Coimas por falar em alta voz e videochamadas nos transportes públicos

20 Comentários

Sabia que há coimas para quem fala em alta voz e em videochamadas nos transportes públicos? É verdade e já foram aplicadas pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Coimas por falar em alta voz e videochamadas nos transportes públicos


Falar em alta voz e videochamadas: coimas entre 50 a 250 euros

A AMT é o organismo regulador independente responsável por supervisionar e regular os setores da mobilidade e dos transportes em Portugal. De acordo com informações recentes, já há coimas a serem aplicadas por falar em alta voz e videochamadas nos transportes públicos.

Coimas por falar em alta voz e videochamadas nos transportes públicos

O jornal PÚBLICO falou com operadores e com a AMT, que dizem estar atentos ao fenómeno, apesar de as queixas formais sobre esta realidade serem residuais, fruto, talvez, da normalização com que esta se apresenta.

No ano passado, a AMT recebeu 121 reclamações – num universo de 29 mil – classificadas como “Falta de urbanidade/agressividade dos passageiros”, área que engloba o mau uso do telemóvel. As multas aplicadas nestes casos variam entre 50 e 250 euros.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Digi Powa Black Hawk Down
    Digi Powa Black Hawk Down

    Se as coimas fossem aplicadas corretamente a todos que as infringem, o estado ganhava muito dinheiro, e neste caso, até justo.
    Como não é, tem de se resolver à moda antiga, lambada

  2. Avatar de Max
    Max

    Em tempos andei bastante de comboio, em viagens que duravam à volta de meia hora. Nunca apanhei chamadas em alta voz ou vídeo chamadas. Pessoal que aproveitava a viagem para por a conversa em dia, sobretudo velhotas ou que andavam lá perto, era o pão-nosso-de-cada dia.
    Nunca vi o pessoal que viajava no comboio a passar-se dos carretos, pareceu-me que é uma cena que passou a ser aceite, faz parte do dia-a-dia, não há nada a fazer (e há um certo “voyeurismo” à mistura). Agora alta voz e vídeo chamada nunca assisti. Até me admira não se falar em ter havido chapada.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Já eu apanhei diversas vezes na rede expresso.

  3. Avatar de conformado
    conformado

    Quem multa? Se for a polícia só em flagrante acho difícil.

  4. Avatar de Manuel Pinho
    Manuel Pinho

    Isto é bom para aquele pessoal que decide por a conversa em dia, em alta-voz para todo o mundo saber da sua miserável vida e pensar que os outros têm de gramar com isso. Telemóveis com som alto e canalha com jogos/vídeos são coisinhas tão irritantes! E aquela malta estrangeira que vai aos berros? Se fosse para passar multas, era uma verdadeira mina!

    1. Avatar de soraia
      soraia

      Eu quando vou num autocarro expresso, há pelo menos uns 40 indianos e marroquinos a ver vídeos nos smartphones (do TikTok, ou Facebook, etc.) em altíssimo som. Imagino quantas coimas iria render em milhares de autocarros expressos que circulam de hora em hora no País. 🙂
      E no Metro de Lisboa, igualmente….

  5. Avatar de Paulo Neto
    Paulo Neto

    Gostaria da saber quando for aplicada e a quem foi aplicada. Ansioso por saber.

  6. Avatar de Guzland
    Guzland

    Possas,finalmente.
    Não sabem respeitar o espaço do próximo que é muito curto nos transportes públicos.

    Olhem o caso do Japão, andam todos calados..nem um pio nos transportes públicos, e nem é preciso recorrer a multas.
    Educação e rigor reflete-se nisso!

  7. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    sim agora há uma moda parva de por o telefone em alta voz e falar à distância enquanto se caminha, ou só pq sim, uma moda importada de novelas a bem dizer

  8. Avatar de Pete
    Pete

    Quando havia cabines telefónicas, e mesmo se fosse hoje , fechavam a porta ao falar ao telefone. Se alguém abrisse a porta para ir para dentro da cabine ao mesmo tempo levava uns tabefes. Agora agarram no burromovel e falam no meio do pessoal onde lhes apetece .
    Ando doidinho para comprar um jammer, para brincar tamém

  9. Avatar de Ricardino
    Ricardino

    Mais um exemplo que com dinheiro, já se pode fazer o que se quer, basta pagar para isso. Em vez de aplicar o termo “proibido” porque não aplicam o termo “pagar para o ter liberdade” ?
    Por exemplo, com esta situação se eu estiver a falar em alta voz e me foi aplicada a coima, posso continuar a falar em alta voz ? Já paguei a coima certo ?.

  10. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Concordo com esta medida! Há gente muito mal educada!

  11. Avatar de Zef
    Zef

    Como apresentar queixa e a quem? Como proceder numa situação existente em real time??

  12. Avatar de Aziado
    Aziado

    E no local de trabalho? Também devia de haver multas, para quem o faz no local de trabalho. Às vezes até com os clientes o fazem, o que é lamentável.

  13. Avatar de Sei lá
    Sei lá

    Isso é uma questão de cidadania. Esse tipo de medidas vão contra a liberdade das pessoas. Educar e formar bem as pessoas isso sim era o que deviam fazer

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Nas viagens Fertagus é uma constante, falar alto, telefone em voz alta, ouvir músico , ver séries /filmes sem auriculares, etc etc

  15. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ui venham ao Porto, no autocarro da STCP ou da UNIR, que apanham imensos!
    É velhotas a falar que a Dª Maria ganhou hemorroidas, é os estrangeiros sei lá a fazer o quê, é o motorista aos altos berros em chamada com outros, é os rádios Comerciais e Tê-ésse-éfes nas alturas.
    E quem diz autocarro, diz o metro igualmente.

  16. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Infelizmente, no nosso Portugal, desde há uns anos para cá, tudo é permitido e quem, por direito ou obrigação, poderia fazer alguma coisa, o que mais faz é ouvidos moucos a quem se queixa… no que a mim me toca, já desisti!!

  17. Avatar de Ventura
    Ventura

    Se for eu não vou pagar já não somos livres
    Onde estás a livre dade