China foi o primeiro país a aterrar no “lado negro” da Lua

29 Comentários

A China alunou uma sonda no “lado negro” da Lua, a Chang’e-4, segundo informou a televisão estatal. Depois de ter partido da Terra no início de dezembro, a nave espacial pousou no satélite natural da Terra, às 10h26 em Pequim (03h26 em Lisboa).

Assim, fica marcado na história que a China é o primeiro país a aterrar no lado ‘oculto’ da Lua.

China foi o primeiro país a aterrar no lado negro da Lua


Chang’e 4

A Chang’e 4 é uma missão chinesa de exploração lunar, com o objetivo também de pousar um rover e uma sonda. Esta missão levará a segunda sonda espacial chinesa a pousar na Lua. A Chang’e 4 foi construída como gémea e suplente da Chang’e 3, tal como a Chang’e 2 foi da Chang’e 1.

A missão foi lançada em 12 de dezembro de 2018, como parte da segunda fase do Programa Chinês de Exploração Lunar.

 

Porquê ir de novo à Lua e ao lado escuro do satélite natural?

O lado negro da Lua tem motivado vários rumores e levantado algumas curiosidades. Desta forma, o objetivo desta missão é testar o crescimento de plantas e captar sinais de radiofrequência, que é normalmente bloqueados pela atmosfera terrestre.

Conforme tem sido veiculado pela imprensa chinesa, a missão ilustra, de forma concisa, a crescente ambição de Pequim no espaço. Símbolo do progresso do país.

Contudo, ainda este ano, Pequim planeia ainda iniciar a construção de uma estação espacial. A ideia passa por ter presença permanente de tripulantes e, no próximo ano, enviar um veículo de exploração a Marte.

Em 2010, o país mais populoso da Terra planeia ainda enviar a sonda Chang’e 5. O objetivo final é de regressar à Terra com amostras de matéria recolhida na Lua. A verificar-se será a primeira missão deste género desde 1976.

 

Do passado envergonhado, para o futuro desinibido

É verdade que a China, no passado, nunca esteve na vanguarda da exploração espacial como vários outros países estiveram.

No entanto, o país realizou já cinco missões tripuladas, a primeira em 2003 e a mais recente em 2013, enviando para o espaço dez astronautas (oito homens e duas mulheres).

De realçar que a primeira tentativa da China de entrar na corrida espacial foi no final dos anos 1950. Esta surgiu como resposta ao lançamento do Sputnik 1 – o primeiro satélite em órbita – pela União Soviética.

Mao Zedong ordenou então a construção e envio do primeiro satélite chinês, antes de 1 de outubro de 1959, por altura do 10.º aniversário da fundação da República Popular. A iniciativa acabou por falhar devido à inexperiência do país em tecnologia aeroespacial.

No entanto, em abril de 1970, em plena Revolução Cultural, uma radical campanha política de massas lançada por Mao, a China concluiu com êxito o lançamento do seu primeiro satélite para o espaço, o Dong Fang Hong (“O Leste é Vermelho”).

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de d
    d

    Excelente alunissagem, mas enrolaram d+
    Fiquei esperando muito,
    Só não tá pior que a Rússia.
    Eles tem que aprender com a NASA e com a ESA.

    1. Avatar de dqdd
      dqdd

      ##COMENTÁRIO REMOVIDO POR NÃO COMPRIMENTO DAS REGRAS#

      1. Avatar de paulo rodrigues
        paulo rodrigues

        A web, salvaguardando onde existe a censura, acho que chega a todo o lado com meios para tal…

        Deves te estar a referir ao português (mal) escrito…

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Vocês tem que parar de ficar criticando a gramática alheia e focar nas idéias.
          Gostam tanto de gramática, mas ainda escrevem com as regras do português antigo. Palavras como facto e correcto estão erradas e ninguém fica a corrigi-los.

          1. Avatar de GM
            GM

            Um facto não é um fato, e vice-versa. Tal como o “c” em correcto, serve para “abrir” o “e”, como se este tivesse acento. Correcto sem “c” deve-se ler “corrêto”. O (des)aordo ortográfico é uma pura aberração.
            Mas não é este o tema do artigo, mas sim a alunagem da sonda chinesa. Grande vitória por parte da China e do seu programa espacial. Apesar de ser avesso à sua agressividade política e económica.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Em Portugal estão correCtas e mesmo que não estivessem nunca se poderiam comparar a um “d+”.

          3. Avatar de paulo rodrigues
            paulo rodrigues

            Tudo o que eu aqui possa escrever nunca será ao abrigo do AO…

            Sabes eu estou de fato na praia… mas, de facto, estarei na praia?

          4. Avatar de Stalin
            Stalin

            Luís, antes de abrires a boca informa-te. Não sejas asno.
            https://www.apportugal.com/novo-acordo-ortografico/perguntas-frequentes/

          5. Avatar de Amanda
            Amanda

            Portugueses gostam de viver no passado mesmo, falam um português tão arcaico, ainda usam “vós”.
            Parecem minha vó falando.

          6. Avatar de JCFB
            JCFB

            LoL la está mais um br a achar-se no maior. Esquece brasil e portugal são diferentes, é como comparar USA a UK.
            btw, queres que eu te devolva o ouro?

          7. Avatar de paulo rodrigues
            paulo rodrigues

            Eu não escrevo ao abrigo do AO… não consigo “fugir” aos impostos, entre outras imposições, mas a esta consigo! “Português antigo”? Não sabes o que estás a escrever…. por acaso já tiveste na mão algum livro, escrito em português, de meados do século XIX?

      2. Avatar de dqdd
        dqdd

        esse “comprimento” das regras é de que tamanho?

  2. Avatar de miguel
    miguel

    O mundo vai acordar bem tarde para o problema que a China se vai tornar, a América já está a provar um pouco disso.
    A cerca de 2 semanas um Almirante chinês explicou o quanto simples era afundar dois porta-aviões dos EUA sobre o mar da China Meridional.
    Tudo fala da Rússia mas não conseguem perceber o problema maior que a China vai ser para a estabilidade Mundial.
    https://www.youtube.com/watch?v=ZkUVy2gsVO4

    Quando saio a rua não vejo russos em lado nenhum, mas chineses seja que país estiver eles estão em todas as esquinas!

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Eu tenho visto mais gente de raça africana e etnia cigana pelas ruas, esses então serão os que irão dominar o mundo?

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Só se for com toyotas, cavalos, esses países não tem nenhum potencial bélico, a china aos poucos passou despercebida e era vista como o país das coisas com defeitos mas a verdade é que a china de hoje esta equipada com armamento de topo em todas as frentes e em grande numero.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Estao os Americanos com os porta-aviões atracados no mar da china bem ao largo da costa Americana, vem os chineses do outro lado do planeta a fazer ameaças e querer expulsar os americanos da casa deles. Isso é declaracao de guerra.

      E nao esquecer que o mar do japao está cheio de japoneses, o que iram fazer os americanos acerca disso.

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        “Toni da Adega, 3 de Janeiro de 2019 às 13:51, […] vem os chineses do outro lado do planeta a fazer ameaças e querer expulsar os americanos da casa deles”

        Do outro lado do planeta? Tu sabes que a terra é redonda e contínua e não como está no mapa mundo… certo? …

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          E onde é que foi dito que a terra nao era redonda e contínua ?

    3. Avatar de paulo rodrigues
      paulo rodrigues

      O presidente chinês esteve cá há poucos dias e foi bem recebido pelos nossos governantes… aliás parece que até é bem recebido em todo lado dito “democrático”! Recebe-se de braços abertos um ditador, neste caso comunista, sem qualquer pudor… Sócrates recebeu o Kadafi… não verás russos mas poderás ver ucranianos, por exemplo, cujo país está a sofrer a agressão russa imposta por (outro) ditador, Putin.

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Paulo, não existem comunistas nem de direita: existem menos ou mais capitalistas e todos os eles são bem recebidos se tiverem interesse ($$$). Há muitos países “púdicos”, de esquerda e “conservadores” (de mentalidade) que são dos maiores fabricantes de armas.

        1. Avatar de paulo rodrigues
          paulo rodrigues

          Ah sim quando toca a dinheiro tanto faz está à esquerda como à direita… exactamente a mesma coisa quando toca ao desrespeito pela mais elementares normas democráticas…

  3. Avatar de Bruh
    Bruh

    Depois de no ano passado(2018) terem despenhado a estação espacial chinesa na Terra depois de lhe terem perdido o controlo, esperemos que desta vez não percam o controlo da Lua…

  4. Avatar de Art
    Art

    Chinocas espertos , aterram do lado negro da lua , para ninguém ver se eles falharem , ou até nunca ….da mesma forma posso até afirmar que já andei do lado negro da Lua , mas nunca se viu….

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      tens uma data de satélites a volta da lua, qualquer um pode tirar uma foto.

      Lá por estar do “lado negro” não quer dizer que não apanhe luz, apanha tanto como qualquer outro.

    2. Avatar de paulo rodrigues
      paulo rodrigues

      Sim da mesma forma que os americanos… acho que nunca pisaram a Lua! Eheheh

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Ora ora .. eles queriam aterrar no lado “claro”, mas falharam por “meia lua” 🙂

  6. Avatar de DrFrankenDerpen
    DrFrankenDerpen

    Deviam ter feito a alunagem com Dark side of the moon dos Pink Floyd… Just saying

  7. Avatar de nanocas
    nanocas

    A cada dia estou mais abismado com Brasileiros e a fobia com o novo aborto ortográfico. Vejamos então que culpa temos nós que brazuca diga “terno” em vez de fato? que diga xícara e não chávena? Mim vai e não “eu vou”, que os Paulistas digam “probrema” e não problema. etc etc. Para eles por exemplo faz muita confusão ficheiro e não arquivo. Já agora também querem o sistema de teclado incluido no aborto? E po fim quando toca a Paises e ao seu desenvolvimento, leio coisas de quem provavelmente nunca saiu da casinha.

  8. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Pah isto é fantástico mesmo. Enquanto os americanos andam a descobrir o que há para além de Marte, os europeus a arranjar forma de substituir o GPS, os Chineses estão a avançar no mais importante. É possível plantar na lua? Se é siga, mesmo que tenham sido os terceiros a chegar à face oculta da Lua. Depois é escutar o que há além da Lua que não nos chega ou pela própria Lua ou pela atmosfera.