China tem um novo navio gigante com o objetivo de ‘inundar’ a Europa com carros elétricos

31 Comentários

As dimensões de alguns navios continuam a deixar-nos de boca aberta. Um deles é o Anji Sincerity, um Ro-Ro gigante propriedade da SAIC que tenciona inundar a Europa com carros chineses. Apesar do seu tamanho, o interessante é que é mais “amigo do ambiente”, e o segredo está nos seus motores que funcionam com gás natural liquefeito.


 

Navio estreia com mais de 5.000 veículos

A SAIC, ou SAIC Motor Corporation Limited, é uma das empresas mais importantes da indústria automóvel atual. É uma empresa com sede em Xangai e, para além dos automóveis, têm agora na sua frota um enorme navio Ro-Ro chamado Anji Sincerity. Estes navios são a abreviatura de roll-on/roll-off e são basicamente navios utilizados para transportar veículos.

São comparados com porta-contentores, mas em vez de transportarem carros fechados num contentor, estão numa espécie de parque de estacionamento flutuante. Zhao Aimin é o Diretor Geral Adjunto da SAIC International e diz que, devido à concorrência global neste segmento, ter a sua própria frota de navios deste estilo dá-lhes flexibilidade e melhor controlo de preços, uma vez que até agora alugavam navios a terceiros.

Este enorme navio foi fabricado pela China State Shipbuilding Corp. e é o primeiro navio do género a ser fabricado inteiramente com investimento nacional e tem um sistema que recolhe informações de todos os cantos do navio para facilitar o seu controlo.

E todas as facilidades neste sentido são poucas quando se trata de um navio com 199,9 metros de comprimento, 38 metros de largura e uma profundidade de 15,5 metros. Dispõe de 7.600 lugares de estacionamento e, na sua viagem inaugural para a Europa, transportou mais de 5.000 veículos, entre automóveis, autocarros e máquinas.

 

Inundação de carros elétricos chineses

O Anji Sincerity não é o primeiro da SAIC. Uma das chaves do seu sucesso fora da China é precisamente a capacidade de transportar os seus automóveis e tem atualmente vários navios que cobrem rotas no Sudeste Asiático, México, oeste da América do Sul e Europa.

O objetivo é ter mais deste tipo de transporte e os planos são extremamente ambiciosos: mais 14 navios com capacidade transoceânica nos próximos três anos, com capacidades de 7.000, 7.600, 7.800 e 9.000 postos de amarração.

A SAIC atingiu vendas de mais de cinco milhões de veículos em 2023. No estrangeiro, atingiram um volume de vendas recorde de 1,208 mil milhões, mais 18,3% do que no ano anterior. E é evidente que os planos da empresa não incluem dar um passo atrás.

 

Leia também:

Venda de carros elétricos continua em alta! Conheça as marcas preferidas em Portugal

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Na europa? E onde vão estacionar os carros? Os portos europeus já estão a rbentar pelas costuras e a tendência é piorar pq há planos para erguer infraestrutura em alguns daqueles espaços.

    “é mais “amigo do ambiente”, e o segredo está nos seus motores que funcionam com gás natural liquefeito.”
    Mais uma chaminé gigante de metano, de amigo do ambiente tem muito pouco.

    1. Avatar de JL
      JL

      Errado, metano é o que ele consome, já se esqueceu que o metano é mau é se não for queimado ?

      Bem mais amigo que as chaminés dos poços e refinarias que não queimam o metano.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E a combustão nesses navios é completa. Tenho sérias dúvidas.
        E os abastecimentos são à prova de fuga? Idem.

        1. Avatar de JL
          JL

          É, são dos motores mais eficientes que existem.

          Devia estar era preocupado com as fugas dos poços, e aquilo que queimam a mais e não é aproveitado, tal como mostra o outro artigo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não queira virar o bico ao prego. A maior responsabilidade nas emissões de metano cabem ao sistema elektro e a que o promove.

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, o sistema elétrico usa pouco gás e o que usa é para queimar, logo não existem emissões de metano.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Arranjem lá um quarto vá…
            Todos os posts que envolvam VE’s (que por sinal são mais que muitos ultimamente), servem apenas e exclusivamente para andarem aqui “enrolados” aos olhos de todos. Façam isso na vossa privacidade 😀

          4. Avatar de JL
            JL

            Já vi que o Hugo tem uns costumes estranhos. Loool

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mais valia teres dito “quem diz é quem é”…ao menos era cómico LOL

          6. Avatar de JL
            JL

            E assim foi na mesma. LOL

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Nem de comédia entendes…isto está bonito…

          8. Avatar de JL
            JL

            Tanto entendo que a minha frase está mais engraçada, a sua é demasiado básica e sem graça.

          9. Avatar de Hugo
            Hugo

            Exato. A minha é básica e usei-a por absurdo. Explica-me lá a punchline da tua.
            Nem acredito que é hoje que me vais ensinar algo…finalmente…

          10. Avatar de JL
            JL

            Tinha de explicar, obviamente, já que nunca entende nada.

            Talvez amanhã.

          11. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então mas… não era uma piada boa? Afinal não sabes explicar? Oh…mais do mesmo.
            Essa “Piada” está ao nível do sketch do RAP “o homem que tem resposta pra tudo”, a diferença é que nesse caso era um sketch e tu recorreste a isso na realidade. Parabéns 😀

          12. Avatar de JL
            JL

            Eu disse que era boa ? onde ?

            Eu sei explicar, mas se o Hugo não entende, que interessa estar a perder o meu tempo…

            Então mas afinal entendeu ou não ? agora já a classifica ?

          13. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se não vais explicar cala-te de uma vez e boa noite, boa? Boa.

          14. Avatar de JL
            JL

            Você é que não para de fazer perguntas, já lhe tinha que estava mais que explicado, que rapazinho chato.

            Adeus.

  2. Avatar de Jacinto
    Jacinto

    E porque razão deixam a China desembarcar todos esses automóveis sem autorização na Europa?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Pelas mesmas razões que os alemães e franceses em início dos anos 90 os deixaram afundar completamente a nossa indústria têxtil. Agora são eles que estão à rasca, com o traseiro a arder com a concorrência chinesa. Lembram-se de como esses crápulas nos tratavam nos tempos da troika? Pois agora somos nós a rir vendo-os gemer. Chinos, para a Europa carregadinhos de carros em conta. Depressa e em força!

      1. Avatar de papagaio
        papagaio

        se eles estão a gemer …imagina nós,ou não vives nesta europa?

  3. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Lembram-se o que aconteceu aos índios e africanos quando aceitaram as bugigangas ….

    1. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      este é o único comentário “de jeito” 🙂

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      RICARDO, sim, porque se não as aceitassem a história teria sido diferente.
      Enfim…

      1. Avatar de papagaio
        papagaio

        sabemos disso?

  4. Avatar de Traumatologiaeortopedia
    Traumatologiaeortopedia

    Outra bolha chinesa, depois dos imóveis

  5. Avatar de superfan
    superfan

    Boa . Que venham é mais baratos

  6. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Altura certa para aumentar a taxa destes carros a 100% como os americanos estão a fazer e deixar os chineses a arder com este mostrengo nas mão:) Os carros que mandam, devido à ganância (como o pplware noticiou) para aqui custam tanto como os europeus, logo não se perde nada!

  7. Avatar de Vitor
    Vitor

    Preocupam-se com a inundação de carro elétricos chineses que fazem frente aos monopólios europeus em vez de se preocupar com a imigração descontrolada…prioridades

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Vitor, a imigração não está descontrolada.
      Meta isto na cabeça de uma vez por todas.
      Isto faz parte de um plano, que está a ser seguido à risca.
      Estas coisas não acontecem por acaso…

      A Meloni tentou parar com isto e a corrupta das vacinas foi logo ameaçar que se continuasse com acções dessa natureza acabava-se o guito.
      Portanto, tire as suas conclusões, que até nem são difíceis de lá chegar…

  8. Avatar de TdSR
    TdSR

    Fiquem com o lixo.