CIA também andou a espiar as outras agências secretas dos EUA

14 Comentários

A CIA tem estado debaixo de uma grande avaliação nos tempos mais recentes, tudo graças a muita informação secreta que tem sido revelada pela WikiLeaks. Foram mostradas várias ferramentas que atacavam vários sistemas operativos e que assim permitiram roubar informação dos utilizadores.

Tudo parece agora esta a entrar num novo patamar, graças a mais informações partilhadas. A CIA esteve muito tempo a recolher informações, mas das suas agências parceiras, algo que não era de todo esperado.

CIA

Como é de esperar, as diferentes agência de segurança dos Estados Unidos partilham informação entre si, para que desta forma possam fazer um melhor trabalho.

A CIA parece não estar ter estado satisfeita com esta partilha e por isso implementou um sistema de recolha de informação secreta, que era roubada a outras agências, não apenas americanas, mas provavelmente de outros países.

Tudo era feita com recurso a uma ferramenta desenvolvida pela CIA, designada por ExpressLane, que a agência instalava nessas agências, escondida numa outra ferramenta legal e muito usada, para recolha de informação biométrica.

CIA NSA

O ExpressLane era instalado de forma nativa nos computadores dessas outras agências, em máquinas novas. Nas restantes, mais antigas, foi instalado sob a desculpa de uma atualização.

A instalação do ExpressLane era feita com a visita de um técnico da CIA a essas agências, sob o pretexto da instalação da atualização. Caso existisse a recusa nessa instalação da atualização, o próprio sistema causaria uma falha para obrigar à visita. Dai em diante os dados eram enviados junto com a informação real da aplicação.

Esta nova informação está incluída no Vault 7 que a WikiLeaks está a partilhar. Não se sabe ao certo quem eram as agências, mas provavelmente incluíam o FBI, a NSA e a Department of Homeland Security. Este é mais um exemplo, grave, da forma como a CIA recolhia informação sensível.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    Mas isso é normal e compreensível!

    Quem é que polícia a policia?

    Quem é que espia os espiões?

    1. Avatar de bola
      bola

      E quem polícia a CIA?

    2. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      Finalmente, um comentário inteligente.
      Concordo contigo, isso e necessário, quase obrigatório.

  2. Avatar de Elypse
    Elypse

    A CIA usa e abusa de tudo e de todos. Espionagem, venda de armas, tráfico de droga, tortura…. porque não acabam com essa agência?

    1. Avatar de UmRevoltadoComOMundo
      UmRevoltadoComOMundo

      Porque precisam de uma agência que leve sempre com a culpa enquanto as restantes que o público em geral desconhece fazem coisas ainda piores. A CIA faz coisas ilegais? Como estão acima da lei (por se tratar da defesa de uma nação, tretas mas ok)…. Já todos perceberam isso, mas as restantes não são melhores. E já agora certamente a sua resposta e a minha serão investigadas e após cuidada análise (de um robot) será considerada uma posição radical e que afronta a segurança dos EUA, para além de fomentar situações como o 11 de setembro.

    2. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      Podridao ha em todo o lado, e a realidade muitas vezes não e o que nos convencionamos como o correcto e perfeito. Achas que o Vaticano não tem também os seus “serviços secretos”? E acredita que não são santinhos nenhuns, ficarias surpreendido com a vastidão de trabalhos que efectuam, e mais não digo.

  3. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Mas isso da CIA andar a espiar as agências governamentais dos EUA ainda é como o outro, o problema é andarem a espiar outros países, algo para o qual foram criados. É que espiar é feio, mas isso chegar até à compreensão daquela gente e dos restantes países do planeta é que é complicado.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Pensas que outros países não andam a espiar os EUA?

    2. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      Isso é muito relativo, todos se espiam uns aos outros, e isso é necessário, para nossa segurança também.

  4. Avatar de netmota@msn.com
    netmota@msn.com

    Quanto à espionagem, já se sabe que existe um complot a nível mundial. Aliás a questão da espionagem é deveras uma realidade com a qual não podemos escapar enquanto continuarmos conectados ao hub de recolha de informações. Tudo se sabe. Já o jornalista Glenn Green em “parceria” com Edward Snowden divulgaram documentos oficiais sobre o programa de vigilância global e não tardaram em premeditar uma “caça ao homem” A Qualcomm por exemplo, que é uma fabricante de microprocessadores faz parte do programa de espionagem mundial, e estão desenvolvendo tecnologias de inteligência artificial com o intuito de capacitar os equipamentos ao reconhecimento do meio envolvido ao equipamento. A que propósito interessa o desenvolvimento dessas tecnologias senão por mera intromissão e monitoramento da vida alheia. Ter o gado e o rebanho sob controlo, através da tecnologia, que cada vez mais se vem impondo, invadindo a propriedade, a privacidade e a devassa da vida privada.

  5. Avatar de diogo
    diogo

    O FBI acredito, mas a NSA não de certeza absoluta. A NSA é muito superior à CIA nesse aspecto, acredito que seja mais ao contrário. lol.

    1. Avatar de bola
      bola

      Estaria inclinado para concordar contigo, mas como nem tudo é como nos filmes, pergunto se tens fontes ou apenas parece-te que assim seja?….

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Toda a gente espia toda a gente… até o mais comum dos imortais espia o vizinho se fôr preciso…

    1. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      Agora é que disseste tudo, e assim se explica a mais básica das espionagens que está entranhada no ser humano.