Comandos de voz Google vs Siri – Existe diferença?

34 Comentários

O Siri foi a última revolução que a Apple colocou no mercado. Veio para já em exclusivo para o iPhone 4S, mas certamente que depressa estará acessível a outros equipamentos da marca de Cupertino.

Este assistente pessoal é uma ferramenta única, mas começam a surgir outras alternativas. A própria Google tem disponível algumas ferramentas que podem igualar o Siri e que conseguem dotar a Android das mesmas funções. A Motorola, com os seus mais recentes telefones tenta provar que o Siri tem alternativas.


As acções de voz que a Google disponibiliza no seu sistema operativo móvel conseguem ser tão ou mais capazes que as que o Siri disponibiliza. Pelo menos esta é a mensagem que a Motorola pretende passar e provar com três vídeos que disponibilizaram recentemente.

Nestes vídeos, que são iguais entre si e em que apenas alternam os equipamentos que confrontam o Siri e o iPonhe, são mostradas várias acções em que em simultâneo correm no iPhone e nos diferentes equipamentos Motorola.

Podem ver nesses vídeos qual dos equipamentos consegue cumprir as tarefas. A primeira consiste no envio de um SMS para um contacto, a segunda é o início do de uma navegação para uma morada, de seguida a gravação de uma nota pessoal e por fim o acesso a uma página web.

Em todas as situações os comandos de voz da Google conseguem ser mais rápidos que o Siri, o que revela bem das capacidades deste sistema da Google. Vejam um dos três vídeos disponbilizados e os resultados dessa batalha.

Se quiserem ver todos os vídeos que a Motorola apresentou, deixamos abaixo os links para eles, no YouTube:

Curiosamente ou não, a Motorola foi a mais recente aquisição da Google e este teste vem enaltecer as funcionalidades que o serviço da Google tem, quando comparado com o seu rival e muito mais conhecido e usado.

O teste vale o que vale e cada um pode tirar daí as suas conclusões, mas a verdade é que em todas as as situações propostas e apresentadas serviços da Goolge foram mais rápidos.

Conheciam estas ferramentas da Google e do Android? Consideram-nas assim tão melhores que a concorrência?

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Necro
    Necro

    Não falta aqui o outro grande concorrente, o TellMe da Microsoft, que está presente no Windows Phone, Xbox 360 e Windows 8?

    Sei que aqui a análise é em relação a dispositivos Mobile, mas o suporte de voz da Microsoft para WP7, foi que lançado em 2010, já tinha os mais avançados comandos de voz existentes numa plataforma mobile, mas no entanto não é referido uma única vez no artigo!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      É, mas sistema mais popular nos EUA é, de longe, o Siri (por causa da publicidade que tem tido na TV), e o vídeo foi feito pela Motorola que para além de não ter telemóveis Windows Phone, anda a tentar sacar extorquir dinheiro da Microsoft (e da Apple) recorrendo a patentes SEP/FRAND.

      1. Avatar de Necro
        Necro

        Não estamos nos USA e o TellMe suporta mais linguas que o Siri.

        Quem está a ser processada é a Motorola, já que todos os outros fabricantes de Android já pagam royalties à Microsoft por usarem as suas patentes.

        Android é open source, mas não é grátis como mta gente pensa.

    2. Avatar de Tiago Ribeiro
      Tiago Ribeiro

      O TellMe praticamente pesquisa tudo o que se diz no Bing… Não é lá grande concorrente com isto!

      1. Avatar de Necro
        Necro

        Precisas é de aprender um pouco mais sobre os controlos de voz no Windows Phone com o TellMe.

        O melhor é experimentares um Windows Phone, mas se não puderes que tal veres uns videos?

        http://youtu.be/5312urKnWVA

        1. Avatar de Tiago Ribeiro
          Tiago Ribeiro

          O que está no artigo são serviços de controlo por voz muito mais avançados que os do WP7… Para incluir o WP7 teria de ser feita a comparação com um iPhone pré-Siri (por exemplo), onde tinhas apenas comandos para telefonar e controlar a reprodução de música (o que o tornaria mais fraco que o WP7).

          E sim, já experimentei Windows Phone, acho muito engraçado a nível da interface, mas… parece-me ainda muito incompleto.

          E já que partilhamos vídeos porque não ver um teste a sério?
          http://www.youtube.com/watch?v=SHoukZpMhDE
          Dá para perceber que o TellMe não “percebe” muito bem o que é dito.

  2. Avatar de Santos R.
    Santos R.

    Google, e o seu Android, sempre melhor 😉

    Para não falar desse “Navigation” do iPhone =P

  3. Avatar de José Maçã
    José Maçã

    Eu acho é que a apple devia-se concentrar nas inovações e deixar os outros optimizar os processos, porque a mente dos criadores da Apple é demasiado criativa para importar com isso o que interessa é criar e dar a conhecer ao mundo estas preciosas novidades tecnologicas.

    1. Avatar de Zé

      Ahahah.. Genial este comentário…

    2. Avatar de John
      John

      Acho que sim, depois ficas tu a andar numa carroça de bois e eu cumprimento-te a passar no meu Audi.

      A invenção ninguém ta tira!

      1. Avatar de André
        André

        Jonh fizes-te o meu dia acabar em grande! 😀

  4. Avatar de Breno Peck

    Com edição até o Nokia 5200 fala, e rápido. Muito mais confiável é o hands-on do Gizmodo que de fato prova que o Android é mais rápido que o iOS na maioria das funções, ganhando por uma ou duas de diferença.

    O interessante a ser observado é que comandos de voz não são novidade, o próprio iOS já os tinha antes do iPhone 4S, e até mesmo o Symbian e telefones da Nokia antes dele.

    A diferença do Siri pros comandos de voz comuns é que nestes você precisa decorar sequências corretas de comandos, senão o sistema não entende. No Siri, a ideia é que você fale naturalmente, sem ordem certa, e ele te entenda mesmo assim. Aí que tá a graça.

  5. Avatar de Eu mesmo

    em inglês funciona bastante bem, o problema é a falta de suporte para português de Portugal, quanto a mim, a 1ª a oferecer suporte para a nossa lingua é a vencedora

    1. Avatar de Ricardo Martins
      Ricardo Martins

      Muito bem dito.

    2. Avatar de elcuco
      elcuco

      +1
      Esta tecnologia tem que acompanhar os idiomas que vêm por defeito com o Android.

  6. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Só a rapidez não diz tudo sobre a comparação entre os dois! Falem alguma coisa que não entre nos comandos padronizados do serviço de voz da Google e vejam o resultado – isto é a ausência dele. Com o Siri não há comandos padronizados

  7. Avatar de Diogo Correia
    Diogo Correia

    O Siri é simplesmente mais famoso que os comandos de voz Google, por causa do seu belo sentido de humor, que pode deixar fulo qualquer um. Ou então por ter sido mais publicitado que o da Google, ou deu seu nome comercial.

  8. Avatar de Manuel Coutinho
    Manuel Coutinho

    Voice actions já estão implementadas há algum tempo no sistema operativo android , mas o meu galaxy S 2 quando o adquiri já vinha com um sistema de controlo por voz nativo (uma vertente do vlingo) que fazia tudo e mais alguma coisa que o siri faz. Não esquecendo que o galaxy s 2 saiu antes da “revolução” que falam. Não querendo criar polémicas penso que a próxima inovação vai ser face unlock.

    Cumprimentos

    1. Avatar de João
      João

      Antes da revolução não…
      Foi a revolução

      1. Avatar de Manuel Coutinho

        Exactamente 😀

        Cumprimentos , Manuel Coutinho

  9. Avatar de Alexandrex
    Alexandrex

    Comprar um telefone so porque tem um excelente comando de voz? Nao sou nenhum general e nao sou preguicoso. O Siri, Sara ou seja o que outros criarem acho isso um dos precessos inuteis. Hardware e software excelente sim… isso e a minha preocupacao mobile… nao o comando de voz.

    1. Avatar de João
      João

      Imagina te a conduzir e a mandar mensagens sempre que quiseres só pelo simples facto de falares para o movel…sem risco de a policia de mandar uma multa por conduzir com o movel na mão

  10. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    Para nós neste quintal a beira mar plantado , queremos é que seja o sistema que for , terá de ter suporte para o Português , mesmo que seja com o acordo ortográfico .

    E como disse o @Eu mesmo , o primeiro que suportar o Português para nós será o vencedor .

    Cumprimentos Serva

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Bem dito Serva.

      Toma la e embrulha.

    2. Avatar de Diogo Correia
      Diogo Correia

      ATENÇÃO: Não aceitamos em pt-br, pois não vou desatar a andar no meio da rua falando brasileiro para o telemóvel.

      PS: Não tenho nada contra o português do Brasil.

      1. Avatar de Alc
        Alc

        Até aqui????
        Pq não fazes o software????
        Ainda bem que nós portuguêses temos o Brasil… De outra forma,muito dificilmente teriamos algo em PT

        1. Avatar de Ricardo Martins
          Ricardo Martins

          Só assim naquela, existe o código pt-br para distinguir do pt (ou pt-pt), pelo simples motivo de haver diferenças suficientemente grandes entre as duas línguas para isso ser necessário. Para quem não vê telenovelas brasileiras nem lida com brasileiros, ao ouvir “brasileiro” é-lhe tão difícil de perceber como uma outra língua estrangeira qualquer.

          1. Avatar de Alc
            Alc

            Bem… o meu sobrinho de 3 anos, ainda está basicamente a dar os primeiros passos na língua portuguesa, não vê novelas brasileiras, mas sim “sandokus e companhia”, vê-se negro para entender (com todo o respeito) alguns açorianos, mas entende perfeitamente a minha esposa que é brasileira…. Será o meu sobrinho sobredotado? Afinal, ele ainda não anda na escola para aprender português, muito menos “brasileiro”!

          2. Avatar de faustino
            faustino

            @ALC os açorianos que não entendes não serão micaelenses?

        2. Avatar de Ricardo Martins
          Ricardo Martins

          Pois, com certeza que ter uma tia brasileira, não o faz contar como alguém que lida com brasileiros! E podes crer que se a tua sobrinha lidasse com açorianos também os perceberia.
          Ninguém aqui está a tentar insultar a língua e cultura da tua esposa, só estou a atestar que é diferente, mas ainda assim suficientemente semelhante para algumas pessoas tirarem partido disso, mas não se pode generalizar.

          1. Avatar de Alc
            Alc

            Para o faustino: Sim possivelmente os micaelenses. Não sei de qual ilhas é que têm um sotaque muito forte.Por isso é que eu disse “alguns açorianos”.
            Para o Ricardo:Como tinha dito, o meu sobrinho não teve problemas de dialogar desde a 1ª hora que a conheceu. O que eu acho é que só temos a ganhar se não criarmos barreiras a lingua…

  11. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    WTF!! A gaja tem 4 mãos??!!!

  12. Avatar de aver
    aver

    O que se demonstra nos anúncios e a mensagem que se pretende passar em regra não correspondem.

    Aqui há dias era um anúncio que desafiava o iPhone (e o Android) a contestarem que o Windows Phone era mais rápido – a tirar uma foto e a fazer o upload para o Facebook (Não há nenhum mistério – é graças ao botão físico que permite tirar fotos e à integração com o Facebook). O que ficou demonstrado foi isso, a mensagem que se pretende passar é “O Windows é mais rápido (em tudo)”.

    Aqui é a mesma coisa: executam-se comandos de voz que o Android reconhece e compara-se o tempo gasto pelo SIRI – que não é um sistema de comando de voz, é muito mais do que isso. Esquece-se o que o SIRI é capaz de fazer, através de voz natural e que o sistema de comandos de voz do Android não. O que fica demonstrado é isso. A mensagem que se pretende passar é, como diz no post “As acções de voz que a Google disponibiliza no seu sistema operativo móvel conseguem ser tão ou mais capazes que as que o Siri disponibiliza. Pelo menos esta é a mensagem que a Motorola pretende passar”.

    Com mais umas vozes, como seja, ganha que apresentar a coisa em português … fica provado que a coisa está empatada e o Android ainda só não ganha por 15-0, como é habitual, por falta de tradução 😉

  13. Avatar de DeusMeLivre
    DeusMeLivre

    IPonhe? qual a diferença entre Iponhe e Iphone? Nova versão? Esse IPonhe já deixa enviar MMS sem acesso Wireless?