Estudo conclui que tocar no papel dos recibos pode ser perigoso. Porquê?

20 Comentários

A organização sem fins lucrativos Center for Environmental Health (CEH) intentou uma ação judicial contra 32 grandes retalhistas após ter encontrado níveis elevados de um químico prejudicial no papel dos seus recibos.

Recibo

Investigações da CEH encontraram níveis elevados de Bisfenol S (BPS) – o químico menos conhecido, mas prejudicial, semelhante ao Bisfenol A (BPA) – no papel dos recibos de 32 grandes retalhistas, contra as quais foi intentada uma ação judicial.

O BPS, tal como o BPA, é um químico desregulador das hormonas que imita o estrogénio e pode perturbar o funcionamento normal do organismo, incluindo o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução.

Segundo a organização, estudos demonstraram que o BPS pode ser absorvido através da pele quando se manuseia papel de recibo – mesmo durante curtos períodos de tempo.

Com base nestes estudos e nos testes efetuados por um laboratório independente, as concentrações eram tão elevadas que tocar apenas num recibo com BPS durante 10 segundos resultou numa exposição acima do nível de segurança.

Afirmou Mihir Vohra, responsável científico do CEH, acrescentando, num comunicado, que os resultados exigem “um aviso claro e razoável aos consumidores”.

Recibo

Segundo Kizzy Charles-Guzman, diretora-executiva da CEH, “durante mais de duas décadas, a CEH tem assegurado que as empresas e as fabricantes que retiram um químico tóxico dos seus produtos não o troquem por outro substituto lamentável, como um jogo de fachada tóxico”.

Estas empresas têm a oportunidade de melhorar as especificações dos seus produtos para que o papel de recibo que compram seja seguro para os seus trabalhadores e clientes.

No sentido de reduzir a sua exposição ao BPS, o CEH recomenda que os consumidores recusem recibos impressos sempre que possível.

De acordo com Shakoora Azimi-Gaylon, diretora sénior do Programa de Prevenção de Exposições Tóxicas e Poluição do CEH, “os trabalhadores de lojas que têm de manusear recibos devem usar luvas, se possível, ou evitar usar produtos de limpeza para as mãos à base de álcool antes de manusear um recibo, porque isso pode aumentar significativamente a absorção de BPS”.

Conforme explicado, “os recibos são feitos de papel térmico, que não deve ser reciclado, porque contém bisfenóis como o BPA e o BPS, que podem contaminar o fluxo de reciclagem e representar riscos para a saúde e para o ambiente”.

Lista completa de retalhistas

  1. Burger King;
  2. Famous Footwear;
  3. Capital One;
  4. Claire’s;
  5. Converse;
  6. Crumbl;
  7. Daiso;
  8. Forever 21;
  9. Subway;
  10. Foot Locker;
  11. Champs;
  12. Lids;
  13. Jack in the Box;
  14. Nordstrom Rack;
  15. Peet’s Coffee & Tea;
  16. JCPenney;
  17. Pressed;
  18. Spencer’s;
  19. The Cheesecake Factory;
  20. Gap Outlet;
  21. Victoria’s Secret;
  22. Wetzel’s Pretzels;
  23. Yard House;
  24. Smart & Final;
  25. Office Depot;
  26. Staples;
  27. Alliance Thermal Paper;
  28. Chanel;
  29. Dollar General;
  30. AMC;
  31. GameStop;
  32. Cinnabon.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Acela
    Acela

    Estudos estudos estudos…

    1. Avatar de Aziado
      Aziado

      Se não fossem os estudos e alguns reguladores, se isto agora já não
      bom, seria muito pior.
      E não se avizinha nada de bom, para as próximas gerações.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Os “novos inteligentes” gostam de usufruir de todos os frutos de estudos e desenvolvimentos baseados em ciências exatas (até prova de contrário) no entanto preferem ignorar toda e qualquer estatística e usar como prova de facto o zé da esquina que foi ao minipreço e não ficou estéril, logo…está concluído LOL

  2. Avatar de Inzequiel
    Inzequiel

    Estou tramado. Então eu costumo limpar o rabo ao talão do continente… digam-me que não tem esses químicos ☹️

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Arranjam sempre estudos “protetores” para justificar o aperto e controlo das pessoas.
    Confiem nos governos e estados. São os melhores que se pode ter.
    “Voces nao terão nada e serão felizes”, uma frase publicamente aceite pela FEM (Forum Económico Mundial)

    1. Avatar de José
      José

      Olha, mais um maluquinho anti-ciência e que acha q os estudos são uma grande conspiração dos governos e estados para controlar a população.
      E as universidades e centros de investigação são todos fantoches.
      Os estudos das igrejas e das grandes empresas como as petrolíferas e tabaqueiras é q estão certos, para esta gente.
      Esses sim, é q devem mandar no mundo e não os governos eleitos e os estados (que são os cidadãos).
      Isso. Troll, idiota ou bot, vai dar ao mesmo.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Andas muito confiante. LOL

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          É certo que “confiar” será um risco eterno mas tenta convencer-me de que os burros não são quem confia em quem nunca fez nada a não ser debitar teorias destrutivas e calo-me já.

      2. Avatar de David
        David

        Quem paga a ciência são as farmacêuticas. Zero conflito de interesses? Haha

    2. Avatar de PH
      PH

      É melhor confiares na google, trashbook, no instadunkies, nos influtretas e afins.

  4. Avatar de Digi Powa Black Hawk Down
    Digi Powa Black Hawk Down

    Não espero durar muito tempo, portanto se tiverem alguns talões que sobrem ai por casa, podem oferecer, sempre poupo no papel higiénico.

    1. Avatar de Rui Almeida
      Rui Almeida

      Bem dito, é assim mesmo. Eu digo o mesmo.

  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Simples…deixem de emitir isso de uma vez por todas…tudo eletrônico, no email…poupa-se papel, saúde e ambiente.

  6. Avatar de Sail
    Sail

    Para estes cientistas idiotas tudo faz mal exceto os sacos azuis e o montante pago pelo estado.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Podes sempre criar um departamento de investigação a fundo perdido.
      É tudo tão fácil quando não sabemos fazer nada 🙂

  7. Avatar de Ricardino
    Ricardino

    Em Portugal estudaram uma história melhor. “Seja amigo do ambiente, deseja imprimir recibo ?”

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mas antes vem a clássica “deseja fatura?” lol

      1. Avatar de Ricardino
        Ricardino

        +1 . Tinha me esquecido disso xD

  8. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Por isso só como no restaurante se for à pato.

  9. Avatar de Marcos
    Marcos

    Eu confio na ciência, não confio é nos homens….a obsessão, ganância e controlo…..em nome da segurança vale tudo…..se bem que em criminosos reincidentes é óbvio que tem de se aplicar determinado tipo de medidas, agora certas medidas em toda a população em geral… estão a pensar em tudo menos preocupados com a você segurança….mas o tempo vai falar…..