Meteorito atingiu Portugal e já “aparece” no Google! Ora veja…

36 Comentários

Na internet não se fala de outra coisa e além dos vários vídeos e imagens do momento, circulam também já os tradicionais memes. Ontem um meteorito atingiu Portugal e terá caído, segundo informações iniciais, na zona de Castro Daire, mais concretamente na Pereira (junto à Serra de Montemuro). Mas ainda não há confirmação.

Meteorito atingiu Portugal! Bola de fogo vista no céu...

Tudo aconteceu por volta da meia noite, quando um enorme um clarão iluminou por segundos o céu. De imediato começaram a surgir publicações nas redes sociais com imagens e vídeos do fenómeno.

Segundo foi reportado à Lusa, seis veículos auxiliados por 20 operacionais, da GNR e dos bombeiros de Castro Daire, estiveram na zona de Pereira e da serra de Montemuro, referiu a mesma fonte, dizendo que a retoma das patrulhas de manhã “é uma hipótese”, embora “nada esteja decidido”.

O segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, Fernando Albuquerque, adianta que não “não se encontrou” qualquer vestígio na Serra do Montemuro, onde os relatos da população indicam ter caído um meteorito. Poucos minutos antes da meia-noite, o céu iluminou-se num tom azul, como se por breves segundos a noite se tivesse transformado em dia. Em seguida ouviu-se ainda um estrondo. 

Por volta da 01:20, a mesma fonte disse à Lusa que “houve efetivamente um alerta de possível queda de meteorito” e que, “uma vez que as pessoas referiram que viram um clarão numa zona de antenas”, as equipas patrulharam também “parques eólicos ali ao redor”.

A população confirma ter ouvido um grande e “seco” estrondo na zona.

Fora de Portugal, também a passagem do meteorito por Portugal e Espanha é notícia.

No motor de pesquisa da Google se procurar por “Meteorito” é apresentada uma animação.

Também no nosso país vizinho há relatos do avistamento desta “bola de fogo”.

Partilhar:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António+de+Oliveira+S
    António+de+Oliveira+S

    Impressionante a quantidade de filmagens que há de algo tão rápido e random. Faz-me pensar que os avistamentos de ET são treta

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Bem verdade .
      Já tenho pensado nisso.
      Hoje em dia um meteorito que demora uns segundos a passar tem centenas de filmagens.
      Já filmagens de Ovnis com definições decentes quase que não existem.
      Por outro lado nunca achei que se extraterrestres nos visitassem viriam em naves com luzinhas a piscar pois tal não faz qualquer sentido.
      O que faria sentido era utilizar naves stealth.

      1. Avatar de X
        X

        Devias de equacionar a possibildiade dos ETs serem seres interdimensionais que viajam entre dimensões e nem tanto entre planetas, podem simplesmente viver no planeta terra desde sempre mas noutra dimensão e certos fenómenos que ainda não encontramos explicação vistos no céu podem ser um subproduto dessas viagens. Já que são interdimensionais podem não reflectir luz no nosso planeta e assim serem invisiveis mas deixam subprodutos da sua presença.

        1. Avatar de XYZ
          XYZ

          Agora disseste tudo. Ainda não há consciência global…

          1. Avatar de X
            X

            Quando te cruzares com um deles faz a pergunta obvia e terás auma resposta talvez semelhante a esta https://www.youtube.com/watch?v=VkVsTGmQLDE

  2. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    fake igual a noticia da criança nepalesa

  3. Avatar de Profeta
    Profeta

    So vejo claroes. Meteorito nada.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É o chamado estrelão cadente.

  5. Avatar de Indignado
    Indignado

    Então foi isso, estava a conduzir algures no IC2 entre o Porto e Coimbra não vi o meteoro mas por instantes ficou quase de dia, na altura pensei que já estava a conduzir a demasiado tempo e estava a ver coisas.

  6. Avatar de poison
    poison

    Estava a passar Saragoça e deu para ver perfeitamente. Assustador.

  7. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Ainda não foi encontrado.
    Também não é fácil, é uma zona rochosa

  8. Avatar de berlaitadav2
    berlaitadav2

    Finalmente chegaram LOL

  9. Avatar de berlaitadav2
    berlaitadav2

    No local já devem estar os MIB e está tudo invisível. Lá foram umas ovelhas com o crl!!!

  10. Avatar de X
    X

    O history Channel ainda vai por este evento a render com teorias aliens.

  11. Avatar de Pikachu Verde
    Pikachu Verde

    Confesso que fico confuso como há gravações de uma fenómeno tão raro de acontecer. Vi o momento pois encontrava me numa esplanada numa zona pouco luminosa da minha cidade porém nem eu nem ninguém que estava na minha mesa estava com o telemóvel na mão para puder gravar este acontecimento, deixa me a pensar o quão agarrado o ser humano se encontra aos telemóveis infelizmente…

  12. Avatar de PP24x7
    PP24x7

    Nao foi um meteorito mas uma nave extraterrestre que aterrou em Portugal. Desde que temos extraterrestres a co-habitar com humanos que estes fenómenos sao recorrentes apesar de os quererem mascarar como sendo meteoritos. Com tanta tecnologia a vigiar o espaço seria demasiado imprudente nao conseguir detetar este tipo de rochas a entrar na atmosfera o que so me faz concluir que estamos perante algo muito mais alem do que um simples meteorito

    1. Avatar de Historiador
      Historiador

      Uma rápida pesquisa em sites sobre astronomia irias encontrar imensos artigos a explicar que existe uma disparidade enorme entre o nº de meteoritos detetados e avistados e o nº daqueles que entram na nossa atmosfera todos os dias.
      Apesar da tecnologia de deteção ter evoluído bastante nos últimos, continua a ser algo difícil de realizar devido às velocidades envolvidas e à própria composição dos mesmos.
      A mim faz-me mais impressão a sorte que temos tido por ainda não ter havido um impacto de grande dimensão numa zona urbana.

  13. Avatar de 25novembro
    25novembro

    Pais de incompetentes, não existe monitorizações de radar, forca aérea e para nada.
    Sistemas antiaéreas mão existe. neste pais Se fosse míssil ou mísseis ficava tudo assistir as explosões.
    Políticos preocupam se discutir sexo anjos. Não existe comunicado oficial.

    1. Avatar de Historiador
      Historiador

      O meteorito entrou na nossa atmosfera à velocidade de 45 kms por segundo (162 000 kms/H)!! Os sistemas de misseis hipersónicos atingem MACH 5 (6100 kms/H) já por si são difíceis te intercetar.

      O que é que os sistemas defensivos iam fazer neste caso?
      Nem vou falar que um sistema de radar convencional nem sequer teria capacidade para detetar um o meteorito.

    2. Avatar de Contador
      Contador

      Faltas tu para liderar. O grande lider!

    3. Avatar de 25novembro
      25novembro

      Tudo normal neste pais.

      Estava a espera que Contador assumisse liderança e tornasse grande líder
      Depois há o Historiador que não existe sistemas para detectar se entrou no espaço aéreo e se caiu.
      Interceptar e quase impossível neste caso, mas agora não ter um sistema.

      Andamos pagar impostos para estado não fazer nada, nem sequer emitir um comunicado.
      Ventura enganou-se no povo,.

      1. Avatar de Historiador
        Historiador

        Ia para responder mas reparei que era um apoiante do Ventura e desisti!

        1. Avatar de 25novembro
          25novembro

          Historiador inteligência não habita nessa cabeça.
          Referir Ventura, e agora ser apoiante. Não sou apoiante Ventura para ficar claro. Pais precisava Javier Milei, que não e direita nem esquerda.

          Frase foi insulto ao povo português. Para ti tem de ser claro, como por exemplo os brasileiros chamavam burros aos portugueses.

          Piada dizem-se democratas, não conseguem sequer produzir argumentos.

          1. Avatar de Historiador
            Historiador

            Por acaso para alguém que mete política numa noticia sobre um evento astronómico, revela muita inteligência.
            Mas bastou olhar para o teu username e ler a tua estocada ao povo português para perceber como essa cabeça funciona.
            Argumentar com alguém como tu é uma perda de tempo.

          2. Avatar de 25novembro
            25novembro

            Historiador es um cómico.
            Argumentos zero
            Temos pena que 25 Novembro 1975 chateie os não democratas.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Um facto tanto ou mais relevante foi o estrondo provocado (ouvi em Aveiro), várias pessoas em várias regiões confirmam também o barulho proveniente após avistamento. Já vi várias reportagens jornalísticas, mas é curioso que este facto não é referido nem explicado em nenhuma peça. Alguém ouvi?

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Efeito fotoacústico na atmosfera.

    2. Avatar de Historiador
      Historiador

      A explicação é a mesma da que acompanha o “sonic boom”que acontece quando um avião ultrapassa a barreira do som. (source: https://your-physicist.com/o-que-e-o-sonic-boom/)
      Quanto mais perto se estiver do local onde passou o meteorito maior será o som de explosão dai resultante, podendo a onda de choque provocar inclusivamente estragos como aconteceu no caso de Chelyabinsk, Russia, em 2013.
      (Source: https://en.wikipedia.org/wiki/Chelyabinsk_meteorite)

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ok. boa.
        E é normal conseguir-se ouvir em todo o país?
        Só achei estranho o facto nao ter sido referido nem explicado em nenhuma das reportagens/peças que foram criadas hoje sobre a temática.

        Obrigado.

        Obrigado pelas explicações.

        1. Avatar de Historiador
          Historiador

          Num evento como este a energia dispersada pela atmosfera é imensamente superior à de um simples avião a mais de1200 kms/h . De qualquer maneira penso que não foi ouvido em todo o país. Pelo menos familiares meus que assistiram à passagem do meteoro na zona centro não me mencionaram nada.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não só a explosão supersónica mas também bolsas de gases no interior do meteoro, que explodem quando super-aquecidas durante a entrada. Há vídeos do meteoro da Rússia em 2013 onde se ouve uma enorme explosão e muitas outras mais pequenas, que quase parecem tiros ou foguetes (e nas filmagens, pelo menos nas das câmaras interiores, em escritórios e num torneio de judo, as pessoas ouvem o boom inicial que rebentou com janelas e as outras explosões e começa tudo a fugir porque pensam que são bombas ou tiros)

      Por sorte cá não houve estragos. Na Rússia em 2013 partiu tudo o que foi vidros e houve montes de feridos por causa dos estilhaços.

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Thor acabou de chegar e todos falam em meteoritos…tristeza. Quando vier o Thanos quero ver se ainda gozam. Meus amigos, ETS?? Em 2024 falarem em ETS é sinal que a extincao está próxima

  16. Avatar de Fábio
    Fábio

    Não é bem assim, eu mal vi o meteorito fui pesquisar noticias e a animação já aparecia.

  17. Avatar de jorgerosa
    jorgerosa

    Vi-o mesmo à beira praia, sobre o oceano, em S. Pedro de Moel ( centro de Portugal ) – Foi algo mesmo gigante e MAGNÍFICO. Vía-se o mar e as nuvens. Começou em tons de laranja e terminou em azuis claros. Nunca mais me vou esquecer daquela visão, Fiquei “paralisado” durante minutos a olhar para ontem, à espera de ouvir um som ou algo mais, mas não surgiu mais nada. – Uma pena não ter o telemóvel a gravar para poder partilhar, mas também não me tinha dado tempo, pois durou apenas uns 3 ou 4 segundos.

  18. Avatar de X-Files
    X-Files

    Fox Mulder e Dana Scully de Ficheiros Secretos já estão em campo a pesquisar o fenómeno.

  19. Avatar de sei+lá
    sei+lá

    Não via nada, apenas ouvi um som. Pensei tratar-se dum qualquer pneu a rebentar ou uma passagem do Roger a Jacto. Mas que anda muita gente com o telefone nas nuvens… lá isso anda.