Com a Tesla a cair a pique, Elon Musk defende “tarifas zero” entre EUA e Europa

45 Comentários

Numa altura de crescentes tensões comerciais e imposição de novas taxas aduaneiras pelos EUA, Elon Musk expressou uma visão contrária, defendendo a criação de uma zona de comércio livre entre os EUA e a Europa. Magnata quer “tarifas zero”.

Elon Musk


A proposta de Musk para o comércio transatlântico

O CEO da Tesla, X, e SpaceX, Elon Musk, manifestou publicamente o seu desejo por uma relação comercial sem barreiras entre a Europa e os EUA. Numa videoconferência com Matteo Salvini, líder do partido italiano de direita ‘Lega’, Musk defendeu o que designou como uma “situação de tarifa zero”, contrastando aparentemente com as recentes políticas protecionistas da administração norte-americana.

No final de contas, espero que se concorde que tanto a Europa como os Estados Unidos deveriam caminhar, idealmente, na minha opinião, para uma situação de tarifa zero, criando efetivamente uma zona de comércio livre entre a Europa e a América do Norte.

Afirmou o empresário.

Esta declaração surge num contexto de crescente protecionismo, nomeadamente após a administração norte-americana ter anunciado recentemente a aplicação de novas e significativas tarifas sobre bens importados – incluindo taxas de 10% sobre produtos do Reino Unido e 20% sobre os da União Europeia.

Impacto económico das novas barreiras comerciais

As medidas tarifárias anunciadas pelos EUA tiveram um impacto imediato e severo nos mercados financeiros internacionais. Estimativas indicam que cerca de 4,7 biliões de euros foram eliminados do valor das ações nos mercados bolsistas globais na sequência destas decisões.

O índice FTSE 100 da bolsa de Londres, por exemplo, encerrou a semana passada com uma queda acumulada superior a 7%, assinalando a pior performance semanal desde os momentos de pânico financeiro vividos durante a pandemia de COVID-19.

Vários setores foram particularmente afetados. Uma tarifa de 25% foi imposta sobre as exportações de automóveis do Reino Unido, bem como sobre produtos de aço e alumínio. Em resposta direta, a construtora britânica de automóveis de luxo Jaguar Land Rover confirmou no fim de semana ter feito uma “pausa” nas suas expedições de veículos para os EUA durante este mês.

De: ©weyo – stock.adobe.com

Musk não poupa nas críticas

Paralelamente à sua posição sobre o comércio livre, Elon Musk não se coibiu de algumas críticas a figuras associadas às políticas comerciais da administração americana. Peter Navarro, um conselheiro comercial, foi um dos alvos. Após um utilizador, no X, salientar que Navarro possui um doutoramento em economia por Harvard, Musk respondeu de forma contundente:

Um doutoramento em Economia por Harvard é uma coisa má, não uma coisa boa.

Noutra interação na mesma plataforma, Musk desvalorizou as qualificações de Navarro, utilizando a expressão “ain’t built shit” para sugerir uma alegada falta de realizações práticas por parte do mesmo.

Entretanto, as próprias ações da Tesla, uma das principais empresas lideradas por Musk, têm enfrentado um período difícil.

Desde a tomada de posse do Presidente em janeiro, as ações da fabricante de elétricos registaram uma desvalorização de 44%, refletindo, possivelmente, a instabilidade geral dos mercados, preocupações sobre o impacto das tarifas no setor automóvel e outros desafios específicos da empresa.

 

Leia também:

Roma: 17 carros da Tesla destruídos pelo fogo. Terá tido mão criminosa?

 

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MLopes
    MLopes

    “criando efetivamente uma zona de comércio livre entre a Europa e a América do Norte” – isto só interessa aos eua.
    se a europa fosse esperta criava uma zona de comércio livre com várias outras zonas do globo correspondentes a mercados emergentes que detêm um número de potênciais consumidores muitas vezes superior aos eua e isoláva-os

    1. Avatar de Theboice
    2. Avatar de Max
      Max

      A UE tem um acordo de princípio com o Mercosul, que se espera estar finalizado até ao fim do ano. Tem outro em preparação com a Índia, que também pode ficar pronto até ao fim do ano. Já tinha um com o Canadá, que vai ser intensificado relativamente às indústrias defesa. Com a China, no interesse mútuo, também pode chegar a acordos parcelares.
      Como diz o outro, Trump não constitui uma verdadeira ameaça para a UE – por forçar a que se una. Perigosa é Marine Le Pen, se conseguir a sua divisão.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Primeiro iam ter os tractores a marchar sobre Paris. E a seguir, nem que o RN concorresse com a empregada de limpeza por ser tudo declarado inelegível, era ela que ganhava. Com a Le Pen ao lado, claro.

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Até a Meloni quer ver o Trump pelas costas. Veremos como a UE vai (ou está) a responder.

  2. Avatar de Vilna
    Vilna

    Não existe o melhor dos 2 mundos. O Trump diz que não se importa que os seus cidadãos paguem mais pelos produtos….

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Ele nunca defendeu o contrário, agora não podem existir países europeus a taxar 27% sobre material importado da América e ao contrário só 3%.

    E chamem taxas, tarifas, impostos que no final vai sair do bolso de quem compra e entre no bolso do governo.

    1. Avatar de Max
      Max

      Nos automóveis, a as taxas alfandegárias da UE sobre os carros importados dos EUA é de 10%. Nos EUA as taxas alfandegárias sobre veículos importados da UE eram de 2,5%, mas eram de 25% sobre as pik-ups que constituíam grande parte das importações. Qual é a tua questão mesmo?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ele Afirma que o IVA é uma taxa de importacão. É o que dá ter iliteracia financeira e somente ouvir propaganda.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não necessariamente, às vezes fazer-se de burro e de ignorante é a melhor táctica para os sabidolas. E é que para os yankees iletrados dos USA resulta essa estória de o IVA ser uma taxa de importação.

        2. Avatar de piscas
          piscas

          Bem os grupos automóveis Europeus recuperam a parte do IVA referente às matérias primas e peças dos fornecedores. O exportador americano recupera zero.

          1. Avatar de Max
            Max

            Outra vez? O IVA é igual à “sales tax”, embora as taxas sejam diferentes.
            – Os fabricantes europeus nas vendas para o mercado interno (o seu país/UE) faturam os carros com IVA aos seus clientes – e em vez de entregarem toda essa receita de IVA ao Estado deduzem o IVA que suportaram.
            – O mesmo fazem os fabricantes dos EUA com a “sales tax” que faturam nas vendas nos EUA, deduzem a “sales tax” que suportaram.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            O exportador recupera 0 porque paga 0. Nao podem recuperar aquilo que pagam

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Todos os paises UE possuem a mesma tarifa sobre o material importado da América. E nao é 27%

  4. Avatar de Max
    Max

    Diz o Spiegel (um importante orgão de comunicação da Alemanha), hoje:
    “De acordo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a UE propôs ao presidente dos EUA, Donald Trump, a abolição de todas as tarifas sobre bens industriais de ambos os lados. “Oferecemos tarifas zero por zero para bens industriais”, disse von der Leyen em Bruxelas na segunda-feira.
    A UE ofereceu “repetidamente” a abolição das tarifas mútuas, por exemplo, no setor automóvel, disse von der Leyen. “Mas não houve uma reação adequada a esta oferta”. Ela enfatizou que a UE está “sempre pronta para um bom negócio”.”
    E agora Musk diz que queria uma zona de comércio livre (sem taxas alfandegárias) entre a Europa e os EUA). Porquê, percebe-se facilmente, está a ver a vida da Tesla a andar para tás. Mas só pode significar uma despedida do governo de Trump. Oficialmente, porque continuará a influenciar e a mexer os cordelinhos, sem ser visto no palco.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, Musk sabe que em causa estão também as empresas dele. E começa a perceber que o diabo veste “Prada” 😉

    2. Avatar de Max
      Max

      Isto tem alguma graça. O que disse Musk, contraria a política tarifária da Casa Branca e não caiu bem por lá. Disse Peter Navarro, conselheiro económico de Trump: “Quando se trata de tarifas e comércio, todos nós entendemos na Casa Branca – e o povo americano entende – que Elon é um fabricante de automóveis, mas ele não é um fabricante de automóveis. Ele é um montador de carros”, disse Navarro, acrescentando que muitas peças da Tesla vieram do Japão, China e Taiwan.
      “Ele é uma pessoa do carro. Isso é o que ele faz, e ele quer as peças estrangeiras baratas.
      A diferença está no nosso pensamento e no de Elon sobre isso. é que queremos os pneus feitos em Akron. Queremos as transmissões feitas em Indianápolis. Queremos os motores feitos em Flint e Saginaw, e queremos os carros fabricados aqui” (Reuters)
      Foi isto que suscitou a resposta de Musk a Navarro que aparece no post. Por uma vez nõ esteve mal.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Fascismo = guerra permanente
    Tarifas = guerra comercial
    Trump = fascista até 2028

  6. Avatar de Gomes
    Gomes

    Como se costuma dizer por aqui, “Pimenta no C.. dos outros, para mim é refresco!”
    O problema é que desta vez a pimenta está no C.. dele e então já se torna complicado. Não tenho pena nenhuma!

  7. Avatar de X
    X

    Defendes é a extrema direita e o fim da democracia enquanto enches os bolsos à nossa custa.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Sim, já que a extrema esquerda defende os pobres.
      Daí multiplica-os exponencialmente.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Já que a extrema direita defende o fim de todos os pobres. Pela fome, e da maneira mais rápida possível. E se forem os da faixa de Gaza manda-se mais umas bombinhas para ajudar.

        1. Avatar de Xixas
          Xixas

          O gajo de bigode alemão era de esquerda… Assim como todos que promovem guerras…. Andaram a dormir até hoje… O Trump já vos acorda…. Não tenham contas em dolar que daqui a uns mesinhos vamos ver… Tanto doutorado aqui e ninguém vê que vem aí o reset económico

          1. Avatar de G
            G

            Era de esquerda?? Pá se é pelo nome a RDA era Democrata.. tinha democracia no nome..Cada IGNORANTE

          2. Avatar de Ze
            Ze

            eram tao de esquerda como a minha avo que tem bigode e um homem…

  8. Avatar de zelele
    zelele

    chegou a hora do estrumpf… já bateu no fundo.. vai subir… comprem ações

  9. Avatar de Grunho
    Grunho

    Entradas de leão, saídas de sendeiro.

  10. Avatar de Max
    Max

    Recapitulando:
    1 – Sobre exportações de produtos da UE UE já estão em vigor a taxa alfandegária de 25% sobre o aço, o alumínio e os automóveis. A partir de dia 9, 4ª F, se não houver desenvolvimentos, entra em vigor a taxa de 20% sobre todos os outros produtos (exceto produtos farmacêuticos e chips, que Trump ainda não anunciou).
    2 – É de esperar que a UE anuncie, então, taxas retaliatórias. Trump disse que ,nesse caso, subiria as taxas e disse que sobre as bebidas alcoólicas passaria para 200%.
    3 – Sobre a China, que já tinha uma taxa agravada de 20%, que Trump disse que era por causa do fentanil, somou uma taxa de 34% do que chamou “taxa recíproca” passando para 54%. A China anunciou uma taxa retaliatória de 34%, além de outras medidas. Agora Trump publicou este este post na sua plataforma Truth Social:
    “Ontem, a China emitiu Tarifas de Retaliação de 34%, além de suas tarifas já recordes, tarifas não monetárias, subsidiação ilegal de empresas e manipulação monetária maciça de longo prazo, apesar do meu aviso de que qualquer país que retaliar contra os EUA emitindo tarifas adicionais, além de seu abuso tarifário de longo prazo já existente de nossa nação, será imediatamente recebido com tarifas novas e substancialmente mais altas, além das inicialmente definidas. Portanto, se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais já de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão Tarifas ADICIONAIS à China de 50%, a partir de 9 de abril. Além disso, todas as conversas com a China sobre as reuniões solicitadas conosco serão encerradas! As negociações com outros países, que também solicitaram reuniões, começarão a ocorrer imediatamente. Obrigado por sua atenção a este assunto!”
    A Casa Branca já esclareceu que os 50% são a somar às outras taxas, de que resulta uma taxa de 104%.
    Isto está numa escalada, aceitam-se apostas como fica com a UE.

  11. Avatar de aiosapo
    aiosapo

    Eu não disse que não tarda começam todos à paulada na casa branca. LOL Nesse aspeto os democratas estão a fazer-lhes a cama que é não dizerem nada e eles mais cedo ou mais tard etêm de começar a dar porrada neles próprios porque esta spobres criaturas vivem do ódio.

    1. Avatar de Xixas
      Xixas

      Deves ter gostado do que passaste na pandemi@…

      1. Avatar de aiosapo
        aiosapo

        prepara-te para algo pior…

  12. Avatar de jorge
    jorge

    O problema para o mundo é a china, e ninguem quer ver, a china nao instala fabricas em outros paises, porque teria de respeitar as leis laborais desses paises, so que os politicos europeus nao os teem no sitio.

    1. Avatar de aiosapo
      aiosapo

      a china isto, a china aquilo, a china a china. N~ºao fosse a China não tinhas nem metade da sinovações tecnológicas e muito menos as tinhas para o povo. Era só para os ricos e bem ricos do queal nem tu te incluis, nem eu, nem nignuém que escreve aqui. Os sapos nem deviam falar mal da china, mas enfim.

      Claro que trabalho infantil é polémico, mas lembrem-se que os vossos papás ou avôs começaram a trabalhar aos 11 anos = trabalho infantil e são eles que aos 70 ou mais anos continuam a dominar o mundo e a controla ros mais jovens.

      Quando isso cabar o trabalho infantil volta a ser moda, infelizmente. Porque basta pensar um bocadinho. Se temos d efazer frente a este spovos economciamente não podemos te rmordomias ou luxos.

      1. Avatar de Alter
        Alter

        Os teus erros ortográfico são piores que os do chineses….

        1. Avatar de aiosapo
          aiosapo

          obelhigado

  13. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Criancinhas hipócritas e mimadas a brincar à política! Não sei como as elites americanas aguentam estes tipos!

    1. Avatar de Xixas
      Xixas

      As elites europeias iam lá buscar o dinheiro… Ehehehehehehej iam….

    2. Avatar de Max
      Max

      Porque os republicanos tiveram mais votos e a elite americana que dominava o partido antes de Trump foi esmagada pelos trogloditas do MAGA. E há que reconhecer que o democratas não estiveram nem estão muito bem na fotografia. Mas a elite dos EUA anda altamente chateada, a começar pelos cientistas. Não creio que seja preciso muito para os atrair para a Europa, basta garantir um ambiente que não seja pior do que o que tinham antes de Trump.
      É só ler a carta de há poucos dias de quase 2000 cientistas ao povo americano, a denunciar o tem acontecido sob o trampismo.
      Se a Europa não aproveitar para os ir buscar é estúpida.
      https://www.publico.pt/2025/04/06/ciencia/noticia/europa-canada-abrem-porta-exodo-academico-norteamericano-2128228

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Já vai tarde.
    Acho que faça ele o que fizer, a Tesla está condenada!!!!!

    E então com estas taxas alfandegárias que o anormal do Trump quer aplicar ao mundo!? Tenho grandes dúvidas que a Tesla possa salvar-se, especialmente depois da saudação nazi!!!!!

    A Tesla está instalada no mundo inteiro, não aguenta esta guerra muito tempo!!!!
    Todos os países vêem a Tesla como alvo a abater!!!!

    Finalmente o Musk percebeu o enorme erro de se meter na política, porque cria imensos anticorpos junto dos seus potenciais clientes!

  15. Avatar de Max
    Max

    Noticia a Lusa que.
    “As 500 pessoas mais ricas do mundo perderam, na quinta e sexta-feira, devido aos efeitos das tarifas anunciadas por Donald Trump, 488 mil milhões de euros (536 mil milhões de dólares), com Elon Musk a liderar a lista. Esta foi a maior perda de sempre do Índice de Bilionários da Bloomberg, indicou a agência financeira.”
    A eles não lhes faz falta. Já quem tem planos de poupança-reforma em fundos de investimento em ações há de achar pouca graça ao experimentalismo de Trump com as taxas alfandegárias. Mas ele diz que não está preocupado com a quebra das bolsas, que é temporário.

  16. Avatar de PJA
    PJA

    Cínico e hipócrita este Sr. Elon Musk.

  17. Avatar de goinpeace
    goinpeace

    musk vai para marte , enterra-te lá , end of story , leva o teu amigo trump contigo para brincar ás tarifas a fazer donuts num tesla até ao fim dos vossos dias , vá em bem haja e boa viagem…

  18. Avatar de Zé

    Luckily there’s a family guy…

  19. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Pessoal, nunca se esqueçam, tudo nesta vida é passageiro, excepto a morte.
    Hoje a Tesla está assim e assado.
    Daqui a uns tempos manda um bom carro cá para fora e vendem que se fartam.

    Isto de dizer que não compro isto e não compro aquilo significa apenas uma coisa, coisa nenhuma.
    No fim o que impera é a qualidade versus preço…