Chrome OS é muito pouco utilizado

52 Comentários

Talvez seja novidade para muitos, ou talvez não, o sistema operativo da Google, Chrome OS, tem-se mantido muito pouco utilizado em termos globais. Uns afirmam que já conquistou o seu nicho de mercado, outros mantêm-se cépticos em relação aos míseros 0.02% de utilizadores. Chega a ser menos utilizado que o Windows RT e até que os velhotes Windows 2000 e NT.

Será que a necessidade constante de ligação à internet, que é no fim de contas, a sua principal característica, acaba por dificultar, à partida, a disseminação deste sistema operativo?

chromebooks


Vendidos a preços baixos e com uma boa relação preço-qualidade, os Chromebooks tiveram uma estreia desapontante, relata o site Chrome Plugins. Talvez a razão por detrás deste “insucesso” seja a dependência constante de uma ligação à internet e a utilização obrigatória de aplicações web.

Mais tarde, numa tentativa de competir no mercado dos portáteis de gama alta, a Google lançou o Chromebook Pixel, uma máquina premium mas que peca pelo seu preço elevado, quando consideramos a tal dependência de uma ligação à web.

Olhemos, como exemplo de sucesso, para o sistema operativo Android. Tem as mesmas aplicações Google, faz tudo o que o Chrome OS faz, no entanto, permite a normal utilização em modo offline. Será este o ponto que a Google deve debater?

Por outro lado, a ZDNet revelou rumores acerca de uma possível junção do Android com o Chrome OS, resultando num novo super sistema operativo. Será este o caminho a seguir?

Se o Chrome OS quer realmente vencer no mercado dos sistemas operativos, ou pelo menos, aparecer nas estatísticas, é preciso perceber se o mundo já está preparado para um sistema operativo completamente baseado na internet.

Qual deve ser a estratégia para o Chrome OS vingar no mercado dos sistemas operativos?

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Penso que poderá (no dia de hoje ;D ) chamar a este SO…

    EPIC FAIL xD

    (corro o risco daqui a 5 anos estar completamente enganado)

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Acho que corres mais o risco de estar completamente certo..

    2. Avatar de Eduardo Oliveira
      Eduardo Oliveira

      daqui a uns anos quando houver internet usável em todo o lado, e este SO poder ser usado vai haver uma outra empresa que pega na ideia chama-lhe Icoisas e tem uma grande inovação….

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        o segredo tambem é saber usar no tempo certo, nao e como a microsoft, fez um windows tablet completamente desmedido para uma altura que nao servia para nada…

      2. Avatar de eduardo
        eduardo

        Consegue-se ter toda a funcionalidade do ChromeOS sem recorrer a lógica de dependência total da internet. É por isso que não tem lógica depender dum sistema assim, pois impossibilita a flexibilidade…
        De modo que não vejo outros a seguir a mesma via do ChromeOS! Aliás vejo é o ChromeOS a seguir a sentido oposto!

    3. Avatar de João Reis
      João Reis

      Completamente certo. Tanto o OS como o portátil a ser vendido a preços astronómicos. Continuo a achar que são ambos uma brincadeira da Google.

      1. Avatar de João
        João

        Que estás tu a dizer, preços astronómicos?

        “…e por apenas $249 (190€)” realmente, é um preço elevadíssimo.

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Investiga, Chromebool Pixel, é unico que podes comparar como laptop.
          O que falas é da Samsung e é netbook 😉

          1. Avatar de faustino
            faustino

            HP Pavilion Chromebook
            The 14’’ Chromebook
            14’’ display
            0.83 inch thin and 3.96 pounds
            4.25 hours of battery
            Boots up in less than 10 seconds
            100 GB of Google Drive free for 2 years1
            Only: $329.99

          2. Avatar de João
            João

            Acho que faustino já te respondeu 😉

    4. Avatar de Ikari-pt
      Ikari-pt

      Tanto o meu pai como a minha mae pouco ou nada percebem de informatica, ambos mexem em documentos de texto, fotos da maquina digital e web(surf, chat etc)

      Por isso arranjei dois portáteis onde instalei o ChomeOS e para eles é transparente a utilização, e para mim não tenho um único problema com virus, malware e outros problemas.

      Por mais que eles mexam nao conseguem estraga-lo.

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Mas o sistema está disponível para download e instalação? Se não, podes dizer de onde sacas?

        1. Avatar de Ikari-pt
          Ikari-pt

          99% da malta saca este, que ja tem drivers para a maior parte dos componentes
          http://chromeos.hexxeh.net/

  2. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Respondendo à questão do pplware com outra questão:
    Qual o publico alvo do chrome OS (gamers/trabalho/lazer)?

    Quando compararam o Android ao Chrome OS disseram tudo… “Tem as mesmas aplicações Google, faz tudo o que o Chrome OS faz, no entanto, permite a normal utilização em modo offline. Será este o ponto que a Google deve debater?”
    Para que quero eu um computador portatil de dificil mobilidade e sujeito a uma ligação permanente à internet quando tenho tudo num smartphone por ~200€ ?

    Just my opinion,
    Tiago Santos

    1. Avatar de Joji
      Joji

      Pois, o mesmo motivo das fracas vendas de W8.. Não é que o windows8 seja mau como muitos querem fazer parecer com o argumento das vendas.. Existem sim atualmente outros devices (móveis) que dão para nevegar net e facebook..

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nunca vi nenhuma propaganda pela web sobre este SO. Sei muito pouco sobre ele (objectivo principal, vantagens, desvantagens, características especiais etc..). Acho que também não dá para jogar os jogos mais comuns. Para ter um computador só para andar pela net. Nem vale a pena o perder tempo na adaptação.

    1. Avatar de faustino
      faustino

      Qual é a adaptação? Andar num browser no windows é diferente de andar no ChromeOS?

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        Realmente não! mas já passa a ser diferente querer trabalhar sem ser num browser e ter flexibilidade. De modo que se pergunta para que serve o ChromeOS?

  4. Avatar de Miguel Ribeiro

    Eu acho que ainda não estamos prontos para este paradigma.
    Estes resultados até superam as minhas expectativas.
    Acredito, no entanto, que o futuro passa por algo muito parecido com isto.

  5. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Eu pensava no assunto se se pudessem instalar aplicações “normais”, como skype, adobe acrobat professional; e claro, se fosse possível instalar um digitalizador e uma impressora sem ser através da google cloud print.

    Falta-lhe muito para ser uma aposta séria.

    1. Avatar de faustino
      faustino

      Skype acho que não lhes interessa, preferem os hangouts, são deles.
      Adobe acrobat professional não me parece que seja por aí porque conto pelas mãos os computadores que já vi com o acrobat professional.
      Os scanners e as impressoras, isso sim, talvez seja problema, mas, como não sei como está no chromeos, não te posso dizer nada, tenho que voltar a experimentar o ChromeOS.

    2. Avatar de João
      João

      E isso são coisas que certamente podes instalar lol.

      1. Avatar de El Lentinho
        El Lentinho

        Posso? Informa-te lá. Estou a falar do chrome os e não do chromium os.

        1. Avatar de João
          João

          Eu segundo o que vi, há uma versão web beta para funcionar com o ChromeOS e não com o ChromiumOS.

  6. Avatar de João
    João

    Agora a questão é, quando é que a google pensa disponibilizar o OS?

    Acho que se as pessoas tivessem a oportunidade de experimentar… comprar um pc destes, é dar um tiro no escuro lol

      1. Avatar de João
        João

        Obrigado, isto é exactamente igual ao os que vem nos netbooks?

        1. Avatar de Ana Narciso

          Os chromebooks trazem o Chrome OS, este é o Chromium OS, é um projecto open-source paralelo ao Chrome OS. Tal como o Chromium é um browser paralelo ao Chrome, quando não havia Chrome para Linux. É muuuito semelhante.

  7. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    É simples. Começa-se a ultrapassar os limites do razoável quanto ao que existe num mundo virtual e real, no sentido do espaço em rede na internet e o espaço numa unidade fisica perto de nós. E felizmnte, em geral as pessoas preferem as coisas perto de si fisicamente.

  8. Avatar de Abílio
    Abílio

    Para mim era expectável.

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Acho que. Google entrou com a filosofia de mudar o mundo, os OS, mas falhou. Porque? Porque ao tem ninguém ou nao teve, alguém com forca de marketing como teve a Apple para fazer valer as suas mudanças, com se verificou no caso dos tablets, no caso do Html5 vs Flash.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Desculpem os erros isto escrever em andamento da nisso lol.

  11. Avatar de navega
    navega

    eu acho que isto nao pode ser visto como um fail, o chrome os certamente e um sistema para desenvolver, para no futuro, quando todas as aplicações não precisarem de ser instaladas e correrem directamente no browser ele ja estar maduro o suficiente para nao deixar saudades dos velhos tempos de .exe…

    eu, utilizador normal, 90% do tempo estou no chrome browser, certamente nao iria estranhar muito o chrome os, mas…

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Esta malta é tudo uma cambada de comediantes.
    Quando é do Windows 8, que está até a conseguir, em altura de crise ir aumentando a sua quota de mercado e já está quase nos 5%. Sabendo nós que ha pouco dinheiro para comprar novos PC’s e que por norma as pessoas ficam com o mesmo 5 a 6 anos e muito raramente fazem upgrade só ao sistema operativo. Dizem que é fail.

    Este Chrome OS, que a bem dizer nem é nada, tem 0,02% de mercado, que devem ser os 50 gajos que trabalham na google, já não consideram que seja Fail…
    Valha-vos Deus

    1. Avatar de José Leite
      José Leite

      Muito bem dito,Bruno.

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Quando se é obrigado a comprar um pc com qualquer Ruimdows é natural que a quota de mercado aumente, automaticamente.

  13. Avatar de José Bernardes
    José Bernardes

    Viva,

    O grande problema do Crome OS é mesmo o facto de só poder ser utilizado nas maquinas que eles vendem, por muito baratas que sejam(sem contar com o Pixel que por muito bonito que seja não vale metade do preço) nem toda a gente está em interessada em comprar, mas sim reutilizar.

    Acho o Chrome OS uma excelente maneira de reutilizar um PC antigo e coloca-lo bonito e pratico, mas a Google ainda não pensa assim…

    Vamos esperar para ver se acordam e colocam isto livre na internet para todos os PC’s.

    Abraço

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Boas

      Eu por exemplo gosta de experimentar o Chrome OS, mas não vou comprar um computador.

  14. Avatar de Micael Vinhas
    Micael Vinhas

    Os computadores portáteis, assim como os de secretária, vieram parar aos lares dos quatro cantos do mundo com Windows e vão morrer com Windows, pelo menos tal como os conhecemos. Não sei se será já no próximo Windows 8.1, ou se na versão seguinte ou se na versão depois da seguinte, mas Ubuntu, Chrome OS e outros tais dificilmente deixarão de representar um nicho nos computadores com rato e teclado(ou touchpad). Tenho quase a certeza disso. O que vai acabar com o SO da Microsoft (e ainda não é certo que acabe) serão os tablets e smartphones.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Se forem instalados de raiz, da mesma forma que muitas pessoas não sabem desistalar e instalar de novo o SO, irão usar aquilo que têm. Para 80% das pessoas qualquer distribuição de Linux serve perfeitamente, incluindo o Android obviamente.

  15. Avatar de Emannxx

    No inicio do Chrome OS, achei a ideia de facto inovadora e até conseguia ver algum potencial, no entanto não descolou.

    O factor de necessitar sempre de ligação à internet é um grande drawback e ainda não existe a mesma quantidade de aplicações, sequer com a mesma qualidade, que existem num Android ou mesmo num Windows RT.

  16. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Alguém comprou ou conhece alguém que tenha comprado um Chromebook, apesar de ser barato ?

    Não ? Então está explicado o 0,02%. O Chrome OS é uma “desnecessidade”.

  17. Avatar de fornost
    fornost

    nunca nem vi esse OS. Vi rumores e expectativas. Mas até pensei que não foi sequer lançado… impressionante… epic fail indeed

  18. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Acho que toda a gente que comenta contra o Chrome OS devia fazer uma experiência:

    Instalar um programa que meça quanto tempo passam em cada aplicação. Vejam quanto tempo passa no Browser. O chrome além de video chamada até aceder remotamente a pcs já permite.

    A cloud é o futuro, todas as grandes empresas estão a migrar para lá, por isso quando as pessoas perceberem, naturalmente sem imposições, que passam o dia todo no browser, a Google já leva um avanço em relação aos rivais (como já vem sendo habitual) que vão ter de comer muito pó…

    1. Avatar de eduardo
      eduardo

      explica lá a vantagem dum sistema que depende quase em exclusivo dum browser, sobre outros que para além do browser podem correr outras aplicações?

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        O problema, como disse, é que vai chegar uma época em que não vai haver mais nada para correr a não ser o browser. A vantagem do sistema é ser leve, rápido e totalmente sincronizado. Se fizeres login noutra máquina com chromeos está lá tudo o que é teu, TUDO

        1. Avatar de eduardo
          eduardo

          mas isso não faz qualquer sentido!
          Em primeiro lugar porque consegues ter essa sincronização sem ter que correr num browser; em segundo lugar porque não dar às pessoas a possibilidade de correr programas localmente, gerir localmente, optimizar localmente, é um tiro no pé para quem necessita de flexibilidade, especialmente em certos tipos de programas e actividades; em terceiro lugar porque nem sequer é propriamente rápido, pelo menos enquanto depender do Javascript e HTML – daí a Google investir tanto em alternativas, que terão sempre de ser aceites e adoptadas pelos outros para que se tornem viáveis! Resumindo nada do que apontas é uma verdadeira vantagem.
          A verdadeira vantagem dum sistema destes é que se pode poupar no hardware, mas como se tem visto nem isso tem incentivado as pessoas, e com os tablets nem sequer faz grande sentido

  19. Avatar de RF1T
    RF1T

    Para que serve um sistema operativo em que tens de estar permanentemente online? E quando os servidores estiverem sobrecarregados e precisares de trabalhar? E quando não tiveres mais plafond de net? E se estás num sitio que não tem WI-FI? E a duração da bateria do equipamento devido ao facto de estares constantemente ligado à net? Tantas condicionantes quando no mercado existe o Windows que não te condiciona em nada, para quê trocar? Qual a vantagem? Nenhuma! Bem pelo contrario!

  20. Avatar de Hedinho
    Hedinho

    Sim está vai ser o futuro talvez não seja assim tão próximo a este so falta a aproximação com o Android para podermos utilizar todas as vantagens que existe neste sistema. Por acaso já alguém se debruçou sobre a qualidade das aplicações que o Chrome apresenta? Posso afirmar que tem aplicações com uma qualidade muito boa. Qual o custo? Zero por exemplo quanto custa o Adobe photo Shop? No Chrome existe um sem número de aplicações que fazem o mesmo com tempo de aprendizagem muito menor. Um bom dia para todos e um bom resto de semana!

  21. Avatar de Redin

    Alguém que me possa explicar uma coisa que me aconteceu. Depois de criar a Pen USB tudo correu bem num portátil Toshiba.
    Quanto quiz tentar em dois desktops que tenho, um HP Compaq e um ASUS, nem sequer consegui que a pen fizesse boot.
    Será propositado, já que este SO está direccionado para uma gama de portáteis?