pensam que os portugueses são todos otários , os tachos estão em perigo e podem acabar .
      Talvez nas próximas eleições o peisss seja metido no seu devido lugar que é no lixo !

      1. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Infelizmente são otário, iliterados e muitas coisas mais de nomes feios…basta ver o nível de abstenção, mais de 50%!!!!!!
        Se quiserem mudar o que for, independente da cor pela qual “torcem”, ide votar povo estup….!

      2. Avatar de PN
        PN

        Infelizmente são tão culpados os que votam PS como aqueles que não vão votar, estes últimos porque está oa dar o poder de decisão aos outros.

        A quem interessa a corrupção, tachos e os subsídios sem ter que os merecer, claro que irão votar sempre PS.

    5. Avatar de AlexS
      AlexS

      Não era o PS…ahahah!

      Não tivessem as assinaturas chegado ás centenasde milhar….

    6. Avatar de Jota
      Jota

      Vai lá votar PS então, fprça!

  2. Avatar de palex
    palex

    Verdadeiro motivo: eleições em Março…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      E mais de 400 mil assinaturas que podiam o PS perder mais de 800 mil votos.

      1. Avatar de A
        1. Avatar de Américo Mendes
          Américo Mendes

          Só agora, e só por causa do IUC?
          Onde está o seu sentido crítico pelo SNS, Educação e Segurança nacional?

          Contudo, mais vale tarde que nunca. Benvindo!

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Ora bem. Motivo. Eleições.

      Vão voltar à carga se voltarem ao poder.

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Obrigado PS, agora que estás à rasca o povo é o teu melhor aliado!
    Razão tem o outro: é só ladrões e chupistas…

  4. Avatar de etc
    etc

    A razão é muito simples, há eleições para o ano

  5. Avatar de Naodou
    Naodou

    O PS retirou essa proposta porque ia ao bolso de muitas pessoas, pessoas essas que nas próxima eleições iriam votar noutro partido.

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      O PS não pode retirar essa proposta
      Pode fazer uma alteração

    2. Avatar de Rui
      Rui

      1º nao foi o PS que fez a proposta
      2º o Ps nao pode retirar essa proposta informa-te como o teu pais funciona antes de falar

      1. Avatar de António
        António

        Compreendo… no (des)Governo estão lá uns tipos que vieram de Marte.

        Lógico que foi o (des)Governo constituído por elementos do PS.

        Humm, o PS vota contra as propostas do (des)Governo ?

        A base de apoio do (des)Governo não é o PS ?

        Quem ganhou as ultimas eleições não foi o PS ?

    3. Avatar de honorato
      honorato

      E vao votar noutro partido nao é porque vao retirar o aumento que as pessoas vao votar nos mesmos

  6. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    Afinal…

  7. Avatar de Eu
    Eu

    Já vou votar em PS novamente.
    Mas só com a condição do Costa se manter.
    E era bom o Galamba ir para a pasta das finanças.
    Também adorava que convidassem o Sócrates novamente.
    Isto só vai para a frente com gente de respeito.
    Já chega.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Na altura ninguém percebeu porque que José Sócrates gastou 170 mil euros na compra de exemplares do seu livro hoje já está explicado.

      Pelos vistos é difícil depositar dinheiros nos bancos nada melhor que depositar envelopes no meio de livros e Sócrates precisava mesmo de muitos livros 🙂

      1. Avatar de António
        António

        hehehe

        Os tipos andaram todos na mesma escola.

  8. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    A oposição já tinha entregado várias propostas para a eliminação desta proposta do Governo.

  9. Avatar de Jota
    Jota

    Imperou o bom senso!

    1. Avatar de palex
      palex

      O bom senso das urnas…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Looolooolool

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Não foi bom senso.. infelizmente foi o facto de irmos ter eleições em Março..

      Continuemos a votar nos mesmos das ultimas décadas para que possamos continuar a dizer que nada muda.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      O bom senso de mais de 400 mil assinaturas que podem valer a perda de 800 mil votos ou mais…

      1. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        Não perde 400.000 votos, porque metade dessas pessoas não votam e da metade que votam nem todos iam votar no PS.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Perdia mais. Claramente. Muita gente não domina e/ou não tem os meios para assinar uma petição. Mas de certeza q tem meios para ir votar. Nem q seja de ambulância.

    4. Avatar de PN
      PN

      Claro, há que reverter estas medidas, porque “questões de desigualdade social” ou algo do género.

      Depois os outros é que são populistas.

    5. Avatar de António
      António

      Bom senso ? AHAHAHA

      Querem é recuperar os votos, agora que estão na mó debaixo.

      Não foi o Costa de disse “HABITUEM-SE” ???

      O PS é só liberdade desde que seja a ditada por ele.

      Ou já nos esquecemos do “QUEM SE METE COM O PS LEVA”

  10. Avatar de Joao M
    Joao M

    Então e toda a conversa sobre o ambiente? Quem defendia a subida do IUC como vai agora defender a queda da subida do IUC?
    Afinal o eleitoralismo pesa mais 😀

    1. Avatar de António
      António

      O PS sempre foi o Poder pelo Poder.

  11. Avatar de Infinity
    Infinity

    Eleições, what else.

  12. Avatar de Júlio Martins
    Júlio Martins

    medida eleitoralista, mais nada …

  13. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
    NegacionistaPorqueDáJeito

    Eleições a quanto obrigas…..

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Medoooooooooooooooooooo! Vem aí o Março !!!! As outras explicações são para os OnlyPSFans.
    Claro que o mesmo se vai passar com outras situações parecidas !!!

  15. Avatar de Profeta
    Profeta

    Bem vindos a Portugal. Nao esperem que no proximo ano seja melhor para os Portugueses, com ou sem eleicoes. O jogo de cadeiras vai continuar e as solucoes serao sempre as mesmas. Alguem tem duvidas ? Quem e que pode acreditar em palhacos no tempo do sr Hannibal canibal a dizer para votarem nele que ja tinha experiencia. De facto e um belo argumento nao haja duvidas, e os outros sao todos burros, ganha o mais experiente a saber enganar as pessoas. Esquecam la isso as pessoas nao vao votar diferente nas proximas eleicoes pelo que se adivinha que um dos grandes vencedores serao sempre os mesmos do costume PS ou PSD. Tudo bons rapazes meus senhores. Afinal eles tem experiencia.

    1. Avatar de António
      António

      Valha-nos a Santa…

      Queres comparar o Cavaco Silva com esta gente do PS ???
      Só se for para comparar o DIA com a NOITE.

      Caso não saibas Cavaco Silva governou entre 6 de novembro de 1985 a 28 de outubro de 1995.

      FOI Á 28 ANOS ATRÁS.

      E ainda querem denegrir o homem, de certeza que fez coisas muito bem feitas (e outras mal),
      mas para ainda falarem nele 28 anos depois é porque fez muito bem feito.

      Mas compreende-se…
      PÂNTANO é uma palavra que está sempre ligada é esquerda, principalmente o PS.

  16. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Venceu a oposição.

  17. Avatar de PN
    PN

    O PS faz-me lembrar um peixe, um predador que come o que pode mas fica aflito quando é apanhado, abana-se todo para voltar para a água, e pelo caminho de volta mostra os dois lados da cara.

    Infelizmete há quem ainda ache piada ao espetáculo.

  18. Avatar de PN
    PN

    O PS faz-me lembrar um peixe, um predador que come o que pode mas fica aflito quando é apanhado, abana-se todo para voltar para a água, e pelo caminho de volta mostra os dois lados da cara.

    Infelizmete há quem ainda ache piada ao espetáculo.

  19. Avatar de zyxzzzzz
    zyxzzzzz

    PS no seu melhor , agora aprece uns pseudo entendidos que vem defender este partido , era 100% que se o governo não tivesse caído o povo ia levar com o aumento do IUC. O que eu não entendo é o povo o que será preciso mais para esta gente abrir os olhos e mudar de rumo, tivemos o Sócrates , problemas na TAP, Galambas dinheiro no na residência do PM etc etc etc , ainda a gente que defende este partido. O povo terá o que merece.

  20. Avatar de AJ
    AJ

    Quando (e se) tiverem outros 4 anos ganhos. o aumento IUC para carros anterior a 2007 volta. Agora estamos em campanha eleitoral.

    1. Avatar de António
      António

      Essa é que é a realidade… HABITUEM-SE dizia o Costa.

  21. Avatar de Contador
    Contador

    Boa tentativa por causa de eleições. Mas não é isso que me irá fazer votar PS. Sejam mas é honestos enquanto políticos. Sei que é impossível mas tentem.

  22. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Ainda vamos ver antes das Eleições, a devolução integral do tempo de serviço aos professores, aumentos de médicos e enfermeiros, médico de família para todos, construção acelerada de habitações de renda social dentro de Lisboa e Porto, etc, etc. Devia haver Eleições todos os anos…

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Pior será quanto tiveres de pagar tudo isso, e com juros Lol

      1. Avatar de Informatico Amador
        Informatico Amador

        Engano seu. Já estou a pagar, só que essas medidas não aparecem, preferem mandar o dinheiro para TAP’s, CP’s, Hidrogénios e lítios e outros Elefantes brancos

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Não estás a pagar não. Pagas quandoa dívida começar a baixar a sério. Não por causa da inflação.

          1. Avatar de Informático Amador
            Informático Amador

            Não me refiro à inflação mas ao recorde absoluto de impostos cobrados sem retorno em termos de serviços públicos

      2. Avatar de Zé

        O SNS duplica o orçamento entre 2015 e 2024. A inflação entre 2015 e 2024 andará entre 15 e 20%.
        Em 2015 a carga fiscal foi de 34,4% do PIB. Em 2022 foi de 36,4 e vai subir este ano e no próximo.
        Obviamente que houve um enorme aumento da capacidade de resposta e qualidade dos serviços para justificar este aumento de verbas. E é na saúde e em tudo o que é serviço público.
        Pagamos mais por menos e piores serviços. Se isto não é má gestão, então pior.

        Mas pronto, nos próximos meses vai ser só dar. Quer vier a seguir que pague a conta, nem que sejam os mesmos…

        1. Avatar de António
          António

          O próprio Costa disse que o problema do SNS não era falta de dinheiro.
          Portanto se não é falta de dinheiro é INCOMPETÊNCIA.

          Mas era de esperar outra coisa do PS ?

          Pessoas que tira um curso universitário, passam a assessores do grupo parlamentar, passeiam por uns gabinetes e depois passam a ministros, qual a experiência de vida desta gente ?
          Caso da ministra da Habitação, Marina Gonçalves.

  23. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    Distribuição de “benesses” e “bodo aos pobres” antes de Eleições, não fazem esquecer a arrogância e o autismos em relação às queixas anteriores, nem que o PS era taxativo a recusar qualquer proposta de alteração e defendia estes crimes contra um povo triturado por impostos, com unhas e dentes. Mas claro, as Eleições eram só em 2026… Agora que o tacho está em jogo, a conversa é outra e vale tudo para caçar votos. O pior são aqueles que têm boa memória e não andam ao sabor de fanatismos ideológicos …

  24. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Acho uma piada nessa história do IUC. Se assim fosse e só se pensasse nos votos porque é o Governo não aceita tudo o que os professores e os médicos (não digo que não seja justo) pretendem? Acham que aqui também não há milhares de votos?

    1. Avatar de Informatico Amador
      Informatico Amador

      Haver há, mas dava demasiado nas vistas. Uma é minimamente defensavel com a poeira para os olhos habitual. Todas essas juntas, não há cortina de fumo que chegue para ocultar as verdadeiras intenções

  25. Avatar de NGrunho
    NGrunho

    Graças ao PC e ao Bloco que o IUC foi travado. É justo que haja agora uma sangria de votos do PS para esses partidos. Agora, nem tudo o que é carro matriculado antes de Julho-2007 é proletariado ou classe média assalariada, como nem tudo o que foi matriculado depois é burguesia exploradora. Portanto, aquilo vai mesmo ter de levar uma volta para beneficiar quem deve ser beneficiado e penalizar a burguesia dos carros de alta cilindrada que andou a empochar à pala. Como está é que não pode ficar.

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Graças ao PC e ao Bloco? São os votos deles que vão retirar essa medida do OE?
      sabe sempre bem ouvir umas piadas antes do almoço.
      Graças às eleições é que o IUC vai cair.

    2. Avatar de zyxzzzzz
      zyxzzzzz

      Serio?? não sei se recorda da geringonça.Tenho de puxar pela memoria para me lembrar quais os partidos que estiveram ao serviço do PS agora de momento tenho dificuldade em recordar

    3. Avatar de PN
      PN

      Partidos que se dizem ser pro-ambientais e qua ideologicamente acreditam que a riqueza tem que ser taxada só porque alguém disse que sim, serem contra um imposto sobre máquinas que consomem energia e que, no ver deles, são “coisas de ricos”?? Pois, pois

      1. Avatar de NGrunho
        NGrunho

        Qual é a alternativa a taxar a riqueza? Só se for taxar a miséria. É o que preconiza a direita e extrema direita: “é preciso saber procurar o dinheiro onde ele está, isto é, nos pobres. Eles não têm muito, mas em compensação são muitíssimos”.

        1. Avatar de PN
          PN

          Menos desperdício e corrupção, logo menos estado, necessário menos dinheiro, levando a serem necessários menos impostos. Simples. Não vou entrar em debates ideológicos.

    4. Avatar de António
      António

      Camarada a Rússia é já ali ao lado…

  26. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Vão estourar o pouco dinheiro que temos para ganhar as eleições ,vai valer tudo, ganham, ficam lá 4 anos ou nem isso, ficamos novamente aos pés da troica ou algo que valha depois vem o PSD para o governo a ter de ir buscar o dinheiro onde todos nós sabemos, passam a ser os vilões mais uma vez ao estilo Passos Coelho 2.0 e depois de haver novamente dinheiro vem o PS como “salvador” e, voltamos ao mesmo.

  27. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    ahahah este PS é só rir…agora é ah e tal o tuga anda mal economicamente….entao isto nao vai para a frente…
    Mas a “semana passada” era só 2e por mes, 25e ao ano… pimenta no c* dos outros é refresco…

    Voto meu nao levam, tambem nunca levaram. Ver se o portugues tem 2 dedos de testa e não vota nestes 2 que desde 74 só nos enterram, um gasta à grande e à francesa, o outro vem ter q apertar o sinto para poupar, e andamos nisto à tempo de mais

  28. Avatar de IUC a baixo
    IUC a baixo

    Agora que se mexeu com o assunto do iuc, como ficam os outros…. os de 2007 até 2010 ou mesmo os 2015, são carros antigos na mesma…. um de 2007 a pagar 10€ e outro de 2007 a pagar 100€, isso é justiça????????????????????????????????????????

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      Pode se calhar não se lembrar do que aconteceu na altura mas o que um carro antes de 2007 pagava de impostos na altura da compra é diferente do que um carro pós julho 2007 paga. No fundo o valor do imposto na compra transitou para o IUC (um desceu e outro subiu).

      1. Avatar de IUC a baixo
        IUC a baixo

        Não se reflectiu, comprei um em 2006 e outro da mesma marca e modelo em 2010, no preço base o de 2010 custava +4000€. O ISV na altura foi igual ao iva 0 de agora… não se viu nada… e mesmo que baixassem o valor do iuc do meu carro de 2010 para 20023 já superou largamente o valor “pago supostamente a mais” no meu carro de 2006

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “para 20023 já superou largamente”
          Sim em 20023 já deve ter ultrapassado.

          1. Avatar de António
            António

            Eu corrijo, 2023.

            Já compreendeste ou ainda não tens idade para ter carro ?
            Ou capacidade para compreender que foi possivelmente um erro de digitação ?

  29. Avatar de Peteroak
    Peteroak

    E depois os populistas são os outros!

  30. Avatar de HAS
    HAS

    Todos os anos deveria haver eleições.
    O PS hipocrita, como ve que vai perder as eleições, toca a dar uma prenda aos pobres a ver se ganha votos.

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      ias viver em constante eleitoralismo.
      Sinceramente o que poderia “mudar” a democracia como está seria, a meu ver:
      – Presidente da Republica só tem um mandato de 8 anos.
      – Governo tem 2 mandatos de 5 anos em que no terceiro os cabeças de cartaz não se podem recandidatar.
      – Os votos brancos contam e se voto em branco ganha implica uma reedição das eleições com diferentes pessoas nos primeiros 5 lugares das listas.
      – voto passa a ser obrigatório mas com opção online (uma app por exemplo). Isto agora com blockchain é muito mais seguro

      Acho que para acabar eleitoralismo é preciso dar mais “força” ao povo na altura e votar.

      1. Avatar de PN
        PN

        +1 apenas acrescentaria que deviam de ser os eleitores a escolherem os representantes, em vez de escolherem partidos, porque ideologias só nos têm desgovernado.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Os votos brancos deviam era contar como cadeiras vazias…aí queria ver os deputedos e respetivos assessores a mexerem-se com medo de ficarem sem o tacho!

        1. Avatar de JL
          JL

          Não podia estar mais de acordo, muito bem.

        2. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
          NegacionistaPorqueDáJeito

          Eu constumo votar em branco. Se o meu voto não conta para nada para que é que me vou dar ao trabalho de ir votar?

          1. Avatar de António
            António

            Não votares, é votares naqueles que não queres.

        3. Avatar de AlexS
          AlexS

          Vota nulo, assim já não tens um membro da mesa a colocar subrepticiamente uma cruzinha.

        4. Avatar de AlexS
          AlexS

          Votos brancos nulos e até abstenção deveria contar como cadeiras vazias no parlamento.
          E quanto menos lugares ocupados menos poder o governo deve ter para mudar.
          O sistema politico como está assegura sempre grande intensidade politica mesmo quando as sociedades não precisam.

        5. Avatar de PN
          PN

          Excelente ideia!

    2. Avatar de palex
      palex

      Nas legislativas de 2022, que resultaram numa maioria para o PS, num universo de 10 milhões de eleitores, o PS obteve 2 milhões de votos, ou seja 1/5 do total dos eleitores… Abstiveram-se 5 milhões de eleitores… As regras da nossa democracia só mudam se estes 5 milhões quiserem uma mudança e passem a votar, caso contrário em 5 eleitores só 1 é que votou PS e esse foi suficiente para entregar o “poder absoluto” ao “Rei Sol” que manda no partido… Convençam os abstencionistas a votar senão vamos continuar alegremente no mesmo trilho… (mais info: https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2022/resultados/globais)

  31. Avatar de tito portugal
    tito portugal

    Resumo, Compra de votos.

  32. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    O Aves já recebeu o guião do largo da rataria a explicar a cambalhota? É que o homem defendia o aumento do IUC com unhas e dentes!

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      PAra ser coerente agora vai ter de ser contra esta “cambalhota” do governo ^_^

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O Aves está a engolir uns sapos.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Por acaso respondi. A resposta é que se sumiu 😉

  33. Avatar de JL
    JL

    Ena, que grande marketing para conseguir uns votos… Looool

  34. Avatar de Xico
    Xico

    Agora de repente ficaram muito preocupados com os portugueses
    São pobres e não têm dinheiro para carros novos
    O que não faz eleições á porta
    Quem tem cu tem medo
    Xulos

    1. Avatar de JL
      JL

      Ou será que foi pelos votos ?

  35. Avatar de PA
    PA

    Porque já iniciaram a campanha eleitoral! Até Março fica esquecido, e voltam a votar neles outra vez, e mais tarde ou mais cedo, vamos levar com isto, fica na gaveta!

    CARREGA CHEGA PARA CIMA DESTA ESCUMALHA!!!!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Como se o Chega fosse solução para alguma coisa.
      Só de ouvir “Deus, Pátria e Família” dá-me arrepios

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        O PS e as esquerdas que o apoiaram ou o PSD(B) é que não podem continuar a ser solução. O lema de “Impostos, Mais Impostos e Toma lá mais uma taxinha mas continuas sem médico de família enquanto estouramos tudo na TAP, negociatas, fundações, etc” é que me dá muitos arrepios!

      2. Avatar de zyxzzzzz
        zyxzzzzz

        Concordo, eu prefiro ouvir Sócrates, União soviética e Isto não é meu, é de todos e já agora problemas no SNS, justiça, etc.

      3. Avatar de AlexS
        AlexS

        Falar da pátria já passou a ser mau outra vez?

        No pós 25 de Abril falar da patria era fascista. Assim todos deixaram de falar.
        Depois o PCP passou a falar da pátria…
        Estranhamente já não houve criticas…

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Bem observado. E costumam andar também com as famílias e políticas patrióticas de esquerda na boca e nunca ninguém se arrepia. Esse discurso só lembra o tio José de bigode!

      4. Avatar de António
        António

        Mas de uma coisa temos a certeza, com o PS e a Geringonça já estamos no PÂNTANO.

        Se já estamos no PÂNTANO, tudo o que vier diferente destes é LUCRO.

      5. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Infelizmente, noto que há muita gente que precisa pegar nos livros de História para saber de quem era o lema “Deus, Pátria e Família”.

        A situação política atual ajuda a que este movimento cresça? Isso é mais que óbvio mas, ainda assim, não quero acreditar que Portugal caia no engodo desses populistas que se sabem alimentar destes momentos de crise.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “Deus, Pátria e Família”
          Tem mal? Creio serem bons pilares numa sociedade equilibrada e sã.

  36. Avatar de Orelhas
    Orelhas

    atenção que isto não passa de uma proposta do grupo parlamentar do PS
    não quer dizer que o Governo a acate para o orçamento!
    acho que o pessoal ainda não percebeu isso

    (embora o mais certo será este aumento cair, o governo que por sua vez é formado pelo PS precisa de votos!!)

  37. Avatar de andre
    andre

    isso é o motivo oficial, o motivo real é angariação de votos.

  38. Avatar de Migas
    Migas

    “Aumento do IUC em 2024 já não vai avançar! Saiba porquê…” Tanto comentário, apenas para dizer uma coisa: Campanha Eleitoral para Eleições a 10 de Março de 2024. Se não fosse o governo ter caído iamos levar com o aumento do IUC

    Já se esqueceram da frase do poeta: “São apenas 2€ por mês”

  39. Avatar de Rambo
    Rambo

    É só olhar aqui para o lado (Espanha), para ver o que o segundo melhor amigo do Costa, Pedro Sánchez, anda a fazer ao país para se manter no poder. Socialismo: tomar o poder e distribuir as vantagens pelos amigos. Venham daí as ovelhinhas e repitam comigo: PS… PS. PS!

    1. Avatar de António
      António

      “o problema do socialismo é que um dia acaba-se o dinheiro dos outros”

      Margaret Thatcher

  40. Avatar de Eu
    Eu

    Agora com um governo demissionário e eleições à porta o menos gravoso para o PS é deixar cair essa injustiça do IUC, deem a maioria novamente aos mesmos e a medida será aprovada fácilmente.

  41. Avatar de Anung
    Anung

    O PS percebeu que grande parte do seu eleitorado tem carros velhos e não consegue comprar carros novos.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Certas percepções só acontecem com eleições à porta…
      Um dos candidatos a líder da agremiação socialista é o ministro dos Porsches e Maseratis que fazia tremer as pernas dos banqueiros… neste governo inventou a novel Teoria Económica Socialista: Nacionalizar para Privatizar…

  42. Avatar de Zé

    O governo de António Costa apresenta o orçamento com o aumento do IUC. O PS de António Costa apresenta proposta para cancelar o aumento do IUC.
    Coerência acima de tudo, claro.
    Os 78.600 euros deviam ser para pagar o aumento do IUC, mas como a moina ficou com o dinheiro, lá têm de revogar a medida.

  43. Avatar de Sergio
    Sergio

    1- Claramente mais uma “compra” indireta de votos.
    2- Aplauso para quem perdeu um minuto a assinar a petição.

  44. Avatar de sergio
    sergio

    ah só depois de tantas reportagens de telejornal dizerem que o automóvel é um meio de deslocação essencial, e a petição ter alcançado 400 mil assinaturas (uma delas é minha), é que esses otários admitem que a medida era abusiva? E que os automóveis (mesmo velhinhos) são um meio de deslocação essencial?
    Hipócritas.

    1. Avatar de Rambo
      Rambo

      E minha! Quando lhes dá jeito já se estão a cgr para o ambiente… Dançam ao sabor da música.

  45. Avatar de PoisPois
    PoisPois

    Votem nos mesmos e vão ver o tiro a sair-vos pela culatra. O IUC está/fica suspenso temporariamente. Não abram os olhos e vão ver o triste fim que vos espera.

    https://www.facebook.com/reel/1059896021876377

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Cá por mim eles vão aumentar o IMI ainda mais.

      1. Avatar de António
        António

        Já está confirmado:

        IMI dispara para 6,75% na habitação e 9% nos serviços, comércio e indústria.

        Eu gosto é do PS (esquerda), nem os capitalistas gostam tanto de dinheiro como o PS.

        Também gosto do PCP com a treta do: “grande capital”, mas onde está o grande capital em Portugal se o PS XUXA tudo ?

  46. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Só vão pagar de outra maneira e bem mais caro …

    Talvez assim passe …

    😉

  47. Avatar de Tuga
    Tuga

    Lá está o PS e o engodo para o povinho mais incauto… O problema é que há muitos incautos por aí… Ou serão mesmo ignorantes???

  48. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Justificaram a medida como justiça social, e agora justificam a retirada com… justiça social, só rir, chega deste governo, chega desta palhaçada.

    https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/justica-social-justifica-subida-do-iuc-e-descida-do-irs

  49. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    Além do IUC não aumentar, os carros a gasóleo antigos, ainda vão ter uma baixa de preço, 11,5%, segundo o site de notícias ECO. Alguém tem dúvidas que o que se está a passar é a campanha eleitoral socialista a funcionar? Baixar o IUC de carros antigos e ainda por cima a gasóleo??? Não são esses os mais poluentes e os que deveríam de pagar mais impostos?

    1. Avatar de António
      António

      NÃO.

      Conforme foi explicado acima, o imposto nos veículos adquiridos antes de Julho de 2007 foram pagos no momento da compra, e não havia a componente ambiental.

      Quando é que os Portugueses entendem que essa treta de “vamos salvar o Mundo” é retórica para AUMENTAR IMPOSTOS ?

      Sabendo-se que Portugal polui no MUNDO com a sua “industria poderosa” 0.01% .

      O PS como sempre a usar os incautos para os seu objetivos.

  50. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Pois pois, muitos milhares de votos perdidos com esta medida e com eleições em breve, aiai…Oh tempo volta para trás…

  51. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Pois, não avançou, porque vai haver eleições em breve.

    Esperem para depois das eleições, se o PS continuar no poder vocês vão ver a ressuscitação do IUC.

    O povo gosta mesmo de ser enganado.

  52. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Pois, não avançou, porque vai haver eleições em breve.

    Esperem para depois das eleições, se o PS continuar no poder vocês vão ver a ressuscitação do IUC.

    O povo gosta mesmo de ser enganado.