Chrome 9 já atingiu a versão Dev

41 Comentários

Temos falado insistentemente no ritmo que a Google tem imprimido ao desenvolvimento do seu browser. Os ciclos de desenvolvimento estão cada vez menores e a cada versão que é disponibilizada novas funcionalidades aparecem e são resolvidos muitos bugs.

Ainda no passado dia 24 vos apresentámos a notícia de que o Chromium, a antecâmara das versão mais estáveis do Chrome, tinha atingido um estado de maturação suficiente para lhe ser aplicada um novo número de versão, o 9. Pois apenas 11 dias depois esse número, e versão, foram trazidos para a versão Dev deste browser.


O Chrome atingiu finalmente a versão 9! Para já ainda é só na versão Dev, mas não vai ser necessário aguardar muito tempo para que esta esteja disponível na versão Beta e estável. Vão ser apenas poucos dias, fruto de uma versão madura e capaz de ser colocada à disponibilização de todos os utilizadores.

Esta nova versão apresenta-se como uma continuação do trabalho que vem sendo desenvolvido neste browser e que pretende fazer dele o melhor do mercado.

As novidades não são muitas e ainda nem todas estão plenamente disponíveis. A que mais interesse apresenta é a possibilidade de alterarmos os servidores de DNS que estão em uso pelo sistema operativo e assim passarmos a usar os que entendermos. Deixamos assim de estar presos aos que nos são impostos e podemos escolher os que mais rapidez apresentam.

Está já também disponível a sincronização de palavras-chave e todas as restantes funcionalidades que estavam presentes na versão 9 do Chromium.

Uma actualização que passará despercebida, mas que é importante também, é a actualização do motor de javascript (V8) para a versão 2.5.

O que esta versão trás é uma base para a criação de muitas novas funções, a nível de aceleração de hardware e da integração do futuro serviço de impressão remoto da Google.

Vamos ter de aguardar mais alguns dias por versões com alterações mais palpáveis, mas o caminho está traçado e as novidades vão ser muitas. Todas elas vão estar disponíveis nas versões finais, mas o processo de maturação e eliminação de erros e problemas passa por estas versões intermédias de desenvolvimento.

O Chrome está a crescer, não só em número de versão mas também em funcionalidades. A Google é a responsável, e ainda bem que o faz.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download Windows]: Google Chrome 9.0.570.0
Download [Mac]: Google Chrome 9.0.570.0
Download [Debian/Ubuntu 32-bit]: Google Chrome 9.0.570.0
Download [Debian/Ubuntu 64-bit]: Google Chrome 9.0.570.0
Download [Fedora/OpenSUSE 32-bit]: Google Chrome 9.0.570.0
Download [Fedora/OpenSUSE 64-bit]: Google Chrome 9.0.570.0
Homepage: Google Chrome

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Concordo plenamente contigo! Melhor browser de sempre…e ainda é uma criança ao lado dos adultos Firefox, etc…

    2. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Por um comentário tão redutor como esse vê-se que o uso que dás a um browser é pouco avançado…

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy

        E tu dás um uso avançado?

        Eu uso chrome, porque para o que eu faço, ele é o mais prático e dá me menos problemas. E acredita que eu dou-lhe uso bem mais avançado que alguns que andam por aqui.

  1. Avatar de Miguel Pereira
    Miguel Pereira

    E esta versão, já terá print preview?

    1. Avatar de ricardosms
      ricardosms

      Tb aguardo opcoes de impressao mais maduras. Utilizo o Chrome, mas reconheço que nesse aspecto o firefox e ate mesmo o IE estao melhor. Apesar disso o Chrome é o meu browser de eleição.

    2. Avatar de Pedro Simões

      O Print prevew já aparece no about:flags, mas virei o chrome de cima abaixo e não o encontrei.

      Mas é como descrevi no artigo, ele está lá, escondido e ainda não plenamente funcional.

      Nas próximas versões deve estar disponível.

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Da pra acessar a tela de Print Preview digitando “chrome://print/” na OmniBox..

        Mas ainda não é funcional.. da pra ter uma idéia de como vai ficar!

  2. Avatar de dajosova
    dajosova

    Recebi automaticamente a actualização.

    E fui notificado através da extensão “Chrome Update Notifier Plus” que considero útil e recomendo!

    1. Avatar de Pedro Simões

      E consideras muito bem…

      https://pplware.sitedev.pt/google/extensao-chrome-chrome-update-notifier/

      Para todos os que pretendem saber um pouco mais sobre essa extensão.

    2. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Não tem utilidade nenhuma.

  3. Avatar de Jupiter
    Jupiter

    A versão 5423 beta dev é que vai a ser a melhor do mundo… aguardem.
    Por essa altura já o IE vai na versão 15 e o fox inventou mais uma extensão que ajuda os desempregados a escolher viver mais 10 anos no desemprego ou o suicidio assistido pro computador.
    Lindo.

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Já cá faltava um #####….Estes comentários infelizes fazem de pessoas como tu, uns ##### da informática.

      Lanço o desafio:

      Encontra motivos para as tretas que dizes sobre o Google Chrome;
      Compara as funcionalidades de cada browser;
      Compara a velocidade de cada browser;
      Compara o nível de fiabilidade de cada browser (as vezes que crasha);
      ….muito mais….

      (para não falar nos testes de velocidade de navegação, etc.)

      E diz-me, depois, o que achaste do Chrome 😉

      1. Avatar de Vítor M.

        Ricardo embora entenda o teu comentário pertinente, a parte deselegante foi “rasurada” para manter o desafio que me parece muito oportuno.

        Cumprimentos.

        1. Avatar de Diogo Guedezz
          Diogo Guedezz

          Ricardo… tendo em conta todos esses pontos… tenho algo para te dizer:

          ***OPERA***

          1. Avatar de Ricardo Pereira

            Ai sim?? Olha, então e queres que te fale do tema “Extensões”?
            Oh que pena, só agora deves ter começado a utilizá-las (e mal) no Opera.

            Amigo, trata-se de uma questão de trabalho, utilidade e não de design, estilo…Pois, quem utiliza diariamente extensões para variadíssimas coisas no trabalho, principalmente na área de desenvolvimento web, não usa o Opera de certeza 😉

            Sim, o Opera é realmente rápido no arranque, nos downloads e apresenta-se com muito bom estilo, mas no que toca a extensões, compatibilidade com a cloud e muito mais…uff…está muito fraquinho!

            Abraço.

          2. Avatar de Eng. Computação
            Eng. Computação

            Aplausos… Muitos Aplausos para este Sr que mostrou que não anda a dormir à sombra da opinião dos pseudo entendidos em navegadors…

          3. Avatar de -_-'
            -_-‘

            O Opera tem coisa a mais onde não interessa (mail, chat, torrent, …) e coisas a menos onde interessa (Stylish [sem ser necessário usar userscripts], ReadItLater extension, Xmarks [dá para meter na tua conta Opera, mas para quem usa vários browser é inútil], session manager, etc).
            Se pegassem no browser, o metessem APENAS um browser, e depois criassem extensões (como estão a fazer agora) para, quem quiser, aumentar as suas capacidade, aí sim, era GRANDE browser.

          4. Avatar de Rui "ALL" Sousa
            Rui “ALL” Sousa

            Ricardo Pereira a afirmação em cima, era mm a dizer q o chrome é bom no que toca a extensões? A minha opinião pessoa é bem diferente ^^

            Parece-me um desafio interesante para o forum, esse q tu colocas-te ;D

          5. Avatar de Vítor M.

            Fica o desafio para fazermos ou para voces fazerem um post com as vossas considerações. Façam os testes que entenderem e vamos fazer um post super completo.

            Que vos parece?

            Quem está disposto a dar a conhecer “com provas” a superioridade do browser que gosta/apoia/prefere?

            Aguardo as vossas respostas.

          6. Avatar de Rui "ALL" Sousa
            Rui “ALL” Sousa

            Acabei agora mm de instalar o Chrome 9 p ver afinal o q me fez sp voltar ao FF.

            Fiquei contente por saber q já existe sincronização de passwords o q é fundamental para mim, contudo cont a falhar again a:
            1) Impossbilidade de adicionar uma instant search com os meus motores favoritos. Sim acredito que seja uma maravilha a pesquisa por a barra de endereço mas deveria ter as 2as opções como tem o Opera e ter a opção p habilitar ou desabilitar essa barra na interface.
            2) O menu de opções cont a parecer mt.. fraco, n há icons, e tudo junto em 3 abas parece-me bastante confuso. (pode ser so panca minha)
            3) Outro ponto é n me deparar com extensões que consigam colmatar as minhas necessidades, pelo menos colmatar as as extensões que uso no FF.
            4) Ultimo ponto é, quero meter um icon na interface p mostrar uma barra lateral com os meus favoritos e de preferência que possa fazer pesquisa nesses mesmos favoritos, há a possibilidade para tal?

            Pontos positivos:
            1) A fluidez face ao FF
            2) Trazer por defeito o dicionário EN na versão PT 3) Quando abro uma janela em modo privada não me fechar a janela normal que estou a usar (sim o FF faz isso, é estúpido n é?)

            Sim já sei q dp veem q é mais seguro, é mais estável, é mais rápido, ate pode ser tudo verdade, mas… o meu problema é eu querer migrar e não ter as mesmas opções ou não ter opções que sejam suficientemente satisfatórias para colmatar a existência dessas anteriores.

        2. Avatar de Ricardo Pereira

          Compreendo e agradeço que o tenham feito, porque assim a parte deselegante ficará no ar…Para que lhe sirva a carapuça de tudo e mais alguma coisa.

          Acho que está na hora do pessoal do pplware fazer mesmo um desafio ao publico. Uma comparação entre browsers. E mais especificamente de versões beta. Não será justo comparar um Chrome 9.0 beta com um Firefox 3.6.12, etc.

          Começa a enjoar o quanto esta gente gosta de vir para aqui fazer lixo com os seus comentários fora de contexto.

          Cumprimentos e mais uma vez, agradeço tudo o que fazem…simplesmente grande trabalho!

      2. Avatar de Ricardo Vieira

        O Chrome, em termos de funcionalidades out-of-the-box, perde e muito para o Opera, por exemplo. Em termos de velocidade também já agora. Em termos de crashs também…

        Aham, os principais browsers actuais estão muito ao nível um dos outros. Não sejam fundamentalistas.

        1. Avatar de Ricardo Pereira

          Funcionalidades out-of-box?? Falas de que?

          Crash’s?? Uso o Chrome (beta) desde a versão 7 e ainda nem uma vez crashou (sempre com cerca de 10 ou mais separadores activos, extensões activas, trabalhar em páginas web…Já não sei o que é stressar quando o browser decide crashar desde que deixei o Firefox “na gaveta”.

          Sim, hoje, mais do que nunca, os browsers estão muito equivalentes, é verdade.

          1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
            Rui “ALL” Sousa

            10 separadores… que menino ^^

            Bem abram lá no fórum um tópico p o confronto :]

        2. Avatar de Sir C
          Sir C

          Muito bem Sr. Deputado!!! Muito Bem!!!

    2. Avatar de -_-'
      -_-‘

      -_-‘ Enfim.

    3. Avatar de pipoca
      pipoca

      Grande jupiter, estou contigo.

      Dá ideia que algumas pessoas não têm mais nada que fazer senão andar preocupados com a versão do seu browser, qual tamanho do pénis, ao estilo o meu é maior que o teu, tornando suas as lutas intestinas das grandes empresas “imperialistas”, sugadores de dinheiro dos países 3º mundo.

      Existem sempre pessoas dipostas a alinhar nestes esquemas de saber qual o maior tamanho, o mais comprido falo.
      Pois eu falo o seguinte e não me arrependo, estamos fuke com estas empresas americas que só pensam em nos controlar.
      vejam o caso da mulher americana que teve ou tem que pagar por fazer 24 sacanços de musicas, que obviamente alguém lucrou com o trafego e com o alojamento.
      Isto traduzido para portugues de portugal que não o brasileiro,
      nos americas multam o gajo que vai à adega beber um copo de vinho marado e não multam o tipo que fez o vinho a martelo..

      bem hajas Jupiter pela tua forma ironica como lanças-te o debate.

  4. Avatar de Tiago Araújo
    Tiago Araújo

    Pessoal,

    não sei se vos aconteceu, mas desde que mudou para a versão 9 a funcionalidade “instant” desapareceu do about:flags e ficou desactivada, também vos aconteceu?

    Obs: Versão windows….

    1. Avatar de MOr
      MOr

      Mudou-se para o menu ‘opções’>’noções básicas’>’pesquisar’

  5. Avatar de Manuel Coutinho
    Manuel Coutinho

    Está nova versão está ainda melhor que as outras, instalei no meu ubuntu e o browser abre instantaneamente bem como as páginas.

    Quanto a isto :
    Compara as funcionalidades de cada browser;
    Compara a velocidade de cada browser;
    Compara o nível de fiabilidade de cada browser (as vezes que crasha);
    ….muito mais….”

    Bem funcionalidades penso que o Google Chrome tem tudo e mais alguma coisa. Quanto a velocidade até parece mal comparar, mas o opera não está assim tão atrás do chrome como os restantes browsers. Quanto aos crash’s acho que nem no windows nem no linux o meu google chrome crashou , ao contrário de browsers como firefox e internet explorer.
    Mas recomendo que visitem este site que faz benchmarks a browsers (penso que já falado aqui no pplware) e tirem as vossas próprias conclusões: http://service.futuremark.com/peacekeeper/index.action

    Cumprimentos Manuel Coutinho

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Aqui ficam os resultados q obtive entre o Chrome9 (dev) vs FF4 (beta6)

      http://d.imagehost.org/0223/Browsers.jpg

      Uma vergonha p a mozilla :\

      1. Avatar de Ricardo Pereira

        No meu Mozilla Firefox também. Está muito fraquinho no que toca a velocidades, etc. E pior…a versão beta está um nojo!
        Estou para ver como virá o Firefox 4.

        Como podem comprovar (neste teste), o Chrome está bem forte.

        Mas vão tentando mais testes.

  6. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Já apanhou a versão do IE lol

  7. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Vira porca venha outra! Desculpem lá mas tinha de dizer ^^

    ~ não que seja politica do pplware censurar comentários, mas compreendo se o fizerem, uma vez q no fundo não estou propriamente a fazer um comentário pertinente, mas por certo é o comentário que passa na cabeça de alguns dos visitantes ;] ~

  8. Avatar de Manuel Coutinho
    Manuel Coutinho

    Pois as minhas pontuações foram estas (as screens são de há 2 semanas atrás, mas a única diferença é o google chrome estava nas versões anteriores):

    Ubuntu 10.10
    http://img2.imageshack.us/img2/8047/benchmarklinux.png

    Windows7
    http://img837.imageshack.us/img837/9982/benchmarkwindows.png

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu fico com o Opera, também é muito bom.

  10. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    9300 com o Compilação Google Chrome Canary 10