Cius – o Tablet da Cisco

10 Comentários

Cius é direccionado para o mundo empresarial e não é visto como concorrente directo do iPad

Efeitos da crise mundial ou não, o certo é que cada vez mais se vêm mais as empresas a entrar em novos segmentos de negócio, a serem mais competitivas a nível de  mercado e como consequente, a comercializar outros tipos de equipamento.

Vemos a HP a querer ser líder de networking num prazo de 3 anos, a Cisco a vender servidores (blades)…é a concorrência.

Recentemente, a Cisco apresentou também o Cius, um tablet PC ou mais concretamente um “virtual desktop client for cloud computing

ciscocius

Este novo equipamento, apresentado pelo CEO John Chamber, no evento Cisco Live que está a acontecer em Las vegas-EUA, vem equipado com o sistema operativo Android, ecrã de 7” e suporte para vídeo HD.

Além das características referidas, vem ainda equipado com uma câmara de 5 Mpx, processador Atom da Intel a 1,6 Ghz 32GB de memória flash, pesa menos de 500 gramas e tem suporte para as tecnologias 3G, Wifi (a/b/g/n) e Bluetooth. O Cius tem já também suporte para 4G.

Segundo Tony Bates, vice-presidente sénior e gerente geral do segmento enterprise, comercial e pequenos negócios da Cisco referiu em comunicado “Cisco Cius mostra como a rede está a alterar a forma como vivemos, trabalhamos, aprendemos e nos divertimos”.

Bates acredita que o Cius pode ajudar a transformar a forma com que profissionais de saúde actuam com seus pacientes, como docentes expõem conteúdos, etc.

Mas qual a diferença deste tablet para outros já existentes no mercado?

Além de vir com o sistema operativo Android e de ter acesso ao Android Market, o Cius distingue-se pela qualidade de software que vem de origem que permite integrações com outros serviços ( Cisco Quad, Show and Share, o WebEx, Presença e Telepresença, etc) a vários níveis.cisco_cius_01

Outra das características é a dock station que pode ser adquirida a parte, permitindo que este seja usado como um thin client.

ciscocius_02

O Cisco Cius será testado em projectos pilotos com alguns clientes no terceiro trimestre e deve estará disponível no mercado a partir do início de 2011.

Homepage: Cisco Cius

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Parece-me um pouco pequeno… Alguém sabe o preço a ser praticado?

  2. Avatar de Lycanthrope
    Lycanthrope

    Já agora, qual é a autonomia do equipamento? Alguém sabe? Cumps

  3. Avatar de op
    op

    isto e para empresários, mas parece a ser bom e pena e eu nao ser um 🙂

  4. Avatar de Sarev0k

    Muito bonito 😀

    Acreditem que os tablet no mercado empresarial tem espaço para crescer de um modo exponencial.

    Existe uma grande procura por um equipamento que ao mesmo tempo tenha a portabilidade e usabilidade de um pda e também o poder de processamento e frameworks de desenvolvimento dos comuns desktop/laptop

  5. Avatar de Alexandre Alves
    Alexandre Alves

    Não me parece que seja uma questão de crise mas sim de oportunidades e devido ao avanço da tecnologia.

    A ideia de um tablet já existe a alguns anos. Mas a uns anos um tablet seria algo do tipo do tamanho de um portátil, extremamente caro, e com um touch de má qualidade. Neste momento temos tablets finos, leves com boa autonomia e com software que acompanha decente.

    Eu diria que as empresas andaram à espera e/ou a investir nas tecnologia por forma a atingir este nível.

    O mesmo actualmente se passa com o quantum computing, existem uns a espera e outros a realizar I&D. Quando se tornar real, e se cumprir o prometido, vai ser um novo boom tecnológico.

    1. Avatar de Zé Couves
      Zé Couves

      Caro Senhor, apenas uma correcção:
      Computação quântica não existe neste momento, pelo menos no sentido que lhe está a dar. Continua a haver um problema com as fontes de luz entrelaçada (embora já existam comercialmente), e acima de tudo, existem problemas termodinâmicos fundamentais por resolver.
      Outra coisa é que não creio que se vá usar computadores quânticos em casa, simplesmente porque não terão utilidade (pelo menos do ponto de vista actual). Para problemas N^2 sim, mas quem corre Monte-Carlo ou Simulated Annealing em casa?

      Os melhores cumprimentos

      1. Avatar de Alexandre Alves
        Alexandre Alves

        Caro Senhor,

        Quando referi quantum computing especifiquei I&D, tanto quando eu saiba e não estou enganado, trata-se de investigação. Seja numa área inicial ou não.

        Ainda que tenha dito que não é para ter em casa do ponto de vista actual, também não reparei onde reparei que seria agora.

        Agradeço que quando pretender comentar que o faça com algo que contribua.

        Além do mais, nem a 10 anos estava-se nos 16-bit, vamos a 64-bit. Temos filesystems de 128-bit. Processadores multicore. Tudo isto não era para uso em casa no entanto … a realidade dita outra coisa. Desta forma e volto a dizer, que quando realmente existir será um boom tecnológico.

        Cumprimentos cordiais
        Alexandre Alves

  6. Avatar de fran
    fran

    ta visto que vai ser o android que vai entrar pelas empresas dentro.

    daqui a nada temos SAP em android e temos os computadores/leitores portateis de codigos de barras a correr Android tb.

    quando isto acontecer, vai ser um “bye bye” iphone.

    vai ser a sap a disponibilizar a sua suite no android market!!! brutal!
    actualizações pelo android market!

    isto seria perfeito… e facilitava tanto que voces nao imaginam sequer.

  7. Avatar de off
    off

    Alguém vê a série Eureka ?
    Curioso que os produtos lá são da Cisco e já por la andava (1ª temporada, 2005) um brinquedo igual a este.

    Isto é a prova que a ficção de hoje é o futuro de amanhã 😉

  8. Avatar de Marisa Pinto

    É muito bonito!

    Deve ser interessante para ser usado em video-conferências.