Apple prepara resolução para problema de reboots no iOS 7

50 Comentários

O iOS 7 foi uma jogada arriscada da Apple. A mudança de visual não foi do agrado da totalidade dos utilizadores e novos problemas surgiram com a sua chegada. Estes têm sido gradualmente resolvidos e quase não existem.

No entanto há um problema que persiste em continuar. O iOS 7 reinicia os iPhone’s onde corre de forma aleatória e sem qualquer razão. Mas a Apple anunciou agora que a resolução deste problema está prestes a chegar.

iphone

Este problema com o iOS 7, conhecido na Internet como o “white/black screen of death”, leva a que os dispositivos façam um soft reboot de forma aleatória e sem uma causa aparente.

Do que pôde ser já apurado, esta situação ocorre, tipicamente, quando a carga da bateria tem valores abaixo dos 30%, altura em que os reboots começam a acontecer

Curiosa é a forma como este ecrã é mostrado. No caso dos iPhones com o logótipo da Apple em branco, o ecrã assume essa cor e a maçã é preta. Quando o logótipo da Apple é preto no telefone, o ecrã tem essa cor e a maçã é branca.

Este problema começou a surgir nos fóruns da Apple em Setembro, logo após a disponibilização da primeira versão pública do iOS 7, em Setembro do ano passado.

Mas este problema poderá estar prestes a ser resolvido de forma permanente. A Apple anunciou ao site Mashable que tem a caminho uma solução para este problema e que o eliminará de vez.

We have a fix in an upcoming software update for a bug that can occasionally cause a home screen crash

O que não ficou claro e nem foi anunciado pela Apple é como e quando esta solução será apresentada. Existe a possibilidade de ser lançada uma nova actualização do iOS 7, a 7.0.5, mas o mais provável é que a resolução deste problema surja na tão aguardada versão 7.1 do iOS.

A versão 7.1 do iOS está para chegar em breve, tendo estado a ser disponibilizada aos programadores e aos beta testers, estando agora na verão beta 4.

As novidades que o iOS 7.1 vai trazer são maioritariamente estéticas, mas muito mais está debaixo das alterações cosméticas que vão surgir.

Algum dos nossos leitores tem este problema no seu iPhone?

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Nunca me aconteceu! Tenho o 5S desde que saiu e nada…

    Alguém sabe se só acontece a modelos anteriores que foram actualizados para ios7?

    O que é estranho é que aqui no trabalho somos 4 com iphone 5S, e pelo menos 2 com o 5/4S e também nunca lhes aconteceu…

    Gostava de saber se há alguma razão especial que desencadeie este problema ou se é um modelo específico…

    Seja como for, que venha o 7.1! (E eu até tinha uma listinha de coisas para os senhores da apple “meterem” no 7.1.)

    1. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      Já agora, nos ipads também não me acontece! Serei um privilegiado pela sorte? lol

      1. Avatar de Paulo César
        Paulo César

        só se for a ti, a mim já aconteceu umas 3 vezes :p estou a falar do air

        1. Avatar de João Rodrigues
          João Rodrigues

          Pois… Acho estranho. Não haverá alguma app ou serviço que esteja na origem do problema. Talvez seja por não usar alguma coisa que desencadeie o reboot. É que o pessoal com quem trabalho também nunca tem reboots!

          Bem… Que continue assim! lol

        2. Avatar de Filipe Duarte
          Filipe Duarte

          Também tenho o ipad air e nunca me aconteceu nada semelhante.

      2. Avatar de Patrício Neves
        Patrício Neves

        De facto a mim nunca me aconteceu, ja tenho um 5s desde Dezembro, muitas vezes com a bateria nos 1%, e tudo funciona bem, sem crashes sem nada…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          É dos devices. Tenho 3 com iOS 7 (agora 2)

          iPad 2: no problem
          iPhone 5S: no problem
          iPad Air: problem

          1. Avatar de raz0r23
            raz0r23

            Tenho o 4S e nunca fez reboot. A única coisa que já reparei é que por vezes trava um pouco (passar da app de música para as msg’s pelo app manager)mas nada demais 🙂

  2. Avatar de Rui Lourenço
    Rui Lourenço

    A mim acontece é no ipad quando instalo alguma aplicaçao da appstore… O que puderá ser?

    1. Avatar de Miguel Santos
      Miguel Santos

      Deve ser falta de Android. Experimenta que isso passa.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Tenho uma notificação para ti: “Ficheiro de pacote inválido”

      2. Avatar de João Tavares
        João Tavares

        E álguem troca um ipad por um tablet com android? Essa é mesmo para rir. Tablets com android nem de oferta.

        1. Avatar de Pepe
          Pepe

          o meu asus tf701 esta a rebolar de tanto rir

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não é preciso escreveres, que eu estou-te a ouvir do chrome.

        2. Avatar de ANDROID +1
          ANDROID +1

          Sim, alguem esperto troca por uma m**** do ipad. pois ao menos no android, temos grande variedade, é claro que o android tem péssimos tablets, os mais baratos, mas tambem tem os melhores tablets do momento

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Se queres vender o teu tablet android, podes tentar aqui:

            https://usados.pplware.sapo.pt/

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Nem comento, já vem sendo habitual este tipo de artigos sobre tudo que é Apple em todo o lado…

    “As novidades que o iOS 7.1 vai trazer são maioritariamente estéticas, mas muito mais está debaixo das alterações cosméticas que vão surgir.”

    De certeza absoluta que não tens o beta 2 para a frente… A diferença é brutal em termos de velocidade da GUI, e em termos de estabilidade do safari do iPad air. Parece que o beta era o 7.0.4, e este é que é o final…

    1. Avatar de No comments
      No comments

      “Nem comento” e depois comentas. Dá-lhe Zé!

  4. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    O interessante é que no meu caso apenas os dispositivos com chip A7 sofrem desse mal. O Mini da patroa e o 4 nunca apresentarem esses ecrãs. Poderia ser uma incompatibilidade entre o iOS e os chios de 64 bits? De qualquer forma no Air o problema aconteceu umas 4 vezes e no 5s apenas 1 vez. É pouco para o salto de qualidade que o iOS 7 trouxe, na minha opinião.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Segundo os logs, é um crash com os drivers da placa gráfica. Tenho o iPhone 5S e o iPad Air, só com o iPad me acontecia.

      E não faz reboot do sistema, só faz da gráfica, realmente parece do sistema, porque aparece o ecrã para desbloquear, mas as app’s continuam como estavam e tudo o mais.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Ps: com iPad 2 não tinha qualquer problema, também…

      2. Avatar de Filipe Duarte
        Filipe Duarte

        A mim nunca me aconteceu com o ipad air.

  5. Avatar de Scorpion
    Scorpion

    Tenho um iPhone 4s e nunca aconteceu tal coisa…

  6. Avatar de Paulo César
    Paulo César

    Não é só no iphone que acontece. tenho o ipad air e isto também me acontece. e não é só este bug, pelo menos já encontrei mais dois que ainda não foram resolvidos…

    Se forem as definições e carregarem duas vezes seguidas no menu “Papel de parede e brilho”, o ios saí das definições. E é bug sim, porque não é feito qualquer movimento de suavidade na transição. É como se as definições bloqueassem.
    O outro bug é quando estamos a matar as aplicações abertas. Este só acontece as vezes. Tentem ter várias aplicações abertas, e ao matar, matem duas aplicações ao mesmo tempo. Há vezes que só desaparece a imagem da aplicação e o icon fica na mesma na listagem

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      “Se forem as definições e carregarem duas vezes seguidas no menu “Papel de parede e brilho”, o ios saí das definições.”

      Como é que consegues viver com isso? :O

      1. Avatar de Fanboy
        Fanboy

        A questão é:
        “Como é que isso passou no controlo de qualidade ?” :O

      2. Avatar de Paulo César
        Paulo César

        tu deves ser daquelas pessoas que tem um ipad/iphone, qualquer coisa, que vê os bugs mas não dizem nada para aquilo que tens ser o melhor ao olho dos outro :p Este post está relacionado com bugs no ios7. Se aquilo é um bug, apenas o descriminei aqui 😉

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ninguém disse que não era um bug.

          Só acho “interessante” a festa que os android fanboys andam a fazer com isso.

          Eu já disse aqui que tinha bugs, por isso, não estou a dizer que não tem bugs.

          1. Avatar de Paulo César
            Paulo César

            se fosse android fanboy não tinha um ipad 😉 e sim, é uma festa só por explicar um bug se é esse o teu conceito de festa.
            Já tive e tenho windows, apple, android, e critico todos, não é por ser o ios ou deixar de ser.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não eras o primeiro a dizer que tens um só para ficar mal…

            E também já tive de todos.

          3. Avatar de Paulo César
            Paulo César

            até não tenho mais nada para fazer ao dinheiro, que só vou comprar um ipad porque sou fanboy do android. comprei o ipad porque a meu ver é o melhor “tablet” do mercado, melhor ecra, melhor desempenho, etc. Só tenho apontar a camara que não vale nada para o preço que pagamos por um ipad, e estes bugs.. são bugs minimos? São, mas não deixam de ser bugs 😉

      3. Avatar de Mário B.
        Mário B.

        Concordo plenamente com o que diz o Paulo César. Nas definições nunca me aconteceu, mas no multitasking quando quero limpar as app’s em background acontece essa mesma situação algumas vezes. E não me parece que seja do idevice A ou B porque eu tenho um 5S , um iPad mini e a minha mulher ainda tem o 4S e acontece em todos. Espero ansiosamente pela 7.1, porque depois de trocar o meu 4S pelo 5S verifiquei que alguns engasgos que tinha no 4S se mantiveram no 5S, com menos frequência é óbvio, mas continuam cá.
        Abraço.

        1. Avatar de Mário B.
          Mário B.

          Agora em relação aos reboots nunca me aconteceu em nenhum dos equipamentos que utilizamos aqui em casa.

          1. Avatar de Paulo César
            Paulo César

            ainda ontem à noite me aconteceu -.- deve ser qualquer problema com a gráfica, que deve fazer reboot. Porque normalmente acontece nos jogos. E tinha a bateria cheia.

  7. Avatar de Paulo Pinto

    Tenho o iPhone 5 e já me aconteceu algumas vezes ter a bateria abaixo dos 20% e ao receber uma chamada em facetime o telemóvel desligar-se, mas se for uma chamada normal de voz trabalha bem…
    Fico à espera da resolução deste problema.

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    Tenho um ipad air aconteceu umas 2 vezes no iphone 5 nunca aconteceu.

  9. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Muita gente sabe que tenho iphone, que não sou fanboy e que não sou hater, apesar dos meus comentários por vezes parecerem agressivos.

    Eu gosto muito do salto em frente do IOS7. Esteticamente é muito mais agradável, tem funcionalidades muito interessantes como o control panel (faltará o “toogle dados móveis” e poder alterar as apps padrao).

    NO ENTANTO, está muito instável. O IOS sempre primou pela estabilidade, muito raramente era necessário fazer um reboot, ou as aplicações nunca crashavam (bem… com jailbreak isso acontececia às vezes). As principais virtudes do Iphone sempre foram Ecosistema e Estabilidade. Já me apareceu 2 ou 3 vezes o simbolo da maçã (não é um reboot, porque é muito mais rápido a reiniciar) e as apps crasham com muita facilidade.

    Sinceramente aguardo com alguma impaciencia o 7.1 porque já estou farto desta estabilidade. Não é que esteja a acontecer toda a hora, mas um sinal negativo deixa sempre marcas.

    A minha ex-mulher tem um 3GS com o IOS6.3 com jailbreak threated. Durante estes meses todos o telemovel só foi necessário reiniciar (ou reiniciou) 2 vezes

  10. Avatar de jose
    jose

    Já me aconteceu pelo menos umas duas vezes… Do pior!!! O IOS 7 ainda tem bastantes bugs e erros. Prefiro a anterior versão.

  11. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Vamos lá ver. Lá por casa há, com iOS 7, um iPhone 5, um iPad 3 e um iPad Air (e mais um 3Gs).

    Se me perguntarem se nunca tenho reboots, tenho, uma vez por mês, por aí. O que não consegui perceber, nem no post, nem nos comentários, é a frequência com que isso acontecia (é uma vez por dia, uma vez por mês, desde que instalaram o iOS 7 ?)

    Ao fim de não sei quantos anos de iOS (+ jailbreak, o que por enquanto no iOS 7 ainda não senti necessidade), cheguei à conclusão que nem sempre o iOS fica bem instalado, sobretudo se for uma actualização em cima do iOS com o jailbreak. Criar backups via iTunes e iCloud (é importante que seja nos dois, não vá ser que um corra mal), fazer um restauro limpo (e depois repor os backups) estou convencido que resolve, se outros métodos mais simples não resultarem. Pelo menos da única vez em que fiquei embrulhado há uns anos (as apps da App Store não instalavam), por causa duma actualização do iOS em cima de uma com jailbreak, resolveu.

    P.S. Se o pessoal do Android que escreve a dizer que os reboots são problema do iOS, se fizer a fineza de dizer que não tem (ou a frequência com que tem) no Android, agradecia.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      no IOS6 tinhas reboots? Eu no 4,5 e 6 só tive quando tinha jailbreak. Apps nunca me crasharam. No 7 isso não acontece. Repara antes do 7 não e agora passei a ter, portanto nao importa a frequencia.
      Já fiz reposições de configurações, já fiz reinstalação limpa, mas continuam a existir problemas. Pode-se dizer que não são (ou eram) frequentes, mas só facto de acontecerem já é mau. Ultimamente tenho visto lag frequentemente e apps a crasharam quase todos os dias.
      Sim tenho experiencia do Android 2.1,2.2, 2.3 e 4.0 e havia muitos mais crashs. Mas agora não tenho Android e com o mal dos outros posso eu bem. É um facto que que o 7 é instável. Pode não ser em todos os equipamentos, mas há uma franja que o é e infelizmente o meu 4S pertence a essa franja

    2. Avatar de Paulo César
      Paulo César

      “é uma vez por dia, uma vez por mês, desde que instalaram o iOS 7 ?”
      No meu caso, ipad air, é muito aleatório. Já me aconteceu duas vezes no mesmo dia como passo semanas sem me acontecer.

      “P.S. Se o pessoal do Android que escreve a dizer que os reboots são problema do iOS, se fizer a fineza de dizer que não tem (ou a frequência com que tem) no Android, agradecia.”

      Este post é sobre o problema do ios, mais especificamente os reboots que lá acontecem. parece que criticar o ios é sinal que se é fanboy do android, como já ouvi dizer. Mas vou-te responder à pergunta 🙂 tenho um huawei g300, v4.0.3, é um telemóvel antigo, e também já tive reboots. Mas em quase 2 anos de uso só aconteceu 4/5 vezes que me lembre.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Huawei G300? Esse maquinão? (telemóvel antigo… com 1 ano)?

        Reiniciar, não, mas de estabilidade, isso tem ZERO. Inclusive nas funções básicas do telemóvel (fazer/receber chamadas/sms). Não sei se afecta a todos, mas pelo menos os da vodafone… foge…

        1. Avatar de José Pires
          José Pires

          “(telemóvel antigo… com 1 ano)?”
          Bem, o meu tem quase dois anos.

          Estabilidade ZERO a fazer/receber chamadas?

          Reboots? uns 4 ou 5.

          Nunca tive esse tipo de problemas e sim… da Vodafone.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não sei, nunca tivesse esse telemóvel, era o da minha namorada.

            E aquilo… bem…

    3. Avatar de João
      João

      Uso um S3 desde Outubro, a correr cyanogenmod (nightlies) e os únicos reboots que tive foram causados ou por uma nightly com problemas, ou por ter brincado “demais” com o Xposed.

  12. Avatar de Qweerrty
    Qweerrty

    iPhone 5S nunca aconteceu nada!

    Já li nos inícios que acontecia era com as apps do iWork.

  13. Avatar de Ricardo Lopes
    Ricardo Lopes

    iPhone 5.

    Já aconteceu uma vez…. na altura achei estranho, pois o telemóvel tinha cerca de 30% de bateria e desligou-se, aparecendo a indicação de carga (bateria vermelha e cabo…). Fui obrigado a ligá-lo à corrente para ele arrancar. Desde então, nunca mais aconteceu. Só agora ao ler este artigo é que consigo relacionar as coisas… Pois ainda bem que vem aí a solução.

  14. Avatar de Jonas
    Jonas

    Eu tenho o ipad 4 e até agora nunca tive qualquer problema em relação a isto… o problema que tenho e colegas meus tb já se queixaram do mesmo, em que até torna a coisa um pouco irritante, é que de x em quando determinadas aplicações são fechadas sem motivo aparente, estou a falar de aplicações como facebook, skype,etc etc até o mesmo o officesuite, na outra x estava a escrever um documento no officesuite estava praticamente a acabar, pimba a aplicação encerra sem motivo aparente, só me apeteceu mandar um murro, tanto trabalho a escrever aquilo e foi tudo para o lixo, nem consegui recuperar o que já tinha escrito… tive que começar desde o 0 novamente 😐

  15. Avatar de M. Araujo
    M. Araujo

    Eu tenho um Iphone 7S e nunca me aconteceu nada de estranho…
    hehehehehe… agora fora de brincadeiras, tenho um 4S e ainda não me aconteceu nada, a unica coisa de mal tem a ver com o Touch, na barra inferior por vezes deixa de rssponder, mas já vou tratar disso (ainda dentro da garantia)
    Um abraço para toda a comunidade e continuem com o excelente trabalho a que já nos habituaram!

  16. Avatar de Arw
    Arw

    Aconteceu comigo iphone 4 a fazer update a uma app