Empresas chinesas estão fortes para atacar a Samsung

41 Comentários

A Samsung é provavelmente a empresa que mais smartphones tem no seu portefólio e, segundo os dados das empresas que realizam estudos de mercado, é a que mais equipamentos vende em todo o mundo.

Mas, dados recentes, mostram que a sul-coreana está a perder terreno e não é para a Apple…as empresas chinesas estão a crescer bastante e, a manter-se o ritmo das vendas, quem sabe se a Samsung não poderá nos próximos tempos o primeiro lugar no TOP de principais fabricantes de smartphones.

samsung_003

Quem acompanha o Pplware já se deve ter apercebido que as empresas chinesas estão cada vez mais fortes no segmento móvel. Os equipamentos apresentados possuem especificações fantásticas e o preço é quase imbatível por outras marcas (ler: Mi4 – O mais rápido do mundo a metade do preço do Galaxy S5.

De acordo com dados recentes divulgados pela IDC, a Samsung perdeu cerca de  7% de quota de mercado em apenas 1 ano. Como podemos ver pela tabela seguinte, no segundo trimestre de 2013 a Samsung tinha 32.3% de quota de mercado e em 2014, em igual período, o valor desceu para os 25.2%

Por outro lado a Huawei teve um crescimento de 2013 para 2014 na ordem dos 95% enquanto a Lenovo cresceu cerca de 40%.

IDC_05 Apesar dos números ainda serem muito dispares, a Samsung não se pode distrair até porque o mercado dos smartphones continua a crescer (cerca de 23.1% de 2013 para 2014)…e a Samsung está em quebra.

Acham que a Samsung se vai conseguir manter na primeira posição nos próximos anos?

Via IDC

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Andróide é uma faca de dois “legumes”…

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Piada inteligente

      1. Avatar de André
        André

        É uma faca de dois gumes, porque ao uma empresa como a Samsung apoiar o android, também está a dar força aos chineses, que basta colocar “Android” para correr o mesmo software, e serem diretamente comparáveis no momento de compra.

  2. Avatar de João Matos
    João Matos

    Huawei vai dominar tudo 😉

    1. Avatar de Joana vasconcelos
      Joana vasconcelos

      Huawei e uma empresa xinoca tlms fracos e sem qualidade, desde que abandonei o android e mudei para nokia e uma diferenca tao grande, sem lags, sem problemas, tudo funciona…fiquem la com os vossos lagdroids a mudarem de rom para o facebook abrir 2 segundos mais rapido

      1. Avatar de rb
        rb

        ahahahahahahahahahahha boa piada, vocês limitam-se a experimentar um huawei (neste caso) de 50-100€ e dizem estas barbaridades.. se tiverem um de low cost recebem low specs e é claro que tem esses problemas…
        neste momento tenho um HUAWEI G6 e ainda não tive problema NENHUM de lag´s e tal, e TUDO funciona e o face abre em 2 segundos ou até menos sem ter de mudar de rom, tudo original!..
        já é o meu 4º huawei o anterior foi um G300 e aí sim tinha problemas de lag e tal.. mas não é por isso que critiquei a HUAWEI ou o ANDROID.
        enfim, quando falarem, tenham argumentos para tal, isso funciona tanto para aqui como para a “lei da vida” hasta.

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Se mudaste para Nokia então tens Windows Phone. encontramo-nos e testamos a ver qual dos dois (teu Nokia, meu Note 3 ou o S3 da minha namorada com Rom original e sem root, dependendo qual deles é da gama do teu) é mais rápido. Quem perder paga uma jantarada. “Bla Bla Bla” 🙂 mas claro, isto com aplicações que existam para o teu, porque nem todas do Android/iOS existem no Windows Phone …

        1. Avatar de Kitamura
          Kitamura

          A diferença é que o teu Note 3 custou os olhos da cara e é um ferrari, mas um Lumia por menos de 400€ com menos specs faz o mesmo que o teu… E se calhar ia lá eu com o meu iphone 4 e era mais rápido que o teu note 3. Ser fanboy é feio ^^.

        2. Avatar de Rochita
          Rochita

          Onde moras? Tenho um 930 e dou cabo desses dois juntos, aparentemente não preciso da pocaria da moda dos desafios no facebook para me pagarem uma jantarada!

      3. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Se é para mandar bitaites, pelo menos informa-te primeiro e argumenta como deve ser. Se fizeste o ensino secundário tiveste filosofia, que apesar de ser uma disciplina por vezes aborrecida ensina como argumentar devidamente uma premissa/afirmação.

        E também devias ter tido mais atenção nas aulas de português, uma vez que escreves como uma criança de 10 anos.

      4. Avatar de Zé

        Caso não saibas, a Huawei é uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo e que produzem muito hardware e software. Não tenho culpa que tenhas experimentado um Huawei de 100€… E falo com isenção pois tenho um iPhone.

        1. Avatar de MM
          MM

          A questão é que com um Nokia Lumia de 100€ não tens os problemas que tens com um Huawei de 100€. 😉
          Não devia ser obrigatório gastar centenas de euros para ter um equipamento estável e utilizável… tal não acontece no mundo Android.

  3. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Perfeitamente normal que isto aconteça. Os Samsungs são demasiado caros. Tive 1 e para mim chega.

    O meu actual smartphone custou 200€, enquanto na samsung, dava mais 100, e ficava pior servido.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Acho que ainda vai continuar no pódio durante uns bons tempos. Quanto mais caros forem os smartphones mais vendem. O que é preciso é lançar produtos para ricos, que cada vez há mais gente rica, e as empresas aproveitam. O que é barato não querem, só querem caro, só por ser caro.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      A Samsung lança telemóveis em todas as gamas, e os telemóveis que aqui são comparados, são em quase todos os países do mundo oferecidos de graça ou por meia dúzia de tostões. Só a título de exemplo, o meu Note 3 4G de 32 GB custa cerca de 50 euros com um contrato de 30 euros mensais com tudo incluído em flat rate (chamadas para todas as redes, SMS, Internet). O S5 é oferecido em planos de 25 euros …

      Não sou de marca nenhuma, mas vou mexendo em Samsung (namorada S3 , 2 amigos o S4 mini, eu Note 3) e nenhum dos problemas mencionados nos blogs nos aparecem (não temos lags nem reboots), e usamos tudo original e apps “standard” (WhatsApp, Facebook, Viber, email, etc). As baterias duram pelo menos 1-2 anos sem graves perdas de autonomia, Updates suficientes (se querem sempre o último dos últimos e fazem tanta questão disso como se trouxesse algo de jeito, então NENHUM modelo serve sem ser Nexus), e se precisamos de acessórios OU REPARAR temos centenas de pontos de venda.

      O que acontece com os modelos chineses ultra mega fantásticos: Assistência? Updates? Acessórios em lojas físicas? Opa, para adolescentes ou geeks com tempo para andar a fazer pedidos online, ou tempo para enviar para assistência no outro lado do planeta, OK. Fora isso os adultos “standard” querem é marcas normais e confiáveis (Sony, Samsung, Huawei marca chinesa mas bastante internacional, HTC, etc)

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Confiável =/= Samsung, onde estão esses tais updates? S5 “oferecido em planos de 25€” deves ser a pessoa mais ridicula que vi na net. Não sei desde quando pagar um telemovel a crédito é oferecido, vais ficar com um telemóvel rasca em dois anos e a pagar como nunca. Parabéns.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          25 euros x 24 meses = 600 euros que é praticamente o preço do telemóvel, o que significa que em 2 anos a flat-rate sai-te quase de graça. Além disso ninguém te obriga a ficar com esse telemóvel 2 anos ainda que tenhas o contrato, podes ate vender mal o recebes e comprar o que te apeteça 😉 Acho que não tens muito poder de raciocínio…

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    Daqui a 1 ou 2 ano já devem liderar, e a seguir vêm os automóveis.

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Metade dos Samsungs que vejo são aqueles modelos que nem metade do preço valem. Basicamente as pessoas compram por causa da marca, não procuram melhor, algumas nem analisam características ténicas. É um pouco como a Nokia à uns anos.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Com todo o respeito: isso já parece a teoria do “contra o sistema”. A teoria das marcas é a mesma que levou a Apple ao mega sucesso rápido: as pessoas NÃO querem só specs, e 9 em cada 10 pessoas não faz a mais pálida ideia (para quê?) que CPU/RAM ou versão do SO têm: querem é um telemóvel fluido, com boa bateria e fotos e que suporte as apps todas.

      E com isso vem a mentalidade pequenina (sem ofensa): isso é o mesmo que sair um carro de Palmela em que devido a ser produzido em Portugal, dar salários bons e direitos aos trabalhadores e pagar seguros de acidente de trabalho custa um veículo X 15.000 euros. Depois um chinês copia o modelo, condições deploráveis, e sai algo idêntico a 7.500 euros.

      Os mentes pequeninas a comprar como tolos “contra o sistema”, depois as fábricas europeias (Portugal por exemplo)/americanas/japonesas fecham, vão para o desemprego e queixam se que os sacanas dos políticos é que são “o mal” e a razão única do desemprego. Acordem para a vida …

      1. Avatar de Marco
        Marco

        n deverias incluir as japonesas nesse lote, pq a industria japonesa desenvolveu-se como está a desenvolver a chinesa. Copiando os que os faziam(europa e america), e depois qd tinham know how, aperfeiçoavam.

        Um exemplo um pouco mais ancestral, é a katana japonesa, que usa técnicas de fabrico português mas foi melhorado com o tempo.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Acredito que sim, mas a indústria japonesa ainda que copie algo (quem não o faz), faz grandes melhoramentos e é super fiável (Honda, Casio, Panasonic, Mitsubishi, Toyota, Sony (quando era tudo produzido lá, etc etc)

          Neste momento se há marcas de confiança são as vindas do Japão, Coreia e Alemanha, e só em parte americanas.

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    É isso mesmo, alguém no seu perfeito juízo diria que a Nokia algum dia ia estar como está?
    O mesmo vai acontecer com a Samsung e com a Apple, mudam-se os tempos mudam-se as vontades
    Até a bem pouco tempo quem dava cartas no mundos dos Smartfones, era a HTC.
    Mas acho que ainda vai demorar algum tempo principalmente os Iphones.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      A Nokia está onde está somente porque não se adaptou à mudança a tempo: o iPhone mudou a direcção para ecrãs capacitivos, um UI bastante fluido e um bom GPU, com API decentes. A Nokia não respondeu e continuou com o Symbian lento, pesado, complicado e sem um CPU (o tempo que ainda mantiveram os ARM 11…) ou GPU decentes, e muito ainda durou a tecnologia resistiva.

      Eu ainda cheguei a ter um Samsung Symbian com ecrã 3.7 AMOLED, córtex A8 e excelente GPU e o dobro de RAM dos Nokia, e eu estando habituado aos Nokia, GPU como passar dum Fiat para um Ferrari. Ainda me perguntei porque a Nokia não dava pelo menos o salto no hardware…

      Não tem haver com preço, tem haver com o que ofereces.

  8. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Se se segmentar por preços a coisa fica diferente. Por exemplo, 80% dos smatphones vendidos na China com preço acima dos 500 dólares são iPhone.

    Por mercados também. O crescimento anual (ano terminado a 30 de Junho) da venda de iPhones nos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) foi de 55%. A nível mundial foi de 12.4%.

    Nos smartphones de preço mais elevado (e de maior lucro) a Apple há-de ter estado bem melhor que a Samsung, que não conseguiu que o Galaxy S5 vendesse mais que o iPhone 5s (nas versões anteriores isso aconteceu) e em alguns casos ficou abaixo das vendas do iPhone 5c.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Não foi só a quota de mercado da Samsug que diminuiu, os lucros também.
      No trimestre que terminou a 30 de Junho, comparado com o trimestre homólogo do ano anterior, os lucros da Samsung caíram 25% (na divisão mobile caíram 30%).

      No mesmo período os da Apple subiram 11,6%.

      Convém é ter a noção que a Apple e a Samsung, juntas, recebem praticamente a totalidade dos lucros considerando todos os fabricantes de smartphones – os outros, ou têm prejuízos, ou mal cobrem os custos.

      P.S. Fazendo as contas ao dinheiro e não ao número de unidades vendidas, não deixa de ter graça o segundo parágrafo do post. É no mercado dos topos de gama, vendidos a um preço elevado, que está o lucro. Nesse mercado, que já está bastante saturado, a Apple está melhor que a Samsung.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Tens toda a razão, pelos vistos a Sony nem ganha dinheiro na secção dos smartphone, e a HTC por um fio para fechar. Honestamente e sabendo que o preço de custo ronda os 200 euros e eles são vendidos 500 – 800€, não entendo como estas empresas não têm lucros significativos …(trabalhadores com salários milionários?)

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Acho que não és novo nos comentários sobre a “indústria” dos smartphones. Pensei que sabias mais disto.

          Então não sabes que a Apple e, numa parte menor, a Samsung é que têm lucros a sério? Ao fim de vários trimestres com prejuízos a HTC conseguiu ter um com lucros reduzidos. Da Sony ninguém fala porque nem vale a pena.

          http://www.businessinsider.com/apple-smartphone-profit-share-2014-2

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Não percebi qual parte do meu comentário te fez confuso, se dizes o mesmo que eu…

  9. Avatar de Bahh
    Bahh

    Tendo em conta o mau desempenho da empresa a nível de suportar o equipamento que mete no mercado (atualizações de sistema operativo, garantia do equipamento em si que é igual aos outros todos) diria que é bem feito.
    Quem não quer servir para além de muito bem o cliente arrisca-se a perder o mercado… porque para servir mal qualquer um consegue competir é só lançar modelos uns atrás dos outros e suporte a sério népias.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      A nível do S1 e S2 foi horrível, a nível do S3, Note 2 e mais recentes, ninguém se pode queixar. O único é a tralha dupla serviços Google + serviços Samsung que ocupam bastante RAM. De resto nunca conheci ninguém que tivesse falhas.

      A nível de serviços de modelos NÃO vendidos no país … Não são obrigados, nem sei como é se tens um iPhone chinês e pedes assistência na Europa.

  10. Avatar de helcap06
    helcap06

    muito facil a samsung perder % e a liderança
    1º os preços praticados
    2º os terminais de origem vem obsoletos com tralha
    3º atualizações tardias ou não chegam
    4º atualizar um terminal e tornalo obsolento na espera de venderem o modelo mais recente.
    5º desculpas esfarrapadas para não atualizar terminais

    Resumindo falta de suporte da marca.

    basta uma marca exemplo Motorola dar atualizações a tempo e horas para ganhar mercado. julgo que todos os Moto G ja estão com o 4.4.4 e alguns Nexos 7 ainda não o receberam e a samsung é pro ano quando sair o 5 ou então vai dizer que o S4 ja não suporta o android 5 ou L.

    Qualquer marca que de suporte garantido e tenha uns terminais rasuaveis em preço VS specs ganha mercado em relação a Samshunga que perfere envestir em publicidade em vez de cativar o cliente.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Em parte tens razão, a minha pergunta é:
      – tirando a Apple (que só tem modelos acima de 500 euros), quem faz melhor que a Samsung?

      Ou seja, qual é a marca que:
      – tem mais ou igual performance
      – microSD, bateria removível
      – mais e habituais Updates
      – acessórios e centros de assistência (físicos) em praticamente todos os países
      – consegues por contrato quase grátis em todas as redes

      Os Nexus têm mais Updates, boa performance, mas falta-lhe o resto. De resto estou apto a ouvir respostas.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        A HTC não estará nessas condições? (pergunta válida, sem truques)

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          os htc actuais de topo (m7 e m8) têm bateria removivel e slot micro SD? Quanto a updates na HTC não posso falar porque não tenho conhecimento de causa.

      2. Avatar de Rochita
        Rochita

        Ouviste falar em Nokia?

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          A marca que lançou os X e os matou imediatamente? ou a nokia do fraco ecosistema Windows Phone?

          Em todo o caso acho os Nokia lindos, sexy, e o WP cheio de potencial.

          1. Avatar de Rochita
            Rochita

            Fraco? Usa e verás que estás enganado… os x têm android logo estavam mortos há chegada ;).

  11. Avatar de Luis Calado
    Luis Calado

    A Xiaomi vai passar a Samsung num futuro próximo.
    Eles é que ainda não quiseram sair do mercado Asiático, mas quando decidirem sair, vão passar facilmente. Só ainda não percebi o por quê de ainda não o terem feito…