Chinesa Lenovo: Será esta a grande concorrente da Apple?

31 Comentários

Lenovo já vende mais smartphones que PCs

Como temos vindo a informar, o último ano tem registado um crescimento significativo dos fabricantes chineses. Huawei, Lenovo, Xiaomi, Yulong e ZTE são as marcas chinesas que estão presentes TOP 10 no segmento dos smartphones e no mercado dos PCs a Lenovo ultrapassou recentemente a gigante Apple e é actualmente a que mais vende.

De acordo com o relatório financeiro do segundo trimestre, a Lenovo informa que já vende mais smartphones que PC’s.

lenovo_01

O relatório financeiro relativo ao segundo trimestre publicado recentemente pela Lenovo, dá a conhecer que a empresa chineses vendeu neste período 14,5 milhões de computadores  e 15,8 milhões de smartphones.

Pela primeira vez na história da empresa, a Lenovo conseguiu vender mais smartphones que PC’s, o que vem confirmar a tendência dos utilizadores para os dispositivos móveis. Além da venda de PC’s e smartphones a Lenovo informa também que é já a terceira maior empresa na comercialização de tablets, tendo neste período vendido 2,3 milhões de dispositivos.

Em termos de facturação, as vendas de smartphones e PC’s significam um crescimento do lucro líquido na ordem dos 23%, o que corresponde a 214 milhões de dólares apenas no segundo trimestre.

Apesar de do numero de vendas de smartphones ultrapassar a dos PC’s, quase metade da receita ainda pertence à venda de PC’s, pois o lucro é superior.

Lenovo K900

Mas a Lenovo ainda vai crescer mais… pois, segundo o seu CEO Yang Yuanqing, a empresa vai usar o sucesso e Know how da Motorola para atacar outros mercados.

Apesar de ocupar actualmente o quarto lugar no segmento dos dispositivos móveis, a Lenovo tem tido um crescimento muito rápido e o mercado ainda é reduzido.

Sendo a Apple a tecnológica mais valiosa do mundo, será a Lenovo um dos concorrentes a ocupar esse lugar no futuro próximo?

Via Relatório financeiro relativo ao segundo trimestre

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de weslley
    weslley

    Serio??? Comprei um notebook Lenovo e não vejo a hora de trocar, sinceramente o pior negocio que eu já fiz na minha vida. Não compro nunca mais, e não aconselho ninguém a comprar. O suporte deles é tão bom que eu to ligando lá a mais de 4 meses pra eles arrumarem a tela do meu notebook e até hj nada…

    Todo mundo fala mal da Positivo(eu já tive um)… eu falo qua Positivo é a melhor empresa de notebooks do mundo quanto comparada a Lenovo.

    Os Motos são aparelhos fantásticos, mas quando a Google vendeu a Motorola pra Lenovo eu não compraria nenhum Moto (até os Galaxys passaram a ser mais atrativos pra mim, e olha que eu odeio o que a Samsung faz com o Android)…

    1. Avatar de EXP001
      EXP001

      Sério ??? Eu comprei um Lenovo Z575 há 2 anos e não quero outra coisa. Da unica vez que tive problema e foi causado por mim (mas nao lhes contei) ainda estava na garantia foi so telefonar que mandaram no dia seguinte um estafeta recolher o portatil e passada 1 semana ja o tinha de volta com um disco novo

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Mas a Lenovo e outras empresas chinesas não estão a competir é com a Samsung? É a Samsung que está com grandes quebras de vendas na China. As da Apple estão a subir bastante.

    Os fabricantes do Android andam a competir (e a devorar-se) uns aos outros, não com a Apple. Já conseguiram foi arrastar também a Microsoft/Nokia, o que também não era difícil.

    Resultados do 2.º trimestre da Samsung (Q2 2014) e da Apple (Q3 de 2014 porque o ano fiscal começou em Outubro de 2013)

    http://www.businessinsider.com/samsung-q2-earnings-2014-7

    http://www.businessinsider.com/apple-q3-earnings-2013-7

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      … o link acima da Apple era o do 1º trimestre de 2013, este é que é de 2014 🙂

      – Com aumento das vendas na China em 48% e de Macs em 39%.

      “This runs contrary to what many people expected. As competition from Android increases in China, people thought Apple would weaken. Instead, it’s doing very well. Speaking with Reuters, CFO Luca Maestri, said that Xiaomi, the Android phone maker that’s making waves, is not taking share from Apple, but rather it’s taking share from other Android phone makers.

      Read more: http://www.businessinsider.com/apple-q3-earnings-2014-7#ixzz3AQBzDKWJ

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Mas a Apple é a mais valiosa. Quanto à samsung, essa ja foi ultrapassada dentro da própria China

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Pela Xaomi, mas não pela Lenovo.

        No trimestre passado, a Lenovo teve lucros de 214 milhões de dólares e a Apple de 7.700 milhões, 36 vezes mais.. Não estou a ver bem a ameaça que a Lenovo representa para a Apple.

        1. Avatar de FanaticoRelegioso
          FanaticoRelegioso

          Pena não existirem empresas como a Samsung ou Apple em Portugal.
          E voces a discutirem o sexo dos anjos.

          Por isso este país esta assim, estes Portugueses andam em guerras por empresas que não lhes dão nada.

          Eu tiro uma conclusão, principalmente de quem se tentar colar a Apple.

          Pessoas frustradas, que nunca fizeram nada de valor e acham que por se colar a uma marca importante, podem sentir-se realizados.

          Tenho pena de pessoas assim

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Comentário inteligente, como sempre.
            Se não for para atacares alguém não tens nada para dizer. É o costume.

          2. Avatar de EXP001
            EXP001

            Totalmente de acordo com tudo o que escreveu.

            Acrescentaria apenas que os fanaticos da apple sentem-se importantes por terem um produto supostamente exclusivo mas logo de seguida contradizerem-se pregando que é o mais vendido. Logo nao é exclusivo mas sim massificado e ate o chunga do gueto tem um iphone

          3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Muda de nick as vezes que quiseres. Escreve comentários a concordar contigo. A bílis funciona como assinatura, qualquer um te reconhece – e não te liga bóia.

          4. Avatar de Vítor M.

            Heheheh Benchmark do iPhone 5 agora imagina o que temos de aturar com alguns (e até com algumas) que se dão ao trabalho de mudar nicks, ips, mails… só para trollar… dasssss

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Os androids estão se a devorar se? XD que termo estranho lol, competição “interna” só faz bem para o desenvolvimento, preço e qualidade das marcas com android, fazes parecer que é algo meu, eu acho que e baste bom ter competição.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        O que eu acho é que o pessoal do Android está mal habituado com os preços (exceto Samsungs de gama média/alta). Anda à “mama” e pensa que isso dura para sempre e já arrastou a Microsoft/Nokia com os Lumia a €100 e dumbphones Nokia OS a €19.

        Neste quadro e gráfico, que termina no 1º trimestre de 2014, vê-se que:

        – A Apple tem uma margem de lucro (parte do preço de venda que excede o custo a dividir pelo preço de venda) .de 37%, a Samsung de 22%, a HTC de 0% e a Nokia uma margem negativa (prejuízos) de 3%.
        – Em resultado dessa margem de lucro e do volume de vendas, somando os resultados de todos os fabricantes, a Apple ficou com 65% e a Samsung com 41% somando as duas 106%.

        http://www.businessinsider.com/apple-and-samsung-have-106-of-the-smartphone-industrys-profits-2014-5

        Neste gráfico, sem o quadro, as duas passaram a somar 108%, passando a Apple para perto de 70%. É provável que com o iPhone 6 passe para os 80%
        http://www.businessinsider.com/apple-and-samsung-have-108-of-industry-operating-profits-2014-8

        A concorrência é boa, desde que se tenha lucros (uma margem pelo menos de 20%), quando se vende com prejuízo não há negócio que aguente.

        “Ah, mas graças a isso o pessoal anda a comprar Lumias a €100 e Xaomis a €200”. A Microsoft/Nokia não parece ter outra solução (até fechar portas?). A Xaomi … o preço do último modelo subiu 50% em relação ao anterior, o que me parece normal, mas há pessoal do Android que acha que deve continuar a “vender a um preço acessível”. Está mal habituado e até acha normal comprar vários smartphones durante o ano.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Eles vendem sem lucro para a empresa, mas dá para manter a empresa viva, e os empregados a receberem, e dá para as mansões e os iates dos executivos 😉

          Isto é… até vir um ano mau, e varrer a empresa, mas aí, vem o panda gigante (estado chinês), e salva-lhes o coirato… ou os fornecedores, ou os fãs, ou… não sei… 🙂

  3. Avatar de sakura
    sakura

    so e posssivel pq ha paraisod fiscais………

  4. Avatar de Adamastor
    Adamastor

    eu tenho o meu Ideapad da Lenovo com 800Tb de espaço, 8Gb RAm windows 8.1, intel core i7 2.40ghz geforce gtx 660m, e estou mto contente, e apos ter há mais de um ano nunca deu erro algum, que é inedito pra mim, custou me 800libras.

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      800 Tb de espaço??? UAU!!!

      E os discos cabem todos lá dentro? 😀

      1. Avatar de José Patrão
        José Patrão

        Por mais um bocadinho comprava um disco com 1PB

        1. Avatar de Adamastor
          Adamastor

          perdão 800Gb 😀

          e ainda até as teclas estão todas no sitio, aliás, tenho um atalho para ter luz por baixo das teclas para poder ver quando escrevo com pouca luz.

    2. Avatar de Liph
      Liph

      🙂 🙂 🙂 esta foi para desanuviar não foi?!

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Deixa-me adivinhar, teclas que passado uns dias estão a saltar, dobradiças frágeis, ecrã de 15″ e 1366×768… 3 ou 4 kg de peso…

  5. Avatar de Santos
    Santos

    Francamente nao compreendo

    na nossa empresa os PCs Lenovo são .. francamente maus
    Os telemoveis Huawei uma desgraça, mas os ZTE são de horrível para pior .. avariam em 15 dias de uso …

    Não compreendo.
    Concorrente em quê ?

    venda de lixo ?

    1. Avatar de EXP001
      EXP001

      Com tanto azar parece-me que o problema é de quem os usa

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        A minha namorada tinha um Huawei G300, e lol, aquilo é mesmo inacreditavelmente mau!

        Não tinha fiabilidade nenhuma nem para as funcionalidades básicas de um telemóvel (chamadas e mensagens), que deviam estar em primeiro.

        Para smartphone, era inútil, demorava tempo a mais, e estava sempre a crashar, e não tinha espaço ou capacidade para instalar nada…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Na altura que ela comprou, não custava isso… duh!

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Hmmmm… se essa tua empresa usa esses recursos tecnológicos e que, dito por ti, são tão maus… mau, mau… Bem, a sorte é ter optimos recursos humanos porque senão os clientes fugiam dessa empresa a 7 pés!

  6. Avatar de Zé

    A empresa comcorrente chinesa a Apple, é a Xiaomi. Nao e a Lenovo.
    A xioami ja vende mais na china que apple, e samsung.
    E ja esta entre os maiores fabricantes de telemoveis a nivel mundial.
    Xiaomi ao poder!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim, sim, acho que os chineses estão muito divididos se compram um iPhone ou um Xiaomi… muito…e

  7. Avatar de Joel
    Joel

    Antigamente era “samsung ao poder” agora “xiaomi ao Poder” pra alguns tudo o que não for Apple é o melhor do mundo o.O