Bug do Chrome deixa que sites oiçam conversas dos utilizadores

19 Comentários

Os problemas de segurança e os bugs nos browsers são a sua maior fonte de problemas. Deixam os utilizadores vulneráveis e os seus dados comprometidos.

Mas um bug agora anunciado e exposto do Chrome leva o conceito de problema de segurança um pouco mais longe daquilo a que estamos habituados num browser. O Chrome pode permitir que todo o áudio de um utilizador seja enviado para um site malicioso.

chrome_escuta_1

Este bug está associado à funcionalidade que o Chrome tem que permite que possamos interagir com sites através do microfone. Podemos dar comandos ou enviar texto para, por exemplo, serem feitas pesquisas.

A descoberta deste problema foi feita por Tal Ater, um programador que estava a fazer testes com esta funcionalidade. O que Tal Ater conseguiu provar é que o Chrome, permite que os sites que foram previamente autorizados a recolher o nosso áudio, mesmo de a janela desse site esteja fechada.

Desta forma, e no caso de um site malicioso, basta que o Chrome esteja lançado para que o áudio seja recolhido. Podem assim passar conversas privadas, assuntos pessoais e até o áudio do que se passa à nossa volta.

Este bug foi reportado à Google, que o assumiu de imediato, mas que até agora não o resolveu, estando o mesmo ainda disponível para ser explorado.

O processo é explicado num vídeo criado por Tal Ater, onde este mostra a forma como se consegue facilmente fazer uso deste bug para recolher o áudio.

Segundo a Google, numa resposta oficial, este problema não é grave uma vez que está nas mãos dos utilizadores escolherem os sites a que querem dar acesso ao microfone.

No entanto, e como tantas vezes foi já provado, com a massificação e o tornar rotineiro, acabamos por perder a noção de segurança e acabamos por autorizar a maioria dos sites.

Estas novas funcionalidades que o Google Chrome começa a apresentar trazem novos paradigmas de segurança e novos tipos de ameaças que até agora não estavam associadas aos browsers ou nem sequer existiam.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R
  2. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Medo…

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Reencarnação da Microsoft dos anos 90…

    1. Avatar de Deus
      Deus

      OU da apple do seculo 21 😀

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Estamos no século XXI. You fail.

        1. Avatar de POliveira
          POliveira

          @Nelson -.-‘

          E então, por estarmos no século XXI, porque é que achas que o @Deus se enganou?!
          Perdeste uma boa oportunidade para estar quieto, mas já deu para ver que inundas o Pplware de comentários.

  4. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Sinceramente, só não consigo entender claramente a aflição de espiar todos os seres humanos do planeta.
    Os narcisistas dos americanos, que têm a mania da perseguição e querem a hegemonia global deviam provar o seu próprio veneno.
    Serem extremamente escutados e todas as suas informações tornadas públicas.

    Se é um exploit propositado ou não, não sei, mas a verdade é que ele está lá e após 4 meses de terem sido notificados ninguém fez nada? ‘Estão a trabalhar numa solução’?

    A solução era simples, desativavam o controlo por voz do chrome, até que o problema estivesse resolvido, ou será que não podem!

    Lembrem-se que um estado polícia é o primeiro passo para a usurpação do que pensamos ser nosso por direito -> liberdade!

    Abraço à comunidade.
    Ivan Cantarino
    😉

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não era preciso desactivar, bastava ter uma indicação bem visível de que o Chrome está a fazer captura de audio! Não deixa, no entanto, de ser uma prova da má ideia que é tentar fazer tudo num browser. A compartimentalização de tarefas é uma das melhores políticas de segurança

      1. Avatar de Ivan Cantarino
        Ivan Cantarino

        Bem dito! O problema é que ideias de solução há várias, vindas de toda a gente, e eles parecem não optar por nenhuma!!
        4 meses não são 4 dias e agora que foram expostos vão resolver tudo num ápice!

    1. Avatar de Safari
      Safari

      Lá vêm os ataques à Google.
      O que vale é que o Safari é um excelente produto e domina o mercado. 😉

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        O que é que o Safari tem a ver com o assunto?

        Eu não vi nada nesta notícia, nem no meu post, nem na página do link…

        1. Avatar de ANDROID +1
          ANDROID +1

          Caso nao saibas estas extensões estão a ser removidas da loja da google

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Eu só estou a avisar, porque esta notícia é sobre o Google Chrome, e é referente á segurança.

  5. Avatar de anónimo
    anónimo

    Continuo a achar que a única vantagem do chrome é a rapidez, porque de resto o Firefox é bem melhor e muito mais privativo!